Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Responder
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Boa tarde caros colegas.

Vou tentar ser o mais breve e explícito possivel.

Tenho um golf VII de 2014 com 149000 km. Em abril deste ano, acendeu a luz de falta de água no carro. Parei, reabasteci, dirigi-me ao mecânico.

Problema encontrado: Bomba de água estava "colada". Solução proposta: Bomba de água nova, correia de distribuição, correia multi-funções, anti-congelante. 350euros.

Durou 1 mês, com as variações normais, depois voltou a cair a pique. 1 semana a fazer viagens de 50km por dia gasta a água toda.
Segundo problema: Fuga pela ficha do depósito da água(estava com corrosão). Novo depósito, nova ficha. Continua a perder água.
Mecânico suspeita de radiadores, mas depois de testar o circuito com um manómetro diz que a fuga é muito pequena e dificil de identificar.

Sugestão para o próximo suspeito( segundo o mecânico, o "radiador EGR?"). Como saber se é de lá? Fez um bypass como podem ver na foto, para ver se a água pára de descer. Se parar, o problema é esse e ele diz que uma peça nova fica por volta dos 500e.
Tudo bem, desde que fique resolvido. Problema(mais um): Quer que eu ande uma semana com o carro para ver se realmente a água desce. No entanto, ontem quando fui à auto estrada com ele, o carro não passa dos 120km/h. Até essa velocidade tudo bem, depois disso parece que o carro entra em safe-mode e não deixa andar mais. Nova ida ao mecânico, ele mete a máquina e não acusa erro nenhum, e diz que provavelmente é do bypass, mas para andar assim porque precisa de ver se a água se mantêm.

Imagem

Não me sinto á vontade andar assim. Impossivel que aquele bypass não esteja a prejudicar o carro de alguma forma. Não sei mais o que fazer.

Ando assim durante uma semana em viagens de 100kmh? Não há maneira nenhuma de testar a fuga? Tem de ser mesmo peça nova caso realmente seja este problema?

Obrigado e abraço para todos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Mario_Marques »

A maneira correta de testar isso e outros componentes é através de um teste de estanquicidade, basicamente é colocar o circuito dos componentes sobre alguma pressão e verificar se a mesma se mantém ou se existe uma fuga, o teste pode ser submerso, pode ser com máquina de fumo, ou apenas verificando pressão, sendo que o submerso com pressão é o mais eficaz.
Na foto tens o permutador ar/água desativado, não é muito bom mas se não andares assim muito tempo e com abusos não irá causar nenhum problema, mas obviamente não se deve fazer isso, ele fez isso para te poupar do transtorno e despesa de desmontar tudo e testar tudo, penso eu.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Mario_Marques Escreveu: 06 out 2021, 20:59 A maneira correta de testar isso e outros componentes é através de um teste de estanquicidade, basicamente é colocar o circuito dos componentes sobre alguma pressão e verificar se a mesma se mantém ou se existe uma fuga, o teste pode ser submerso, pode ser com máquina de fumo, ou apenas verificando pressão, sendo que o submerso com pressão é o mais eficaz.
Na foto tens o permutador ar/água desativado, não é muito bom mas se não andares assim muito tempo e com abusos não irá causar nenhum problema, mas obviamente não se deve fazer isso, ele fez isso para te poupar do transtorno e despesa de desmontar tudo e testar tudo, penso eu.
Ele realmente testou com a máquina de pressão, mas perdeu muita pouca pressão e ele disse que era uma fuga pequena que não dava para saber onde é.

Sim, também acho que ele fez isto para não ter tanto trabalho, mas lá está, não deve ser a solução ideal.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Mario_Marques »

16000lc Escreveu: 06 out 2021, 21:03
Mario_Marques Escreveu: 06 out 2021, 20:59 A maneira correta de testar isso e outros componentes é através de um teste de estanquicidade, basicamente é colocar o circuito dos componentes sobre alguma pressão e verificar se a mesma se mantém ou se existe uma fuga, o teste pode ser submerso, pode ser com máquina de fumo, ou apenas verificando pressão, sendo que o submerso com pressão é o mais eficaz.
Na foto tens o permutador ar/água desativado, não é muito bom mas se não andares assim muito tempo e com abusos não irá causar nenhum problema, mas obviamente não se deve fazer isso, ele fez isso para te poupar do transtorno e despesa de desmontar tudo e testar tudo, penso eu.
Ele realmente testou com a máquina de pressão, mas perdeu muita pouca pressão e ele disse que era uma fuga pequena que não dava para saber onde é.

Sim, também acho que ele fez isto para não ter tanto trabalho, mas lá está, não deve ser a solução ideal.
A ideia é separar tudo e testar componente a componente para ter a certeza se tem ou não fuga e onde está, se estiver tudo interligado não consegues saber nada, o método que utilizou não é o melhor mas funciona até certo ponto e com sorte não obriga a desmontar tudo e verificar tudo, apesar de o correto ser memso desmontar tudo e testar tudo para ter a certeza que afinal não era uma fuga mas várias em vários pontos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Mario_Marques Escreveu: 06 out 2021, 21:09
16000lc Escreveu: 06 out 2021, 21:03
Mario_Marques Escreveu: 06 out 2021, 20:59 A maneira correta de testar isso e outros componentes é através de um teste de estanquicidade, basicamente é colocar o circuito dos componentes sobre alguma pressão e verificar se a mesma se mantém ou se existe uma fuga, o teste pode ser submerso, pode ser com máquina de fumo, ou apenas verificando pressão, sendo que o submerso com pressão é o mais eficaz.
Na foto tens o permutador ar/água desativado, não é muito bom mas se não andares assim muito tempo e com abusos não irá causar nenhum problema, mas obviamente não se deve fazer isso, ele fez isso para te poupar do transtorno e despesa de desmontar tudo e testar tudo, penso eu.
Ele realmente testou com a máquina de pressão, mas perdeu muita pouca pressão e ele disse que era uma fuga pequena que não dava para saber onde é.

Sim, também acho que ele fez isto para não ter tanto trabalho, mas lá está, não deve ser a solução ideal.
A ideia é separar tudo e testar componente a componente para ter a certeza se tem ou não fuga e onde está, se estiver tudo interligado não consegues saber nada, o método que utilizou não é o melhor mas funciona até certo ponto e com sorte não obriga a desmontar tudo e verificar tudo, apesar de o correto ser memso desmontar tudo e testar tudo para ter a certeza que afinal não era uma fuga mas várias em vários pontos.
Claro, concordo plenamente Mário. É mesmo um método de menos esforço. Mas talvez me queira poupar na mão de obra. Nunca saberei.

Então não terá mal andar uma semana assim sem abusar? Percursos 20/30 km sem ultrapassar os 100kmh
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Mario_Marques »

Quer poupar na mão de obra e na paciência :lol:
Desde que não andes realmente a fazer grandes distancias, imenso tempo tipo semanas, meses, a assapar sempre a fundo, não terás problemas, quem por sua vez andar muito tempo, viagens grandes e a assapar, esta combinação seguramente vai dar problemas de desempenho/economia/dpf e pode mesmo danificar ou fragilizar vedantes e juntas, pois não há lá liquido a arrefecer.

Tenho um carro que tem um permutador liquido do genero desses da vw, mas tem um circuito, vaso de refrigerante, radiador e bomba de água completamente separados, infelizmente a vw não foi por esse caminho.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Mario_Marques Escreveu: 06 out 2021, 21:47 Quer poupar na mão de obra e na paciência :lol:
Desde que não andes realmente a fazer grandes distancias, imenso tempo tipo semanas, meses, a assapar sempre a fundo, não terás problemas, quem por sua vez andar muito tempo, viagens grandes e a assapar, esta combinação seguramente vai dar problemas de desempenho/economia/dpf e pode mesmo danificar ou fragilizar vedantes e juntas, pois não há lá liquido a arrefecer.

Tenho um carro que tem um permutador liquido do genero desses da vw, mas tem um circuito, vaso de refrigerante, radiador e bomba de água completamente separados, infelizmente a vw não foi por esse caminho.
Vou então fazer uma semana, cerco de 300/400 km e ver se a água se aguenta. Não descendo, e quando voltar a ligar começar a descer, é encomendar a peça e abrir a carteira.. :(
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Mario_Marques »

Uma coisa, já consegues esse componente fora da VW a preço mais em conta, de marca conceituada e com qualidade, valeo/behr.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

O meu mecânico disse que encontrou numa casa em Braga a cerca de 450e.

Será por aí certo?

Cumps
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Obs:
Perdoem-me se a pergunta é estúpida, ,mas não dá para anular a EGR e assim já não preciso desse radiador? Tem muitas consequências para o carro?


Cumps
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Mario_Marques »

16000lc Escreveu: 07 out 2021, 19:24 O meu mecânico disse que encontrou numa casa em Braga a cerca de 450e.

Será por aí certo?

Cumps
Conselho, consulta na vw a referencia da peça original do teu carro, pode entretanto a referencia original já ter sido revista(haver uma peça melhorada/corrigida), após isso, com a referencia, consulta preços em várias lojas e na vw também obviamente, existem vários modelos desse permutador, e os preços são muito diferentes entre eles, alguns custam pouco mais de 100E de concorrência das marcas que referi, outros memso cá fora custam realmente de 400e para cima, depende da referencia exata.
Agora se comprares um sem testar realmente bem o atual para ter a certeza de que tem realmente um problema, digo já que não é uma coisa muito inteligente, é deitar dinheiro á rua basicamente.
16000lc Escreveu: 08 out 2021, 19:12 Obs:
Perdoem-me se a pergunta é estúpida, ,mas não dá para anular a EGR e assim já não preciso desse radiador? Tem muitas consequências para o carro?


Cumps
Ora pensa um bocado, se tens uma fuga hipotética no permutador de ar, de que serve eliminar a egr? de absolutamente nada.
A egr também tem um sistema de refrigeração, mas eliminar(desativar a egr) não tem nada a ver com o sistema de refrigeração da mesma, a não ser que desatives também o sistema de refrigeração da egr, mas tudo que está no carro tem um proposito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Mario_Marques Escreveu: 09 out 2021, 16:59
16000lc Escreveu: 07 out 2021, 19:24 O meu mecânico disse que encontrou numa casa em Braga a cerca de 450e.

Será por aí certo?

Cumps
Conselho, consulta na vw a referencia da peça original do teu carro, pode entretanto a referencia original já ter sido revista(haver uma peça melhorada/corrigida), após isso, com a referencia, consulta preços em várias lojas e na vw também obviamente, existem vários modelos desse permutador, e os preços são muito diferentes entre eles, alguns custam pouco mais de 100E de concorrência das marcas que referi, outros memso cá fora custam realmente de 400e para cima, depende da referencia exata.
Agora se comprares um sem testar realmente bem o atual para ter a certeza de que tem realmente um problema, digo já que não é uma coisa muito inteligente, é deitar dinheiro á rua basicamente.
16000lc Escreveu: 08 out 2021, 19:12 Obs:
Perdoem-me se a pergunta é estúpida, ,mas não dá para anular a EGR e assim já não preciso desse radiador? Tem muitas consequências para o carro?


Cumps
Ora pensa um bocado, se tens uma fuga hipotética no permutador de ar, de que serve eliminar a egr? de absolutamente nada.
A egr também tem um sistema de refrigeração, mas eliminar(desativar a egr) não tem nada a ver com o sistema de refrigeração da mesma, a não ser que desatives também o sistema de refrigeração da egr, mas tudo que está no carro tem um proposito.
Certamente, mário. Obrigado e desculpa, mas não tenho conhecimentos de mecânica.

No entendo, após percorrer ~140Km a velocidades médias, penso que a água continua a descer. Não posso tirar conclusões ainda porque como os percursos são pequenos não dá para ver tão bem como quando faço autoestrada.

Vou andar mais uma semana para ver se realmente continua a perder.

Se continuar a perder água mesmo com o bypass, penso que a solução passe por retirar todas as peças e testá-las individualmente, por mais trabalhoso que seja.
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por MrHelit »

Também estou com um problema parecido, mas o meu é o VI 1.6TDI.
Tenho uma fuga pequena de liquido de refrigeração, o mecânico fez o teste de pressão e não perdeu nada, fez o teste químico na agua e acusou CO, diz ele que é problema da junta da cabeça ou a cabeça rachada.
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

MrHelit Escreveu: 13 out 2021, 10:27 Também estou com um problema parecido, mas o meu é o VI 1.6TDI.
Tenho uma fuga pequena de liquido de refrigeração, o mecânico fez o teste de pressão e não perdeu nada, fez o teste químico na agua e acusou CO, diz ele que é problema da junta da cabeça ou a cabeça rachada.
Pelo que li quando é isso deves ver o óleo com um tom de capuccino ou a água com óleo, mas posso estar enganado.
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por golf31996 »

Mrhelit , olhe pondere colocar um recondicionado se for o problema que indica,veja preços.
Responder