Mais um comparativo interessante e muito curioso, isto vai no seguimento de outro tópico off tópic que tinha criado(viewtopic.php?f=28&t=117316)em que encontrei diferença significativa entre um filtro Mann vendido pela VW e o "mesmo" filtro vendido em qualquer loja de peças na mesma da marca Mann, já encontrei ao longo da minha vida outros exemplos, em especial nas pastilhas de travão, amortecedores e alguns modelos de correias de distribuição, mas uma pessoa esta sempre a ser surpreendida.
Não é a primeira vez que ouço o termo "nunca mais ficou como quando era novo" em muitos carros, e por vezes há pormenores que ninguém se lembra, este é só mais um, comparativo entre Michelin OEM, neste caso bmw M2 VS. Michelin comprados "cá fora"
Pneus OEM specs Vs. Aftermarket
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
- |Guilherme|
- Expert
- Mensagens: 793
- Registado: 17 jul 2015, 03:11
- Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
- Localização: Lisboa
Re: Pneus OEM specs Vs. Aftermarket
Genuine vs OE é um tema bastante controverso, ou por outra, que levanta sempre discossoes enormes.
Começo por deixar claro que a minha opinião é que acredito que algumas peças na marca têm uma razão de ser para serem mais caras, por isso acredito nas diferenças em alguns casos.
Neste caso, acho fácil de perceber que exactamente o mesmo pneu, mesma marca, mesma medida etc seja bastante diferente porque foi desenvolvido especificamente para este modelo. O composto e outro, as camadas, o desenho é todo feito à medida do que o M performance necessitava.
A minha dúvida é, um filtro de gasóleo por exemplo, ou uns apoios de motor, ou casquilhos, também terão está exigencia de especificidade de tal maneira que se comprares a marca que equipa a origem, seja mesmo assim tão notória a diferença?
Neste caso, um pneu que pode equipar vários carros, foi desenhado especificamente para a BMW, mas nestes outros casos que mencionei, será que a VW exige características únicas que façam com que peça OE não seja tão eficiente como a Genuina?
É a minha dúvida
Começo por deixar claro que a minha opinião é que acredito que algumas peças na marca têm uma razão de ser para serem mais caras, por isso acredito nas diferenças em alguns casos.
Neste caso, acho fácil de perceber que exactamente o mesmo pneu, mesma marca, mesma medida etc seja bastante diferente porque foi desenvolvido especificamente para este modelo. O composto e outro, as camadas, o desenho é todo feito à medida do que o M performance necessitava.
A minha dúvida é, um filtro de gasóleo por exemplo, ou uns apoios de motor, ou casquilhos, também terão está exigencia de especificidade de tal maneira que se comprares a marca que equipa a origem, seja mesmo assim tão notória a diferença?
Neste caso, um pneu que pode equipar vários carros, foi desenhado especificamente para a BMW, mas nestes outros casos que mencionei, será que a VW exige características únicas que façam com que peça OE não seja tão eficiente como a Genuina?
É a minha dúvida
- |Guilherme|
- Expert
- Mensagens: 793
- Registado: 17 jul 2015, 03:11
- Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
- Localização: Lisboa
Re: Pneus OEM specs Vs. Aftermarket
Nem de propósito, estava a ver outro vídeo.
E um dos comentários parece responder à pergunta.
Consigo perceber que nos casos em que uma peça equipa vários modelos seja efectivamente notória a diferença, mas nas que são desenvolvidas especificamente para a mesma plataforma? Será que se mantém a diferenca?
E um dos comentários parece responder à pergunta.
Consigo perceber que nos casos em que uma peça equipa vários modelos seja efectivamente notória a diferença, mas nas que são desenvolvidas especificamente para a mesma plataforma? Será que se mantém a diferenca?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Pneus OEM specs Vs. Aftermarket
|Guilherme| o que te posso dizer da minha experiência, há peças que são realmente diferentes as vezes muito, outras vezes pouco, há peças que são feitas da mesma forma mas passam depois por controlos de qualidade diferentes, há peças que são exatamente iguais, varia de peça e de quem a fábrica e da marca que posteriormente utiliza, as vezes até o próprio modelo em particular, ou seja, não se aplica para tudo.
Um exemplo fácil, vais a alguns catálogos aftermarket, para um carro que use peças "especiais" as vezes a peça de reposição que está no catálogo é igual para todos quando aquele modelo particular trazia de fabrica peças especiais, um exemplo rápido, pastilhas de travão, casquilhos ou amortecedores.
Uma coisa que eu não sabia e não estava realmente á espera que fosse verdade apesar de já ter sentido isso e muita gente falar do mesmo "feeling", é que os pneus fossem diferentes mesmo sendo o mesmo modelo/marca
Um exemplo fácil, vais a alguns catálogos aftermarket, para um carro que use peças "especiais" as vezes a peça de reposição que está no catálogo é igual para todos quando aquele modelo particular trazia de fabrica peças especiais, um exemplo rápido, pastilhas de travão, casquilhos ou amortecedores.
Uma coisa que eu não sabia e não estava realmente á espera que fosse verdade apesar de já ter sentido isso e muita gente falar do mesmo "feeling", é que os pneus fossem diferentes mesmo sendo o mesmo modelo/marca