Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Lfmm »

Já à algum tempo que tenciono alterar o intercooler do Bora que vai na cava da roda pois o meu motor era um 115cv, tendo já experimentado um mais largo chinoca e tal como o Mário alertou iria notar temperaturas piores que com o original e assim aconteceu.

Ja neste topico andava com a ideia.
viewtopic.php?t=117448

Tenho em vista fabricar um intercooler por medida tipo o especifico da Forge para o Golf 4 PD 130cv na Sobrais radiadores de Cantanhede com as mesmas medidas do forge.

Para efeito pretendemos alterar um intercooler universal que anexo fotos e transforma-lo igual ao da forge que também anexo com as 2 bocas para o mesmo lado.

Este Core não tem aparência de ser chinoca e é de favo de camião segundo me dizem e aparenta ser de qualidade. Fabricado na Polónia segundo dizem

O valor final vai ficar em 400€.

Se for possível o mestre Mário se pronunciar agradecia ou alguém que tenha feito este tipo de intervenção.


https://meocloud.pt/link/0e2c3c94-64c7- ... tercooler/
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Mario_Marques »

Mestre, não, ainda não fiz mestrado nenhum, só licenciatura :D

O problema do IC chino e qualquer IC barato está numa coisa fundamental, a qualidade do Core, a condutividade térmica da própria liga de metal de que é feito e a área de contacto com o ar, normalmente nos IC baratos esse é sempre o problema, se tiveres um IC gigante disfarça esse defeito, mas acarreta outros problemas, pois reduz a velocidade do ar, e por maior que seja nada lhe tapa a falta de eficiência térmica e aerodinâmica.

Fazeres um IC por medida é uma óptima ideia, mas tens de usar por base um Core de qualidade (usar um do tipo original ou um realmente de alta performance) e depois quem o construir tem de ter algumas noções da termodinâmica e aerodinâmica do intercooler num carro, só assim fazem o melhor design, mas é uma óptima ideia!

Testei á uns meses um IC, um 130 super bem tratado(dos últimos 130 produzidos e com menos de 200mil kms!!!!)de um colega cá do fórum, ic universal de entrada e saída do mesmo lado, frontal, e como estava montado, apesar de ter algumas coisas muito bem feitas a nível da montagem (foi talvez uma das melhores e mais limpas montagens que vi até hoje, quase não cortaram ou estragaram nada), vendo as temperaturas era semelhante ao original(nas condições que testei fazia apenas menos 8graus comparativamente a um carro com IC original e o turbo até nem mais puxado, que não justifica)com a agravante que tinha um lag bem notório que mesmo com um pequeno 17vb fazia o carro fumar.

O IC em causa era este, que é dos maiores que há do gênero:
http://www.santerchips.pt/index.php?rou ... duct_id=81


Portanto, compra um Core em condições e o resto terás de confiar que quem o vai construir sabe fazer uma construção em condições.

Uma coisa, este carro que falei, quem não tiver consciência nota logo que está diferente, mas neste caso esta diferente para pior, se não tiveres um termo de comparação bom, nunca vais saber se melhorou ou piorou, só vais saber que ficou diferente.
Outra coisa, as vezes é preferível optar por outro turbo do que propriamente trocar o IC, nenhum IC vai corrigir ou curar os problemas criados por um turbo que está a rolar no perto, no limite ou para lá do limite de eficiência dele.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por SuperGolf »

No meu caso, usei um core de um PD150 e mandei cortar a metade, e adaptar as bocas.
Para mim funcionou na perfeição.

Tive dois a minha frente, um deles muito leve, e o outro mais pesado. Optei por este ultimo pois sendo mais pesado a meu ver era a melhor opção para dissipar o calor.

Cumps,
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Mario_Marques »

Super, essa ideia do peso é uma péssima ideia/conselho que se pode dar, pois se isso for aplicado no geral, sem nenhuma noção, o mais certo é escolherem o pior Core possível, na altura expliquei o porquê do teu caso, um ser mais pesado, não tinha a ver com o peso do material em si(massa/densidade), mas com a área total.
O teu IC não estava bem cortado em metade, tinha bem mais de metade e excepto as caixas estarem mal desenhadas, e os tubos mal dimensionados é um bom IC, muito melhor que qualquer universal!
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por SuperGolf »

Nisso estámos de acordo!
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Lfmm »

Qual a opinião acerca do Core das fotos que anexei?

Aparentemente não tem parecenças com o core chines e parece ter certa qualidade.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Mario_Marques »

Lfmm Escreveu: 20 out 2021, 17:21 Qual a opinião acerca do Core das fotos que anexei?

Aparentemente não tem parecenças com o core chines e parece ter certa qualidade.
Não dá para avaliar pelas fotos que meteste e também não dá para perceber o tipo do alumínio nas fotos, a única coisa que dá para perceber é que o Core aparentemente não é como o dos chinos, parece ser parecido com os OEM, o que é bom sinal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por SuperGolf »

Não é o do Cupra?
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 20 out 2021, 18:28
Lfmm Escreveu: 20 out 2021, 17:21 Qual a opinião acerca do Core das fotos que anexei?

Aparentemente não tem parecenças com o core chines e parece ter certa qualidade.
Não dá para avaliar pelas fotos que meteste e também não dá para perceber o tipo do alumínio nas fotos, a única coisa que dá para perceber é que o Core aparentemente não é como o dos chinos, parece ser parecido com os OEM, o que é bom sinal.
Se carregares no donwload da foto e depois escolheres só abrir dá para fazer zoom e vê-se perfeitamente o core.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, eu fiz isso, mas como disse, não dá para ter noção dessas coisas numa foto, quando já é um material que conheço bem, que já tive em mão ou que tem sinais muito óbvios de algo, da para avaliar, neste caso, não conheço esse intercooler/material, nunca estive com nenhum na mão, acho eu, tem aparentemente aspecto de ser um Core semelhante ao original, o que é bom sinal, mas não dá para ter noção de muito mais.

Porque não usas como base um Core de um carro de produção já conhecido e que se sabe seguramente que é bom? Era menos uma preocupação, depois so era necessário ter atenção ao desenho.
Eu pessoalmente não colocaria um IC com entrada e saída do mesmo lado, excepto se as caixas em vez de serem laterais fossem uma em cima e uma em baixo, um IC "twin pass" perde geralmente velocidade de ar significativa, em especial se as caixas não forem mesmo muito bem desenhadas, não é o fim do mundo por causa disso, mas é uma perda, no caso do exemplo que coloquei em cima pude comprovar que a perda foi bastante pois aquelas caixas estão muito mal desenhadas e o próprio Core tem pouca capacidade de deixar o ar fluir bem, ao ponto do carro fazer fumo com um pequeno 17vb.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 21 out 2021, 10:34 Sim, eu fiz isso, mas como disse, não dá para ter noção dessas coisas numa foto, quando já é um material que conheço bem, que já tive em mão ou que tem sinais muito óbvios de algo, da para avaliar, neste caso, não conheço esse intercooler/material, nunca estive com nenhum na mão, acho eu, tem aparentemente aspecto de ser um Core semelhante ao original, o que é bom sinal, mas não dá para ter noção de muito mais.

Porque não usas como base um Core de um carro de produção já conhecido e que se sabe seguramente que é bom? Era menos uma preocupação, depois so era necessário ter atenção ao desenho.
Eu pessoalmente não colocaria um IC com entrada e saída do mesmo lado, excepto se as caixas em vez de serem laterais fossem uma em cima e uma em baixo, um IC "twin pass" perde geralmente velocidade de ar significativa, em especial se as caixas não forem mesmo muito bem desenhadas, não é o fim do mundo por causa disso, mas é uma perda, no caso do exemplo que coloquei em cima pude comprovar que a perda foi bastante pois aquelas caixas estão muito mal desenhadas e o próprio Core tem pouca capacidade de deixar o ar fluir bem, ao ponto do carro fazer fumo com um pequeno 17vb.
A minha ideia era fazem uma replica do da FORGE que aparece nas fotos que anexei. Hoje estive numa casa em Faro e mostraram-me um core do mesmo tipo que anexei e as palhetas não dobravam nem se entortavam com o passar da mão e da unha, com malha reforçada e larga para passar bem o ar, era reforçado e também tinha boa aparência.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Lfmm »

SuperGolf Escreveu: 20 out 2021, 13:33 No meu caso, usei um core de um PD150 e mandei cortar a metade, e adaptar as bocas.
Para mim funcionou na perfeição.

Tive dois a minha frente, um deles muito leve, e o outro mais pesado. Optei por este ultimo pois sendo mais pesado a meu ver era a melhor opção para dissipar o calor.

Cumps,
Tens fotos de como ficou o teu SuperGolf?

Como deixas-te as bocas, uma para cada lado?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Lfmm »

O core é muito parecido a este nos favos.

https://www.turbozentrum.de/Intercooler ... T-products

Coloquei foto com o favo pelo interior do intercooler e parece ter boa qualidade.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por SuperGolf »

Lfmm Escreveu: 21 out 2021, 10:56
SuperGolf Escreveu: 20 out 2021, 13:33 No meu caso, usei um core de um PD150 e mandei cortar a metade, e adaptar as bocas.
Para mim funcionou na perfeição.

Tive dois a minha frente, um deles muito leve, e o outro mais pesado. Optei por este ultimo pois sendo mais pesado a meu ver era a melhor opção para dissipar o calor.

Cumps,
Tens fotos de como ficou o teu SuperGolf?

Como deixas-te as bocas, uma para cada lado?
Sim ficaram com a boca para cada lado. Já não o tenho, mas devo ter fotos algures. Basicamente foram feitas duas caixas de cada lado, com um bocal em cada. Eu seguia o conselho do Mário e arranjava um core original e adaptava...
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Intercooler feito por medida para TDI 150cv

Mensagem por Lfmm »

SuperGolf Escreveu: 22 out 2021, 17:52
Lfmm Escreveu: 21 out 2021, 10:56
SuperGolf Escreveu: 20 out 2021, 13:33 No meu caso, usei um core de um PD150 e mandei cortar a metade, e adaptar as bocas.
Para mim funcionou na perfeição.

Tive dois a minha frente, um deles muito leve, e o outro mais pesado. Optei por este ultimo pois sendo mais pesado a meu ver era a melhor opção para dissipar o calor.

Cumps,
Tens fotos de como ficou o teu SuperGolf?

Como deixas-te as bocas, uma para cada lado?
Sim ficaram com a boca para cada lado. Já não o tenho, mas devo ter fotos algures. Basicamente foram feitas duas caixas de cada lado, com um bocal em cada. Eu seguia o conselho do Mário e arranjava um core original e adaptava...
Então que intercooler tens agora no carro?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Responder