GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Responder
opelko
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 14 jul 2006, 10:40

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por opelko »

Boas...


Como já havia informado estava a meio de uma transformação do meu Comercial para ligeiro de Passageiros. (mal imaginava a carga de trabalhos que me ia meter :))

De forma a ajudar qualquer outro utilizador que pretenda efectuar a mesma alteração, vou tentar o mais pormenorizadamente descrever os passos que tive de efectuar, SIM EU, porque não recorri a nenhuma agência de documentos :), só nessa brincadeira poupei 500 "aereos" mais ou menos.


Primeiro passo:

Telefonar à alfandega da zona de Residência para saber a quantidade de ISV que ainda falta liquidar, muita atenção que nesta fase terão já de saber a quantidade de CO2 que a vossa viatura produz, no meu caso são 140g, sei isto pois já vem no livrete esta informação. Para os outros casos que não tem esta informação terão de se dirigir a um centro de inspecções e solicitar o dito teste, sem grandes certezas penso que rondará os 90 "aéreos".

NOTA: A alfandega dá mesmo pelo telefone o quantidade de imposto em falta, ou poderão utilizar o seguinte email: disva@dgaiec.min-financas.pt

Segundo Passo:

Correr as sucatas todas à procura de bancos e cintos, no meu caso vi-me um bocado aflito, uma vez que os bancos traseiros diferem da versão 3 portas para a versão 5 portas. (Uma vez mais atenção que a informação dos bancos difere, foi-me dada pelos sucateiros e uns diziam que era igual enquanto outros diziam que era diferente)

Mesmo assim não consegui arranjar da mesma versão do meu carro (confortline), os bancos que arranjei foram da versão Trendline o que me deixou logo um outro problema nas mãos, o padrão do tecido não condizia. Para este problema tinha duas soluções:

1º - Solução - Estofar todo o carro a pele (a minha favorita) - 750 "aéreos" mais ou menos

2º- Solução - Estofar apenas os centros a tecido (a mais económica) - 125 "aéreos - Devido à conjuntura mundial ;) foi esta a opção escolhida.

Terceiro Passo:

Solicitar à SIVA, o documento que comprova que a viatura está homologada para circular com 5 lugares em Portugal.

Apenas tem que efectuar o pagamento de 32 "aéreos" e enviar uma carta a solicitar expressamente o pedido e a morada para o retorno da declaração

Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel.
Comprovativo do pagamento

Enviar para:

Departamento de Relações Clientes da SIVA, Apartado 9, 2054-909 Azambuja

Pagamento para:

"...Pagamento por transferência bancária N.I.B. 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do B.E.S. número 025/12384/000.2 em favor da SIVA, Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A.; no valor de 32,00 Euros..." E não, este NIB não é meu :P

Atenção que este processo demora cerca de 10 dias úteis.

Podem também utilizar o seguinte Email para solicitar informações:

carlos.silva@sagservicos.pt

Quarto Passo:

Após reunir toda a documentação fazer uma visita à alfandega, este dia não foi vivido de ânimo leve, "dei" ao estado português qualquer coisa como 1.446.96 € de ISV já c/ IVA.

Recapitulando vão precisar de apresentar:

DAV - Formulário comprado na tesouraria da Alfândega
DCV - Formulário comprado na tesouraria da Alfândega - Ambos fica por 1.90 €
Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel
Fotocópia Certificado de Homologação por parte da SIVA
Uma grande dose de paciência :D, perdi lá 2h30 para um trabalho de 5m.

Quinto Passo:

Proceder à alteração física da carro. Foi nesta fase que me deparei com um problema que me alarmou. Aquando da montagem o meu mecânico reparou que o apoio central dos bancos traseiros (a peça metálica que se encontra soldada à chapa do carro) tinha sido literalmente cortado pela entidade que procedeu à transformação do carro para comercial.

Um conselho quando estiverem à procura dos bancos, já podem também procurar esta dita peça.

Peça custou 30 "aéreos"
M.O. - Montagem dos bancos - 95 "aéreos" - Não achei muito (quando virem o que vai custar retirar a peça cortada e soldar a peça anteriormente mencionada ao corpo do carro vocês entendem.

