Oscilações voltagem alternador

Responder
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por MrHelit »

O meu é um Mk6 1.6 TDI 105Cv de 2011.
Segundo li, a voltagem é controlada pela centralina através de um sensor que tem no cabo do negativo, perto do terminal da bateria(também é utilizado pelo Start and Stop,já confirmei e o meu tem lá esse sensor).
Quando se liga o carro a voltagem fica normal 14.4V em media, o sistema só entra em ação uns 30 minutos depois de ligar o carro.
Se for a uma velocidade de cruzeiro e a bateria esta acima de 80% a voltagem baixa para os 12.6V-13.5V.
Quando se larga o acelerador a voltagem sobe para o máximo 14.4v-14.8v(estas voltagens depende do estado de carga da bateria.
Eu tinha feito a monotorização da bateria com o vag com, e tinha reparado que a carga estava a 78% e o alternador a carregar a 14.3V passou para 82 e a voltagem baixou para 12.9V, bate certo com esse sistema.

Basicamente este sistema é para reduzir emissões, tira carga do motor quando não é necessário, não reduz muito, mas aliado aos pneus de baixa fricção e ao sistema Start and Sotp , eles lá conseguem atingir as metas pretendidas.


O carro neste momento está no mecânico para trocar um tubo do A/C, ia trocar também o regulador de voltagem, mas vou aguardar mais um pouco e ter a certeza que isto é normal, não é a questão do valor mas sim porque se está ok prefiro não mexer no que está bem.

No site da VW sobre o Golf 6 eles chamam-lhe sistema de recuperação, Deixo aqui o link: https://www.volkswagen.pt/proprietarios ... gos/golf-6
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por Mario_Marques »

O sistema que descreves do alternador já existe desde os golf mk3, a ecu é que controla a carga do alternador, daí ter mencionado antes para veres o "load", carga do alternador, que assim vias logo se era defeito ou feito.
Mario_Marques Escreveu: 03 jan 2022, 13:58 O que o mecânico disse é verdade, há flutuações, porém a que tu descreves é fora do normal e indica que há um problema.
Coisas que devias ver:
-Pontos de massa e cabos do, alternador, bateria e motor de arranque(muito provável o problema está aqui algures).
-medir a quebra de tensão entre alternador e bateria
-tesrar a bateria
-ver o valor de carga do alternador na ecu

-inspecionar o regulador de voltagem(as escovas ficam presas e fazem bom e mau contacto de forma aleatória consoante a carga no alternador e rpm)

Não é boa ideia andar assim, 12,6v é uma tensão demasiado baixa para um carro desses.
Nao posto afirmar com certeza os valores no teu caso pois nunca me tive oportunidade de fazer um log, mas na maioria dos carros, por ex um mk5 bluemotion, quando baixa tanto é sinal de problemas, pois tu para conseguir carregar uma bateria precisas de uma diferença de potencial superior á da mesma + alimentar os componentes electrónicos do carro e manter os valores de referência.

Vou estar certamente mais atento a isso e quando tiver uma oportunidade vou fazer um log á ecu para ver a gestão, infelizmente ja não tenho o meu golf mk6 que por acaso teve um problema no alternador, criava baixa tensão e mandou a bateria á vida, tinha o regulador e o anel gastos, na altura analisei que as vezes estava ok, outras baixava muito, não vi depois de corrigido pois a tensão no teste estava ok e as peças estavam realmente más.
Seria interessante alguém com carro igual tirar um log, ou mesmo tu se tiveres oportunidade.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por MrHelit »

Quando falas em tirar um log, queres dizer fazer um diagnostico geral com o Vag-com?

Amanha já devo de ter o carro, e vou testar a carga do alternador, vou experimentar tirar o sensor de voltagem a ver como se comporta.

Eu acho que este sistema é ligeiramente diferente dos Mk3.

Já li em alguns fóruns que o pessoal das Tranporter, tem problemas em carregar uma bateria auxiliar, precisamente por a voltagem ser ocasionalmente muito baixa.

Estranho é isto ser um defeito e a bateria andar sempre em media nos 80% de carga, segundo o VCDS.

Mas, logo que tenha o carro vou testar.
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por MrHelit »

Tive a pesquisar aqui no fórum e tem um post de 2009 de um user que comprou um novo e falou nessa " desativação do alternador no bluemotion"
A constatar ser realidade este sistema acho interessante, pois parece que poucos mecânicos e eletricistas conhecem.
Qualquer mecanico , iria trocar o regulador sem pensar 2 vezes, e como não ia resolver iria trocar o alternador , e por ai em diante...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por Mario_Marques »

Eu sou mecânico e não iria trocar logo até porque sei como funcionam, sei testar e reparar alternadores, iria ver o porquê de estar a acontecer antes de trocar peças, fazendo um diagnóstico completo, é fácil detetar se a ecu está realmente a pedir para colocar ou tirar carga ao alternador analisando o parâmetro de carga, é bem visível quando isso não está bem.

Um log(em inglês registo)é um registo de parâmetros, com alguns equipamentos de diagnóstico é possível ler e guardar um registo de vários parâmetros do motor, por exemplo, registar vários parâmetros do motor durante uma viagem ou ensaio de diagnóstico e depois analisar os dados numa tabela ou gráfico:
Anexos
T4AAAgIQU-A-960.jpg
e4AAAgIQU-A-960.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por MrHelit »

Sim, tens razão, não deveria de ter dito"qualquer mecânico" mas a maioria acredito que sim, pelo menos o meu queria trocar, sem mesmo fazer qualquer diagnóstico.
Vou ir a um eletricista para fazer um diagnóstico.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por Mario_Marques »

Ao ler o manual do golf mk6 1.6 tdi bluemotion;


"The BlueMotion offers impressive environmental credentials by intelligently refining
existing technology. These factors, as well as dynamic lines and good aerodynamics
reduce the vehicle’s air resistance and, combined with engineering refinements
such as low rolling resistance tyres, help produce exceptional economy. Innovative
technology such as the Start/Stop function momentarily switches off the engine
when the vehicle is stationary, in neutral and the clutch disengaged. This is notified
to the driver with the ‘Start Stop’ symbol displayed on the multifunction computer
(Highline), which then disappears when driving is resumed. The multifunction
computer also includes a visual gear change recommendation for improved fuel
consumption. Battery regeneration is achieved by recuperating energy created
during braking and deceleration, boosting the alternator voltage which in turn
recharges the battery, it is even possible to switch the alternator off entirely

which reduces engine load and improves economy. A combination of all these
refinements delivers a package that offers outstanding economy up to 74.3 mpg
over the Combined fuel cycle, and the 1.6 litre TDI 105 PS engine with DPF (Diesel
Particulate Filter) ensures CO2 emissions are an impressively low 99 g/km, achieving
a place in Vehicle Excise Duty band A, making the Golf BlueMotion exempt from
the annual Road Fund Licence. However, despite all the refinements to make the
BlueMotion such an economical car, there really hasn’t been any compromise on
standard equipment. The BlueMotion builds over the already well equipped Golf
S*, yet is enhanced further in the interior with the addition of unique ‘Blue Merlin’
cloth upholstery and chrome-plated button surrounds. Externally the BlueMotion
is distinguished by 15 inch ‘Wellington’ alloy wheels with 195/65 R15 low rolling
resistance tyres, sports suspension – lowered by approximately 15 mm, uniquely
shaped sports bumpers, side skirts and spoiler, chrome trimmed radiator grille louvre
inserts and ‘Cherry red’ rear light clusters.
* Please note: Golf BlueMotion models are fitted with a tyre repair kit in lieu of steel space saver spare wheel.
DAB digital radio receiver is not available on BlueMotion models.
The multifunction computer (Highline)
provides useful statistics about your
journey, such as exterior temperature,
average and current fuel consumption,
average speed and estimated distance
to refuelling. It also includes a visual
gear change recommendation for
improved fuel consumption.
The stylish interior of the Golf BlueMotion features ‘Titanium’ decorative inserts in the dash and
door panels and vibrant ‘Blue Merlin’ cloth upholstery.
Interior shown is Golf BlueMotion.
Form and function – the rear spoiler not
only enhances the BlueMotion’s dynamic
lines, but also helps to reduce the vehicle’s
air resistance, and in turn reduces
fuel consumption.
15 inch ‘Wellington’ alloy wheels with low
rolling resistance tyres help to reduce the
BlueMotion’s fuel consumption.
The ‘BlueMotion’ badge at the rear
symbolises its environmental credentials.
For more information on BlueMotion
Technologies, please see the
Environment section."

Isto explica o porquê de teres os valores de um alternador tipicamente avariado, e como referi, na ecu de certeza em algum módulo consegues ver este fenômeno ser comandado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Oscilações voltagem alternador

Mensagem por MrHelit »

Então fica a conclusão que estas oscilações são normais neste modelo, fica aqui a dica para quem futuramente tiver a mesma dúvida.
Obrigado a todos pelas respostas.
Responder