VW Bora TDI

Responder
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Hesitei se iria partilhar ou não um 'projecto' que ainda me levou algum tempo e dinheiro mas vou partilhar.
Nem tudo corre bem e como isto vai sendo um género de um diário de bordo, fica por aqui centralizado, até para mim é bom, caso perca alguma info de um disco rígido que decida avariar.
Por causa da travagem da frente ser maior, tive de usar espaçadores e atrás, pus por opção estética mesmo sabendo que em termos de performance não é a melhor coisa a fazer-se nem mesmo para a durabilidade das peças, aka rolamentos, que vão sofrer sempre mais do que sem a existência deles.

Ok, posto isto e sendo ilegal, pus na cabeça que iria tentar disfarçar ao máximo, desenhando um modelo que fosse específico para as ARISTO e que fizesse um perfect match com o cubo da jante.

A partir de um espaçador H&R, tirei todas as medidas que precisava
01.png
Muitas horas passadas com uma jante no escritório (a patroa até se passou quando viu: mas porque é que tenho uma roda de um carro em casa? :mrgreen: :mrgreen: )
02.png

Os primeiros esboços para ir percebendo como ia fazer a coisa
03.png

Solidworks para cima, partir a cabeça porque nunca tinha trabalhado com este programa e não é nem de perto nem de longe um programa user friendly
SolidWorks02.png

Teste com cartão e posterior primeira impressão em 3d
cartao3D.png

Testar na roda a ver como ficava
3dNaRoda.png

Com todos os testes feitos, muitas idas à garagem, muitas confirmações, impressões vezes sem conta do perfil em corte do espaçador para ajustes, eis que pedi para ser fabricado.
Foi fabricado em aluminio liga 5000 e posteriormente anodizados
cOTAS.png
Aluminio.png

Teste já com os espaçadores em alumínio fabricados
TestFit.png

Pintados e montados
Fim.png

Antes de mais, tenho de agradecer ao Eng. Carlos da Auto Pamplona por me ter aconselhado em vários aspectos. Eles para além de fabricarem peças para fora, também eles fabricam para competição, Rally em particular.

Contudo, mesmo não havendo qualquer tipo de vibrações, nem porcas a desenroscar, nem nada de estranho (já rolei algum tempo) não me agradou o resultado final, não ficou perfeito como queria e disfarçado o suficiente para não parecerem espaçadores.

O espaçador está perfeitamente simétrico, a própria jante é que tem zonas em que fica perfeito outras que se olharmos mesmo bem, nem tanto :(

Podia tentar arranjar um workaround, mandar para Rucodel e pintar, tentar eliminar imperfeições, mas tenho outra coisa em mente e julgo que ficará melhor. Depois deixo por aqui.

No final (pena o custo do fabrico), foi porreiro para aprender algo novo, mesmo não tendo corrido como queria, dá sempre para retirar algo de positivo.

Se alguém chegar ao final deste testamento, deixo o meu bem haja pela paciência ehehe. Um abraço e até já
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por sflopes »

Guilherme paciência não me falta até já li 3 vezes agora opinar ao que fez é que para mim é mais complicado, deixo isso em especial para o Mário M. Não querendo entrar na má língua, trabalhos feitos na Auto Pamplona, tenho muito de negativo para dizer, mas prefiro ficar por aqui.
Conheço á muitos anos a D.Silvia e o marido (falha-me o nome agora) o Eng. Carlos nunca ouvi falar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Grande Guilherme mesmo a fazer um trabalho á pró! Mas verdade é que não estava á espera de menos. :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3677
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: VW Bora TDI

Mensagem por scott_ »

Estive a ver, a ideia está lá, como te disse fica bom mas também só vendo ao vivo que um gajo é esquisito 😅
Os meus tenho os desenhados num papel, acho que é a melhor opção para um set de as 4 rodas iguais (et e largura)
Boa continuação 😃
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por sflopes »

sflopes Escreveu: 07 jul 2022, 21:20 Guilherme paciência não me falta até já li 3 vezes agora opinar ao que fez é que para mim é mais complicado, deixo isso em especial para o Mário M. Não querendo entrar na má língua, trabalhos feitos na Auto Pamplona, tenho muito de negativo para dizer, mas prefiro ficar por aqui.
Conheço á muitos anos a D.Silvia e o marido (falha-me o nome agora) o Eng. Carlos nunca ouvi falar.

O marido da D.Silvia é o Nuno. ( donos da empresa.)
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

sflopes Escreveu: 07 jul 2022, 21:20 Guilherme paciência não me falta até já li 3 vezes agora opinar ao que fez é que para mim é mais complicado, deixo isso em especial para o Mário M. Não querendo entrar na má língua, trabalhos feitos na Auto Pamplona, tenho muito de negativo para dizer, mas prefiro ficar por aqui.
Conheço á muitos anos a D.Silvia e o marido (falha-me o nome agora) o Eng. Carlos nunca ouvi falar.
Boa noite sflopes, só fui lá uma vez fazer mecânica e trataram-me muito bem, mas depois fiquei a conhecer bastantes casos e com o mesmo feedback negativo, infelizmente :?
Mas na altura que lá fui ainda não tinham esta parte de fabrico onde está a trabalhar o Eng. Carlos. É 5 estrelas e um excelente profissional.
Conheço a Sílvia e gosto bastante, é super porreira, o Nuno lidei muito pouco, não tenho grande opinião.
No caso concreto do que lá fui fazer desta vez, tratei de tudo directamente com o Carlos e só a parte do pagamento com a Sílvia, nada a dizer. Impecável mesmo.
Um abraço :D
Mario_Marques Escreveu: 07 jul 2022, 21:29 Grande Guilherme mesmo a fazer um trabalho á pró! Mas verdade é que não estava á espera de menos. :D
Boa noite Mário, muito obrigado. Tento sempre fazer as coisas o melhor possível e como deve ser. Umas vezes corre bem, outras vão um bocadinho ao lado, mas acontece. É tudo uma aprendizagem. Um abraço :D

scott_ Escreveu: 08 jul 2022, 12:24 Estive a ver, a ideia está lá, como te disse fica bom mas também só vendo ao vivo que um gajo é esquisito 😅
Os meus tenho os desenhados num papel, acho que é a melhor opção para um set de as 4 rodas iguais (et e largura)
Boa continuação 😃
Scott_ sim, depois a ver se dás uma vista de olhos, eu agora olhei novamente para aquilo...aquilo tá ali cagada na pintura..não ficou muito bem o paintmatch mas mesmo assim, há outras formas de melhorar a coisa.
Logo se vê e depois vou actualizando. Um abraço :D
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Dia de levar o rapaz a tomar banho porque estava mesmo muito sujo, muito mesmo. Como não é sempre que se tem o carro lavado, não venham aquelas chuvas maradas cheias de terra, aproveita-se e tira-se umas fotozitas :mrgreen:
BoraLavado03.jpg
BoraLavado02.jpg
BoraLavado.jpg
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por sflopes »

Boa noite. Guilherme as fotos são sempre bem vindas, mas para quando umas do interior e cofre motor?
Cpmtos.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

sflopes Escreveu: 10 jul 2022, 20:57 Boa noite. Guilherme as fotos são sempre bem vindas, mas para quando umas do interior e cofre motor?
Cpmtos.
Boa noite sflopes, o cofre actualmente não está como devia dadas algumas invenções que fiz e não devia. Mas é precisamente o que vou tratar a seguir. Voltar a pôr tudo OEM (mês que vem).
Do interior, neste momento tenho apenas esta, mas vou tentar tirar mais algumas numa próxima vez :mrgreen:
05.jpg
Está também em lista de espera, estofar o interior em preto e colocar as peças pretas também. Já tenho umas quantas coisitas compradas há algum tempo...mas há algumas que penso que vou pintar por não achar que merecem o que pedem por elas. Mas as principais, vão ser genuínas.
InteriorPreto.jpg
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por sflopes »

Boa noite Guilherme, já dá para ver o interior e vê-se a mão do Marinho nesses bancos
acho eu. já há umas pecinhas para montar e mais virão, é preciso é calma, a pressa é inimiga da perfeição. Quando tudo montada vai ficar uma delícia.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Boa noite malta. Deixo umas fotozitas de um convívio com o grande Scott. Sempre um prazer partilhar e trocar palavras com malta porreira e com bons conselhos para dar.
Estava muito calor, mas deu para parar um bocadinho e tirar umas fotos. Créditos para o Scott, as fotos são dele e a escolha do spot também :mrgreen: :mrgreen:

Scott_Guilherme02.jpg
Scott_Guilherme01.jpg
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Como combinado, finalmente consegui voltar a ter o cofre do motor com look OEM.
Agradeço ao Scott por me ter incentivado a fazê-lo.
Estava indeciso em refazer a cagada 'plug&play' da Darkside ou pôr as tubagens OEM.
Tomada a decisão, foi tempo de procurar uma tubagem em condições e encontrei a de plástico em muito boas condições.
A que sai da Egr e a régua comprei na VW.

De forma resumida o que se eliminou foi:
Tubos a baterem em sítios que não era suposto, régua das velas partidas :shock: e um aspecto muito mau
Antes.jpg
Preparativos.jpg
Depois.jpg
VistaGeral.png

Fiquei bastante satisfeito e também me deixa mais descansado porque para além de estar feio, estava ilegal, sem que tivesse tirado qualquer partido disso.
Fosse hoje não o tinha feito, mas na altura convenci-me que fazia sentido e normalmente há pouco a fazer...enfim está feito e resolvido, siga a marinha :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: VW Bora TDI

Mensagem por gongasfrs »

Oem fica sempre melhor.
Régua das velas ficou caro?
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Boas Gongas, olha já não me recordo quanto foi porque já foi há algum tempo (fui juntando até ter tudo) e não sei da factura mas pelo partnumber 038 971 782B, a autoparts tem a 65,69 euros. Pelo aspecto, acho que vale a pena, é um detalhe mas mesmo quem só tem estalado, dá um bocado de urticaria :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: VW Bora TDI

Mensagem por gongasfrs »

Boas. É o caso da minha. Mas aquilo quase nem funciona ahah
Responder