Resolvido era Bomba injetora colada golf 2 gtd

Responder
andre69oliveira69
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 02 jul 2016, 00:35
Veículos: Golf Mk2 Gtd

Resolvido era Bomba injetora colada golf 2 gtd

Mensagem por andre69oliveira69 »

boa noite recentemente tive uma avaria na bomba injetora do meu motor 1.9 aaz td andei ha procura e nada so arranjei uma de 1.6 gtd primeiro nao dava para acelerar tava presa mas depois com umas pancadinhas de amor la começou a dar o problema e que não da para acelerar mais das 3mil da falta de combustível ja dei debito ao máximo e mesmo assim nada será que e dos injetora serem de 1.9 td e a bomba ser de 1,6 td preciso de ajuda se alguém poder agradecia
Última edição por andre69oliveira69 em 06 jul 2021, 23:24, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ajuda Bomba injetora golf 2 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

Não leves a mal o que vou dizer, mas não há grande ajuda a dar no teu caso, a não ser aconselhar-te a arranjar as peças corretas, recondiciona-las e montar tudo direito(calibrar bomba e injectores em bancada de teste, montar a bomba e ajusta-la corretamente com o comparador), tudo o resto são remendos/serviços de sucatada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
andre69oliveira69
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 02 jul 2016, 00:35
Veículos: Golf Mk2 Gtd

Re: Ajuda Bomba injetora golf 2 gtd

Mensagem por andre69oliveira69 »

boa noite você tem toda a razão mas como o dinheiro anda curto, a bomba também foi dada era de aproveitar por isso tava a ver o que dava para desenrascar ate arranja uma bomba correcta
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ajuda Bomba injetora golf 2 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

Existe uma série de problemas, a bomba se estava oxidada, que pela descrição estava, há grandes possibilidades de entupir ou encravar um injector, que por sua vez pode causar danos graves no motor.
Outra questão é que os ajustes de fabrica de uma bomba são sempre feitos tendo em conta os injetores e motor que lhe correspondem para que o injetor abra na altura certa, com a quantidade correta e tenha a atomização ideal, pelo que tentar "casar" coisas diferentes dá quase sempre resultados fracos ou problemas, pois são coisas de muita precisão e apesar de muita gente achar que faz e sabe fazer, na verdade fazer isso bem requer maquinaria especial de muita precisão para poder ajustar tudo corretamente, com paciência dá para por as coisas a "funcionar" mas muito longe do ideal e quase sempre acaba em problemas, é só uma questão de tempo.

Eu tive um 1.9 com uma bomba de 1.6, assim por alto, fora o trabalho de ajuste em bancada, tive de usar as polias corretas para a bomba ter a relação certa, usei os injectores que correspondiam á bomba(super importante para quem não quer ter de calibrar tudo) e depois tive de alterar o angulo de avanço na montagem pois os tempos de um motor 1.6 são diferentes de um 1.9.
No 1.6 tens Bore x Stroke :76.5 x 86.4 mm, no 1.9 tens 79.5 x 95.5 mm, por aqui já dá para perceber logo, que os tempos de injeção precisam ser diferentes, pois o motor 1.9 tem 9,1mm de curso a mais.


Já agora deixo aqui uma coisa para ficar registada no fórum e não se perder esta informação que pode e irá certamente um dia dar jeito a muita gente, deixo as medidas de ajuste de várias bombas IDI.




Retirado de manuais bentley, não confirmei se bate tudo certo com manuais originais, mas seguramente é um bom ponto de partida.


Imagem
2004 acura tl 0 60 time
Early Chassis: (1977-1983)

1.5l non-turbo 1977-1980 0.88 +/- 0.05 mm

1.5l non-turbo 1980 with yellow dot 1.15 +/- 0.05 mm

1.6l non-turbo 1981, 1982, and 1983 pickup 0.88 +/- 0.05 mm

1.6l non-turbo 1983 Rabbit and Jetta 0.95 +/- 0.05 mm

1.6l non-turbo 1983 Vanagon 0.90 +/- 0.05 mm

1.6l tubo diesel (1982-1983) 1.00 +/- 0.05 mm

MK2 / A2 chassis: (1985-1992):

Engine ME (1.6l non-turbo) 1985 0.95 +/- 0.02 mm

Engine ME (1.6l non-turbo) 1986 and up 0.90 +/- 0.02 mm

Engine MF (1.6l turbo) 1.00 +/- 0.02 mm

Engine 1V (ECO diesel) 1.00 +/- 0.02 mm


MK3 / A3 chassis (1993-1997):

Engine AAZ (1.9l turbo) 0.80 +/- 0.02 mm


performance tune:

– non-turbo pumps: 0.95mm to 1.00 mm (0.037″ – 0.039″)

– turbo pumps: 1.00mm to 1.05mm (0.039″ – 0.041″)
Anexos
2018030816510208-IMG_5324-L.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
andre69oliveira69
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 02 jul 2016, 00:35
Veículos: Golf Mk2 Gtd

Re: Ajuda Bomba injetora golf 2 gtd

Mensagem por andre69oliveira69 »

boa noite muito obrigado sendo assim vou falar com a pessoa amanha que me deu a bomba, ele disse que tinha la também os injetores caso precisa se vou fazer o teste. obrigado mais uma vez
andre69oliveira69
Beginner
Beginner
Mensagens: 34
Registado: 02 jul 2016, 00:35
Veículos: Golf Mk2 Gtd

Re: Ajuda Bomba injetora golf 2 gtd

Mensagem por andre69oliveira69 »

boa noite sr mario marques ja esta resolvido meti o injetores do 1.6 ficou igual conclusão era a bomba colada consegui descolar a bomba tanto da parte do acelerador como também a parte falta de pressão, agora noto a carro com trabalhar mais rijo a partir das 3.500 devo ter a bomba avançada de mais penso eu, eu gostava de partilhar como consegui descolar a bomba pode ser útil o procedimento para outros membros, podia me dizer onde seria melhor a secção para poder partilhar, pode ser que tenham a mesma sorte que eu, visto que não encontrei nada relacionado com o assunto. mais uma vez obrigado
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Ajuda Bomba injetora golf 2 gtd

Mensagem por Silver_Ajm »

andre69oliveira69 Escreveu: 06 jul 2021, 23:22 boa noite sr mario marques ja esta resolvido meti o injetores do 1.6 ficou igual conclusão era a bomba colada consegui descolar a bomba tanto da parte do acelerador como também a parte falta de pressão, agora noto a carro com trabalhar mais rijo a partir das 3.500 devo ter a bomba avançada de mais penso eu, eu gostava de partilhar como consegui descolar a bomba pode ser útil o procedimento para outros membros, podia me dizer onde seria melhor a secção para poder partilhar, pode ser que tenham a mesma sorte que eu, visto que não encontrei nada relacionado com o assunto. mais uma vez obrigado
Se tiveres fotos, partilha na secção DIY. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Resolvido era Bomba injetora colada golf 2 gtd

Mensagem por Mario_Marques »

andre69oliveira69 não quero de forma nenhuma desvalorizar o teu trabalho, mas o que fizeste não é recomendável, se não foi pelo método de remover a bomba e repara-la toda cá fora, pois se não foi, quase sempre acaba mal, o que leva as bombas a prender são duas coisas, uma é o gasóleo oxidado que fica tipo cola, a outra, que é onde está o problema pior ainda, ferrugem, geralmente o que acontece é ferrugem acabar por prender o injetor e era uma vez um motor, acaba por derreter o motor todo, leva tempo 3 até lá tudo funciona "bem" , o injetor deixa de fechar totalmente, danifica o bico, depois em vez de pulverizar sai tipo jato e acaba por partir um pistão e danificar completamente o motor.
É também importante ter sempre o conjunto bomba-injetotes correto pois se a calibração da bomba não for igual á dos injetores eles funcionam fora de tempo e pulveriza também mal, num diesel é muito difícil as pessoas perceberem isto pois eles trabalham de qualquer maneira mas tem efeitos tanto a curto como longo prazo.
Anexos
CAM00176.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder