Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Os bmp, bmm, bls(1.9) são da mesma família, os tais que na sua grande maioria o ponto correto é próximo próximo de -3 graus, porém, não se se fui bem claro, não recomendo andar com experiencias, é arranjar as ferramentas corretas e comandar o motor com elas, não é preciso nenhuma ciência especial e fica direito se for tudo feito de forma rigorosa, se depois disto tudo bem feito não ficar ok, sim, á partida terás problemas que poderiam estar disfarçados e terem aparecido.
Sendo um carro usado, basta o sensor da cambota já ter sido mudado nesse motor sem terem usado as ferramentas de montagem do sensor para os valores que vês não terem nada a ver com a realidade, e se alguém andar com experiencias fica muito sujeito a vergar as válvulas.
O VCDS/vagcom e afins são uma referencia depois de saberes que mecanicamente tudo está correto, mexer em coisas mecânicas com base só na informação do VCDS, sem saber como está o resto é muito arriscado, ninguém profissional consciente faz isso porque tem consciencia que isso é o que é....
Vou voltar a colocar a imagem, desta vez retirada da net, acho que a imagem ilustra muito bem o que estou a dizer, e quem avisa, amigo é, até porque o facto de terem metido a zero e não ter pegado é um bom indicio de que algo está mal, pois eu sei que a zero pegam na boa mesmo não sendo perto do valor correto nesses motores, perto de zero é para motores de série A antigos.
Se quiseres arriscar ninguém te pode impedir, mas não recomendo porque o que dá a entender é que não há nenhuma informação concreta sobre o teu caso e quando assim é não é boa ideia andar ás apalpadelas.
Anexos
PD timing mark.jpg
b2a52c2s-960.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Eu acredito que não precise de nenhuma ciência, no entanto eu preciso :lol: :lol:
Eu não quero estar a mexer pois posso fazer sempre porcaria.
O que eu vi do VCDS é o vídeo abaixo, mas lá está não sei se é correto.
De qualquer das formas vou pedir para ver isto em especifico e já vejo o que me dizem.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Amanhã vou buscar a carrinha.
Hoje esgotei o tempo e liguei com o mecânico, finalmente colocaram o termostato no carro, agora diz-me que tem alguma pressão nos tubos.
Se ganhar pressão a mais do suposto, vou ter que me chatear, pois já ando a pedir para colocarem o termostato á tempo mais que suficiente e se calhar já tinham detetado o problema.
Não é suposto ganhar alguma pressão até o termostato abrir?
Hoje passei numa oficina á beira do trabalho, falei-lhes que queria orçamento para ver se o motor está bem comandado, perguntou qual era o carro e expliquei a situação e disseram logo que não estando bem comandado é possível fazer o fumo branco no arranque, para levar lá para analisarem e dar orçamento, pelo menos o senhor parecia ser mais entendido. Vamos indo vamos vendo.
Última edição por Ovelheiro em 29 nov 2021, 23:33, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Mais estranho era se tivesses um circuito de refrigeração fechado, quente em torno de 90 graus e não houvesse alguma pressão nos tubos, a água quando é aquecida aumenta de volume, ora se o circuito é fechado vai criar alguma pressão, a questão aqui é se a pressão está dentro do normal ou se é excessiva, se não houvesse pressão nenhuma e a água fosse aquecida como é num carro, iria transformar-se em vapor, a pressão é o que faz a água manter-se no estado líquido, se o circuito fosse aberto a água entrava em ebulição e ficava em estado gasoso....se o ar não tiver sido devidamente purgado do circuito de refrigeração há a possibilidade de haver mais pressão que o normal.
O que descreves de ângulo de sincronização, só por si, se tudo o resto estivesse bem não era motivo para só isso fazer nada daquilo que descreves em cima, em especial, os zero graus não pegar, isso é sinal de que ou as coisas não foram bem assim ou algo está muito errado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 29 nov 2021, 21:48 Mais estranho era se tivesses um circuito de refrigeração fechado, quente em torno de 90 graus e não houvesse alguma pressão nos tubos, a água quando é aquecida aumenta de volume, ora se o circuito é fechado vai criar alguma pressão, a questão aqui é se a pressão está dentro do normal ou se é excessiva, se não houvesse pressão nenhuma e a água fosse aquecida como é num carro, iria transformar-se em vapor, a pressão é o que faz a água manter-se no estado líquido, se o circuito fosse aberto a água entrava em ebulição e ficava em estado gasoso....se o ar não tiver sido devidamente purgado do circuito de refrigeração há a possibilidade de haver mais pressão que o normal.
O que descreves de ângulo de sincronização, só por si, se tudo o resto estivesse bem não era motivo para só isso fazer nada daquilo que descreves em cima, em especial, os zero graus não pegar, isso é sinal de que ou as coisas não foram bem assim ou algo está muito errado.
Pois eu sei que a água quente aumenta de volume, é como uma panela de pressão, que depois tem a válvula para sair o excesso, no carro acciona a ventoinha para dissipar o calor em excesso e em casos excessivos tem lá o vaso de expansão.
Eu já tinha dito para verificarem se o motor estava no ponto e disse que no VCDS o ângulo estava negativo, não sei se bem ou mal e me respondem se 0 era o correcto ou não fiquei logo com a pulga atrás da orelha.
Disseram logo que o carro mecanicamente não tinha problema nenhum e que não influenciava pois era injector bomba.
Agora poderia o problema já lá estar não digo que não, mas aparecer depois de se ter mudado a distribuição é que acho estranho.
Amanhã já vejo como está.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Bem já tenho a carrinha.
Quanto não vale um gajo ser curioso, a zona da EGR está um nojo completamente cheia de lodo.
Como não vim preparado com material para limpar aquilo vai ficar para outro dia.
Daqui a bocado ja coloco foto.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

IMG_20211204_184415.jpg
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

IMG_20211204_184548.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Não dá para perceber muito bem as fotos, mas daquilo que dá para perceber não tem nada de preocupante ou especial na egr, até porque não se vê quase nada da egr em si, onde tens algo errado e preocupante é a fuga de ar que pode estar na ligação entre o tubo da admissão e o corpo de borboleta de travão de motor, tens aí uma fuga de ar preocupante pois está a ir óleo para todo o lado e mesmo a própria fuga a longo prazo causa problemas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 04 dez 2021, 19:54 Não dá para perceber muito bem as fotos, mas daquilo que dá para perceber não tem nada de preocupante ou especial na egr, até porque não se vê quase nada da egr em si, onde tens algo errado e preocupante é a fuga de ar que pode estar na ligação entre o tubo da admissão e o corpo de borboleta de travão de motor, tens aí uma fuga de ar preocupante pois está a ir óleo para todo o lado e mesmo a própria fuga a longo prazo causa problemas.
Realmente nas fotos não é perceptível mas aquilo tem carvão que até mete medo.
No tubo que encaixa no corpo não encontrei fuga nenhuma, efectivamente tinha lá um pouco de óleo que limpei, este tubo vem do intercooler certo?
Amanhã vou dar uma vista de olhos na parte da admissão.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Normalmente a fuga dá-se pelo oring que fica na extremidade metálica do tubo que entra no corpo da borboleta, mas não é exclusivo haver só fugas aí, convém veres o que se passa pois óleo na zona da correia não é bom, nem nas cabelagens ou no apoio do motor, bem como peças que sejam sensíveis a oleo.
Se tiver realmente muito lixo na egr, o ideal é mesmo tirar tudo e fazer a descarbonizacao total, pois se a egr estiver muito mal, o coletor e válvulas vão estar ainda piores.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Depois de analisar do lado da admissão tem uma fuga algures.
Entretanto o motor começou a bater já deixei noutro mecânico para verificar o que tem, apesar de dizerem logo que provavelmente é o motor fora de ponto, vão analisar e dar orçamento.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Já começaram a olhar para o carro.
O ponto do motor está correto.
Mediram compressão e estava OK.
Vão analisar tuchos e folgas da cam para ver se chegam a alguma conclusão.
O barulho que fazia, parecia um carreto, disseram que pode ser dos tuchos, um injector a bater ou então alguma válvula queimada/empenada.
Vamos indo vamos vendo.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Ovelheiro »

Já tenho diagnóstico.
Tuchos todos rebentados, cam também.
O mecânico diz que foi sorte não ter empenado válvulas.
Vamos aguardar pela reparação.
Diz ele que já não é o primeiro que vai lá com o mesmo diagnóstico.
Inclusive que teve lá um A3 que já tinha ido à Audi e não tinham dado com o gato e o problema era a árvore de cames que estava kaput.
Estive lá no momento que tinham lá um Golf IV 1.4 que substituiu os tuchos, o homem pôs o carro a trabalhar, o motor quase nem se ouvia a trabalhar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Motor 2.0 TDI 136 CV (Edit 140 cv) Passat Variant 2007

Mensagem por Mario_Marques »

Só tens aí uma coisa que não bate certo/faz sentido, que é terem dito que o teste de compressão deu ok, na condição que descreves, nunca dava ok num teste de compressão, dava valores muito baixos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder