VW Bora TDI

Responder
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 07 dez 2022, 13:33 "When the first TT came out the German engineers designed a handling package that was sporty and impressive.
However due to some poor driving Audi decided the general public were not capable of handling a sports car and dumbed down the front wish bones to introduce an under steer characteristic which was considered safer as well as ESP to help . This also made the early front arms highly sought after by some purists."


A história não foi bem assim :lol:
O Audi original sofria imenso de subviragem que ao aliviar carga no acelerador se transformava numa sobreviragem brusca brutal, o carro era tudo menos um bom desportivo, a suspensão parecia feita de gelatina e velocidade mais alta, a traseira queria sair do chão devido ao desenho do carro que tem uma aerodinâmica que promove o levantamento, perdendo a tração atrás, estou a dizer com conhecimento de causa, pois fiz a montagem de muitos recalls nesses carros.
O kit incluía braços, amortecedores mais firmes, molas mais firmes, varios casquilhos e reforços, barras estabilizadoras, um eixo traseiro no caso dos fwd, spoiler traseiro e mais umas coisas.

Vais notar uma diferença significativa, diferença não é melhor ou pior, é só diferença, com tempo vais perceber que umas coisas ficam melhores e outras piores.
Devias ter ja maquinado o braço para poderes ter mais correção de camber, pois dependendo do rebaixamento, o original as vezes não chega, na minha experiência em muitos carros não chegou.

Grande Mário, calculei sim. Como em tudo, o que anda pela internet, pode sempre ser uma opinião com base no telefone estragado.
É por isso que gostava de experimentar mas ainda assim não sei se irei notar diferenças por mudar mais algumas coisas.
Mas gostava de experimentar apenas esta alteração. Tem de ter o seu lado negativo também, isso é certinho :mrgreen: :mrgreen:

Quanto aos triângulos, boa dica, a bem dizer ainda vou a tempo, não os vou montar já e já que está no torneiro, da-me ideia que se pode tratar disso.

O que dizes é maquinar para alargar essa area assinalada? Fazes ideia do limite para não enfraquecer o Triangulo?
Maquinar.JPG
Um abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Mario_Marques »

O lado negativo é que convém ter uma atenção redobrada em toda a fixação superior do amortecedor e no geral as peças de desgaste, pois o desgaste é maior, maior não quer dizer que se vai desfazer todo atenção, só é um desgaste maior comparativamente a um conjunto original.
Agora era meteres a caixa de direção e o resto todo para tirares todo o proveito do conjunto.

Normalmente eu montava tudo para simular as condições reais e media quanto era necessário.
Atenção que isso não é Linear na verdade é tipo uma parábola, dependendo de como vai ficar podes ter de cortar de lados diferentes, vai depender de muita coisa, se quiseres abrir logo tudo para ambos os lados, resolves o problema seja ele qual for, mas eu pessoalmente tento cortar apenas o necessário pois não sei se o meu cliente vai ao Estoril e sobe um separador, ou se passa num buraco daqueles mesmo para rebentar carros.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Boa tarde pessoal, fica mais um update, mais uma peça para o puzzle :lol: Desta feita, suspensão.

Embora esteja muito satisfeito com os B12 Sportline, quem tem o bixinho de mexer aqui e ali, acaba por ter destas coisas :roll: .
A opção passava por escolher um setup que permitisse costumização em altura e que fosse o mais indicado ao uso que lhe vou dar, maioritariamente citadino e viagens ocasionalmente. Trackdays estão fora dos planos..

Posto isto procurei bastante aqui no fórum, vw vortex, uk-mkivs e por aí fora.
Há de facto muita gente a falar bem dos kw v1, v2, v3 sendo que na teoria os 'melhores' seriam os v3.
O 'melhor' no meu caso, não sei se faria assim tanto sentido, tendo em conta tantas variáveis de costumização, algumas delas mais viradas para uso em trackdays do que propriamente para estrada. Além do preço..

Depois de afunilar a pesquisa fiquei com 2 opções - KW Street Comfort e Eibach Pro Street-S.
Os primeiros têm muito bom feedback para o que procurava, o que me assustou foi o rebaixamento anunciado em alguns sites de 20-45mm, tinha receio que ficasse praticamente igual ao setup que tenho agora. Embora não o queira 'slammed to the ground', pretendo poder baixar mais, principalmente atrás.

Os Eibach Pro Street-S têm uma janela um pouco maior de rebaixamento que anda entre os 35-65mm que é mais do que suficiente.(às tantas são exactamente iguais aos kw, no idea..)
Posteriormente pude perceber que actualmente, dada a insatisfação com o anterior parceiro, estabeleceram agora uma parceria com a KW, sendo que os amortecedores são desenvolvidos pela KW e as molas por eles (pelo menos na europa, fora parece que não é bem assim).
Só depois de experimentar é que poderei saber, mas tudo indica, pelo feedback que li e pelas marcas envolvidas e qualidade/preço (738€ na autodoc), que este setup, deverá ser um bom compromisso.

