Duvida: consumo de oleo apos troca de segmentos/Piston rings

Responder
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Duvida: consumo de oleo apos troca de segmentos/Piston rings

Mensagem por Jackyl »

Boas.
uma duvida.
é normal o motor consumir oleo apos troca de segmentos/"piston rings"?
Motor: 1.4 tdi AMF
fiz a reparação à poucos kms (nem 3000 kms).

Tenho estado a controlar, e ele entre o maximo e o minimo da vareta faz À volta dos 1300/1400 kms.

Oleo Liqui Moly 5w40 - 505.01

Pelo que vi que foi feito:
Junta nova
cilindros despolidos
rodagem de valvulas
segmentos novos


O carro pega bem, não faz fumo, nem ao arranque, nem ao puxar.
Anda normalmente.
devo deixar passar mais alguns kms para ver se o consumo baixa?

Já agora, o nivel do oleo nestes motores deve-se ver a frio, ou a quente?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duvida: consumo de oleo apos troca de segmentos/Piston rings

Mensagem por Mario_Marques »

Jackyl, já tinha respondido aqui:

viewtopic.php?p=1859633#p1859633

Pessoalmente não sei como viram que estava tudo direito, eu pessoalmente para ver se está tudo direito num cilindro tenho de desmontar o motor e medir o cilindro em vários pontos para ter a certeza que está direito, o mesmo para pistão e segmentos, e num caso como o teu dificilmente o cilindro não ficou ovalizado ou com um tipo qualquer de deformação, pois o segmento ao partir deixa de fletir bem e estar redondo, e o desgaste não foi todo igual no cilindro e provoca também por isso um desgaste acelerado, agora a questão é se teve tempo suficiente para fazer muitos ou poucos danos, , agora não é a primeira vez que vejo um bloco completamente fora de medidas reparado sem qualquer cuidado de quem montou e a funcionar bem, sem coisas estranhas, agora eu, e isto é a minha opinião pessoal, eu nunca faria um serviço sem medir tudo e fazer tudo que é necessário conforme o recomendado pelo fabricante do motor, se a pessoa não quisesse assim teria de ir a outro lado.

Quando um motor é todo medido a corrigido(maquinado para ficar tudo nas medidas corretas, com alta precisão de um motor moderno), geralmente é fazer uns km's para os segmentos acamarem e siga, geralmente não há nenhum consumo anormal de oleo nem nenhuma coisa esquisita, é como quando se compra o carro novo.

Agora soluções, anda uns tempos e mede a compressão, se estiver ok, pelo menos sabes que o consumo de óleo não é do motor, pode ser por ex o turbo.
Método correto para ver o nível de óleo, estacionar em sitio plano, com motor á temperatura de funcionamento, desligar, esperar uns 5 minutos e ver o nível, não deve estar acima do Max, nem abaixo do mínimo.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Duvida: consumo de oleo apos troca de segmentos/Piston rings

Mensagem por Jackyl »

Obrigado.
O nível do óleo está a chegar ao mínimo do C.
O turbo é novo. (Do chinês, mas novo).
Tenho que ir lá à oficina para eles medirem a compressão.
Obrigado
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Duvida: consumo de oleo apos troca de segmentos/Piston rings

Mensagem por Jackyl »

Atestei agora. 0.4 l de óleo.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Duvida: consumo de oleo apos troca de segmentos/Piston rings

Mensagem por gongasfrs »

Vê se não está a perder óleo. Quando comprei o meu polo o tibo de óleo do turbo estava mal apertado e perdia muito óleo por lá
Responder