Comparativo\Teste\Ensaio de opções de suspensão - TyreRack

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18395
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Comparativo\Teste\Ensaio de opções de suspensão - TyreRack

Mensagem por Mario_Marques »

Vi este artigo que é muito interessante, um comparativo de diferenças entre suspensões num BMW, interessante ver que apesar de o "feeling" de condução poder alterar muito com uma suspensão desportiva, na prática as vezes não faz a diferença que seria de se esperar, o que acontece é que normalmente no ninguém anda propriamente com um cronômetro a tirar tempos para ver as diferenças reais.
Um dos testes é feito em pista com um piloto profissional, a diferença entre o carro original para um com uma suspensão de topo não chega nem a 1seg por volta.

https://m.tirerack.com/suspension/tests ... sultCharts
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sm106
Amateur
Amateur
Mensagens: 242
Registado: 06 out 2011, 21:09
Veículos: Golf mk4 81kw

Re: Comparativo de suspensões

Mensagem por sm106 »

Por acaso já tinha visto. Muito interessante.
Primeiro ponto é que a suspensão BMW de origem é boa como seria de esperar de um carro dessa gama. Segundo, os pneus são o fator que mais diferença faz na performance de um carro.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Comparativo de suspensões

Mensagem por |Guilherme| »

Porreiro ver-se este comparativo, honestamente fiquei surpreendido pensei que fossem diferentes os resultados em termos de performance final em pista.
Na grande maioria dos casos, o pessoal só troca de suspensão por causa do wheel gap e muita vezes até jom serve. Depois acontecem coisas estranhíssimas, mas como só têm o carro 1 ano, não chegam a perceber o que se passou..

No meu caso (b12 sportiline), a escolha recaiu sobre uma suspensão mais firme e adoro como está(não é para todos os gostos), tanto de estética como sensação de condução mas até admito que em circuito, às tantas, para a suspensão sport, não tivesse melhorias notórias.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18395
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Comparativo de suspensões

Mensagem por Mario_Marques »

Pessoalmente, pela minha experiencia, acho que isso não acontece só nesse BMW, mas de uma forma geral acontece na maioria dos carros bem concebidos relativamente modernos, os engenheiros fazem um bom trabalho a encontrar um bom compromisso entre desempenho e conforto de utilização, a questão é que aquilo que se sente ao volante muitas vezes não se traduz em rapidez, os coilovers tal como era previsto tiveram no geral a pior pontuação geral ganhando apenas na resposta da direção, dirgibilidade, tempo em pista e no slalom por uma margem muito pequena, os coilovers são a opção mais dispendiosa da lista dos conjuntos testados, além dos coilovers também foram instaladas barras estabilizadoras com os coilovers, são coilovers de 2 vias.
Os coilovers são aquela opção que se ajusta para um determinado objectivo/tipo de circuito e só são mesmo bons naquilo, no teste tentaram ajusta-los de uma forma geral para usar no dia-dia, coisa para que eles não foram feitos, não fizeram ajuste de massas como é idealmente o que se deve fazer com coilovers, mas quanto mais ajustados para performance forem, piores são em tudo o resto no geral.

O meu primeiro trackday com o golf 4 tinha a suspensão vw sport original ainda em muito bom estado, como era em pista, na altura os trackdays tinham 3 ou 4 carros nada como agora, pude abusar muito mais que na estrada pois sentia-me seguro para tal, tinha espaço para me despistar em segurança caso as coisas fossem para sul..... consegui sem problemas levar o carro a níveis que em estrada nunca seria que eram possíveis, a sensação de medo nestes carros é muito maior que aquilo que eles conseguem na verdade.
Ao inicio não tive muita coragem, primeiro, era muito novo, tinha pouca experiencia e tinha o carro á meia dúzia de dias, mas levava ao lado um colega que já tinha corrido no CNV com golfs naquela pista e ele começou a puxar por mim e a dar alguns conselhos dos limites nas curvas, dei por mim ao fim de algum tempo a niveis de velocidade em curvas que numa estrada nunca imaginaria que eram possíveis, tudo se resumia ao facto de a sensação nunca me deixar ir mais além, o carro torce-se todo mas não descola, com os coilovers, completamente diferente, mas ao incio, quando apenas ajustava os coilovers pelo "visual" também acho que o carro era quase igual como de origem ou até pior, so a sensação é que tinha mudado muito, depois de ajustar os coilovers como deve ser os ganhos ai sim, foram realmente grandes, mas não se ganha em tudo nestas coisas, o visual do carro baixo com coilovers ja não era aquele alinhado por todo que toda a gente gosta, a altura não era tão baixo quanto isso para ficar bom, e depois o conforto saiu prejudicado em algumas situações.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Comparativo de suspensões

Mensagem por |Guilherme| »

Sim, também vi que ajustaram para se assemelharem mais aos restantes setups de uso diário. Sem dúvida nenhuma que a maior verdade que se retira é que o bom ou mau é sempre relativo ao que se queira. E uma opção boa para um propósito vai ter um lado menos bom certamente também. Performance e conforto, deve ser uma coisa complicada de encontrar, mas...é tudo uma questão de gosto e como o gosto é subjectivo, é sempre difícil quando o pessoal pergunta nos posts 'a melhor opção' :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18395
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Comparativo de suspensões

Mensagem por Mario_Marques »

O vencedor do teste foi por uma margem consideravel o "cup kit" Eibach Pro-System Plus Kit, que é o sistema amortecedores+molas+conjunto de barras estabilizadoras, o conjunto dos coilovers+barras estabilizadoras na performance absoluta nos testes que fizeram, com a finação que fizeram, é um pouquito de nada melhor nisso apenas, mas o preço é muitooooooo mais elevado que o Eibach Pro-System Plus Kit e só se tira o melhor deles numa afinação/tipo de piso muito especifico, quem ajustar para estética não vai nunca ter o máximo desempenho deles, fico apenas desapontado por não terem feito um ajuste profissional dos coilovers, mas como na verdade quase ninguém faz, toda a gente ajusta a olho, é mais realista o teste que fizeram.
Estamos a falar num conjunto de coilovers barras na casa dos 2400euros para cima, agora é imaginar quando o pessoal pergunta qual é melhor, se JOM ou TA :lol:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 775
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Comparativo\Teste\Ensaio de opções de suspensão - TyreRack

Mensagem por |Guilherme| »

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Responder