Ficam as fotos possíveis para já :) até já malta
01.jpg
02.jpg
03.jpg
04.jpg
05.jpg
06.jpg
07.jpg
Última edição por |Guilherme| em 16 dez 2022, 15:22, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Esses coilovers sao fixes, estive quase para comprar para o meu mk1, só não comprei mesmo por causa das cargas não terem afinação e são muito básicas, porque de resto são muito bons e o preço também.
Na altura custavam pouco mais de 400€ para o mk1
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: VW Bora TDI

Mensagem por scott_ »

Muito bom set, eu acho que para o uso que lhe vais dar, é a escolha mais acertada. Andei num mk6 gti onde não se via a borracha do pneu e fiquei parvo com o conforto face ao rebaixamento que o mesmo tinha.
Aquela qualidade que já nos estás habituado a dar 😁😁
Grande abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Não sejas ganância no rebaixamento senao vais acabar por te tornar sócio do Zé das transmissões bem como do Zé das caixas de direção, charriot e parachoques :D
De certa forma gostava de ver quando tinha o carro baixo, ficava bonito, mas causava alguns transtornos, transtornos mecânicos felizmente não tive nada de registar pois tive alguns cuidados, nomeadamente limitar o curso em compressão, mas o dia que me fez decidir tirar tudo foi o dia que tentei estacionar o carro no parque de uma farmácia, era uma urgência na verdade, e o carro simplesmente não podia entrar naquele parque se não ficava sem peças da frente, e a consciência obrigou a retirar por causa disso, apesar do golf já não ser o meu carro de uso diário á anos, mas nesse dia precisei e falhou por isso, tirando isso, até esse dia nunca tinha tido nenhum transtorno em prai 15 anos com o carro baixo.
E claro, quando tinha tudo bem afinado, bom alinhamento, bons pneus com pressão correta, altura ajustada em balanças e as cargas ajustadas, o comportamento do carro era fenomenal, foi uma coisa que fez mudar a minha opinião em relação ao golf 4, ao ponto de decidir não me desfazer dele, tirei a suspensão, mas está guardada e revisionada, quem sabe um dia volte.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 16 dez 2022, 23:52
Bom dia grande Mário, a ideia que tenho também me parece ser que sejam porreiros. Não sei há quantos anos terão esta parceria com a KW mas deixa-me mais confiante e esperançoso que cumpram o propósito pelo qual os procurei. Se forem as cargas dos Comfort, então seria perfect.
Mas percebo perfeitamente que para quem já tenha experimentado muito melhor (já não está ao abrigo da ignorância ser uma benção :lol: :lol: ), estes sejam de facto um pouco básicos. Por acaso até cheguei a ver um vídeo de um gajo que foi testar um carro em trackday com estes coilovers e estava com receio do comportamento porque achava a taragem das molas muito suave, provavelmente também se queria referir aos amortecedores em si.
Quanto ao rebaixamento, o Scott também me alertou para isso, estou consciente. E algo que por um lado os coilovers têm de bom, é não ter de ficar 'trancado' numa altura. O que pretendo fazer não é nada de exagerado, na frente então, pouco se irá notar. Ainda assim, abaixo do que as Sportline permitem, estarei em terreno perigoso é um facto.
A hipótese de subir o motor com os espaçadores de apoios de 1cm, não me parece fora de hipotese, só tenho algum receio que as transmissões batam na longarina, terei de testar.
Veremos o que a coisa dá, mas sobretudo estou ansioso por testar este setup todo e o set de jantes que há-de vir também.
Ainda vou ter de passar pelo processo de legalizar os coilovers (com a altura mínima ao solo), para andar mais descansado. Muito embora possa não cumprir a altura mínima ao solo posteriormente, prefiro ter o hardware legal e ser uma questão de levantar o carro se for preciso, do que ter tudo absolutamente ilegal.
Obrigado pelas dicas Mário e também é porreiro para quem um dia tiver paciência e se isto vier a dar jeito a alguém, fica cá tudo registado.

Um abraço
scott_ Escreveu: 16 dez 2022, 20:19
Grande Scott, conselheiro :mrgreen: :mrgreen: É verdade, essa plataforma é um espectáculo e parece mentira como é que isso aconteceu.
Esperemos que se consiga um bom compromisso, sabendo de antemão que milagres não existem como é obvio e que o chão vai estar mais perto do que antigamente :mrgreen:
Vamos lá ver o que sai daqui e depois combinamos qualquer coisa para fazeres o test drive também e dizeres de tua justiça.
Um abraço
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: VW Bora TDI

Mensagem por scott_ »

E novidades desta máquina? 😃😃 hehe
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Rapaziaada :mrgreen: :mrgreen: Há novidades sim senhor, embora pequenas por agora ehehe, só cosmética.

