Vibração / ressonância golf 4

Responder
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por scott_ »

Boas malta
Infelizmente estou com um problema que tenho andado a tentar resolver e já ando um pouco desmotivado de já não saber o que descartar. Trata se de um golf 4, pd 100 onde meti caixa de 6 em que começou a fazer uma vibração/ressonância deste que foi aplicada a caixa de 6
Foi trocado na altura o kit de embraiagem (novo) sash, transmissões novas, apoios de motor, rolamentos, tubos de direcção, até ja troquei por outra caixa mas manteve-se o sintoma. Notei uma vez um comportamento estranho em que ia a ultrapassar um carro e senti algo parecido com um tubo a despipar e ai o carro ficou pior, não tendo nada a ver com tubos de ic etc.. O carro às 2100rpm e 4100rpm mesmo parado notasse essa vibração no apoio de pé (ou chão do carro) em andamento toa dentro do carro . Normalmente em 6a às 2100rpm torna-se incomodativo andar. Alguém já lhe aconteceu algo do género?

Desde já agradeço a vossa atenção
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por Silver_Ajm »

scott_ Escreveu: 09 nov 2021, 03:22 Boas malta
Infelizmente estou com um problema que tenho andado a tentar resolver e já ando um pouco desmotivado de já não saber o que descartar. Trata se de um golf 4, pd 100 onde meti caixa de 6 em que começou a fazer uma vibração/ressonância deste que foi aplicada a caixa de 6
Foi trocado na altura o kit de embraiagem (novo) sash, transmissões novas, apoios de motor, rolamentos, tubos de direcção, até ja troquei por outra caixa mas manteve-se o sintoma. Notei uma vez um comportamento estranho em que ia a ultrapassar um carro e senti algo parecido com um tubo a despipar e ai o carro ficou pior, não tendo nada a ver com tubos de ic etc.. O carro às 2100rpm e 4100rpm mesmo parado notasse essa vibração no apoio de pé (ou chão do carro) em andamento toa dentro do carro . Normalmente em 6a às 2100rpm torna-se incomodativo andar. Alguém já lhe aconteceu algo do género?

Desde já agradeço a vossa atenção
Será que não tens nenhum problema na(s) transnissões?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por Mario_Marques »

Se ele te faz também parado pode-se logo descartar a caixa e transmissões.
Coisas que podem ocasionar isso, incorreto alinhamento dos apoios do motor e caixa, mau estado dos mesmos, volante do motor ko ou com torque incorreto dos parafusos, problemas na polia de acessórios (descalibrada, muito cuidado com isso), incorreto aperto da caixa ao motor (torce o conjunto),motor com algum problema de balanço, por ex injetores com diferenças grandes entre eles, nos injetores podemos incluir a árvore de cames que é quem os comanda, diferença de compressão grande entre cilindros.

Ha uma maneira "simples" de ver se o motor tem problemas que causam vibração, no vag scope fazer uma leitura do sensor da cambota e árvore de cames, as 8(4 de cada nos 720graus) curvas que vai fazer devem ser sempre iguais em amplitude e duração.
Se a tua caixa de 6 é uma drw, essa caixa é super longa e massacra muito o motor, acabando por revelar qualquer coisa que não esteja muito boa, se juntares umas jantes grandes e pesadas agrava ainda mais isso, nota-se tudo e mais alguma coisa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 09 nov 2021, 12:47 Se ele te faz também parado pode-se logo descartar a caixa e transmissões.
O que faz ler à pressa :? nem reparei que o carro também fazia a ressonância / vibração parado...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por Mario_Marques »

Só há uma coisa da caixa que não se pode descartar, se houver um desalinhamento, ou seja, se quando se aperta, a caixa, centro da cambota e veio primario não ficam alinhados devidamente, isso iria causar esforço lateral e quase de certeza vibração, já vi acontecer, quando o pessoal se esquece de meter a chapa correta ou aperta mal a caixa ao motor, ou pior, quando a coloche tem mesmo problema ou a face do bloco.
Mas qualquer una destas coisas é improvável, não impossível mas improvável, o mais comum é logo o pessoal não saber fazer o alinhamento correto dos apoios, e neste carro, levou uma caixa, se depois disso não foi feito o ajuste é muito possível que parte do problema comece logo aí.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por scott_ »

Vou fazer esse descarte Mário, já tive essa caixa, agora tenho uma Erf. O carro foi reprogramado com caixa de 5 na altura, agora é que montei a de 6. Vou testar isso e dar o feedback
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por golf31996 »

Bom dia e uma situação difícil de lhe responder. O carro está alterado e portanto ou se desloca a quem o preparou/alterou e verifica isso ou vai ter muitas dificuldades. Aqui no forum o moderador Mário Marques poderá tentar ajudar mas a distância vai ser muito difícil. Marcar com ele pode pode e ser tarde de mais...
Depois coloque o desfecho do problema
EL_Bot
Rookie
Rookie
Mensagens: 133
Registado: 02 nov 2013, 20:18
Veículos: MK2 TDI / MK4 Variant PD 130
Localização: Lourinhã

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por EL_Bot »

Grande Scott, se precisares de alguem para dar uma vista de olhos já sabes... um dia que passes em Torres apita e posso tentar ajudar.
PS: A minha agora por vezes manda um estalo quando quando faço marcha atrás, anda a precisar de umas transmissões... podemos juntar as 2 e meter no ecoponto :lol:
Mk2 GTD - 1.9 TD White - viewtopic.php?f=18&t=93953
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por scott_ »

EL_Bot Escreveu: 22 nov 2021, 15:39 Grande Scott, se precisares de alguem para dar uma vista de olhos já sabes... um dia que passes em Torres apita e posso tentar ajudar.
PS: A minha agora por vezes manda um estalo quando quando faço marcha atrás, anda a precisar de umas transmissões... podemos juntar as 2 e meter no ecoponto :lol:
Vi agora, um dia dou-te um toque.. tenho andado com a carrinha todos os dias, tem sido complicado ter tempo para isto. :cry:
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por Martins SDI »

Algum apoio de motor foi mudado ou adaptado? Apoios de motor da concorrência costumam causar vibrações.
scott_
Pro
Pro
Mensagens: 3676
Registado: 17 ago 2010, 14:34
Veículos: Golf 4 , 4 variant e Leon 1m

Re: Vibração / ressonância golf 4

Mensagem por scott_ »

Martins SDI Escreveu: 18 dez 2021, 02:56 Algum apoio de motor foi mudado ou adaptado? Apoios de motor da concorrência costumam causar vibrações.
Troquei os apoios por novos da marca felbi, e para descarte voltei a comprar originais e ficou na mesma
Responder