Qual o Código BCM do módulo?

Responder
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

Olá a todos. Espero que o ano esteja a correr sobre rodas.. num Golf claro! :)

Sou o feliz dono de um raro Golf VI Plus 1.6 TDI de 2011. Gosto bastante do carro e tem sido mantido com rigor através de um mecânico de confiança... e por mim próprio obviamente!

Qual o problema? (há sempre um problema) - Os meus piscas dos espelhos estão trocados... ou seja, a manete é acionada para a esquerda e no quadrante acende a seta esquerda e nos piscas da frente e atrás realmente piscam os da esquerda mas o pisca do retrovisor direito é que acende. Estranho né?
O pior é que agora também os comandos dos vidros ficaram descontrolados... para cima afinal desce o vidro e vice-versa, além dos retrovisores eléctricos estarem trocados no joystick.

Lá foi o bicho ao doutor e veredicto? BCM (Body Control Module) ou Módulo Central de Controlo embruxado. (não, não apanhou humidade ou água).

A solução passa por 2 tentativas:
1) Recodificar o Módulo através do código do VAGCOM doutro módulo idêntico e funcional.
2) Comprar um módulo e reconfigurar através do VAGCOM.

Onde é que entra a vossa ajuda? Na obtenção do código do módulo através do VAGCOM ou VCDS.

Presumo que qualquer Golf VI normal sem ser Plus tenha a mesma configuração a nível de electrónica de luzes, piscas e espelhos. Assim, gostava que alguém pudesse postar aqui o seu CODING do módulo 9 (Address 09: Cent. Elect. (J519) que aparece no VCDS. Desta forma posso verificar se o meu sofreu alguma alteração que justifique este comportamento.

De salientar que o meu carro tem luzes em LED traseiras de série (como é nos PLUS) e tem faróis de nevoeiro frontais com função de curva e welcome home.

Segue o número do meu módulo: 1K0 937 086 H
Firmware: S0615
Revisão: AD

Basta efetuar um Auto Scan que essa informação aparece no log ou então apenas entrar no módulo 09: Cent Elect.

Obrigado desde já pela ajuda.

Abraço

Vitor
Anexos
IMG_20220107_142339.jpg
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

Lembrei-me que também existe a alternativa de eu ir ter com alguém pois eu tenho o cabo e o programa VCDS e assim o dono do carro a quem eu fizer o scan até fica com um histórico sobre o seu carro. :) Quem sabe até tem algumas opções que queira activar.

Obrigado.
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

Já consegui uma pessoa com um Golf 6 de 2011. Depois conto como correu a "clonagem".
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por n4s »

Poderá alguem ter mexido na Can gateway ou nos modulos das portas?
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

n4s Escreveu: 09 jan 2022, 01:38 Poderá alguem ter mexido na Can gateway ou nos modulos das portas?
Sim, eu mexi nos módulos das portas só para activar as luzes de presença, mas fiz o procedimento correcto de adicionar +64 ao valor que constava no modulo de cada porta. Entretanto até já desfiz essa numeração e coloquei a que tinha original e mesmo assim mantêm-se os erros.

Será que isso descomandou o BCM?
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

Entretanto já experimentei o código de um Golf 6 (não Plus) exactamente do mesmo ano e com a mesma motorização.
Mas não teve sucesso. O BCM aceita o código mas depois baralha-o todo e quando retorno ao menu, já tem um código diferente daquele que introduzi.

Assim sendo, vou apontar para a compra de um módulo usado exactamente com a mesma numeração a ver se realmente é um defeito de hardware.
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

Bem, a trama adensa-se. O módulo idêntico que comprei (mesmo S/N, mesmo FW, tudo igual) ficou instalado e quando vou a fazer o coding também baralhou o código todo. Começo a suspeitar que será o cabo VAG que se calhar está a fazer das suas. Acho muito estranho dois módulos sofrerem do mesmo mal.
Alguém sabe se o módulo da porta do condutor pode impedir ou baralhar o código do BCM?
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por cristo_844 »

Os valores do long coding ficam iguais depois de guardar?
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por n4s »

o ideal é partilhares um scan do carro.
Estás a assumir que o problema é da BCM, porque o "Doutor" te disse que era, mas para mim é um bocado dificil aceitar isso e explico porque.

O pisca é activado na manete, informação que se inicia no Modulo Volante #16 e segue para quadrante (modulo #17), BCM (Modulo #09) e portas (modulos #42 e #52).

Então fica dificil aceitar que o quadrante mostre a direcção certa, os farois que são controlados pela BCM mostrem a direcção certa mas as portas baralham-se?!? Então acho que as portas devem estar como RHD, é a justificação plausivel para que interpretem as mensagens CAN de forma trocada. Ser a codificação da CAN é um pouco menos provavel mas nunca testei a influencia de escolher RHD. Nas viaturas RHD o pisca à esquerda contrinua a ser feito exactamente da mesma forma, mesma maneira na manete, mesmas opticas, os modulos das portas é que estão trocados.
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

cristo_844 Escreveu: 24 jan 2022, 17:28 Os valores do long coding ficam iguais depois de guardar?
Sim, depois de colar o anterior valor do coding (que tenho do scan original antes das falhas) e escolher guardar, o VCDS diz "Coding Accepted" mas assim que entro novamente no módulo 09 já está com o coding diferente (todo baralhado).

