Troca de Permutador

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Jao
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Troca de Permutador

Mensagem por Jao »

Boas , sou novo aqui no fórum , sou bastante curioso em relação a fazer as coisas por mim mesmo , só tenho um pouco de receio pela falta de conhecimento , mas espero aprender e fazer por mim mesmo
A dúvida que tenho é em relação ao permutador de óleo , para o trocar , é apenas desapertar aquele parafuso na parte de baixo dele e ele já está livre (claro tirar o tubos ligados a ele) ou tem que se tirar a flange completa com o filtro de óleo e tudo ? E aquilo perde óleo na retirada dele ? (Digo bastante óleo , pois sei que um pouco que esteja dentro dele pode sair ) e um 1.9 TDI (não sei o modelo do motor agora)
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Mario_Marques
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Mario_Marques »

Olá Jao, só tens de tirar o parafuso central, mais nada.
Ao meter o novo tem atenção ao aperto recomendado pelo fabricante para não ficar nem folgado, nem apertado demais, deves também humedecer os vedantes para deslizarem, molha o dedo em óleo e passa o dedo no vedante.
Ah, e sim, vai cair óleo.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Jao »

Eu já vi que na maioria dos casos o que gera a mistura de óleo com água e o permutador , para a lavagem do sistema qual limpa radiador e melhor para essa limpeza que contém óleo
E ao fazer o flush depois da troca do permutador não irei contaminar o permutador , e melhor depois retira-lo e limpa lo quando já tiver feito o flush ??
Última edição por Jao em 02 set 2021, 06:08, editado 1 vez no total.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Jao »

Muitas perguntas e dúvidas ahaha
Mas como sou um entusiasta as vezes surgem muitas dúvidas de detalhes , enfim , e pra isso que estamos aqui , sempre a ajudar , abraço :)
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, nestes motores, quando geralmente aparece óleo no sistema de refrigeração, num carro "saudável" a causa é o permutador de óleo(no caso dos carros de caixa automática pode também ser o permutador da caixa além do do motor), idealmente é boa ideia fazer um teste de pressão ao permutador para ter a certeza, porém, hoje em dia já há permutadores baratos pelo que não é tão sério como era á uns anos atrás em que eram caros e portanto convinha ter a certeza absoluta, mas também, se não for daí, é quase sempre de sítios onde não há salvação possível, geralmente é uma galeria do motor partida.

Para limpares o circuito, geralmente o que se faz é várias lavagens com agua destilada até sair o óleo todo, quando digo lavagem é, retirar o liquido todo, retirar termostato, voltar a montar tudo, encher com água destilada, sangrar, andar, deitar tudo fora e repetir até ficar limpo, o óleo não é miscível com água e é menos denso, vai sempre acabar por ir ter ao ponto mais alto do sistema que é o vaso de expansão.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por golf31996 »

Posso também dizer que se o carro tiver muitos anos pondere mudar o radiador das chafaugem e radiador de arrefecimento do motor e o permutador. Digo isto porque o tempo que vai gastar a fazer a limpeza pode ser mais barato e mais eficaz mudar tudo isto e ficara com o circuito limpo para mais muitos e longos anos.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Jao »

Ora boas , fiz a troca do permutador , das tubagens do mesmo , retirei o vaso de expansão , lavei-o , voltei a meter no sítio conferi tudo , meti água destilada , e dei partida no carro para a água circular , porem quando o meti a trabalhar e fui ver o vaso a água na circulou , não desceu absolutamente nada , deixei-o ligado um bocado mas nada da água circular
Ah e tirei o termostato para o trocar, porem como ia lavar o sistema meti sem para a água circular em tudo sem ter que esperar aquecer, pode ser esse o problema ?
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Silver_Ajm »

Jao Escreveu: 22 set 2021, 19:42 Ora boas , fiz a troca do permutador , das tubagens do mesmo , retirei o vaso de expansão , lavei-o , voltei a meter no sítio conferi tudo , meti água destilada , e dei partida no carro para a água circular , porem quando o meti a trabalhar e fui ver o vaso a água na circulou , não desceu absolutamente nada , deixei-o ligado um bocado mas nada da água circular
Ah e tirei o termostato para o trocar, porem como ia lavar o sistema meti sem para a água circular em tudo sem ter que esperar aquecer, pode ser esse o problema ?
Verifica se o tubo de retorno ao vaso de expansão está desentupido.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Jao »

Mas mesmo se ele tiver , a água do depósito não deveria encher o motor primeiro , tipo abaixar pelo menos um pouco , ou por conta do ar não deixa ela entrar ?

E o termostato tem algum problema deixar sem para a lavagem , depois quando tiver limpo metê-lo e meter o anticongelante ?
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Mario_Marques »

A partir do momento que não tens o termostato montado a água flui com imensa liberdade pelo circuito, logo não é normal descer, também é normal não veres grande fluxo no tubo de retorno no vaso de expansão.
Atenção que tanto a água como andar sem termostato é apenas para fazer o serviço, isso é serviço para um dia, não é boa ideia andar muito tempo assim.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Jao »

Mas no caso o que me aconteceu e o seguinte , o sistema sem a mistura e água e óleo que estava (não completamente pois só abri a torneira do radiador , e tirei o radiador de óleo e o termostato fiz a troca , de tudo meti água no vaso de expansão até o nível e aquilo não entrou mais água nenhuma , foi tipo nem 1 litro de água , ela não foi para o motor , só ficou mesmo no vaso
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Mario_Marques »

Certamente estás a fazer algo errado, ou não estás a fazer algo que devias, que até será uma coisa bem básica, pois ao tirar o termostato + abrir a válvula radiador leva bem mais de 1litro, muito mais.
Aperta os tubos, liga o motor, o liquido tem de cair, se não cair, algo de muito errado ai está, podes ter o tubo de retorno do vaso entupido ou outras coisas entupidas.
Esta é a parte que vou avisar para teres cuidado, é muito fácil dar um esquentamento num motor e causar danos irreversíveis se não for tudo feito corretamente, em especial sangrado, pois se tiver ar, o ar não arrefece um motor refrigerado a liquido.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Jao »

E qual o processo correto , que indicas , ou que fazes de sangramento ?
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por Mario_Marques »

Já existem realmente imensos tópicos a explicar isso, mas cá vai mais uma vez, e uma vez que não tens termostato o processo é muito mais rápido.

-Primeiro, ter a certeza que o circuito não está obstruido, no teu caso importante....!
-supondo que está tudo bem montado, tudo bem ligado, a bomba de água está ok e não tens o termostato, é meter liquido pelo vaso a dentro, pode-se apertar os tubos para ajudar a expelir o ar.
-Quando tiver já uma quantidade significativa, ligar o carro e ir acrescentando, acelerar um pouco até as 2000/3000 rpm por períodos curtos para forçar a circulação, como não tem termostato vai sangrar rápido pois a água vai poder circular com poucas obstruções por todo o sistema.

Como vais usar água, a água tem um problema grave, ao contrario do liquido refrigerante que não entra em ebulição facilmente(aguneta na boa uns 140 graus), a água entra facilmente em ebulição(aos 80 e pouco já está a borbulhar) quando o motor está na temperatura normal de funcionamento, ou seja, vai haver bolhas de ar a sair, pelo que não é muito boa ideia andares assim muito tempo, isso só deve ser usado mesmo para lavar.

Depois de lavar, estando já tudo direito e termostato no sitio, usar liquido em proporção entre 30% e os 50%, meter lá para dentro, apertar tubos até estabilizar, ligar motor, acelerar, se tiveres um dispositivo obd, acompanhar a temperatura, a temperatura sobe e quando o termostato abre desce(no manometro do carro não se consegue ver isso), quem não tem obd, deve mexer nos tubos até sentir que o tubo de baixo está tão quente como o de cima, quando acontecer, acelerar um pouco algum tempo para forçar a circulação....ao fim deixar arrefecer totalmente, corrigir o nivel de liquido se necessário, fechar a tampa e está feito.
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Re: Troca de Permutador

Mensagem por golf31996 »

Peço desculpa pela a insistência não terá sujidade em demasia nos radiadores do motor e da chafaugem?
A qto tempo não muda a bomba de água?
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