Abrir e pôr motor 0km - info técnica detalhada de medidas pág 2

Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Jarbas83 »

Essa do carreto da cambota já me aconteceu. O carro deixou de pegar assim do nada. Fui a ver, motor descomandado. Felizmente, apesar do escatel do carreto ter partido, o parafuso estava bem apertado e segurou o carreto, que só mexeu ligeiramente do sítio, o suficiente para ter descomandado o motor mas não a ponto de fazer mossa.

E sim, se o motor der raia, arranja-se outro. No meu caso, talvez arranjasse centralina, turbo e N75 e fizesse upgrade para o AFN...
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Mário Marques dá me aqui uma ajuda e conselho. Já tenho quem me "faça" o carro e vou abrir motor. Vou mandar a cabeça para a veicomer. Quero deixa lo com margem para quando me apetecer aumentar CV não estar no limite. Cams sdi tem margem para aguentar CV? Pistons bielas etc etc que posso por?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

A não ser que queiras algo completamente absurdo e ganhar cada cavalo possível mesmo sacrificando tudo o resto, não te recomendo fazer nada de especial na cabeça, há mais possibilidade de estragar do que de melhorar a cabeça de um turbo diesel por causa do "swirl", estragar no sentido que depois perde muito no uso de dia-dia e da própria fiabilidade da cabeça, além de que esse tipo de serviços geralmente não são muito económicos.
A cam de sdi não te vai dar nada de especial, ela aguenta o que for preciso, a questão da cam não é o que ela aguenta, é as características de abertura dela, duração e máximo de abertura, ou seja, quando começa a abrir, quanto tempo fica aberta, quando começa a fechar, quanto tempo fica fechada, como é a relação entre as válvulas de admissão e escape e quanto as abre, isso vai traduzir-se em maior ou menor enchimento de cilindro, maior ou menor exaustão e quando acontece uma coisa e outra.
Pessoalmente a cabeça é renovar o que tiver de ser renovado, guias, válvulas, sedes(quiçá, nas sedes e válvulas fazer um pouco de trabalho ligeiro de ângulos), retentores, tirar uma ou outra imperfeição, tratar a superfície com acabamento próprio para levar junta MLS e siga.
Um carro turbo de estrada, pior ainda, turbo-diesel de injeção direta, não vale a pena perder a cabeça com grandes alterações na cabeça, faz diferença, faz, mas €/cv não justifica nada geralmente, só mesmo para quem quer tentar o máximo de performance, cada migalhinha possível.
Mas isto é uma explicação extra simplificada, o ideal era saberes realmente o que queres e depois sim trabalhar no sentido de obter esse resultado, estar a tentar fazer uma coisa generalista gasta-se dinheiro e geralmente nunca se tem um resultado muito bom, muito bom no sentido de ser realmente aquilo que precisas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Quero um carro desportivo mas agradável de conduzir tanto em cidade como em autoestrada ... Com o turbo que tenho bv43 que foi revisionado e calibrado ( não levou mfs) bicos do 2,5tdi e depois reprogramar. Tal como disse vou abrir motor e mudar internos portanto quero deixa lo reforçado e com bons internos. pistons e bielas se quiser mudar meto o quê l? Quero "casar" bem o material que tenho neste momento.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

É como te digo, eu nesse motor em específico, só com esse material, para usar no dia a dia onde se quer um carro fiável, econômico e fácil de utilizar, não fazia nada na cabeça a não ser essencialmente o que referi em cima, muito mais que isso para usar no dia a dia não é bom/necessário, por exemplo, ha quem maquine as hastes das válvulas e corte as guias, isso aumenta, bem feito, um pouco o fluxo de ar, mas também reduz drasticamente a resistência e durabilidade, e num carro turbo esse aumento de caudal pouca ou nenhuma diferença irá fazer pois o turbo compensa isso.
Depois, está mais que provado que esses motores com facilidade aguentam muito mais potência que a original e que grande parte das falhas vem quase sempre da injeção ou desgaste e não dá potência em si.
Podes talvez também usar parafusos em aço 12.9 ou passar para sistema de pernos mais fortes, tirando isso, não fazia muito mais apesar de que dá para fazer muita coisa, mas muita é dispendiosa e para fazer 200cv ou nem isso não justifica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Eu por mim punha já pistons e bielas reforçadas. Mudava segmentos etc etc. Prefiro ter material com boa margem e carro para mais 530 mil km...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Trocar isso devido ao desgaste da idade, não é nada má ideia, bem pelo contrário, até porque não vai dar para fazer nenhum tipo de teste estrutural ao material(metalografia/radiografia) para saber como está por dentro, agora trocar só pela expectativa de ganhar performance é que não justifica.
Os pistões dúvido muito que não tenhas de os trocar, eles são bons e trazem uma capa para reduzir o atrito das saias mas a esta hora muito provavelmente isso já ate desapareceu e deve precisar de subir medida.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

A pessoa que vai fazer o carro é minha conhecida . Trabalhava na Peugeot e agora está na bmw. Por isso é que estou a vontade e sei que não vou ser enganado. Só vai mesmo mudar o que for preciso ou lhe pedir. É como disse para abrir é para mudar tudo o que for preciso e ficar isso arrumado para mais 530 mil km 😉 visto que ele está com tempo vou aproveitar. Se tiver que subir medida só com isso já são mais uns pozinhos que ganham e mais uns euros que gasto lol
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Geralmente uma oficina convencional não tem conhecimento nem todo o conjunto de dispendiosas ferramentas necessárias para efetuar todas as medições de precisão necessárias para realmente meter um motor "zero", o que geralmente fazem é tirar velho e meter novo sem verificar grande coisa a nível de tolerâncias, geralmente a parte de verificação das tolerâncias numa oficina que convencional, é feita na empresa de retificação, medem os pistões, medem os cilindros relativamente a diâmetros e ovalizacao, medem os alinhamentos das chumaceiras no bloco e cabeça, cambota, alinhamento neste caso, do canal do veio intermediário.
Tu a subir cilindrada num carro turbo vais ganhar pouco ou mesmo nada neste caso particular pois o aumento é mesmo muito pequeno não chega nem a 100cc, o pistão oversize só tem umas décimas a mais que o original, é tipo passa de 79,50+/- para 79,75+/-, da prai 4 ou 5cc e ao passo que num atmosférico a tua capacidade de aspiração depende inteiramente do motor, num carro turbo quem manda é o turbo, quem te mete lá o ar é o turbo, a cilindrada não tem efeito muito notório, pois é precisamente para isso que o turbo serve para forçar o ar, quanto tens por ex 1bar, significa que estás a meter sensívelmente o dobro da pressão atmosférica.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Sim ferramentas não tem. Pq o carro de track day dele( Peugeot 106 xsi de 98 ) foi ele que o montou mas muita coisa mandou fazer obviamente. O que me deixa mais descansado é o facto de ser honesto e também não ser um simples curioso.( é das relações da minha e do meu cunhado desde miúdos é muito próximo de nós) Eu a pensar meter uns pistão a homem e tu falas em décimas 😂😂😂😂😂. Quase de certeza que ele depois de abrir que me aconselha e manda para uma casa especializada.o máximo que puder fazer e montar é ele mas o resto é em alguém com Ferramentas e máquinas para o fazer
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Muitos mecânicos têm fama de não serem honestos, porque reparam os carros e depois eles dão bronca, na verdade o problema desses mecânicos não é propriamente serem honestos ou não, acredito que muitos até sejam bem honestos pois ninguém é estupido e burro para querer perder clientes ou irritar pessoas e criar-lhes problemas, mas o problema é mesmo que muita gente se torna mecânico sem nunca terem tido na vida qualquer formação de mecânica/engenharia e depois claro, dá bronca e as pessoas não ficam contentes porque pagaram para serem mal servidas.
Os problemas vão ser essencialmente isto que vou colocar em baixo, que já agora deixo as imagens que podem dar jeito a muita gente, é só uma pequena parte, medir e respeitar estas tolerâncias todas dá pano para mangas e tem muito mais que isto, tipo o triplo das coisas, a verificar, isto claro, quem quiser ser 100% rigoroso, a maioria das oficinas e reparações de motores tem pouco ou nenhum neste tipo de serviços, até porque muitas vezes não têm sequer a informação do construtor.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
somethingawful emoticons
Imagem
Imagem

Medidas "oversize" originais
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Mário 5 ***** obrigado... o luis estava a tirar engenharia mecânica na faculdade desistiu e fui tirar o curso na sepra... portanto é mecânico aí a uns 20 anos.... vou sacar isso e passar lhe 😉
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por Mario_Marques »

Apenas acrescentar e clarificar uma coisa que as vezes a forma como escrevo pode ser mal interpretada, o meu comentário em cima não foi para desvalorizar de forma nenhuma quem nunca teve formação numa "instituição", apenas é de facto aquilo que acontece muitas vezes, muitas pessoas acabam na mecânica não por aptidão e conhecimento técnico, mas porque foi das poucas opções que conseguiram na vida, "desapertador de parafusos" não querem aprender mais pois já "sabem tudo" nas suas cabeças por terem imensa experiência.....e depois sem querer, por não saberem, acabam por cometer muitos erros profissionais.
Felizmente também há pessoas inteligentes e dedicadas, autodidatas, que apesar de tudo nunca andaram em nenhuma "instituição" mas que á sua conta e esforço se dedicaram a tirar cursos, estudar, ler livros, aprender técnica e construção, pedem ajuda a profissionais, etc, para serem melhores e mais especializados na sua atividade, isso requer muito mais esforço, dedicação e empenho de que ter os papás a pagar os estudos e um gaijo baldar-se e ir é para a queima beber umas bejecas :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Nada disso Mário eu percebi perfeitamente 😉 o que noto é que existe uma vaga de mecânicos que só quer fazer revisões e depois tens outros que só querem fazer electrónica mas a carros a partir de 2000 😂 a saberem mexer em oldscholl são poucos pq dá muito trabalho.
argolas
Amateur
Amateur
Mensagens: 295
Registado: 07 set 2012, 02:52
Veículos: golf 3 tdi van 90cv
Localização: margem sul

Re: Abrir e pôr motor 0km

Mensagem por argolas »

Existe maneira de melhorar a direcção e a brecagem ?
Responder