Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Responder
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por marioscp »

boas pessoal
bem e assim a minha maria comprou a uns mesitos um polo 6n2 1.4 tdi amf (75 cv) que o turbo ja se baba de tal maneira que ate pinga no chao...sendo mecanico claramente que lhe disse que lhe arranjava o dito cujo... mas o que acontece e o seguinte encostei o meu a3 8p e passei a levar o polo pro trabalho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: uma vez que o turbo anda nas couves pensei em fazer um upgrade nada de especial mas algo que podesse dar mais nos consumos. sei que aquilo traz um garrett gt1544 de origem sem geometria e fiquei a pensar se pusesse um de geo variavel se teria baixas mais cedo porque o original do dispara la pras 2000-2100 rpm e pra cidade dava geito de algo mais cedo. reparei que o A2 1.4 tdi tem um KKK bv39 de geo variavel na versao ATL de 90 cv e tambem sei que existe um garret gt1544v de geo variavel, a ideia era ficar com uns 110/120cv com um turbito que entrasse mais cedo pra ter consumo e power quando necessario, ja me falaram de por um 1749v mas isso nao ficaria grande demais :?: :?:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por Mario_Marques »

Aproximadamente 100cv fazes com o turbo original direito e uma reprogramação.
O óleo que vês, terás é que tratar é das fugas, que provavelmente não tem nada a ver com o turbo, obviamente com outro hardware consegues mais potência mas tens de investir muito mais e terás outros problemas não só da própria adaptação como desgaste adicional de componentes.
E outra coisa, é que toda a gente acha que o motor AMF é um ATL sem geometria variável, mas no que toca a potência, a maior diferença entre eles no que toca a conseguir tirar potencia está na verdade nos injetores e não no turbo, que os do ATL tem muito maior capacidade que os do AMF, a diferença não é um bocadinho, é mesmo muito mais, um ATL reprogramado direito e saudável consegue-se esticar até cerca de 125cv, um AMF já bem esticado anda nos 100, são 25% de diferença, os turbos em si no que toca a capacidade max acho que o AMF até consegue mais, um gt1544 falando apenas no turbo em si, uns cerca de 140cv.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por Silver_Ajm »

Conheço que andava com uma brutal fuga de óleo junto ao turbo num polo igual ao teu e era a linha de óleo do turbo desapertada, verifica se por ventura não será o mesmo...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por marioscp »

Certo mas o ideal era arranjar umas baixas melhores e mais por aí, eu sei que o gt1544 sem geo até saca mais que o que quero mas como la esta é o carro da Maria e fazemos muita cidade daí equacionar o gt1544v e o bv39, o bv39 não é montagem quase direta?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por Mario_Marques »

Se é um carro de cidade/trabalho, é mais um forte motivo, para mim, para não inventar muito em modificações, é manter o mais bem tratado possível para não dar avarias e ser econômico.
O bv39 é montagem quase direta, depois tens o trabalho de escape, da ecu e pouco mais, mas se comparares 2 dynos lado a lado, um AMF direito e reprogramado vs um ATL original, o AMF reprogramado é mais rápido em tudo, o vnt não te vai ajudar muito pois não tem sequer poder de injecao para justificar isso.
Outra coisa, pessoalmente não recomendo a ninguém, pegar num carro já com alguns anos/uso e começar com modificações sem primeiro o meter impecável, e a verdade é que geralmente outro erro, é que por norma também o pessoal tenta modificar um carro com um orçamento que na verdade não chegaria sequer para recuperar ao pormenor o carro original, depois muitas vezes usam ainda peças usadas em mau estado, acabando por ter problemas e depois não tem orçamento para mais nada acabado depois por desistir e vender, acontece isto com muitos carros e tens até cá bastantes exemplos disso no fórum, portanto pensa bem, é preferível ter uma coisa minimamente boa dentro das possibilidades do que querer fazer tudo e não fazer depois nada de jeito
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por marioscp »

Claro e nós somos apologistas do mesmo primeiro o carro direitinho mas la esta devido ao turbo não sei se aproveitaria já pra fazer a alteração e la esta como o carro e o da Maria ficava de mecânica concluído
Praticamente pra um “pseudo ATL” e turbo bv39+escape+n75+injetores+repro certo? Se sim que valores ficariam com um bv39 recondicionado e 3 injetores? E claro quais injetores? Que da pra por mais que um modelo penso eu os dos pd 130 etc... se me podesse esclarecer era otimo
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por Mario_Marques »

Não te vou dizer quanto gastarias no teu, mas sei que seguramente gastas bastante mais que o valor do próprio carro se fizeres tudo com rigor como deve ser, renovar em carro todo para ficar realmente como novo fica dispendioso + essa tal preparação que se usares material como deve ser é outro tanto, basta ver o preço de um turbo novo, 3 injetores, uma árvore de cames novas e outros consumíveis.
Já preparei alguns carros com esse motor(inclusive 2 Arosa, um preto e um amarelo muito conhecidos a nível nacional na comunidade na época, bem como um cross polo também muito conhecido) e se nos 1.9 já não sou apologista de tentar fugir a material novo, nesses sou menos ainda pois os problemas são bem piores, e para o uso que pretendes é a pior ideia possível, não existe, potencia/fiabilidade/dirigibilidade/barato/economia tudo junto na mesma frase, muito provavelmente se fizeres um serviço profundo a esse gastas já mais que o valor do carro.

Se dissesses que esse era tipo o teu segundo carro, tipo brinquedo de fim de semana, que te estavas nas tintas se partisse, aí dizia força nisso, agora para o uso que descreves, eu profissionalmente e pessoalmente não recomendaria nunca isso, a começar logo pelo bv39 recondicionado, e injetores inventados para dia a dia pior ainda, e pelo facto de que queres dar um salto grande logo de uma só vez e é preciso ter estofo para isso e mesmo assim o resultado final não é bom para o propósito que pretendes, um carro modificado para usar no dia dia, em especial cidade é péssima ideia.
Mas atenção, é só a minha opinião, baseada na minha experiência, certamente vais ouvir opiniões diferentes por aí, até muito provavelmente de pessoas que secalhar nunca sequer tiveram qualquer contacto con isso.
Só para frisar também que não é nenhum tipo de preconceito com carros velhos pois eu mesmo também tenho carros velhos e modificados e sei bem o que custa usar e manter impecável, é muito mais caro que um carro novo e original, pois também tenho carros novos e originais :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por marioscp »

Então basicamente o que sugere é uma repro à maneira, pôr o carro direitinho e depois disso tudo aí sim se quisermos apostar em algo mais
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por Mario_Marques »

Quantos kms tem o carro?
O que te recomendo é primeiro que tudo, meter o carro o melhor possível, em especial a manutenção dos injetores, verificação do perfil da cam, tratar de tudo o que for fugas e depósitos de lixo, garantir que tudo está como deveria, depois sim, reprogramar quando houver garantia de que está tudo ok e que assim não vai haver surpresas desagradáveis e que a performance vai ser aquilo que é esperado..
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
marioscp
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 02 fev 2020, 19:48
Veículos: A3 8p 2.0tdi 16v bkd 140cv

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por marioscp »

No quadrante está 475k mas o motor tem 220k
Nós andamos a tentar polo direitinho ela agora entra em limp mode já vi os erros e os únicos que apareciam era o massa de ar que já substitui e o erro do vácuo negativo, tubagens tive a ver tubo a tubo e nenhum tá roto, a egr limpei tudo desde o tubo que tá no escape a válvula em si, a única coisa é a bomba tandem que no tubo que faz vácuo parece solto no bocal da bomba também deve de afetar o arranque a frio que ele desforra, já tenho uma nova só ainda no tive tempo pra montar, depois e a tal fuga que suja bastante o turbo e a coisa de 2 semanas +- começou a ter um consumo de anti congelante que é uma coisa fora do normal,mas la esta ainda não tive tempo para por o carro em cima das rampas pra poder ver
Este carrito custou a minha Maria 500€ e para primeiro carro Epah não é nada mau e sabemos bem que há muito que fazer mas la esta eu prefiro fazer é saber o que estou a fazer ou o que la esta do que dar por ex 2000€ por um carro usado que por mais direito que esteja e sempre uma caixa de surpresas
Crash2474
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 29 nov 2007, 00:25

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por Crash2474 »

Desde já peço desculpa pelo off-tópico mas achei eu não haveria necessidade de abrir outro topico mas se quiserem abro.

A minha Maria também tem um 1.4TDI 75cv AMF mas temos tido um “problemazito” que é vai na volta às vezes a luz das velas demora pra apagar e quando dou à chave ele acelera-se até as 2000/2500rpm sozinho e depois o relantim fica nas 1100rpm bastando fazer uns km’s e o relantim fica normal.
Também noto de vez enquando que ao dar à chave o motor roda e parece que a bateria está fraca mas ela é recente,alguma ideia?

Já troquei velas de incandescência,turbo foi reparado,coletor de admissão e egr limpa,tubos de vácuo todos trocados, motor de arranque limpo e revisionado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Polo 6n2 1.4 tdi Turbo upgrade

Mensagem por Mario_Marques »

Crash2474 Escreveu: 20 ago 2022, 22:19 Desde já peço desculpa pelo off-tópico mas achei eu não haveria necessidade de abrir outro topico mas se quiserem abro.

A minha Maria também tem um 1.4TDI 75cv AMF mas temos tido um “problemazito” que é vai na volta às vezes a luz das velas demora pra apagar e quando dou à chave ele acelera-se até as 2000/2500rpm sozinho e depois o relantim fica nas 1100rpm bastando fazer uns km’s e o relantim fica normal.
Também noto de vez enquando que ao dar à chave o motor roda e parece que a bateria está fraca mas ela é recente,alguma ideia?

Já troquei velas de incandescência,turbo foi reparado,coletor de admissão e egr limpa,tubos de vácuo todos trocados, motor de arranque limpo e revisionado.
Tinha um e-mail teu, por norma respondo sempre no forum.

Os sintomas que descreves são típicos de um carro que está em modo de arranque de ambiente muito frio, geralmente isto acontece quando há problemas no sensor de temperatura do motor, na cablagem do mesmo, ou quando o sensor é de concorrência/sensor errado e não dá os valores corretos, o carro "pensa" que está num clima frio e faz alguns ajustes para compensar, também pode ser sinal de um alternador com problemas, uma bateria com problemas, ou outro tipo de problemas elétricos que façam com que a tensão esteja baixa.

Qualquer uma da situações é relativamente fácil de ver fazendo um diagnostico. :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder