Avaria de Airbag, sem buzina, comandos de rádio, tlmvl e cruise control no volante

Responder
pepereira
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 25 mai 2018, 11:57
Veículos: Golf VII Variant Confortline

Avaria de Airbag, sem buzina, comandos de rádio, tlmvl e cruise control no volante

Mensagem por pepereira »

Boas a todos,

Antes de mais, agradeço a todos os que perderem o seu tempo a ler este tópico, bem como a quem tenha tempo e paciência para responder.

No espaço de uma semana, primeiro surgiu-me uma mensagem de erro de avaria no airbag e, em seguida, fiquei sem nenhum comando no volante e a buzina também foi à vida. Já por aqui vi que este tipo de erros/problemas estão relacionados com o clockspring ou fita de airbag, não sei qual será o termo correcto.

Existem uma série de tutoriais pela NET a explicar como proceder à substituição dessa peça numa série de VW's mas, de uma Variant MK VII, ainda não encontrei nenhum, embora isso não seja tema pois, o método é em tudo semelhante a outros modelos da marca.
A minha dúvida é saber se este problema se resolve procedendo à simples substituição da peça avariada ou, se, é necessário proceder à prévia programação da mesma, como já por aqui no fórum li, noutro tópico relacionado sobre esta avaria. Se sim, a programação só poderá ser realizada numa oficina da Volkswagen? É que pelo que percebi, só a peça vendida na marca pode chegar facilmente aos 300€, fora a programação e mão-de-obra...

Uma última dúvida a quem tiver paciência para responder. Já desmontei o airbag do volante e, pelo que entendi, o clockspring está por baixo do volante. Como o parafuso que aperta o volante é do tipo XZN ou bissextavado, não tenho chaves para o desapertar. Alguém sabe qual é o tamanho da ponteira que deverei comprar para desapertar o dito cujo? Já vi que a Norauto tem uma caixa de ponteiras desse tipo mas, tenho receio que nenhuma delas tenha a medida para esse parafuso.

Muito obrigado pela ajuda,
Pedro Pereira
pepereira
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 25 mai 2018, 11:57
Veículos: Golf VII Variant Confortline

Re: Avaria de Airbag, sem buzina, comandos de rádio, tlmvl e cruise control no volante

Mensagem por pepereira »

Boas,

Relativamente a este problema, depois de pesquisar na Net, encontrei e mandei vir uma fita de airbag (ou clockspring) e substituí pela que tinha no carro. Comprei no Custocoiso... e custou 75€ mais portes.

Já tenho comandos no volante (telemóvel, rádio, cruise control, computador de bordo) e buzina. Não é preciso, ao contrário do que vi por aqui num tópico, proceder à programação da fita de airbag.

A mensagem de erro que persiste é a de avaria do airbag mas, segundo entendo, esse erro só se limpa com o Vag-Com. Desde já agradeço se alguém me puder confirmar se assim é.

Quanto à ponteira para o parafuso que aperta o volante, é a tal XZN ou bisextavada tamanho M12. :)

Cumprimentos a todos,
Pedro Pereira
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Avaria de Airbag, sem buzina, comandos de rádio, tlmvl e cruise control no volante

Mensagem por Mario_Marques »

Boa, Ainda bem que ficou resolvido.
Em relação ao erro do airbag, necessitas de vag-com/VCDs ou equivalente que suporte módulos de airbag desses carros.
Uma pergunta, não ouvias nenhum tipo de ruído ao rodar o volante? Normalmente quando a fita cede faz ruído tipo raspar ao virar o volante.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
pepereira
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 25 mai 2018, 11:57
Veículos: Golf VII Variant Confortline

Re: Avaria de Airbag, sem buzina, comandos de rádio, tlmvl e cruise control no volante

Mensagem por pepereira »

Mario_Marques Escreveu: 13 out 2021, 15:57 Boa, Ainda bem que ficou resolvido.
Em relação ao erro do airbag, necessitas de vag-com/VCDs ou equivalente que suporte módulos de airbag desses carros.
Uma pergunta, não ouvias nenhum tipo de ruído ao rodar o volante? Normalmente quando a fita cede faz ruído tipo raspar ao virar o volante.
Abraço
Obrigado pela informação.
Relativamente ao ruído a rodar o volante, tenho que ser sincero e dizer que não me tinha apercebido de nenhum barulho estranho... mesmo depois de ficar sem comandos no volante. Mas a verdade é que a fita que removi, quando a rodei fazia efectivamente o som de cabos a serem trilhados.
Responder