Mudar filtro diesel - purgar circuito

Responder
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Mudar filtro diesel - purgar circuito

Mensagem por MrHelit »

Estou a pensar mudar eu o filtro do gasóleo do meu Golf 6 , alguém me pode dar umas luzes de cuidados a ter.
Já li que tem que se usar o VCDS para tirar o ar do circuito após mudar o filtro.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por gongasfrs »

Eu quando trocava enchia o filtro. Depois de tapado tirava o tubo fora e ligava e desligava a chave várias vezes até sair gasóleo. Encaixava o tubo e estava feito
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por SuperGolf »

Ligar e desligar a chave umas 10x, penso que também vai dar ao mesmo, sem chegar a ligar o motor...mas o método do gongafrs, não falha!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por Mario_Marques »

Se quiseres fazer pelo VCDs, o metodo pelo VCDs é o seguinte:
Entrar no módulo diagnóstico\ módulo motor\basic settings\fuel pump test\start\deixar trabalhar até o som mudar\stop.

E está feito.

Não é obrigatório mas é recomendável num motor common Rail, usar o metodo indicado pelo gongasfrs também funciona, mas liga só o carro quando deixares de ouvir a bomba a fazer o ruído de trabalhar em vazio pois um motor common Rail é muito mais sensível que outros á falta de combustível, se trabalhar a seco causa quase sempre danos, logo é preciso ter atenção a isso
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por MrHelit »

gongasfrs Escreveu: 22 jan 2022, 17:15 Eu quando trocava enchia o filtro. Depois de tapado tirava o tubo fora e ligava e desligava a chave várias vezes até sair gasóleo. Encaixava o tubo e estava feito
E qual é o tubo que tiro fora, o de retorno ao depósito?
Neste modelo tem 4 tubos , o que vem do depósito,o de retorno ao Depósito,o que vai para a bomba de alta pressão e o de retorno do motor.
E ao rodar a chave sem ligar funciona as duas bombas, já li em algum lado que sistema não funciona nestes modelos.
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por MrHelit »

Mario_Marques Escreveu: 22 jan 2022, 22:43 Se quiseres fazer pelo VCDs, o metodo pelo VCDs é o seguinte:
Entrar no módulo diagnóstico\ módulo motor\basic settings\fuel pump test\start\deixar trabalhar até o som mudar\stop.

E está feito.

Não é obrigatório mas é recomendável num motor common Rail, usar o metodo indicado pelo gongasfrs também funciona, mas liga só o carro quando deixares de ouvir a bomba a fazer o ruído de trabalhar em vazio pois um motor common Rail é muito mais sensível que outros á falta de combustível, se trabalhar a seco causa quase sempre danos, logo é preciso ter atenção a isso
Eu acho que esse método com o VCDS é o melhor porque coloca em funcionamento as 2 bombas.
O método do gongasfrs não sei se funciona nestes modelos porque ao ligar a chave só funciona uma bomba, não sei qual ao certo mas acho que é a auxiliar.

Ainda vou estudar o sistema mais um pouco para ter 200% de certeza antes de meter mais á obra, também já li no manual que os parafusos devem ser apertados com um torque específico.
Última edição por MrHelit em 24 jan 2022, 08:02, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por gongasfrs »

MrHelit Escreveu: 23 jan 2022, 23:37
E qual é o tubo que tiro fora, o de retorno ao depósito?
Neste modelo tem 4 tubos , o que vem do depósito,o de retorno ao Depósito,o que vai para a bomba de alta pressão e o de retorno do motor.
E ao rodar a chave sem ligar funciona as duas bombas, já li em algum lado que sistema não funciona nestes modelos.
Salvo erro tirava o que vai para o motor.
Outra coisa, existem 2 tipos de filtros para este carro e depende do teu copo de filtro.
No carro em causa 1.6tdi 2011 esse método funcionava e foi sempre assim que lhe fiz a revisão ao carro.
Na altura também falavam com o VCDs mas esse método nunca testei. Eu enchia o máximo que podia do filtro e depois a bomba fazia o resto. E mesmo quando o tubo começava a deitar, metia o tubo no sítio e ligava a chave mais uma 3 ou 4 vezes só depois metia a trabalhar.
Cuidado com os parafusos do filtro, aquilo não leva quase aperto nenhum. Esse carro que eu fazia a revisão andou vários anos com um parafuso muido porque alguém apertou demais
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por MrHelit »

