Servo freio ou bomba de travões?

Responder
SoSimple
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 23 fev 2017, 16:24

Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por SoSimple »

Boas pessoal,

Estou com um problema no meu Golf IV TDI 74kW.

Acontece que a travagem já não é o que era desde há muito tempo. Já troquei bomba, óleo e calços. O carro trava, mas não como devia. Foi sangrado várias vezes, pelo que ar no sistema não é.

Ao fazer o teste do servo freio, notei uma condição estranha. Quando faço aquele teste (bombear com o motor desligado), o pedal nunca chega a ficar duro. Para comparação fiz o teste noutros carros e após 2/3 bombadas, o pedal fica duro na parte de cima do curso do pedal (motor desligado), mas no meu, após 1/2 bombadas, o pedal fica apenas ligeiramente mais duro, quase imperceptível, e continua a descer até ao ponto normal onde trava. E assim se mantém, por mais que carregue no pedal.

Alguém consegue perceber o que se passará?

Desde já grato.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por Mario_Marques »

A bomba que meteste foi nova? Pela tua descrição o que está a acontecer é que por algum motivo, que podem ser vários, as tuas pastilhas estão a retornar para trás ou então não tens pressão suficiente no sistema hidráulico seja por fuga ou por ter ar ou algo com demasiada flexibilidade.
Porque é que o pedal fica duro num carro ok desligado, porque encosta completamente as pastilhas nos discos e não tem mais por onde ceder, logo o pedal fica duro pois não é possível fechar mais a maxila, o que te está a acontecer é que algo está ou a fazer efeito de "mola" e depois não fica sangrado em condições oi abre demais a maxila, ou algo está sem pressão.
Apesar do carro ter sido sangrado várias vezes, se o tiverem feito várias vezes sem técnica perfeita pode estar aí o problema
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
SoSimple
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 23 fev 2017, 16:24

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por SoSimple »

Boa resposta, obrigado.
Sem dúvida que levantaste boas questões.
A bomba foi nova, mas não me lembro da marca. Sei que foi de marca normal.
Esta bomba já a meti há 2 anos, mas o carro nunca chegou a travar bem desde que a meti. Ou melhor, não melhorou praticamente nada. Na altura que troquei a bomba, troquei também pastilhas, óleo DOT4 e sangrei 2 ou 3 vezes.
A semana passada desmontei e lavei as pinças, lavei o reservatório, troquei óleo e partilhas (ATE cerâmicas), mas no final o resultado é o mesmo, trava praticamente igual, um pouco abaixo (pedal a meio como antes).
Dei 2 ou 3 sangradelas boas (tanto é que gastei quase 2L de óleo).

Estou a pensar trocar a bomba, e ao desmontar analisar o servo freio. Ver se não tem óleo dentro ou algo. Analisar também a válvula de retenção de vácuo.

Relativamente às bomba, há alguma que me aconselhes? Não importa o preço. Estive a ver ATE, Brembo, Bosch, TRW, Febi, Ferodo, etc.
Qual aconselhas? E já agora, alumínio ou ferro fundido?
SoSimple
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 23 fev 2017, 16:24

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por SoSimple »

Já agora, não poderá ser das mangueiras??
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3169
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por sflopes »

Se não está em causa preços que tal meter Oem?
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por Silver_Ajm »

SoSimple Escreveu: 16 dez 2021, 15:37 Já agora, não poderá ser das mangueiras??
Se fosse as mangueiras, ao tempo que já te queixas, o mais certo era já terem rebentado, de qualquer das formas, não custa dar uma vista de olhos pelos flexíveis junto à roda e ver o estado em que se encontram.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
SoSimple
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 23 fev 2017, 16:24

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por SoSimple »

sflopes Escreveu: 16 dez 2021, 15:39 Se não está em causa preços que tal meter Oem?
O problema é que de origem custa 243€ já com IVA, e de aftermarket marca boa, não chega a 100€.
SoSimple
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 23 fev 2017, 16:24

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por SoSimple »

Silver_Ajm Escreveu: 16 dez 2021, 16:08
SoSimple Escreveu: 16 dez 2021, 15:37 Já agora, não poderá ser das mangueiras??
Se fosse as mangueiras, ao tempo que já te queixas, o mais certo era já terem rebentado, de qualquer das formas, não custa dar uma vista de olhos pelos flexíveis junto à roda e ver o estado em que se encontram.
Nesse caso vou analisar, mas provavelmente terás razão.

E quanto às marca da bomba, consegues-me ajudar?
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3169
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por sflopes »

SoSimple Escreveu: 16 dez 2021, 17:13
sflopes Escreveu: 16 dez 2021, 15:39 Se não está em causa preços que tal meter Oem?
O problema é que de origem custa 243€ já com IVA, e de aftermarket marca boa, não chega a 100€.
Ok, não faço ideia de preços mas como referiu que não estava em causa os valores sugeri Oem, às vezes a diferença não é muita e justifica a opção.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por Silver_Ajm »

SoSimple Escreveu: 16 dez 2021, 17:16
Silver_Ajm Escreveu: 16 dez 2021, 16:08
SoSimple Escreveu: 16 dez 2021, 15:37 Já agora, não poderá ser das mangueiras??
Se fosse as mangueiras, ao tempo que já te queixas, o mais certo era já terem rebentado, de qualquer das formas, não custa dar uma vista de olhos pelos flexíveis junto à roda e ver o estado em que se encontram.
Nesse caso vou analisar, mas provavelmente terás razão.

E quanto às marca da bomba, consegues-me ajudar?
Vê qual a marca da tua e compra uma da mesma marca, deves ficar bem servido. 😏
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18471
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por Mario_Marques »

SoSimple Escreveu: 16 dez 2021, 15:16 Boa resposta, obrigado.
Sem dúvida que levantaste boas questões.
A bomba foi nova, mas não me lembro da marca. Sei que foi de marca normal.
Esta bomba já a meti há 2 anos, mas o carro nunca chegou a travar bem desde que a meti. Ou melhor, não melhorou praticamente nada. Na altura que troquei a bomba, troquei também pastilhas, óleo DOT4 e sangrei 2 ou 3 vezes.
A semana passada desmontei e lavei as pinças, lavei o reservatório, troquei óleo e partilhas (ATE cerâmicas), mas no final o resultado é o mesmo, trava praticamente igual, um pouco abaixo (pedal a meio como antes).
Dei 2 ou 3 sangradelas boas (tanto é que gastei quase 2L de óleo).

Estou a pensar trocar a bomba, e ao desmontar analisar o servo freio. Ver se não tem óleo dentro ou algo. Analisar também a válvula de retenção de vácuo.

Relativamente às bomba, há alguma que me aconselhes? Não importa o preço. Estive a ver ATE, Brembo, Bosch, TRW, Febi, Ferodo, etc.
Qual aconselhas? E já agora, alumínio ou ferro fundido?
Qual foi o motivo de teres trocado a bomba? a bomba pode ser testada antes de comprares outra, só tens de a bloquear e ver se retém pressão.
Se vires cá no forum há cá mais historias como a tua, algumas delas fui eu que resolvi aos donos, prai 90% dos casos foram mal sangrados, os outros 10% eram problemas de guias/efeito mola.
Uma coisa, ATE ceramic geralmente são uma bosta para acamar pois perece que são feitas de pó de talco de tão macias que são.....experimenta apertar fortemente(não estou a exagerar, tem de se apertar mesmo com elas a sério, já é problema que conheço bem de quem usa essas pastilhas) com a travagem para as forçar a ganharem a forma do disco, é que enquanto não ganharem a forma do disco fazem mola.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
SoSimple
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 23 fev 2017, 16:24

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por SoSimple »

Viva pessoal!

Entretanto já troquei a bomba. Meti uma ATE para não ficar com dúvidas. O carro trava melhor, agarra bem, mas nunca como antes.
Por um lado trava muito no fundo (só começa a travar depois do pedal descer pelo menos 4cm. E não agarra forte como antigamente.

Depois de ler alguns posts aqui no fórum, fui procurar por fugas no tubo de vácuo bomba de vácuo-servofreio e reparei que o bocal metálico na bomba onde encaixa o tubo tem alguma folga. Aquilo tem reparação ou teria que substituir a bomba?

Desde já grato.

Foto do bocal:
IMG_20220112_183729 (2).png
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por Silver_Ajm »

SoSimple Escreveu: 12 jan 2022, 23:47 Viva pessoal!

Entretanto já troquei a bomba. Meti uma ATE para não ficar com dúvidas. O carro trava melhor, agarra bem, mas nunca como antes.
Por um lado trava muito no fundo (só começa a travar depois do pedal descer pelo menos 4cm. E não agarra forte como antigamente.

Depois de ler alguns posts aqui no fórum, fui procurar por fugas no tubo de vácuo bomba de vácuo-servofreio e reparei que o bocal metálico na bomba onde encaixa o tubo tem alguma folga. Aquilo tem reparação ou teria que substituir a bomba?

Desde já grato.

Foto do bocal:
IMG_20220112_183729 (2).png
Mete uma bomba nova bosch, as bosch não sofrem desse problema e segundo consta por serem todas fabricadas na mesma liga não costumam também ter fugas de gasóleo com tanta facilidade. O meu golf 4 tinha uma bomba dessas luk, das primeiras, ainda de tampa dourada, tinha uma brutal folga aí e não travava mal. Quando tens falta de vácuo no sistema, normalmente o pedal fica duro. Há quem repare o bocal dessas bombas com epoxi, mas não faço ideia quanto tempo dura. Hoje vou trocar precisamente uma bomba igual a essa no meu leon 1p, mas por outro motivo, anda com uma passagem interna de óleo para o gasóleo, o filtro do óleo anda a aparecer contaminado com óleo.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
SoSimple
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 23 fev 2017, 16:24

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por SoSimple »

O meu pedal não está duro. Até esta macio. O problema é que trava muito em baixo.
Estranhei essa folga, julgo que perderá vácuo por aí. Que achas?

Pelo que sei há uns kits de reparação (todos os vedantes, juntas/o-rings) para reparar essas fugas de óleo.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9836
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Servo freio ou bomba de travões?

Mensagem por Silver_Ajm »

SoSimple Escreveu: 13 jan 2022, 10:12 O meu pedal não está duro. Até esta macio. O problema é que trava muito em baixo.
Estranhei essa folga, julgo que perderá vácuo por aí. Que achas?

Pelo que sei há uns kits de reparação (todos os vedantes, juntas/o-rings) para reparar essas fugas de óleo.
Podes experimentar ligar uma seringa a um dos tubos de vácuo dessa linha e verificar se tens fuga por aí, se tivesses um manómetro ainda conseguias perceber com maior precisão.
Sim há, provavelmente depois com calma até irei reparar a bomba, pois não tem nenhuma fuga externa, mas como não gosto de perder muito tempo em oficinas, vai já levar uma bomba nova.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder