Não te vou dizer quanto gastarias no teu, mas sei que seguramente gastas bastante mais que o valor do próprio carro se fizeres tudo com rigor como deve ser, renovar em carro todo para ficar realmente como novo fica dispendioso + essa tal preparação que se usares material como deve ser é outro tanto, basta ver o preço de um turbo novo, 3 injetores, uma árvore de cames novas e outros consumíveis.
Já preparei alguns carros com esse motor(inclusive 2 Arosa, um preto e um amarelo muito conhecidos a nível nacional na comunidade na época, bem como um cross polo também muito conhecido) e se nos 1.9 já não sou apologista de tentar fugir a material novo, nesses sou menos ainda pois os problemas são bem piores, e para o uso que pretendes é a pior ideia possível, não existe, potencia/fiabilidade/dirigibilidade/barato/economia tudo junto na mesma frase, muito provavelmente se fizeres um serviço profundo a esse gastas já mais que o valor do carro.
Se dissesses que esse era tipo o teu segundo carro, tipo brinquedo de fim de semana, que te estavas nas tintas se partisse, aí dizia força nisso, agora para o uso que descreves, eu profissionalmente e pessoalmente não recomendaria nunca isso, a começar logo pelo bv39 recondicionado, e injetores inventados para dia a dia pior ainda, e pelo facto de que queres dar um salto grande logo de uma só vez e é preciso ter estofo para isso e mesmo assim o resultado final não é bom para o propósito que pretendes, um carro modificado para usar no dia dia, em especial cidade é péssima ideia.
Mas atenção, é só a minha opinião, baseada na minha experiência, certamente vais ouvir opiniões diferentes por aí, até muito provavelmente de pessoas que secalhar nunca sequer tiveram qualquer contacto con isso.
Só para frisar também que não é nenhum tipo de preconceito com carros velhos pois eu mesmo também tenho carros velhos e modificados e sei bem o que custa usar e manter impecável, é muito mais caro que um carro novo e original, pois também tenho carros novos e originais