gongasfrs Escreveu: 24 jan 2022, 07:22
MrHelit Escreveu: 23 jan 2022, 23:37
E qual é o tubo que tiro fora, o de retorno ao depósito?
Neste modelo tem 4 tubos , o que vem do depósito,o de retorno ao Depósito,o que vai para a bomba de alta pressão e o de retorno do motor.
E ao rodar a chave sem ligar funciona as duas bombas, já li em algum lado que sistema não funciona nestes modelos.
Salvo erro tirava o que vai para o motor.
Outra coisa, existem 2 tipos de filtros para este carro e depende do teu copo de filtro.
No carro em causa 1.6tdi 2011 esse método funcionava e foi sempre assim que lhe fiz a revisão ao carro.
Na altura também falavam com o VCDs mas esse método nunca testei. Eu enchia o máximo que podia do filtro e depois a bomba fazia o resto. E mesmo quando o tubo começava a deitar, metia o tubo no sítio e ligava a chave mais uma 3 ou 4 vezes só depois metia a trabalhar.
Cuidado com os parafusos do filtro, aquilo não leva quase aperto nenhum. Esse carro que eu fazia a revisão andou vários anos com um parafuso muido porque alguém apertou demais
Sim aquilo tem um torque de aperto especifico, depois vou ver no Elsa win o nm necessários e uso a chave dinamométrica.
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por MrHelit »

Comprei um filtro da MANN , é normal ele vir coberto de fibras soltas?
Por dentro parece impecável.

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por Mario_Marques »

Não devia ter fibras soltas, porém do lado de fora não é mau, agora se tiver do lado de dentro aí é bastante mau.
Infelizmente, a Mann já não é o que foi em outros tempos, ou aquilo que se ouve falar ou publicitam por aí, pessoalmente é marca que evito a todo o custo, prefiro pagar mais por um original ou mahle.

Tens aqui um tópico interessante e com toda a certeza encontras mais pelo mundo fora, em tempos foram bons, ainda os apanhei bons, mas de á uns anos para cá são maus, pelo menos para grupo VW.
viewtopic.php?t=117316
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por MrHelit »

Vou devolver, alem de estar a desfazer-se , a data de fabrico é de 2012.
Vou comprar o mahle Fica mais barato 2€ (15€) ou talvez passe pela vw e compre o original, não deve de ser mais que 50€
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por MrHelit »

Isto também deve de ser paranóia minha, o original que a VW vende é da MANN e também vem igual, aquilo desfa-se tudo se passar uma escova de leve.
Se calhar é normal
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por SuperGolf »

Nunca vi tal....manda vir da Manhle...
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por MrHelit »

Já troquei , coloquei um da Mahle.

Mas a troca não foi Linear, tirei o filtro ,limpei o copo, coloquei o novo filtro,enchi o copo com combustivel, troquei a vedação, montei tudo apertei com o torque correto.
Liguei o VCDS e sangrei o sistema por 3 vezes 60 segundos de cada vez.
Começou aqui a complicar porque não consegui ativar a bomba auxiliar, dava erro, qualquer coisa como não ativa a bomba auxiliar por questões de segurança.
Tentei ligar o carro e ele pega e vai abaixo.
Tirei tubo de retorno ao depósito e sangrei de novo, o gasóleo saia sem bolhas, montei e tentei ligar e nada, não liga.
Liguei outro cabo que tenho, o Delphi e fui á opção de sangrar o sistema, mas ele também só ativou a bomba do depósito.
Tentei dar á chave umas 5 vezes sem insistir muito de cada vez.
Deu erro de bateria descarregada no rádio, peguei noutra bateria que tinha á mão, dei cabos e pegou á segunda.

Não sei o que fiz de errado, fiz todo o procedimento correto, não sei se estragou alguma coisa, e se estragou é para aprender.
Já dei uma voltas com ele, está normal, fiz um scan não apresenta erros, por enquanto.

Ou o erro foi a bateria fraca e não tinha força para pegar, ou foi mesmo não ter ativado a bomba auxiliar.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Mudar filtro diesel

Mensagem por SuperGolf »

POde ter sido a conjugação desses factores....nada como ter uma segunda bateria à mão.
Responder