Um updatezito ao que pus no instagram também :mrgreen: :mrgreen:

Portanto, sob a influência do grande Scott que me fez passar a olhar para o cofre do motor com um olhar 'nhééé' com as tampas azuis, foi hora de tentar encontrar uma solução.
00.png
02.png


Portanto, segundo a ECS https://www.ecstuning.com/b-genuine-vol ... q0121321a/ esta seria compatível . Toca de pegar no partnumber, autoparts para cima e tá feito :mrgreen: Para ser sincero, não tenho a certeza em que modelos saiu mas como era compatível, siga a marinha.

A tampa do liquido dos limpa vidros, não encontrei original. Dei com um do Audi R8/Lamborghini e um gajo a jurar a pés juntos no VWVortex que tinha mandado vir um, falou com o representante e que dava. No entanto mais à frente nesse mesmo post, apareceu um rapaz a dizer que o diametro não era igual e que ia dar barracada. (Confirmou-se no post mais para a frente).

Posto isto, decidi escolher a solução do Ebay, a qualidade é fraca, mas para as vezes que é usado e como não é nada de risco elevado, está bom para já e faz o efeito :mrgreen:

Aqui fica o resultado
01.png
03.png
05.png
04.png

Abraços malta e até já :mrgreen:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: VW Bora TDI

Mensagem por SuperGolf »

Gosto!
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: VW Bora TDI

Mensagem por gongasfrs »

Realmente ficou com outro aspecto ;).
Tinha ideia que o pessoal usava as do r8
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

SuperGolf Escreveu: 20 fev 2023, 21:04Gosto!
Muito obrigado Super :mrgreen: :mrgreen:
gongasfrs Escreveu: 20 fev 2023, 21:31 Realmente ficou com outro aspecto ;).
Tinha ideia que o pessoal usava as do r8
Sim, eu até cheguei a ter encomendado na autoparts mas felizmente estava esgotado. Da-me ideia que apenas o colar é que não é compatível, a tampa em si é até possível que tenha a mesma medida.
Já não estou a conseguir dar com o post, mas lembro-me de ter lido que havia pessoal a mudar o reservatório para o do R8 e aí era sem problema, mas...não confirmei, pode não ser bem assim :D
Esta entrou bem, e funciona ehehe. Também acho que tudo preto fica mais uniforme. Mariquices :mrgreen: :mrgreen:
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: VW Bora TDI

Mensagem por scott_ »

Muito melhor agora sim sr 😃 No teu fica mesmo muito top, cofre já é preto, a tampa de motor também, fica mesmo com um look mais clean 🤤
Boa continuação, ver se vejo isso para breve ao vivo 😃😃
Grande abraço
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

scott_ Escreveu: 21 fev 2023, 21:53 Muito melhor agora sim sr 😃 No teu fica mesmo muito top, cofre já é preto, a tampa de motor também, fica mesmo com um look mais clean 🤤
Boa continuação, ver se vejo isso para breve ao vivo 😃😃
Grande abraço
Ooorra aí está, resultou porreirinho. É tudo a ajudar a fazer pandã :mrgreen: :mrgreen:
Sim, temos de juntar as máquinas, ainda não vi o Leon ao vivo.
Só para me sentar num vag ainda na rodagem ehehehe. Grande abraço!!
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

E bem malta, tudo a rolar?
Os trabalhos começaram, deixo algumas fotos do processo da coisa.


Comparação das mangas de eixo para a malta que tiver curiosidade em ver as diferenças. Não é nada de novo, há muita info no forum com isto mas em alguns casos, as fotos já foram à vidinha delas
01.jpg

Molas vermelha, é um bocado ao 'Deus me acuda' até legalizar, vamos lá ver se não sou parado na primeira esquina :lol:
02.jpg

E das coisas que mais prazer me deu, por ter sido uma pedra no sapato ao longo dos anos. Os guarda pós para a travagem 256. O que me dá mais prazer é ver um projecto com aspecto OEM/OEM+ e ter os guardapós cortados para caberem os discos, era algo que me estava mesmo a lixar a cabeça. Assim a meu ver, são coisas pequenas, mas que dão outro aspecto. Fica como deve ser.
03.jpg
A mesma coisa para a frente, com guarda pós, na minha opinião a coisa fica mais composta :D
04.jpg

E é isto para já. Entretanto aproveitei que tinha o charriot em baixo e a velhinha caixa de direcção, foi para revisionar.
Já que se está com a mão na massa, trata-se já disso também que já lá vão 21 anos.

Abraços e vou pondo os updates assim que tiver
Responder