VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Responder
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Boa noite,

Deixo aqui a apresentação da minha VW Golf IV Variant 1.9 TDi, equipada com o motor AJM de 115 cvs! É de 1999, comprei-a em Maio de 2020 com 170.000 kms, com livro de revisões carimbado!
Estou a morar e a trabalhar na Suíça, a carrinha é e tem matricula Suíça!
Após um ano, já fez mais de 40.000 kms e conta com 3 idas a Portugal!
Com algumas peripécias pelo meio, nunca me deixou ficar mal, mas já gastei uns euros valentes com ela!
É o meu carro de trabalho e de lazer!
Conta com climatronic, vidros electricos, bancos aquecidos, etc. E tem um extra que nao é muito comum em PT que é o aquecimento de parque da WEBASTO! Dá um jeitão de Inverno!!😁
Vou tentar por umas fotos e a seguir já faço uma descrição dos "problemas" que já tive!
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

20200428_151009.jpg
20200428_142741.jpg
20200428_142743.jpg
20200428_142753.jpg
20200428_142738.jpg
20200428_142733.jpg
20200428_142725.jpg
Estas são as fotos no dia em que a comprei!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Mario_Marques »

Que sorte um carro desses com tão bom aspecto e tão poucos kms.
Tens ai um belo carro e numa cor muito invulgar por cá.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Olá Mario_Marques,, obrigado pelas tuas palavras! A côr é um pouco/bastante discutível, no inicio estranha-se, depois entranha-se!😁 Como foi uma compra racional, embora eu sempre tivesse adorado este modelo, a côr ficou para segundo plano!
O facto de ter poucos kms para a idade, trouxe-me a primeira despesa! A junta da cabeça....!!🤑🤑
Eu descreve a história no post seguinte...
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

20200606_092040.jpg
20200511_085302.jpg
20200511_085250.jpg
20200511_085304.jpg
As primeiras fotos da carrinha na minha posse, e já depois de lavadinha... :lol:
20200512_193925.jpg
Sim, tambem sofro deste mal. A peça assinalada tem de ser substituída de ambos os lados! Aqui é normal por causa do sal nas estradas....
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Logo após o primeiro mês de compra, aqui vou eu até Portugal! Depois de mudado o kit de distribuição (mera prevenção) e verificados todos os níveis, faço-me à estrada! Chegado a Grenoble, com 500 kms feitos, eis que me acende a mensagem no quadrante a avisar falta de água no radiador! Associei à mudança do kit, o mecãnico nao atestou bem o liquido aquando a mudança da bomba de agua! Bem, como viajo sempre com 5 litros de agua no carro, vai de acrescentar cerca de 0,5l! Nao passaram cerca de 100 kms, novo aviso! Com mais 1400 kms pela frente, começo a coçar a cabeça! Chego cá fora e vejo a agua a sair, sob pressão, pelo reservatório. O que me passou pela cabeça foi o que estão a imaginar!! Ou vou devagar até Portugal, rezar 10 Pai Nossos e esperar que a junta aguente, ou vai dar merd@!😁
E assim foi, uma viagem de 30h até Viseu, com muitos litros de agua metidos no deposito de refrigeração, e os "tin tins" apertados...😂😂, mas nao me deixou ficar mal!
Resultado: junta da cabeça nova, com a devida reparação dos restantes componentes inerentes a esta operação! Foram cerca de 1.000 euros, que paguei com todo o gosto, pois estes carros merecem!
Até hoje, nunca mais tive problemas desta natureza. O mecânico disse que a junta tinha-se deteriorado, eventualmente aos poucos kms e muitos anos da viatura!
Virão mais episódios com mais peripécias!!😁
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Como o pessoal gosta de fotos, aqui vão mais algumas!
IMG-20201007-WA0027.jpg
Aqui em plena hora de lazer!
IMG-20201225-WA0011.jpg
20201220_112800.jpg
20201220_112442.jpg
20201220_112429.jpg
IMG-20201225-WA0011.jpg
Anexos
20201225_133731.jpg
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Este post retrata um pouco o meu lado mais pessoal!

Nao comentem: "Ah, e tal, tá na Suíça, tem carro velho em vez de um novo..."! Meus amigos, é velho mas está pago! Com todo o respeito pelos outros que fazem Leasings e emprestimos! Também já o fiz! Foi uma opção pessoal! Prefiro assim! A Suíça já foi melhor, isto não é nenhum mar de rosas, mas continuo a agradecer ao país que me acolheu na pior hora da minha vida, corria o ano de 2013! Portugal continua, como é obvio, no meu coração! Tenho muitas saudades daí, especialmente porque estou cá sozinho e a familia está em PT, por opção!
Por aqui, trabalho numa empresa de transportes, e o meu horario de trabalho é essencialmente de noite! A minha viatura de serviço é uma Mercedes Sprinter 317 cdi de 2020! Mas passemos à frente antes que seja banido pelo Administrador!😄
Aqui na empresa também temos VW Transporters, a maioria com cx. DSG e sistema de tracção integral. Algumas também com o sistema de suspenção pneumatica com compressor! Quando puder, tiro algumas fotos e posto aqui! Anda por aqui uma Crafter, mas foi a primeira e ultima! O meu patrão nem quer olhar para ela...ou teve azar com a unidade, ou aquilo tem pouca qualidade!
E aqui ficou mais um pouco da minha história!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Mario_Marques »

Marquito Escreveu: 30 mai 2021, 04:05 Olá Mario_Marques,, obrigado pelas tuas palavras! A côr é um pouco/bastante discutível, no inicio estranha-se, depois entranha-se!😁 Como foi uma compra racional, embora eu sempre tivesse adorado este modelo, a côr ficou para segundo plano!
O facto de ter poucos kms para a idade, trouxe-me a primeira despesa! A junta da cabeça....!!🤑🤑
Eu descreve a história no post seguinte...
Por acaso até acho a cor fixe, e como o carro parece estar muito direitinho e original fica engraçado, hoje em dia já não é fácil ver carros tão originais e bem conservados.
A junta é chato, infelizmente um problema comum nos 115, já passei por isso e na altura o meu carro ainda era praticamente novo, não tinha sequer 100mil km's, se for reparado logo, muitas vezes ainda dá para salvar, o problema é que muitas o pessoal deixa andar e acaba por danificar também o bloco do motor por levar esquentamentos.
Isso o carro ser velho, acho que fizeste bem, um carro é um péssimo investimento, é bem melhor investir pouco num carro e ter uma vida boa do que ser escravo do carro.
Em que zona da suiça vives? conheço alguma coisa por zurich e zug, estive algum tempo a viver em affoltern am albis em trabalho, sendo que a empresa ficava em cham, ia todos os dias de comboio, tinha comboio á porta de casa e do trabalho :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Mario_Marques, curiosamente, o primeiro cantao onde morei foi em Zug! Estive a morar entre Knonau e Cham! Perto de um estaleiro da RISI! Nao sei se te diz algo. Todas as zonas onde moraste e trabalhaste sao conhecidas por mim! Ainda hoje por motivos de trabalho lá vou....
Neste momento, trabalho em Lucerna e moro num cantao pequeno que se chama Obwald! Daí as letras na matricula OW.
Se quiseres desenvolver o assunto por mp, nao me importo!

Em relação ao carro, está e vai continuar original! Para mim sao bonitos assim! Respeito obviamente os gostos de cada um!
A côr ja me habituei! Agora é ir investindo para ir mantendo a maquina!
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 80
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por nardomk4 »

A fotografia no meio da neve está brutal!! Adoro estas pessoas que tratam estes modelos mais que um mero "carro", porque não é toda a gente que gasta tanto dinheiro num carro de 20 anos

Mudando tudo a tempo e horas é carro para a vida inteira!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Mario_Marques »

Marquito Escreveu: 30 mai 2021, 14:46 Mario_Marques, curiosamente, o primeiro cantao onde morei foi em Zug! Estive a morar entre Knonau e Cham! Perto de um estaleiro da RISI! Nao sei se te diz algo. Todas as zonas onde moraste e trabalhaste sao conhecidas por mim! Ainda hoje por motivos de trabalho lá vou....
Neste momento, trabalho em Lucerna e moro num cantao pequeno que se chama Obwald! Daí as letras na matricula OW.
Se quiseres desenvolver o assunto por mp, nao me importo!

Em relação ao carro, está e vai continuar original! Para mim sao bonitos assim! Respeito obviamente os gostos de cada um!
A côr ja me habituei! Agora é ir investindo para ir mantendo a maquina!
Passava diariamente por knonau, normalmente saia do comboio para o trabalho em Steinhausen Rigiblick, a minha empresa ficava a 1 minuto ou nem isso a pé, e não havia necessidade de ir de carro, eu por acaso perguntei de onde eras por causa da matricula, quase todos os Tugas na suíça estão nas zonas francesas, poucos estão nas zonas de alemão, já não vou aí á uns tempos, praticamente desde que apareceu o covid19, eu sou "service engineer" de uma marca suíça em Portugal e as vezes pelo mundo :D
Uma das coisas que tenho saudades daí é as paisagens.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Mario, hei-de passar "à porta" do teu trabalho esta noite!😁
Quando quiseres vir até cá matar saudades, avisa que tens por aqui uma cama e comida!
As paisagens sao muito bonitas, seja em Zug ou um pouco por toda a Suíça! Mas esta zona em particular é fantastica! Zug então é uma cidade fantástica! Se fores a Baar, entao é só pessoal de Viseu....
Encontras muitos portugueses na parte alemã, mas se fores a NE ou a FR entao parece que estás em Portugal!
Marquito
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 29 mai 2021, 21:28
Veículos: VW Golf IV Variant 1.9 TDi 115 cv AJM

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Marquito »

Marquito Escreveu: 30 mai 2021, 22:41 Mario, hei-de passar "à porta" do teu trabalho esta noite!😁
Quando quiseres vir até cá matar saudades, avisa que tens por aqui uma cama e comida!
As paisagens sao muito bonitas, seja em Zug ou um pouco por toda a Suíça! Mas esta zona em particular é fantastica! Zug então é uma cidade fantástica! Se fores a Baar, entao é só pessoal de Viseu....
Encontras muitos portugueses na parte alemã, mas se fores a NE ou a FR entao parece que estás em Portugal!
20210531_020118.jpg
20210531_020149.jpg
Para matares as saudades!!😁👍
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDi AJM 115cv

Mensagem por Mario_Marques »

Não tenho muitas saudades da estação, mas sem dúvida tenho saudades de em cerca de 10 minutos chegar ao trabalho sem nenhum stress, e na ida para casa igual :D
Isso é mesmo pertinho de onde trabalho, não sei se já viste alguma vez o edifício da Schleuniger e da varo energy
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder