VW Bora TDI

Responder
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Bem malta, sempre tive um bocado de receio de partilhar fotos em fóruns mas considero que tenha agora algumas condições de segurança para o fazer. Também acho que é tempo de retribuir um bocado o conteúdo e informação que fui recolhendo ao longo dos tempos por aqui.

Comprado a um amigo meu com 200 e poucos mil, sempre bem tratado, não era um modelo que adorasse inicialmente. Sempre gostei mais dos Golfs, mas confesso que é um modelo que aprendi a gostar, pela raridade ainda assim em relação aos Golfs.

O principal objectivo é ir melhorando o carro tanto a nível estético como mecânico, sem desvirtuar a originalidade.
Algumas das alterações não têm grande finalidade a nível de performance, como é o caso da travagem. Uma original, bem revisionada com o material certo, fará o trabalho de forma mais competente. Ainda assim, o prazer da exclusividade, tem a sua piada e a escolha recaiu por aí em parte e porque era mesmo pancada minha :mrgreen:

Como começou:
prokit.jpg

De uma forma geral o que foi feito é mais ou menos isto:

Trabalho de travagem feito pelo super habilidoso AC Parts, conhecido aqui no forum também.
Travagem Frontal: Renault Megane 2 rs - 323mm - Pintadas e personalizadas com o Logo da VW
A razão desta escolha e não as do Cupra R foi porque achei que estavam a pedir demais por elas usadas e em mau estado, ao preço destas novas.Precisou de adaptador e o resultado final creio ter ficado porreiro

Travagem Traseira: Seat Leon Cupra R - 256mm ventilados - Revisionadas e pintadas de Preto
Pastilhas DS Performance
frente05.jpg
frente04.jpg
frente02.jpg
10.jpg
05.jpg
03.jpg
02.jpg
04.jpg
adaptadortavao01.jpg
Pastilhas.JPG
TravagemZoom.jpg
Jantes - Oz Aristo 18'' - Reparadas e pintadas na Brás e Filhos
Pneus - Michelin Pilot Sport 4

Interior
Bancos e quartelas foram estofados no Marinho, também bastante habilidoso e atencioso, nada a apontar.

Volante Passat B6 estofado no Daniel Valtelhas - Aqui talvez seja a escolha mais controversa. A minha principal preocupação foi encontrar um volante com comandos que pudessem ficar funcionar (e estão) mas que ao mesmo tempo, pudesse passar por um OEM. Não escolhi o do Golf 5 GTI propositadamente porque achei que iria ficar demasiado desportivo em primeiro lugar, e depois, meio fora daquilo que procuro para a estética (nada contra quem gosta). Achei que encaixou bem, mas não creio que seja para todos os gostos

Tanto o volante como o display 3d foram montados no Evolutions VAG - Outra pessoa 5 estrelas, gostei imenso do resultado final. O carro parece outro.
Interior01.jpg
05.jpg

Suspensão:
Depois de uma má experiência com os Coilovers AP (pode ter sido de mim, vi muito bom feedback mas eu detestei), optei por uns Bilstein B8 com molas Eibach Sportline. Tudo o resto, topos, batantes, etc levou tudo material genuino.
As molas foram lacadas a preto para poder andar menos alerta, não anda fácil nos dias de hoje não ser chateado. E honestamente também prefiro vê-las em preto.
Suspensao.png
Braços Aerotwin foi um extra recente que embora seja um detalhe, faz alguma diferença, a meu ver.
Escovas.JPG
Escovas02.JPG
A nível de mecânica tem levado algum material sempre que precisa. Entre outras coisas, levou os apoios de motor genuinos que a meu ver, compensa cada cêntimo, melhora imenso a passagem de vibrações para dentro do habitáculo, que são praticamente nulos.


No fundo, como dá para perceber, não tenho um objectivo racional com este carro, é muito mais emocional. Não procuro valorizar para vender, ninguém me vai dar o valor que já tenho aqui gasto. Seria burro sequer equacionar essa hipótese. É algo que faço porque gosto e felizmente, por agora, posso fazer €€€. Não sei o futuro, por agora vou-me divertindo, acaba por ser um escape e um vicio lol



Deixo umas fotos por fora do estado actual do rapaz :mrgreen:
02.png
03.png
04.jpg


Quem tiver instagram e quiser acompanhar, tenho lá mais algumas coisitas partilhadas
https://www.instagram.com/its.a.bora.build/


Tenho de deixar um obrigado especial ao Mário, que me aturou com algumas questões (bastantes) por mensagem privada, ao Super e ao Silver. Talvez estes últimos 2 não se tenham dado conta, mas sempre que precisei esclarecer alguma dúvida, estiverem sempre disponíveis e isso para mim conta muito.
Obviamente um obrigado ao mecânico que tem toda a paciência do mundo para me aturar e me vai ajudando a montar o material. Ele não anda por aqui mas fica feita a homenagem :mrgreen:

Abraços malta, deixo aqui alguma tralha.
Última edição por |Guilherme| em 15 fev 2022, 11:37, editado 2 vezes no total.
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: VW Bora 1.9 tdi 150 cv

Mensagem por Jackyl »

:D :D :D :D :D :D

falta o boneco a bater palmas.

muita sorte e disfruta do bolide.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora 1.9 tdi 150 cv

Mensagem por sflopes »

Sobre o estofador Marinho penso que se está a referir ao que tem Atlier/oficina na Venda-Nova Amadora, se for conheço vários serviços feitos por ele e recomendo vivamente,alem de bom profissional excelente pessoa.
Quanto ao seu brinquedo/carro tiro-lhe o chapéu.
Cpmtos.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora 1.9 tdi 150 cv

Mensagem por |Guilherme| »

Jackyl Escreveu: 07 fev 2022, 09:10 :D :D :D :D :D :D

falta o boneco a bater palmas.

muita sorte e disfruta do bolide.
Eheheh obrigado. É isso mesmo, ir desfrutando. Estes carrinhos são velhotes mas se forem bem tratados dão gozo conduzir :)

sflopes Escreveu: 07 fev 2022, 18:20 Sobre o estofador Marinho penso que se está a referir ao que tem Atlier/oficina na Venda-Nova Amadora, se for conheço vários serviços feitos por ele e recomendo vivamente,alem de bom profissional excelente pessoa.
Quanto ao seu brinquedo/carro tiro-lhe o chapéu.
Cpmtos.
É esse mesmo o Marinho que me estava a referir. É um espectáculo e gosta do que faz, que é algo que se tem vindo a perder nos dias de hoje.
Muito obrigado e cumprimentos :D
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Battoussai »

Olá, por acaso também acho piada ao Bora, acho uma alternativa mais bem conseguida do que o Seat Toledo (eu venho de um saudoso Seat Leon).
Tens aí uma máquina para durar e vai ter sempre detalhes para adicionar e caracterizar ao teu gosto.

Continua o teu belo hobby!
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Battoussai Escreveu: 10 fev 2022, 10:53 Olá, por acaso também acho piada ao Bora, acho uma alternativa mais bem conseguida do que o Seat Toledo (eu venho de um saudoso Seat Leon).
Tens aí uma máquina para durar e vai ter sempre detalhes para adicionar e caracterizar ao teu gosto.

Continua o teu belo hobby!
O Leon é um modelo que gosto imenso, o Cupra R ou um Leon com o kit do Cupra R fica lindíssimo.
Tens muita razão, há sempre mais detalhes, alias, já tenho aqui coisas que vou comprando aos poucos, algumas peças são tramadas de arranjar e coisas do GLI que na maioria dos casos só há nos states, é complicado. Mas é isso que traz a piada à coisa :mrgreen:

Um abraço e obrigado pelas palavras
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Battoussai »

|Guilherme| Escreveu: 10 fev 2022, 15:14
Battoussai Escreveu: 10 fev 2022, 10:53 Olá, por acaso também acho piada ao Bora, acho uma alternativa mais bem conseguida do que o Seat Toledo (eu venho de um saudoso Seat Leon).
Tens aí uma máquina para durar e vai ter sempre detalhes para adicionar e caracterizar ao teu gosto.

Continua o teu belo hobby!
O Leon é um modelo que gosto imenso, o Cupra R ou um Leon com o kit do Cupra R fica lindíssimo.
Tens muita razão, há sempre mais detalhes, alias, já tenho aqui coisas que vou comprando aos poucos, algumas peças são tramadas de arranjar e coisas do GLI que na maioria dos casos só há nos states, é complicado. Mas é isso que traz a piada à coisa :mrgreen:

Um abraço e obrigado pelas palavras
Ahahahah curioso falares do kit Cupra R (já vi que temos o mesmo gosto em mods) porque foi isso mesmo que fiz ao meu simples Leon TDI. Fica logo um carro com um aspecto bastante apelativo. O pior são as lombas (nunca vi um carter tão baixinho).

E depois é como tu dizes, estamos sempre a arranjar pequenas coisas para modificar e personalizar ao nosso gosto. Bendita internet que tantas peças nos permite encontrar :)

Um abraço e vou ficar atento ao teu projecto. :wink:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Mais um update pequeno.
Era algo que já queria ter feito há algum tempo mas havia sempre alguma coisa primeiro e portanto foi ficando em lista de espera. As possibilidades eram várias, ou pedais do Jubi, ou R ou os do TT. De todos, a minha preferência foi para os TT, sendo que os do Jubi também são muito bonitos, mas são um pouco mais caros e a condição de usados nunca é a mesma coisa que novos :mrgreen: . Os do R estavam fora de questão por não se enquadrarem no carro em si. Portanto, até foi uma escolha relativamente simples :D
IMG20220208213858.jpg
E no Sitio.
Pedais.png
Fiquei bastante satisfeiro, acho que dá um toque porreiro sem ficar forçado e a parecer aquilo que não é. Abraços malta até já
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Uma das coisas que tinha bastante curiosidade e algum receio. Curiosidade em saber se realmente faria diferença na segurança e performance em curva e receio que ficasse desconfortável. Ficou, na minha opinião, com a traseira muito mais plantada, a sensação é que parece que agora a traseira também trabalha :mrgreen: As curvas feitas à velocidade que anteriormente fazia com algum esforço, passaram a ser feitas com algum à vontade . Em relação ao conforto, não senti praticamente nada. Mas pode ser de mim, conheço quem tenha posto e tenha sentido.

Ficam as fotos, pintei de preto porque prefiro e também porque não quero chamar a atenção. O carro por baixo está sujo, infelizmente não consigo lá chegar para o lavar :roll:
Anexos
Barra.png
Barra02.png
Barra03.png
Barra04.png
BarraEstabilizadora.jpg
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por sflopes »

Que belo update, fez bem em pintar de preto, os pedais ficam um espectáculo.
Parabéns. O que virá a seguir?
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

sflopes Escreveu: 22 fev 2022, 21:57 Que belo update, fez bem em pintar de preto, os pedais ficam um espectáculo.
Parabéns. O que virá a seguir?
Boa tarde sflopes, muito obrigado pelas palavras. Relativamente ao que virá a seguir, há sempre qualquer coisa para se ir fazendo :mrgreen: . A próxima vai ser a antena mais pequena do VW Polo, que também é algo que me incomoda há algum tempo(a original é muito grande na minha opinião) e tem um valor acessível.

Depois há sempre coisinhas na lista, que se surgir a oportunidade, vamos embora :D
Já agora partilho uma foto de uma brincadeira que fiz no outro dia a testar um programa de edição de fotos, dá para ir estando entretido :D

Um abraço e até já :)
Anexos
Garage.jpg
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por sflopes »

Boa tarde Guilherme, em relação à antena em tempos para um leon 1p também achava a antena grande, comprei uma no concessionário peugeot salvo erro do modelo 607 o carro é grande mas a antena tinha uns 10 ou 12cm, foi barata e captava bem.
Fico de olho no projecto.
Cpmtos.
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3675
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: VW Bora TDI

Mensagem por scott_ »

Grande máquina sim senhor, bons pormenores e bem pensados. Não sabia que tinhas aqui projecto . Vou estar atento às novidades 😃
Grande abraço
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: VW Bora TDI

Mensagem por Jackyl »

muito bom.
sempre material de qualidade.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: VW Bora TDI

Mensagem por |Guilherme| »

Muito obrigado pelas palavras malta. Assim que for tendo novidades relevantes, vou partilhando por aqui. Até já e um abraço
Responder