Boas pessoal,
Estou com um problema no meu Golf IV TDI 74kW.
Acontece que a travagem já não é o que era desde há muito tempo. Já troquei bomba, óleo e calços. O carro trava, mas não como devia. Foi sangrado várias vezes, pelo que ar no sistema não é.
Ao fazer o teste do servo freio, notei uma condição estranha. Quando faço aquele teste (bombear com o motor desligado), o pedal nunca chega a ficar duro. Para comparação fiz o teste noutros carros e após 2/3 bombadas, o pedal fica duro na parte de cima do curso do pedal (motor desligado), mas no meu, após 1/2 bombadas, o pedal fica apenas ligeiramente mais duro, quase imperceptível, e continua a descer até ao ponto normal onde trava. E assim se mantém, por mais que carregue no pedal.
Alguém consegue perceber o que se passará?
Desde já grato.
Servo freio ou bomba de travões?
- Mario_Marques
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
A bomba que meteste foi nova? Pela tua descrição o que está a acontecer é que por algum motivo, que podem ser vários, as tuas pastilhas estão a retornar para trás ou então não tens pressão suficiente no sistema hidráulico seja por fuga ou por ter ar ou algo com demasiada flexibilidade.
Porque é que o pedal fica duro num carro ok desligado, porque encosta completamente as pastilhas nos discos e não tem mais por onde ceder, logo o pedal fica duro pois não é possível fechar mais a maxila, o que te está a acontecer é que algo está ou a fazer efeito de "mola" e depois não fica sangrado em condições oi abre demais a maxila, ou algo está sem pressão.
Apesar do carro ter sido sangrado várias vezes, se o tiverem feito várias vezes sem técnica perfeita pode estar aí o problema
Porque é que o pedal fica duro num carro ok desligado, porque encosta completamente as pastilhas nos discos e não tem mais por onde ceder, logo o pedal fica duro pois não é possível fechar mais a maxila, o que te está a acontecer é que algo está ou a fazer efeito de "mola" e depois não fica sangrado em condições oi abre demais a maxila, ou algo está sem pressão.
Apesar do carro ter sido sangrado várias vezes, se o tiverem feito várias vezes sem técnica perfeita pode estar aí o problema
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Boa resposta, obrigado.
Sem dúvida que levantaste boas questões.
A bomba foi nova, mas não me lembro da marca. Sei que foi de marca normal.
Esta bomba já a meti há 2 anos, mas o carro nunca chegou a travar bem desde que a meti. Ou melhor, não melhorou praticamente nada. Na altura que troquei a bomba, troquei também pastilhas, óleo DOT4 e sangrei 2 ou 3 vezes.
A semana passada desmontei e lavei as pinças, lavei o reservatório, troquei óleo e partilhas (ATE cerâmicas), mas no final o resultado é o mesmo, trava praticamente igual, um pouco abaixo (pedal a meio como antes).
Dei 2 ou 3 sangradelas boas (tanto é que gastei quase 2L de óleo).
Estou a pensar trocar a bomba, e ao desmontar analisar o servo freio. Ver se não tem óleo dentro ou algo. Analisar também a válvula de retenção de vácuo.
Relativamente às bomba, há alguma que me aconselhes? Não importa o preço. Estive a ver ATE, Brembo, Bosch, TRW, Febi, Ferodo, etc.
Qual aconselhas? E já agora, alumínio ou ferro fundido?
Sem dúvida que levantaste boas questões.
A bomba foi nova, mas não me lembro da marca. Sei que foi de marca normal.
Esta bomba já a meti há 2 anos, mas o carro nunca chegou a travar bem desde que a meti. Ou melhor, não melhorou praticamente nada. Na altura que troquei a bomba, troquei também pastilhas, óleo DOT4 e sangrei 2 ou 3 vezes.
A semana passada desmontei e lavei as pinças, lavei o reservatório, troquei óleo e partilhas (ATE cerâmicas), mas no final o resultado é o mesmo, trava praticamente igual, um pouco abaixo (pedal a meio como antes).
Dei 2 ou 3 sangradelas boas (tanto é que gastei quase 2L de óleo).
Estou a pensar trocar a bomba, e ao desmontar analisar o servo freio. Ver se não tem óleo dentro ou algo. Analisar também a válvula de retenção de vácuo.
Relativamente às bomba, há alguma que me aconselhes? Não importa o preço. Estive a ver ATE, Brembo, Bosch, TRW, Febi, Ferodo, etc.
Qual aconselhas? E já agora, alumínio ou ferro fundido?
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Já agora, não poderá ser das mangueiras??
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Se não está em causa preços que tal meter Oem?
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Se fosse as mangueiras, ao tempo que já te queixas, o mais certo era já terem rebentado, de qualquer das formas, não custa dar uma vista de olhos pelos flexíveis junto à roda e ver o estado em que se encontram.
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Nesse caso vou analisar, mas provavelmente terás razão.Silver_Ajm Escreveu: ↑16 dez 2021, 16:08Se fosse as mangueiras, ao tempo que já te queixas, o mais certo era já terem rebentado, de qualquer das formas, não custa dar uma vista de olhos pelos flexíveis junto à roda e ver o estado em que se encontram.
E quanto às marca da bomba, consegues-me ajudar?
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Ok, não faço ideia de preços mas como referiu que não estava em causa os valores sugeri Oem, às vezes a diferença não é muita e justifica a opção.
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Vê qual a marca da tua e compra uma da mesma marca, deves ficar bem servido.SoSimple Escreveu: ↑16 dez 2021, 17:16Nesse caso vou analisar, mas provavelmente terás razão.Silver_Ajm Escreveu: ↑16 dez 2021, 16:08Se fosse as mangueiras, ao tempo que já te queixas, o mais certo era já terem rebentado, de qualquer das formas, não custa dar uma vista de olhos pelos flexíveis junto à roda e ver o estado em que se encontram.
E quanto às marca da bomba, consegues-me ajudar?
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Qual foi o motivo de teres trocado a bomba? a bomba pode ser testada antes de comprares outra, só tens de a bloquear e ver se retém pressão.SoSimple Escreveu: ↑16 dez 2021, 15:16 Boa resposta, obrigado.
Sem dúvida que levantaste boas questões.
A bomba foi nova, mas não me lembro da marca. Sei que foi de marca normal.
Esta bomba já a meti há 2 anos, mas o carro nunca chegou a travar bem desde que a meti. Ou melhor, não melhorou praticamente nada. Na altura que troquei a bomba, troquei também pastilhas, óleo DOT4 e sangrei 2 ou 3 vezes.
A semana passada desmontei e lavei as pinças, lavei o reservatório, troquei óleo e partilhas (ATE cerâmicas), mas no final o resultado é o mesmo, trava praticamente igual, um pouco abaixo (pedal a meio como antes).
Dei 2 ou 3 sangradelas boas (tanto é que gastei quase 2L de óleo).
Estou a pensar trocar a bomba, e ao desmontar analisar o servo freio. Ver se não tem óleo dentro ou algo. Analisar também a válvula de retenção de vácuo.
Relativamente às bomba, há alguma que me aconselhes? Não importa o preço. Estive a ver ATE, Brembo, Bosch, TRW, Febi, Ferodo, etc.
Qual aconselhas? E já agora, alumínio ou ferro fundido?
Se vires cá no forum há cá mais historias como a tua, algumas delas fui eu que resolvi aos donos, prai 90% dos casos foram mal sangrados, os outros 10% eram problemas de guias/efeito mola.
Uma coisa, ATE ceramic geralmente são uma bosta para acamar pois perece que são feitas de pó de talco de tão macias que são.....experimenta apertar fortemente(não estou a exagerar, tem de se apertar mesmo com elas a sério, já é problema que conheço bem de quem usa essas pastilhas) com a travagem para as forçar a ganharem a forma do disco, é que enquanto não ganharem a forma do disco fazem mola.
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Viva pessoal!
Entretanto já troquei a bomba. Meti uma ATE para não ficar com dúvidas. O carro trava melhor, agarra bem, mas nunca como antes.
Por um lado trava muito no fundo (só começa a travar depois do pedal descer pelo menos 4cm. E não agarra forte como antigamente.
Depois de ler alguns posts aqui no fórum, fui procurar por fugas no tubo de vácuo bomba de vácuo-servofreio e reparei que o bocal metálico na bomba onde encaixa o tubo tem alguma folga. Aquilo tem reparação ou teria que substituir a bomba?
Desde já grato.
Foto do bocal:
Entretanto já troquei a bomba. Meti uma ATE para não ficar com dúvidas. O carro trava melhor, agarra bem, mas nunca como antes.
Por um lado trava muito no fundo (só começa a travar depois do pedal descer pelo menos 4cm. E não agarra forte como antigamente.
Depois de ler alguns posts aqui no fórum, fui procurar por fugas no tubo de vácuo bomba de vácuo-servofreio e reparei que o bocal metálico na bomba onde encaixa o tubo tem alguma folga. Aquilo tem reparação ou teria que substituir a bomba?
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Mete uma bomba nova bosch, as bosch não sofrem desse problema e segundo consta por serem todas fabricadas na mesma liga não costumam também ter fugas de gasóleo com tanta facilidade. O meu golf 4 tinha uma bomba dessas luk, das primeiras, ainda de tampa dourada, tinha uma brutal folga aí e não travava mal. Quando tens falta de vácuo no sistema, normalmente o pedal fica duro. Há quem repare o bocal dessas bombas com epoxi, mas não faço ideia quanto tempo dura. Hoje vou trocar precisamente uma bomba igual a essa no meu leon 1p, mas por outro motivo, anda com uma passagem interna de óleo para o gasóleo, o filtro do óleo anda a aparecer contaminado com óleo.SoSimple Escreveu: ↑12 jan 2022, 23:47 Viva pessoal!
Entretanto já troquei a bomba. Meti uma ATE para não ficar com dúvidas. O carro trava melhor, agarra bem, mas nunca como antes.
Por um lado trava muito no fundo (só começa a travar depois do pedal descer pelo menos 4cm. E não agarra forte como antigamente.
Depois de ler alguns posts aqui no fórum, fui procurar por fugas no tubo de vácuo bomba de vácuo-servofreio e reparei que o bocal metálico na bomba onde encaixa o tubo tem alguma folga. Aquilo tem reparação ou teria que substituir a bomba?
Desde já grato.
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
O meu pedal não está duro. Até esta macio. O problema é que trava muito em baixo.
Estranhei essa folga, julgo que perderá vácuo por aí. Que achas?
Pelo que sei há uns kits de reparação (todos os vedantes, juntas/o-rings) para reparar essas fugas de óleo.
Estranhei essa folga, julgo que perderá vácuo por aí. Que achas?
Pelo que sei há uns kits de reparação (todos os vedantes, juntas/o-rings) para reparar essas fugas de óleo.
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Re: Servo freio ou bomba de travões?
Podes experimentar ligar uma seringa a um dos tubos de vácuo dessa linha e verificar se tens fuga por aí, se tivesses um manómetro ainda conseguias perceber com maior precisão.
Sim há, provavelmente depois com calma até irei reparar a bomba, pois não tem nenhuma fuga externa, mas como não gosto de perder muito tempo em oficinas, vai já levar uma bomba nova.