Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Responder
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por MataRatos »

Boas noites.

A caixa do meu golf V de 105, que é de 6 velocidades com referência GQM foi-se. Não tem hipotese de reparação. Sei que há casas que vendem essas caixas reparadas, etc, mas essa hipótese está fora da mesa.
O que agora estou a pensar fazer, e é um mecânico meu familiar que colocou essa possibilidade, já que uma caixa GQM é muito difícil de encontrar, e quando há, são caras, é de aplicar uma caixa de 6 do golf IV de 130 CV.
A questão aqui é, se alguém já o fez, qual a referência da caixa que mais facilmente aplico lá, e alterações necessárias para o fazer.

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por Mario_Marques »

É possível e já fiz essa alteração, mas foi por motivos muito especiais, pois o custo total dessa transformação ainda é bastante elevado.
No caso foi para um carro de corrida pelo que levou algumas peças que não vais certamente meter, como um diferencial autoblocante, Sachs performance e apoios desportivos, mas o custo total pronto, ultrapassou os 4000 só de pecas, só o apoio foram logo cerca de 250e, depois soma o custo de um jogo de embraiagem completo, motor de arranque, transmissões e mesmo a meteres peças "normais" ficas logo com uma ideia de para onde o preço vai.


Para teres uma ideia, isto em material usado:
https://www.google.com/amp/s/www.darksi ... n-kit.html

Ultrapassa largamente o preço de uma caixa.
Da para fazer a coisa mais barata mas depois surgem os problemas e não esquecer que o mapa da tua ecu pode precisar ser modificado e os rapports podem não ser os mais adequados a um carro "normal" é preciso ter isso em atenção.

A tua caixa original da para pegar numa boa e resolver as falhas delas, não fica barato mas fica boa.
Nota, a conversão que fiz foi num carro com caixa de 5, que é diferente da de 6, nunca me dei ao trabalho de ver como seria no caso de caixa de 6, mas podes ver por ex no etka as diferenças.
Outra coisa, as caixas dos golf 4 em 2021 também por vezes não estão muito saudáveis, pelo que é sempre boa ideia fazer contas a isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por MataRatos »

Eu por mim metia uma GQM. O problema é haver... E o carro está parado sem caixa, ou seja também não sai de onde está. também já vi que a GQN da para aplicar, das touran, mas é mais curta. Se souberes de uma GQM, avisa sff.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por Mario_Marques »

Gqm é gqm, não há mais curtas ou mais longas, cada código desses refere-se a uma combinação específica única.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por MataRatos »

Mario_Marques Escreveu: 19 set 2021, 16:01 Gqm é gqm, não há mais curtas ou mais longas, cada código desses refere-se a uma combinação específica única.
Não, estava a referir a GQN! Não M!. Existe a GQN, que é mais curta que a GQM.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por Mario_Marques »

Ah, ok, percebi mal, tinha percebido por ter lido rápido que era uma gqm mais curta :wink:
Assim de cabeça, os problemas das caixas do tipo 02Q, são as caixas dos rolamentos que ganham folga e fazem posteriormente os rolamentos falharem entre outros problemas causados pela mesma origem, os rebites dos garfos em algumas unidades (as 02M apresentam muito mais falhas aí), e os pinos dos diferenciais.

A folga dos rolamentos, fica a dica, há forma de prevenir isso, há por aqui algures um tópico em que coloquei detalhes da solução, consiste em meter anilhas para compensar a folga e assim o rolamento não falha mais.
Esta falha é catastrófica, bem como a falha no diferencial pois geralmente a caixa parte ou fica com a estrutura da danificada, a falha dos garfos é fácil de resolver.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por MataRatos »

Obrigado pela ajuda!

E já agora, lembrei-me agora: e a conversão de 6 para 5 velocidades? Com uma caixa 04A, mas tipo GQQ, que é de 5, acredito que seja mais fiável que a GQM, e mais fácil de encontrar. Sera muito dispendioso?

Ou seja, penso que sera passar de uma GQM que é 02S, para uma GQQ que é, penso eu, 04A. Parece que embraiagem, motor de arranque, etc, é tudo igual.
Mario_Marques Escreveu: 19 set 2021, 19:32 Ah, ok, percebi mal, tinha percebido por ter lido rápido que era uma gqm mais curta :wink:
Assim de cabeça, os problemas das caixas do tipo 02Q, são as caixas dos rolamentos que ganham folga e fazem posteriormente os rolamentos falharem entre outros problemas causados pela mesma origem, os rebites dos garfos em algumas unidades (as 02M apresentam muito mais falhas aí), e os pinos dos diferenciais.

A folga dos rolamentos, fica a dica, há forma de prevenir isso, há por aqui algures um tópico em que coloquei detalhes da solução, consiste em meter anilhas para compensar a folga e assim o rolamento não falha mais.
Esta falha é catastrófica, bem como a falha no diferencial pois geralmente a caixa parte ou fica com a estrutura da danificada, a falha dos garfos é fácil de resolver.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por Mario_Marques »

A coisa mais fiável, simples, fácil e económica pode não parecer á primeira vista, mas é na verdade, é pegar numa caixa boa e fazer a alteração preventiva enquanto está boa, nunca mais avaria, estamos a falar numa coisa super barata que torna a caixa muitooooooooooooo mais fiável, depois dessa correção dificilmente falha.

Uma coisa, existem 2 coisas na caixa, uma é esse codigo de 3 letras, esse código refere-se á montagem especifica de rapports (e por vezes seletor), a outra é o tipo(typ), quando se fala na adaptação é sempre conveniente falares no tipo e não no código, pois por esses código não faço ideia se é compatível ou não isso obrigava-me a ir a um catalogo ou etka ver o que são e depois o tipo.

Por exemplo, nesta imagem, tem uma caixa tipo O2J(5) e uma 02M(6), ambas são de golf 4 e outros, mas são diferentes a nivel de montagem, o processo de trocar uma pela outra no golf 4 é mais ou menos a mesma coisa que num mk5 trocar um tipo por outro.
Imagem

O conselho que te dou, é o mesmo anteriormente, perderes uma horas no ETKA a ver as diferenças, ficas a saber com certeza todas as diferenças de montagem, as vezes o pessoal troca caixa, não planeia bem as coisas depois usam seletores que até encaixam mas não são os corretos, usam garfos errados, etc, encaixar arranja-se sempre maneira, fazer ficar tudo 100% como de origem implica meter tudo na perfeição.

Outra coisa, em alguns casos depois tens problemas com a gestão do motor, pois a gestão do motor compara o factor velocidade X Rpm para gerir o cruise control, Egr, turbo, esp e outras coisas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de caixa de 6 de Golf V para 6 de Golf IV 130 CV.

Mensagem por johnkk »

Boas,fiz esse swap na minha carrinha recentemente,troquei uma JCR de 5 velocidades por uma FMH de 6 velocidades,tens que trocar transmissões, motor de arranque,selector,conjunto embraiagem e volante do motor,assim por alto é isso,em Lisboa fiz na VagPerformance na zona de Alhandra,so far so good 😀
Responder