Tenho um Ibiza 6J com motor 1.9 TDI BLS, que equipa VW Audi e Seat como sabem.
Comprei o carro usado há quase 2 anos e nunca dei por uma regeneração, quais são os sintomas nestes motores? Conduzo no trabalho um fiat 1.3 com FAP e nota-se bem mas no 1.9 TDI não consigo notar nem por nada....
Noto que o escape está sempre meio negro desde que comprei o carro e recentemente desde que fiz uma repro na Turbotec reparo que a pisar a fundo o carro manda um bafo e fumo(nada de exagerado, manda o que um carro sem FAP original manda vá).
Já fui ao meu mecânico e diz que os valores do FAP estão OK, mas não fiquei "satisfeito" com o diagnóstio pois penso que não é suposto um carro com FAP mandar fumo.
Sabem o que poderá ser? Estará o FAP a dar as últimas? Como posso ver se o carro está a regenerar? É que não há relantim acelerado, consumos elevados nem nada do género e as Apps como a Carista ou VAG DPF não funcionam para o DPF deste motor....
Desde já obrigado pela ajuda!
1.9 TDI BLS - Problema FAP?
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Pela tua descrição diria que não tens é FAP pois se o carro fuma o fap não está a fazer o seu trabalho, que é precisamente filtrar as partículas grandes.
Tem atenção que há motor BLS com e sem DPF, apesar da grande maioria ter.
Quando um FAP tem problemas, além das típicas luzes de erro do sensor a ler valores de pressão anormais, o pior mesmo é o que não se vê e que acaba por danificar o motor, o óleo do motor degrada-se deixando de lubrificar corretamente o motor, há aquecimento e pressão excessivos nos cilindros, cabeça, turbo e tudo que esta antes do DPF, há também risco grave de incêndio, geralmente quando um DPF tem problemas é muito incomodativo usar o carro e em pouco tempo acaba mesmo por destruir o motor se não for tratado a tempo.
Tem atenção que há motor BLS com e sem DPF, apesar da grande maioria ter.
Quando um FAP tem problemas, além das típicas luzes de erro do sensor a ler valores de pressão anormais, o pior mesmo é o que não se vê e que acaba por danificar o motor, o óleo do motor degrada-se deixando de lubrificar corretamente o motor, há aquecimento e pressão excessivos nos cilindros, cabeça, turbo e tudo que esta antes do DPF, há também risco grave de incêndio, geralmente quando um DPF tem problemas é muito incomodativo usar o carro e em pouco tempo acaba mesmo por destruir o motor se não for tratado a tempo.
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
O meu carro tem DPF, quando estive com o mecânico a máquina leu os valores do FAP e as respetivas pressões que os sensores lêm em Mbar. Ao relantim se não me falha a memória marcava algo a rondas os 7Mbar, foi-me dito que é o normal, conforme as Rpm aumentam a pressão vai subindo também.
E na turbotec quando fiz a reprogramação recomendaram-me o serviço de anulação de FAP que obviamente rejeitei pois não gosto de fumo...
Ao ligar o carro, a luz do FAP acende e apaga logo no "checkup" que o carro faz ao ligar a ignição.
A minha questão é, o FAP está lá com certeza, agora como poderei detetar as regenerações e como posso ver se está em condições? O carro nunca acendeu luz nenhuma do FAP sem ser ao ligar a ignição
EDIT: Sou eu que faço as revisões ao carro, sempre com Mobil 1 Esp 0W30 com norma 507.00 (de 10 em 10K KM) e não detetei em muda nenhuma gasóleo misturado no óleo
E na turbotec quando fiz a reprogramação recomendaram-me o serviço de anulação de FAP que obviamente rejeitei pois não gosto de fumo...
Ao ligar o carro, a luz do FAP acende e apaga logo no "checkup" que o carro faz ao ligar a ignição.
A minha questão é, o FAP está lá com certeza, agora como poderei detetar as regenerações e como posso ver se está em condições? O carro nunca acendeu luz nenhuma do FAP sem ser ao ligar a ignição
EDIT: Sou eu que faço as revisões ao carro, sempre com Mobil 1 Esp 0W30 com norma 507.00 (de 10 em 10K KM) e não detetei em muda nenhuma gasóleo misturado no óleo
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Reprogramar não tem necessáriamente de ser igual a fumo....um pouco em baixas a carregar bem a fundo mas nada demais...
Eu pessoalmente retirava-o/anulava.
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
É o que o meu faz, um "bafo" quando vai a fundo.
Quero manter o DPF não só por questões ambientais como também pela IPO e por não gostar de mandar nuvens de fumo
A ideia era conseguir ter forma de monitorizar o estado do DPF e eventualmente fazer uma regeneração forçada. Mas nestes 1.9 TDI não é fácil, comprei o Carista que dizia ser compativel mas é só com os 1.6/2.0 TDI, segundo eles não conseguem comunicar com o módulo do FAP por usar um protocolo CAN (antigo) e não o UDS (novo) como nos 1.6/2.0 TDI.
Conhecem alguma APP ou ferramenta relativamente em conta que dê para monitorizar/forçar regenerações nos FAP dos 1.9 TDIe?
Quero manter o DPF não só por questões ambientais como também pela IPO e por não gostar de mandar nuvens de fumo
A ideia era conseguir ter forma de monitorizar o estado do DPF e eventualmente fazer uma regeneração forçada. Mas nestes 1.9 TDI não é fácil, comprei o Carista que dizia ser compativel mas é só com os 1.6/2.0 TDI, segundo eles não conseguem comunicar com o módulo do FAP por usar um protocolo CAN (antigo) e não o UDS (novo) como nos 1.6/2.0 TDI.
Conhecem alguma APP ou ferramenta relativamente em conta que dê para monitorizar/forçar regenerações nos FAP dos 1.9 TDIe?
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
O meu Passat BLS faz regenerações de 360 em 360 km's, está reprogramado e não faz qualquer fumo.
Podes usar o VCDS para ver os dados do FAP ou usar o PolarFis para ver tudo e mais alguam coisa em tempo real.
Podes usar o VCDS para ver os dados do FAP ou usar o PolarFis para ver tudo e mais alguam coisa em tempo real.
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Eu não tenho vagcom, indicas algum cabo barato que possa comprar no aliexpress/ebay só para ver o status do DPF? Ou até pode ser um WoW da Wurth se der para ver como está o DPF...
No meu carro é seat, o ecrã não é igual ao dos golfs da época portanto não deve dar
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Consegues mandar link? É que há tantos que alguém pouco entendido como eu até se baralha.
Qual será o melhor, o Vagcom ou o Wow da wurth? O segundo parece-me ser mais intuitivo de usar mas nunca mexi em nenhum deles
Qual será o melhor, o Vagcom ou o Wow da wurth? O segundo parece-me ser mais intuitivo de usar mas nunca mexi em nenhum deles
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Pessoalmente, gosto do VAG pois já uso a uns bons 10 anos.
Mandei vir um no ano passado, mas a loja desapareceu...
Assim de repente:
https://pt.aliexpress.com/item/10050032 ... mainSearch
Mandei vir um no ano passado, mas a loja desapareceu...
Assim de repente:
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Qual será o mais indicado? O V1 ou o V2?
Já agora, como vejo o estado do dpf ou forço uma regeneração no vagcom?
Já agora, como vejo o estado do dpf ou forço uma regeneração no vagcom?
- Mario_Marques
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Mas e esses taís valores eram os normais de um dpf ou só viu valores, é que os carros sem DPF trazem na mesma os sensores e se estiverem bons vai obviamente haver leituras deles, é que de nada serve ver esses valores se não souberem o que era suposto ter em determinada condição.Marcelo_Sc Escreveu: ↑09 jan 2022, 23:02 O meu carro tem DPF, quando estive com o mecânico a máquina leu os valores do FAP e as respetivas pressões que os sensores lêm em Mbar. Ao relantim se não me falha a memória marcava algo a rondas os 7Mbar, foi-me dito que é o normal, conforme as Rpm aumentam a pressão vai subindo também.
E na turbotec quando fiz a reprogramação recomendaram-me o serviço de anulação de FAP que obviamente rejeitei pois não gosto de fumo...
Ao ligar o carro, a luz do FAP acende e apaga logo no "checkup" que o carro faz ao ligar a ignição.
A minha questão é, o FAP está lá com certeza, agora como poderei detetar as regenerações e como posso ver se está em condições? O carro nunca acendeu luz nenhuma do FAP sem ser ao ligar a ignição
EDIT: Sou eu que faço as revisões ao carro, sempre com Mobil 1 Esp 0W30 com norma 507.00 (de 10 em 10K KM) e não detetei em muda nenhuma gasóleo misturado no óleo
Eu não sei que tipo de fumo faz o teu carro mas se fuma o que estou a pensar das duas uma, ou não tem filtro de PARTÍCULAS, ou então algo de mau se passa com ele, pois obviamente o filtro de partículas como o nome indica filtra-as para depois as destruir, e nesse processo faz fumo mas não como da a entender que o teu faz, posso não estar a perceber bem como faz na realidade.
Uma pergunta que não fiz, de que ano e mês é o carro?
Vê se o teu carro tem a seguinte tag, 0GG( Emission standard EU4) no autocolante de opções, por ex, este BLS em baixo não tem DPF, e há cá no fórum alguns golf mk5, caddy e tours BLS, de útiladores do fórum, também sem DPF e tem lá os sensores todos á mesma e a funcionar.
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Boas!
O carro não fica com a traseira preta
Noto que ao pisar a fundo (mesmo a fundo) manda um ligeiro bafo que penso que não deveria ser nromal.
O carro tem FAP (num checkup da seat disseram-me que estava lá e sem marcas de soldas, e a máquina lê os sensores de pressão do DPF). Não pesco nada de valores mas segundo o meu mecânico (trabalhou muitos anos num concessionário VW) os valores estão OK.
Foto da etiqueta:
https://photos.app.goo.gl/upufRBfTkewzLVZS9
Curioso que não tem esse opcional como indicas, mas o carro tem luz do DPF no painel... Agora fiquei confuso
O carro não fica com a traseira preta
Noto que ao pisar a fundo (mesmo a fundo) manda um ligeiro bafo que penso que não deveria ser nromal.
O carro tem FAP (num checkup da seat disseram-me que estava lá e sem marcas de soldas, e a máquina lê os sensores de pressão do DPF). Não pesco nada de valores mas segundo o meu mecânico (trabalhou muitos anos num concessionário VW) os valores estão OK.
Foto da etiqueta:
https://photos.app.goo.gl/upufRBfTkewzLVZS9
Curioso que não tem esse opcional como indicas, mas o carro tem luz do DPF no painel... Agora fiquei confuso
- Mario_Marques
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
O teu é 7GG = euro5 logo tem de facto o dito cujo.
Os valores do devem ser sempre vistos em teste de estrada e com esforço e temperatura, para se poder avaliar bem a capacidade dele quando a solicitação do motor é maior, parados quase todos são bons, até as vezes os "avariados" pois não existe condições extremas.
Eu já reprogramei alguns carros com DPF, inclusive um para testes que foi completamente abusado, e nunca fumou a não ser quando o DPF abriu um canal dentro, de resto libertava aquele neveiro das regeneracoes e nada mais.
Acho difícil o teu dpf fazer fumo(o fumo que eu estou a imaginar) até porque um carro para fumar mesmo sem DPF ou catalisador é preciso abusar para lá de valores recomendados para uso diário, já é preciso meter para lá mais combustível que aquele que é necessário.
Os valores do devem ser sempre vistos em teste de estrada e com esforço e temperatura, para se poder avaliar bem a capacidade dele quando a solicitação do motor é maior, parados quase todos são bons, até as vezes os "avariados" pois não existe condições extremas.
Eu já reprogramei alguns carros com DPF, inclusive um para testes que foi completamente abusado, e nunca fumou a não ser quando o DPF abriu um canal dentro, de resto libertava aquele neveiro das regeneracoes e nada mais.
Acho difícil o teu dpf fazer fumo(o fumo que eu estou a imaginar) até porque um carro para fumar mesmo sem DPF ou catalisador é preciso abusar para lá de valores recomendados para uso diário, já é preciso meter para lá mais combustível que aquele que é necessário.
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Re: 1.9 TDI BLS - Problema FAP?
Não é muito fumo, diria que faz o que um carro sem DPF faz quando pisas a fundo, de dia nem dá para ver, á noite só com um carro atrás notas um ligeiro bafo.
Provavelmente fui "vitima" de uma repro mal feita. No caso, fui à Turbotec por ser uma casa "conhecida" mas se calhar fiz mal...
Provavelmente fui "vitima" de uma repro mal feita. No caso, fui à Turbotec por ser uma casa "conhecida" mas se calhar fiz mal...