Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

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Mario_Marques
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por Mario_Marques »

Epa, esse último vídeo, parece que o mundo vai acabar.
Há uma coisa muito errada que é dita nesse vídeo e por quase todos os mecânicos no geral.
Esse lixo que ganha não entope os canais(entope mas não é esse o problema, não é falta de ar) isso é o que a olho dá para imaginar, o problema é na verdade muito mais complexo que isso, nos motores de injeção indireta ou carburados, quando o ar passa e a gasolina está a ser injetada há ali um momento que se mistura o ar com o combustível, forma uma espécie de nuvem de vapor e gotículas de ar e combustível, num motor de injeção direta a mistura é feita por "swirl" dentro do cilindro, que é basicamente o ar é direcionado de uma forma que faz com que haja uma agitação para misturar o ar com o combustível, e por isso toda a cabeça do motor, disposição das válvulas, desenho do coletor, é tudo concebido para criar esse tal swirl, o problema não é a quantidade do ar, mas sim a direção dele, ao haver coisas, lixo no canal, perturba esse movimento do ar e depois em algumas situações não ocorre a mistura do ar com o combustível como devia, o combustível em estado líquido não arde ao contrário do que muita gente imagina, ele só arde em particulas muito pequenas ou em estado gasoso.

Como disse antes, a injeção a frio trabalha de um modo especial e é por isso que só a frio notas o problema, isto é de um Audi 2.0 fsi mas os modos são estes:

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Isto é o que geralmente acontece e causa os distúrbios no fluxo, aqui uma nota, o problema não é causado por o orifício/canal estar obstruído mas sim pela forma que causa distúrbios no ar.
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Outro conselho, a maneira como eu faço, eu geralmente antes de desmontar tudo, tudo o necessário para enfiar uma câmara endoscópica e vejo o estado antes de desmontar, geralmente, nos carros que dá, tiro o sensor map fora e meto a câmara, ou tiro o tubo da admissão e meto pela borboleta dentro.

Outra coisa, algumas empresas sugerem soluções como hidrogênio, jato de ar com casca de noz, etc, para mim, tenho obviamente as minhas razões, nenhuma dessas soluções é a ideial, são sem dúvida as que dão menos trabalho, mas o hidrogênio não trata casos graves e o lixo vai para o motor, a casca de noz, ficam bocados na guia da válvula (já abri para ver coisa que certamente pouca gente fez, é pouco mas fica), pelo que para mim a solução é limpar á mão com cuidado e muita paciência, e nesse doloroso trabalho de limpeza á mão, não devem nunca ser utilizados utensílios de aço.
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Paulo1
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Mario_Marques Escreveu: 11 ago 2021, 22:18 Epa, esse último vídeo, parece que o mundo vai acabar.
Há uma coisa muito errada que é dita nesse vídeo e por quase todos os mecânicos no geral.
Esse lixo que ganha não entope os canais(entope mas não é esse o problema, não é falta de ar) isso é o que a olho dá para imaginar, o problema é na verdade muito mais complexo que isso, nos motores de injeção indireta ou carburados, quando o ar passa e a gasolina está a ser injetada há ali um momento que se mistura o ar com o combustível, forma uma espécie de nuvem de vapor e gotículas de ar e combustível, num motor de injeção direta a mistura é feita por "swirl" dentro do cilindro, que é basicamente o ar é direcionado de uma forma que faz com que haja uma agitação para misturar o ar com o combustível, e por isso toda a cabeça do motor, disposição das válvulas, desenho do coletor, é tudo concebido para criar esse tal swirl, o problema não é a quantidade do ar, mas sim a direção dele, ao haver coisas, lixo no canal, perturba esse movimento do ar e depois em algumas situações não ocorre a mistura do ar com o combustível como devia, o combustível em estado líquido não arde ao contrário do que muita gente imagina, ele só arde em particulas muito pequenas ou em estado gasoso.

Como disse antes, a injeção a frio trabalha de um modo especial e é por isso que só a frio notas o problema, isto é de um Audi 2.0 fsi mas os modos são estes:
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Isto é o que geralmente acontece e causa os distúrbios no fluxo, aqui uma nota, o problema não é causado por o orifício/canal estar obstruído mas sim pela forma que causa distúrbios no ar.
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Outro conselho, a maneira como eu faço, eu geralmente antes de desmontar tudo, tudo o necessário para enfiar uma câmara endoscópica e vejo o estado antes de desmontar, geralmente, nos carros que dá, tiro o sensor map fora e meto a câmara, ou tiro o tubo da admissão e meto pela borboleta dentro.

Outra coisa, algumas empresas sugerem soluções como hidrogênio, jato de ar com casca de noz, etc, para mim, tenho obviamente as minhas razões, nenhuma dessas soluções é a ideial, são sem dúvida as que dão menos trabalho, mas o hidrogênio não trata casos graves e o lixo vai para o motor, a casca de noz, ficam bocados na guia da válvula (já abri para ver coisa que certamente pouca gente fez, é pouco mas fica), pelo que para mim a solução é limpar á mão com cuidado e muita paciência, e nesse doloroso trabalho de limpeza á mão, não devem nunca ser utilizados utensílios de aço.


Caro Mário Marques,
Agradeço a exclente explicação.
Convencido por um funcionário da Feuvert, que resolveria a situação reportada, comprei o Pack descarbonização a hidrogénio (€ 49,95), e depois de 1 hora, em que um "tubinho" esteve a enviar ar pela Admissão (parece-me algo muito ligeiro), peguei no carro, e de facto o problema mantém-se inalterado. Ou seja, menos €50, e tudo na mesma.....
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde aqui por baixo teu a auto ocidental amadorense especialista vaga ou a kfz.
Alternativamente contate o Mário e marque com ele.
Paulo1
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por Paulo1 »

Boa tarde,

Situação facilmente resolvida. E de forma rápida e económica.
Usei 2 produtos da Liqui Moly (fantásticos pela qualidade), para limpeza de válvulas, meti 2 vezes € 30 de gasolina, e fui a Setúbal. Situação resolvida. O caro deixou de trepdiar a frio, funciona em pleno, e tudo normalizado. TOP. Obrigado Liqui Moly.
Contrariamente ao que por vezes é dito nestes Fóruns, estes produtos funcionam BEM. Eu sou um bom exemplo!

Produtos colcados;
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INJECTION REINIGER - € 12,5 lata
Funciona. Tudo impecável!
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catskills
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por catskills »

Paulo1 Escreveu: 06 out 2021, 13:48 TOP. Obrigado Liqui Moly.
Contrariamente ao que por vezes é dito nestes Fóruns, estes produtos funcionam BEM. Eu sou um bom exemplo!
Não quero criar ondas, mas acho que estás a agradecer á pessoa errada, e não á pessoa que teve o trabalho de te explicar o teu problema para te ajudar :lol:
Eu tive o mesmo problema que tu no meu carro perdi a conta a quantos liqui molys que lá meti, voltas na autoestrada a escafiar, e idas a várias oficinas não resolveram com trocas de tudo e mais alguma coisa, houve melhorias com isso tudo mas nunca ficou perfeito e como comprei o carro novo conhecia bem, depois da verdadeira intervenção ficou sim resolvido até hoje.
E posso dizer que a diferença foi muito grande, e foi a mesma pessoa que te explicou que identificou o problema quando testou o carro e viu valores em estrada, meteu uma câmara para ver o interior para confirmar com certeza absoluta, e depois resolveu logo á primeira e de facto o que saiu lá de dentro nunca na vida saia totalmente com liquido nenhum. :?
Uma das recomendações que me fez foi usar o liqui moly de longe a longe para prevenir que o problema volte a ficar tão grave,
e instalou-me um tanque de recuperação de óleo também para prevenir, mas claramente sei por experiência que só o tratamento da liqui moly não resolve nada em condições se o problema já estiver avançado pois o lixo que ganha é uma autêntica pedra.
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Mario_Marques
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por Mario_Marques »

Paulo1 Escreveu: 06 out 2021, 13:48 Boa tarde,

Situação facilmente resolvida. E de forma rápida e económica.
Usei 2 produtos da Liqui Moly (fantásticos pela qualidade), para limpeza de válvulas, meti 2 vezes € 30 de gasolina, e fui a Setúbal. Situação resolvida. O caro deixou de trepdiar a frio, funciona em pleno, e tudo normalizado. TOP. Obrigado Liqui Moly.
Contrariamente ao que por vezes é dito nestes Fóruns, estes produtos funcionam BEM. Eu sou um bom exemplo!

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Paulo, esses líquidos funcionam bem até um certo ponto, e como disse, são bons para prevenção, ou seja, quando não há um problema, com um problema, podem trazer problemas ainda maiores, e sei bem do que estou a falar pois certamente tenho muito mais experiencia que grande parte das pessoas.
Se a probabilidade de acontecer um problema é grande? Muitos casos não, quando o carro não tem já problemas graves, mas quando acontecer vai ser mau e acontece, e num carro que esteja com problemas a probabilidade é grande, os danos não nem sempre são sentidos no imediato, por vezes são progressivos e ninguém vai dar por elaou perceber a causa deles, eles vão aparecer por exemplo um teste de compressão ou um catalisador se parta todo ao fim de uns km's largos num dia que levou mais calor que o normal, o carro que gasta um pouco mais que o normal, um motor que perdeu alguma potencia.
Eu já tratei vários carros com esse tipo de problemas e obviamente como tal já utilizei todo o tipo de produtos para tentar evitar ter o trabalho de desmontar, inclusive os mesmos que tu e várias passagens, qualquer um deles serve para prevenção, e são bons nesse sentido, recomendo nesse sentido, nenhum serve como solução efetiva, e qualquer pessoa que já tenha feito uma limpeza de válvulas ou perceba minimamente de mecanica para poder compreender os riscos sabe disso, pois com toda a certeza já viu o trabalho que dá para remover o lixo, mesmo deixando 2 dias o ducto completamente de molho com esse liquido da liquimolly, ele só atua no material mole, não faz absolutamente nada na parte dura nem faz absolutamente nada á volta do injector.

Antes:
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Depois de limpo como deve ser:
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Isto é dos serviços que menos gosto de fazer, se um liquido de 20 euros resolvesse o problema era uma maravilha e seria o primeiro a recomendar, mas não resolve, só atua na parte mole(parte fresca e recente), e o lixo que se desfizer vai direitinho para o interior do motor(valvula de admissão, cilindros, passa na válvula d escape, turbo, catalisador), não sei se já alguém experimentou atirar um bocado de carvão maior que um grão de areia, massa consistente, ou qualquer coisa para dentro do motor, as vezes o resultado não é muito bom, e é precisamente esse o problema de usar esses líquidos há um risco não do próprio liquido apenas mas do próprio lixo que se solta quando um carro tem problemas, ou seja, tem á partida bocados grandes de lixo(eu pessoalmente antes de meter o liquido uso uma camara para ver se há esse perigo).
Já usei nem sei quantos produtos desses, já fiz várias passagens, já tive o cuidado de ver o antes e depois para comparar, não funciona como mostram essas fotos em cima que são minhas.
A outra foto que coloquei num post mais em cima, é de um motor que não foi tratado por mim, mas que já tinha levado várias passagens de liqui molly e outros, as fotos deste post são minhas e de um motor tratado por mim, aliás, quem conhece a minha oficina, na foto do injector vai certamente reconhecer.

Uma nota importante, que pode suscitar dúvidas, aquele injetor com aquele aspecto, nada tem a ver com o combustível, esse carro desde novo sempre usou combustível "premium" 98, a causa daquilo é o lixo nas válvulas que causa a tal interferência no fluxo de ar e consequentemente uma má atomização do combustível, e cria depósitos naquela zona, a queima não ocorre de uma forma uniforme e completa por ter havido distúrbios no fluxo de ar, aquilo fica na parte á volta do injetor longe do bico.
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Re: Ralenti instável a Frio VW EOS 1.4 - Bobinas? (como saber)

Mensagem por vick_79 »

Mario_Marques Escreveu: 26 out 2021, 18:29
Paulo1 Escreveu: 06 out 2021, 13:48 Boa tarde,

Situação facilmente resolvida. E de forma rápida e económica.
Usei 2 produtos da Liqui Moly (fantásticos pela qualidade), para limpeza de válvulas, meti 2 vezes € 30 de gasolina, e fui a Setúbal. Situação resolvida. O caro deixou de trepdiar a frio, funciona em pleno, e tudo normalizado. TOP. Obrigado Liqui Moly.
Contrariamente ao que por vezes é dito nestes Fóruns, estes produtos funcionam BEM. Eu sou um bom exemplo!

Produtos colcados;
VENTIL SAUBER - € 7 lata
INJECTION REINIGER - € 12,5 lata
Funciona. Tudo impecável!
Paulo, esses líquidos funcionam bem até um certo ponto, e como disse, são bons para prevenção, ou seja, quando não há um problema, com um problema, podem trazer problemas ainda maiores, e sei bem do que estou a falar pois certamente tenho muito mais experiencia que grande parte das pessoas.
Se a probabilidade de acontecer um problema é grande? Muitos casos não, quando o carro não tem já problemas graves, mas quando acontecer vai ser mau e acontece, e num carro que esteja com problemas a probabilidade é grande, os danos não nem sempre são sentidos no imediato, por vezes são progressivos e ninguém vai dar por elaou perceber a causa deles, eles vão aparecer por exemplo um teste de compressão ou um catalisador se parta todo ao fim de uns km's largos num dia que levou mais calor que o normal, o carro que gasta um pouco mais que o normal, um motor que perdeu alguma potencia.
Eu já tratei vários carros com esse tipo de problemas e obviamente como tal já utilizei todo o tipo de produtos para tentar evitar ter o trabalho de desmontar, inclusive os mesmos que tu e várias passagens, qualquer um deles serve para prevenção, e são bons nesse sentido, recomendo nesse sentido, nenhum serve como solução efetiva, e qualquer pessoa que já tenha feito uma limpeza de válvulas ou perceba minimamente de mecanica para poder compreender os riscos sabe disso, pois com toda a certeza já viu o trabalho que dá para remover o lixo, mesmo deixando 2 dias o ducto completamente de molho com esse liquido da liquimolly, ele só atua no material mole, não faz absolutamente nada na parte dura nem faz absolutamente nada á volta do injector.

Antes:
Imagem
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Depois de limpo como deve ser:
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Isto é dos serviços que menos gosto de fazer, se um liquido de 20 euros resolvesse o problema era uma maravilha e seria o primeiro a recomendar, mas não resolve, só atua na parte mole(parte fresca e recente), e o lixo que se desfizer vai direitinho para o interior do motor(valvula de admissão, cilindros, passa na válvula d escape, turbo, catalisador), não sei se já alguém experimentou atirar um bocado de carvão maior que um grão de areia, massa consistente, ou qualquer coisa para dentro do motor, as vezes o resultado não é muito bom, e é precisamente esse o problema de usar esses líquidos há um risco não do próprio liquido apenas mas do próprio lixo que se solta quando um carro tem problemas, ou seja, tem á partida bocados grandes de lixo(eu pessoalmente antes de meter o liquido uso uma camara para ver se há esse perigo).
Já usei nem sei quantos produtos desses, já fiz várias passagens, já tive o cuidado de ver o antes e depois para comparar, não funciona como mostram essas fotos em cima que são minhas.
A outra foto que coloquei num post mais em cima, é de um motor que não foi tratado por mim, mas que já tinha levado várias passagens de liqui molly e outros, as fotos deste post são minhas e de um motor tratado por mim, aliás, quem conhece a minha oficina, na foto do injector vai certamente reconhecer.

Uma nota importante, que pode suscitar dúvidas, aquele injetor com aquele aspecto, nada tem a ver com o combustível, esse carro desde novo sempre usou combustível "premium" 98, a causa daquilo é o lixo nas válvulas que causa a tal interferência no fluxo de ar e consequentemente uma má atomização do combustível, e cria depósitos naquela zona, a queima não ocorre de uma forma uniforme e completa por ter havido distúrbios no fluxo de ar, aquilo fica na parte á volta do injetor longe do bico.
Amigo Mário, será que me podes deixar o teu contacto de telemóvel para poder falar contigo por WatsApp? Cumprimentos
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