Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Responder
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 21 dez 2021, 23:00 Só tens aí uma coisa que não bate certo/faz sentido, que é terem dito que o teste de compressão deu ok, na condição que descreves, nunca dava ok num teste de compressão, dava valores muito baixos.
Não sei como fizeram o teste de compressão, nem como chegaram á conclusão, mas o que é certo é que até agora foi o único que o fez, acho que um dos cilindros os valores oscilavam, e falou na possibilidade de uma válvula poder estar empenada, mas já esteve a verificar e disse que não tem nenhuma empenada, se não tinha que tirar para substituir e mandar a cabeça para o torneiro, mas que o facto do tucho estar furado justificava a oscilação.
Eu a olho nú antes de tirarem a árvore de cames vi que um dos tuchos estava lixado, amanhã vou ver se passo lá para ficar com registo fotográfico.
Sinceramente pelo menos não me disse que o carro mecanicamente não tinha nenhum problema quando na realidade tinha, mas pronto infelizmente é o que temos.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Uma válvula ao mínino defeito que tenha, os efeitos do mesmo são bastante notórios num teste de compressão/estanquicidade, e é impossível ver se uma válvula está ou não empenada sem desmontar e medir(mesmo medir a olho as vezes não se consegue, só com ferramentas próprias muito especializadas), isto falando em válvulas empenadas ao ponto de o motor ainda funcionar de forma decente, porém esse problema aparece de imediato fazendo teste de compressão/estanquicidade.

Isto é um fio de cabelo numa válvula e sede perfeitos(zero km, novo), num motor usado o resultado é umas 50x pior.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 dez 2021, 09:29 Uma válvula ao mínino defeito que tenha, os efeitos do mesmo são bastante notórios num teste de compressão/estanquicidade, e é impossível ver se uma válvula está ou não empenada sem desmontar e medir(mesmo medir a olho as vezes não se consegue, só com ferramentas próprias muito especializadas), isto falando em válvulas empenadas ao ponto de o motor ainda funcionar de forma decente, porém esse problema aparece de imediato fazendo teste de compressão/estanquicidade.

Isto é um fio de cabelo numa válvula e sede perfeitos(zero km, novo), num motor usado o resultado é umas 50x pior.
Sendo assim vou rezar para que efectivamente não esteja empenada. Ele diz que não.
Deixo foto dos tuchos...
IMG_20211222_120836.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Ui, ui! Isso já está muito para lá de muito mau, acho incrível como conseguias andar com o carro, pois isso assim já não faz sequer o ajuste automático da folga logo as válvulas já nem abriam na totalidade, isso já andava a trabalhar em cima dos pistões dos tuchos, é muito aconselhável ver se a zona do tucho não ficou alargada bem como ver com muito cuidado o topo da válvula e retentor, e não sei se não era melhor mesmo era tirar logo a cabeça, pois se tiveres de refazer vai ficar mais caro refazer depois que fazer tudo agora.
Tipicamente há situações que levam a isso ficar assim, problemas de lubrificação graves ou ter levado uma pancada na as válvulas.
O que não compreendo, pois não faz sentido (e sei bem o que estou a dizer), é como te disseram que o valor de compressão estava ok, pois é completamente impossível ter dado valores ok.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 22 dez 2021, 22:11 Ui, ui! Isso já está muito para lá de muito mau, acho incrível como conseguias andar com o carro, pois isso assim já não faz sequer o ajuste automático da folga logo as válvulas já nem abriam na totalidade, isso já andava a trabalhar em cima dos pistões dos tuchos, é muito aconselhável ver se a zona do tucho não ficou alargada bem como ver com muito cuidado o topo da válvula e retentor, e não sei se não era melhor mesmo era tirar logo a cabeça, pois se tiveres de refazer vai ficar mais caro refazer depois que fazer tudo agora.
Tipicamente há situações que levam a isso ficar assim, problemas de lubrificação graves ou ter levado uma pancada na as válvulas.
O que não compreendo, pois não faz sentido (e sei bem o que estou a dizer), é como te disseram que o valor de compressão estava ok, pois é completamente impossível ter dado valores ok.
Efectivamente seria a melhor das soluções, e agradeço os comentários que são uma verdadeira enciclopédia, mas infelizmente o dinheiro não estica e a disposição de gastar mais dinheiro também não é muita. O que ele diz é que o motor deve ter andado descomandado, vou pelo diagnóstico dele e vamos ver.
O que me chateia é que 2 mecânicos tiraram a tampa das válvulas e nenhum deles olhou para aquilo em condições, que mecanicamente não tinha problema nenhum.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por SuperGolf »

Bolas ate eu que nao sou mecânico acho que consigo ver isso......

Que chatisse.......este motores 2.0.....
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

SuperGolf Escreveu: 25 dez 2021, 12:50 Bolas ate eu que nao sou mecânico acho que consigo ver isso......

Que chatisse.......este motores 2.0.....
Bom dia.

Mais novidades, começo a achar que é fácil muito fácil ser mecânico.
Tudo montado, começa a aparecer gasóleo no óleo. Fuga nos vedantes dos injectores, verificaram e o encaixe tem desgate logo não veda em condições, não percebo como é que não vêm estas merdas antes de montar.
Iam ver preços de cabeças, entretanto já consegui uma com garantia, testada, válvulas rodadas e pronta a montar por 200€, É uma casa de peças usadas que me disse que já lhe tinham aparecido algumas assim e vendido algumas por esse motivo e alguns nem tinham muitos KMS e que nunca ninguém lhe soube dizer porque motivo acontecia, mas que não era caso único.
Vou ter que negociar com o mecânico a parte da mão de obra, porque motivo não viram esta porcaria.
Sinceramente não percebo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Já contei cá no fórum varia vezes porque acontece isso tudo, a tua cabeça foi-se por causa de vibração e é tudo um efeito bola de neve, umas coisas fazem outras acontecerem e outras fazem agravar outras que depois criam mais outras, e quando se vai a ver já está tudo roído para lá do recuperável, quando tirarem a cabeça recomendo verificar também se os pistões estão ok e bomba de óleo para não vires a ter mais surpresas.

200e uma cabeça revisionada é demasiado barato(eu pessoalmente desconfiava)eu tenho uma cabeça boa não revisionada que não vendia por esse preço, 200e não paga tudo que é preciso fazer na maioria das cabeças/peças mesmo a preço de custo se vires o preço das peças e serviços percebes logo porquê, a não ser que essa empresa tenha muita sorte e apanhe sempre cabeças quase novas por preço de água.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por SuperGolf »

Acho que nova era melhor.....custa uns 600 euros, mas depois compensa....

https://www.youtube.com/watch?v=nGbx962Kp10
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 07 jan 2022, 20:42 Acho que nova era melhor.....custa uns 600 euros, mas depois compensa....

https://www.youtube.com/watch?v=nGbx962Kp10
Custa um bom bocado mais e por favor, se virem alguém meter massa nos parafusos como nesse vídeo fujam.... é que ao meter massa ou qualquer outro lubrificante num parafuso, os apertos mudam, pois isso reduz a fricção, é assim que muito boa gente parte os parafusos e destrói roscas ao apertar cabeças, no manual de reparação no capitulo de reparação da cebeça diz especificamente isto:


t Cylinder heads with cracks between the valve seats may be used without reducing engine life, provided the cracks are small and not more than 0.5 mm wide.
t The cylinder heads of diesel engines must not be machined.
t Carefully remove any sealant residue from the cylinder head and cylinder block. Ensure that no long scores or scratches are made on the surfaces.
t Carefully remove any remaining emery and abrasive material.
t No oil or coolant must be allowed to remain in the blind holes for the cylinder head bolts in the cylinder block.
t Renew the cylinder head bolts.
t Renew self-locking nuts and bolts when performing assembly work.
t Renew bolts which are tightened to a specified angle as well as oil seals and gaskets.
t Do not remove new cylinder head gasket from packaging until it is ready to be fitted.
t Handle gasket very carefully. Damage to the silicone coating or the indented area will lead to leaks.
t When installing an exchange cylinder head with fitted camshafts, the contact surfaces between roller rocker fingers and cams must be oiled after installing the head.
t The plastic protectors fitted to protect the open valves should not be removed until the cylinder head is ready to be fitted.
t After fitting a new cylinder head or cylinder head gasket, change the coolant and the engine oil.
t Adhere to the instructions for installing air pipes and hoses with plug-in connectors → Chapter.
t Secure all hose connections with the correct type of hose clips (same as original equipment) → Electronic parts catalogue.

– Check whether both the camshafts and the crankshaft are positioned at TDC:
l The grooves -arrows- for the parallel keys must face upwards.



Ao meter-se lubrificante numa rosca esta-se a retirar atrito, logo se aplicar-mos o mesmo aperto binário a força aplicada no proprio parafuso é muito superior e pode leva-lo a falhar e/ou a danificar a zona á volta(clássico partir na zona do parafuso no bloco dos 1.9/2.0!), só se usa lubrificante se houver nitidamente um aviso do fabricante para o usar, caso contrario os apertos devem ser sempre feitos a seco com obviamente as roscas todas limpas e parafusos elasticos novos, os parafusos já tem um tratamento para assegurar a fricção adequada.
No vídeo é um 16v, não é um motor bmp como do amigo ovelheiro.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por SuperGolf »

Mário, obrigado pelas explicações. Não meti esse vídeo como algo definitivo a seguir, mas apenas como referência casual....

Quando disse 600, referia-me a tal marca não original que agora novamente não me lembro, e que penso que sempre é melhor de que uma usada e com folgas...

P.S. - Refiro-me a uma AMC

Penso que cá em Portugal há uma empresa que as vende recondicionadas.....talvez possas dar uma opinião.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Boa noite.
Para já não vou fazer nada com o carro.
Após o dono da oficina insistir comigo se o carro teria os Kms que mencionava, fui a um centro de inspeções e nem vos digo nem vos conto.
Já tenho a folha do IMT estou á espera de resposta por parte do vendedor que se não existir até amanhã o meu advogado tratará do assunto.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por SuperGolf »

PArticular ou stand?
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

SuperGolf Escreveu: 11 jan 2022, 00:08 PArticular ou stand?
Foi num stand, apesar de ser sem garantia, mas já me informei com o advogado.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por SuperGolf »

Fazes bem.
Responder