Solicitar que a empresa que instalou passe um certificado de conformidade. O IMTT(ex. DGV) possui uma minuta com o conteúdo que o certificado terá de conter. Caso desejem posso passa-la para cá.

Sexto e último passo:

Fazer uma visita ao serviço regional do IMTT da sua zona, com os seguintes documentos

Requerimento em modelo9-IMTT - em duplicado (download em - http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formulari ... odelo9.pdf)
Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel
Certificado de Homologação por parte da SIVA
Fotocópia do Documento Alfandegário (DAV) relativo à regularização prévia do ISV
Certificado de conformidade emitido pela empresa que procedeu à montagem dos bancos.
Levar o Original do Documento Único Automóvel (este servirá de guia durante 3 Meses enquanto aguardamos que seja emitido novo DU)
E pagar mais 150 "aéreos"

É caso para dizer que "eles" voam mesmo, agora vamos a contas:

Primeiro Passo: - Chamada Telefónica, ou Email gratuito
Segundo Passo: - Bancos e cintos - 250,00€
- Estofar - 125,00€
Terceiro Passo: - Declaração SIVA - 32,00€
Quarto Passo: - ISV - 1.446,96 €
- DAV e DCV - 1,90€
Quinto Passo: - Montagem - 95,00€
- Apoio Central Bancos - 30,00 €
Sexto e último passo: - IMTT - 150,00 €

Contas feitas gastei um total de 2.130,86€, o carro, segundo o que andei a pesquisar valorizou cerca de 6M aéreos, apesar de não o querer vender, a questão de números é outra :) a família vai aumentar :P

Espero ter dado um pequeno contributo a toda a comunidade Golfista que já em tanto me ajudou.

Apenas peço que leiam atentamente o que escrevi antes de colocarem qualquer tipo de dúvidas que eventualmente já poderão estar explicitas neste extenso post.

Bons "Kilómetros", não vos vou maçar mais :)

OUT.
VW Golf V 1.9 TDI 105 cv
Volks
Admin
Admin
Mensagens: 2658
Registado: 15 mar 2005, 11:40
Contacto:

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Volks »

Obrigado por partilhares isto com o fórum.

Fabuloso post. :wink:
Fast and Cheap = Not Reliable
Cheap and Reliable = Not Fast
Reliable and Fast = Not Cheap


Facebook Clube Golf Portugal
opelko
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 14 jul 2006, 10:40

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por opelko »

Fotos:

Imagem

Sim, ainda falta a tampinha a dizer AIRBAG :)

Imagem

Imagem


Espero que gostem
VW Golf V 1.9 TDI 105 cv
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Arad »

Tiveste de fazer alguma inspecção tipo B?

Estoua ponderar fazer isto ao meu Golf IV, mas ainda vou esperar mais 1 a 2 anos.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
Gonanvo
Admin
Admin
Mensagens: 1233
Registado: 26 nov 2004, 17:09
Contacto:

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Gonanvo »

Sem dúvida um excelente post! 8)
opelko
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 14 jul 2006, 10:40

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por opelko »

Caro Arad


Neste momento encontro-me a aguardar a emissão do no documento único automóvel. Pela informação que me deram nem sempre vai existir inspecção. Entretanto se ela surgir eu informo aqui...



CUmps
VW Golf V 1.9 TDI 105 cv
Arad
Pro
Pro
Mensagens: 2630
Registado: 27 ago 2005, 01:10
Veículos: I3 94ah REx | Typ 1/11
Localização: Algures pelo mundo

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Arad »

opelko Escreveu:Boas...


Como já havia informado estava a meio de uma transformação do meu Comercial para ligeiro de Passageiros. (mal imaginava a carga de trabalhos que me ia meter :))

De forma a ajudar qualquer outro utilizador que pretenda efectuar a mesma alteração, vou tentar o mais pormenorizadamente descrever os passos que tive de efectuar, SIM EU, porque não recorri a nenhuma agência de documentos :), só nessa brincadeira poupei 500 "aereos" mais ou menos.


Primeiro passo:

Telefonar à alfandega da zona de Residência para saber a quantidade de ISV que ainda falta liquidar, muita atenção que nesta fase terão já de saber a quantidade de CO2 que a vossa viatura produz, no meu caso são 140g, sei isto pois já vem no livrete esta informação. Para os outros casos que não tem esta informação terão de se dirigir a um centro de inspecções e solicitar o dito teste, sem grandes certezas penso que rondará os 90 "aéreos".

NOTA: A alfandega dá mesmo pelo telefone o quantidade de imposto em falta, ou poderão utilizar o seguinte email: disva@dgaiec.min-financas.pt

Segundo Passo:

Correr as sucatas todas à procura de bancos e cintos, no meu caso vi-me um bocado aflito, uma vez que os bancos traseiros diferem da versão 3 portas para a versão 5 portas. (Uma vez mais atenção que a informação dos bancos difere, foi-me dada pelos sucateiros e uns diziam que era igual enquanto outros diziam que era diferente)

Mesmo assim não consegui arranjar da mesma versão do meu carro (confortline), os bancos que arranjei foram da versão Trendline o que me deixou logo um outro problema nas mãos, o padrão do tecido não condizia. Para este problema tinha duas soluções:

1º - Solução - Estofar todo o carro a pele (a minha favorita) - 750 "aéreos" mais ou menos

2º- Solução - Estofar apenas os centros a tecido (a mais económica) - 125 "aéreos - Devido à conjuntura mundial ;) foi esta a opção escolhida.

Terceiro Passo:

Solicitar à SIVA, o documento que comprova que a viatura está homologada para circular com 5 lugares em Portugal.

Apenas tem que efectuar o pagamento de 32 "aéreos" e enviar uma carta a solicitar expressamente o pedido e a morada para o retorno da declaração

Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel.
Comprovativo do pagamento

Enviar para:

Departamento de Relações Clientes da SIVA, Apartado 9, 2054-909 Azambuja

Pagamento para:

"...Pagamento por transferência bancária N.I.B. 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do B.E.S. número 025/12384/000.2 em favor da SIVA, Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A.; no valor de 32,00 Euros..." E não, este NIB não é meu :P

Atenção que este processo demora cerca de 10 dias úteis.

Podem também utilizar o seguinte Email para solicitar informações:

carlos.silva@sagservicos.pt

Quarto Passo:

Após reunir toda a documentação fazer uma visita à alfandega, este dia não foi vivido de ânimo leve, "dei" ao estado português qualquer coisa como 1.446.96 € de ISV já c/ IVA.

Recapitulando vão precisar de apresentar:

DAV - Formulário comprado na tesouraria da Alfândega
DCV - Formulário comprado na tesouraria da Alfândega - Ambos fica por 1.90 €
Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel
Fotocópia Certificado de Homologação por parte da SIVA
Uma grande dose de paciência :D, perdi lá 2h30 para um trabalho de 5m.

Quinto Passo:

Proceder à alteração física da carro. Foi nesta fase que me deparei com um problema que me alarmou. Aquando da montagem o meu mecânico reparou que o apoio central dos bancos traseiros (a peça metálica que se encontra soldada à chapa do carro) tinha sido literalmente cortado pela entidade que procedeu à transformação do carro para comercial.

Um conselho quando estiverem à procura dos bancos, já podem também procurar esta dita peça.

Peça custou 30 "aéreos"
M.O. - Montagem dos bancos - 95 "aéreos" - Não achei muito (quando virem o que vai custar retirar a peça cortada e soldar a peça anteriormente mencionada ao corpo do carro vocês entendem.

Solicitar que a empresa que instalou passe um certificado de conformidade. O IMTT(ex. DGV) possui uma minuta com o conteúdo que o certificado terá de conter. Caso desejem posso passa-la para cá.