Eu vou deixar de seguida o scan antes e depois.
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

n4s Escreveu: 25 jan 2022, 16:54 o ideal é partilhares um scan do carro.
Estás a assumir que o problema é da BCM, porque o "Doutor" te disse que era, mas para mim é um bocado dificil aceitar isso e explico porque.

O pisca é activado na manete, informação que se inicia no Modulo Volante #16 e segue para quadrante (modulo #17), BCM (Modulo #09) e portas (modulos #42 e #52).

Então fica dificil aceitar que o quadrante mostre a direcção certa, os farois que são controlados pela BCM mostrem a direcção certa mas as portas baralham-se?!? Então acho que as portas devem estar como RHD, é a justificação plausivel para que interpretem as mensagens CAN de forma trocada. Ser a codificação da CAN é um pouco menos provavel mas nunca testei a influencia de escolher RHD. Nas viaturas RHD o pisca à esquerda contrinua a ser feito exactamente da mesma forma, mesma maneira na manete, mesmas opticas, os modulos das portas é que estão trocados.
Realmente, tem lógica essa linha de pensamento, mas é curioso que quando abro as portas dianteiras o CB do quadrante mostra as portas correctas abertas, mas se abrir as portas dos passageiros já mostra as portas trocadas: abro a direita e ele mostra a esquerda aberta e vice versa.

Seguem os scans, sendo que:
- o primeiro scan é antes de ter feito algo no carro, foi apenas para ver o que tinha de mal.
- o segundo scan é depois de ter colocado as luzes nas portas e ter activado no VCDS.
- o terceiro scan é depois de ter voltado a desligar as luzes colocando a codificação anterior nos módulos das portas - nunca mais aceitou os números iniciais dos módulos das portas e o BCM ficou com a codificação que se pode ver no módulo 09.

Será que tem de ir para a VW codificar o carro "à força" com o programa deles?
Anexos
Primeiro Scan.doc
(61 KiB) Transferido 8 vezes
Segundo Scan.doc
(46.5 KiB) Transferido 5 vezes
Terceiro Scan.doc
(54 KiB) Transferido 5 vezes
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

E pronto, lá tive de ir à VW ver o que se passava com o bicho e suspeitam que a BCM já morreu.
Visto que uma nova original custa 800€+IVA o responsável disse que se eu arranjasse uma usada, a montava e codificava.

Sendo assim, pergunto se conseguem apontar-me um local para encontrar um módulo com a ref 1K0 937 087 K ?

Entendo que posso ir à procura em sucatas mas o medo de comprar uma peça sem saber se está funcional é assustador. Provavelmente existe algum sitio que venda BCM recondicionadas ou com alguma espécie de garantia?

Obrigado.
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

Bom dia.
Uma pergunta para quem sabe do assunto. Esta minha interpretação está correcta?
O módulo BCM 1K0 937 087 R com software SO651/H110/AC deverá servir para substituir o meu defeituoso 1K0 937 086 H com software SO615/H103/AD?
Se bem entendi por aqui no CGP viewtopic.php?t=85618&sid=4ebe1640696c1 ... 1&start=15 o número 087 significa um módulo highline e a letra R (frequência de 434mhz) será uma revisão superior o que deve contemplar o equipamento do meu MK6 e até equipamento que não tenho. O facto de ter software SO651 será a versão a seguir ao SO615 o que também será compatível, certo?

Obrigado desde já.
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por cristo_844 »

Battoussai Escreveu: 05 fev 2022, 12:28 Bom dia.
Uma pergunta para quem sabe do assunto. Esta minha interpretação está correcta?
O módulo BCM 1K0 937 087 R com software SO651/H110/AC deverá servir para substituir o meu defeituoso 1K0 937 086 H com software SO615/H103/AD?
Se bem entendi por aqui no CGP viewtopic.php?t=85618&sid=4ebe1640696c1 ... 1&start=15 o número 087 significa um módulo highline e a letra R (frequência de 434mhz) será uma revisão superior o que deve contemplar o equipamento do meu MK6 e até equipamento que não tenho. O facto de ter software SO651 será a versão a seguir ao SO615 o que também será compatível, certo?

Obrigado desde já.
Sim e compatível!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

cristo_844 Escreveu: 05 fev 2022, 12:50
Battoussai Escreveu: 05 fev 2022, 12:28 Bom dia.
Uma pergunta para quem sabe do assunto. Esta minha interpretação está correcta?
O módulo BCM 1K0 937 087 R com software SO651/H110/AC deverá servir para substituir o meu defeituoso 1K0 937 086 H com software SO615/H103/AD?
Se bem entendi por aqui no CGP viewtopic.php?t=85618&sid=4ebe1640696c1 ... 1&start=15 o número 087 significa um módulo highline e a letra R (frequência de 434mhz) será uma revisão superior o que deve contemplar o equipamento do meu MK6 e até equipamento que não tenho. O facto de ter software SO651 será a versão a seguir ao SO615 o que também será compatível, certo?

Obrigado desde já.
Sim e compatível!
Obrigado pela resposta. :) Vou avançar para a compra.

Só espero que a "competente" equipa da VW consiga programar tudo e não comece a inventar entraves e problemas...

Eu até programava eu-próprio com o VCDS mas sinceramente perdi fé no meu cabo e penso que pode ter sido o dito que arruinou tudo...
Responder