Sexto e último passo:

Fazer uma visita ao serviço regional do IMTT da sua zona, com os seguintes documentos

Requerimento em modelo9-IMTT - em duplicado (download em - http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formulari ... odelo9.pdf)
Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel
Certificado de Homologação por parte da SIVA
Fotocópia do Documento Alfandegário (DAV) relativo à regularização prévia do ISV
Certificado de conformidade emitido pela empresa que procedeu à montagem dos bancos.
Levar o Original do Documento Único Automóvel (este servirá de guia durante 3 Meses enquanto aguardamos que seja emitido novo DU)
E pagar mais 150 "aéreos"

É caso para dizer que "eles" voam mesmo, agora vamos a contas:

Primeiro Passo: - Chamada Telefónica, ou Email gratuito
Segundo Passo: - Bancos e cintos - 250,00€
- Estofar - 125,00€
Terceiro Passo: - Declaração SIVA - 32,00€
Quarto Passo: - ISV - 1.446,96 €
- DAV e DCV - 1,90€
Quinto Passo: - Montagem - 95,00€
- Apoio Central Bancos - 30,00 €
Sexto e último passo: - IMTT - 150,00 €

Contas feitas gastei um total de 2.130,86€, o carro, segundo o que andei a pesquisar valorizou cerca de 6M aéreos, apesar de não o querer vender, a questão de números é outra :) a família vai aumentar :P

Espero ter dado um pequeno contributo a toda a comunidade Golfista que já em tanto me ajudou.

Apenas peço que leiam atentamente o que escrevi antes de colocarem qualquer tipo de dúvidas que eventualmente já poderão estar explicitas neste extenso post.

Bons "Kilómetros", não vos vou maçar mais :)

OUT.
Pela qualidade do post, e pelo valioso esclarecimento, acho que devia passar a tópico sticky no geral.
:arrow: 63' Typ 1/11 limousine de luxe
:arrow: Ex 10' G6 TDi Bluemotion 99g
:arrow: Ex 04' G4 TDi van Pacific
:arrow: Ex 98' G3 TDi van Joker
k a i s e r
Beginner
Beginner
Mensagens: 31
Registado: 11 abr 2008, 15:55

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por k a i s e r »

Exelente modificação parabens e tambem pelo DIY eheheh
Avatar do Utilizador
pzaltamente
Rookie
Rookie
Mensagens: 105
Registado: 29 jan 2008, 17:21

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por pzaltamente »

Pa agora so falta mostrares o carro por fora para ver sem as baras no meio he he.
E boa modificação gastaste uma beca mas ta bom.
:lol: :lol:
Imagem
Gmigas
Amateur
Amateur
Mensagens: 359
Registado: 11 out 2007, 21:18
Localização: Évora & Margem Sul do Tejo, Portugal

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Gmigas »

Muito bom mesmo, excelente post, proponho que passe a fixo :wink: Ficou impecável a montagem :wink:
Cumpts - Gonçalo.
:arrow: 2002 AXP Golf MKIV - SOLD 8)
:arrow: 2005 AMF TDI Ibiza 6L 8)
:arrow: 2003 16v Pug. 307 8)
moscardoGT
Amateur
Amateur
Mensagens: 256
Registado: 20 mai 2008, 19:47
Localização: Lisboa

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por moscardoGT »

Vai soar a lugar-comum :) mas estás de parabéns pelo upgrade ao carro, em geral,e ao nosso conhecimento sobre este tipo de alterações, em geral.
Um amigo meu está a ponderar fazer isto no seu Astra comercial de 150 cavalos. Vou já enviar-lhe um link deste precioso post!
E confesso que esperava que fosse até mais dispendioso...

Um abraço,

JV
VW Golf V TSI
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por cristo_844 »

parabens pelo exelente post,vai me ajudar muito visto estar a pensar fazer o mesmo ate ao fim do ano :wink:
tiveste que fazer alguma alteraçao a suspensao traseira?
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Golf_
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 17 jan 2008, 11:19
Localização: Lisboa

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Golf_ »

Uns dizem que vale a pena comprar comercial depois converter para passageiros outros nao, mas pelo que dizes vale a pena pois valoriza-te mais o carro e nem gastas-te metade.

Abraços
opelko
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 14 jul 2006, 10:40

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por opelko »

Caro cristo_844


A suspensão encontra-se full stock, não mexi em nada.



Cumps
VW Golf V 1.9 TDI 105 cv
Gavião
Amateur
Amateur
Mensagens: 466
Registado: 24 fev 2007, 02:19
Localização: Nómada

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Gavião »

Excelente post sobretudo para quem pensar em transformar um carro comercial em familiar!
Parabens! :wink:
Responder