Boa noite.
Como já relatei aqui noutro tópico os problemas com este motor. A última intervenção foi testar o circuito de refrigeração para ver se encontrava a fuga. Hora feito todos os testes a tudo mesmos não foi encontrada qualquer fuga. Como o carro já tinha levado o radiador de egr novo, junta de cabeça nova, bomba de água nova e radiador de sofagem revisto só fica o radiador de afttercooler ser novo. Então o mecânico decidiu desligar o circuito de refrigeração do afttercooler. Já fiz 1000kms e o líquido de refrigeração manteve-se sempre no mesmo nível. Agora a minha pergunta é será que isto de desligar o circuito de refrigeração do afttercooler não vai estragar nada no motor? O carro quando puxo por ele fica sem força. Mas depois deixo de puxar por ele e volta ao normal tem a ver com o arrefecimento do afttercooler estar desligado. Por isso estava a perguntar se devo andar assim com o carro até ver se mesmo deste radiador que perde água.
Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
-
- Rookie
- Mensagens: 91
- Registado: 02 nov 2019, 12:20
- Veículos: Golf VII
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
O circuito do teu carro é uma coisa deste gênero da imagem.
Ora de desligares a refrigeração do intercooler, ele deixa de funcionar, o maior problema assim no imediato ou muito em breve, pode vir a ser no teu dpf e claro, performance, pois sem intercooler o ar que entra no teu motor possivelmente vai ter temperatura muito superior a 100graus e vai também piorar bastante o estado do próprio intercooler pois ele foi projetado para ser refrigerado, bem como muitas outras coisas que estão á volta, no geral foi uma péssima idea, pois bastava fazer um teste de estanquicidade e substituir ou reparar a peça fissurada ou fuga.
Sei que é muito chato um problema desses mas quanto mais se facilita pior é.
Ora de desligares a refrigeração do intercooler, ele deixa de funcionar, o maior problema assim no imediato ou muito em breve, pode vir a ser no teu dpf e claro, performance, pois sem intercooler o ar que entra no teu motor possivelmente vai ter temperatura muito superior a 100graus e vai também piorar bastante o estado do próprio intercooler pois ele foi projetado para ser refrigerado, bem como muitas outras coisas que estão á volta, no geral foi uma péssima idea, pois bastava fazer um teste de estanquicidade e substituir ou reparar a peça fissurada ou fuga.
Sei que é muito chato um problema desses mas quanto mais se facilita pior é.
- smdp23
- Pro
- Mensagens: 2983
- Registado: 27 set 2017, 09:57
- Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
- Localização: Azeitão / Barreiro
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
E porque não substituir o intercooler?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Isso seria a opção correta, mas o nosso amigo como explica em cima, só o desativou para testes(na minha opinião bastava terem feito um teste de pressão ao componente fora do motor), ele de uma maneira ou outro ou vai ter de o reparar ou substituir pois se deixar andar assim muito tempo só vai piorar os problemas.
- smdp23
- Pro
- Mensagens: 2983
- Registado: 27 set 2017, 09:57
- Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
- Localização: Azeitão / Barreiro
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Sim, o teste de pressão teria verificado ou até mesmo ao desmontar, verificasse logo vestígios de anticongelante no interior do intercooler.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 10:29 só o desativou para testes(na minha opinião bastava terem feito um teste de pressão ao componente fora do motor), ele de uma maneira ou outro ou vai ter de o reparar ou substituir pois se deixar andar assim muito tempo só vai piorar os problemas.
-
- Rookie
- Mensagens: 91
- Registado: 02 nov 2019, 12:20
- Veículos: Golf VII
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Pois o radiador foi testado do e não tinha fuga. O k é certo eu já fiz 1000 kms com o carro assim e líquido de refrigeração não baixou. Agora segunda vou ligar novamente os tubos de refrigeração ao radiador.
-
- Rookie
- Mensagens: 91
- Registado: 02 nov 2019, 12:20
- Veículos: Golf VII
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
O mecânico fez o teste de pressão ao radiador e não encontrou nada. Fez teste a quente a frio e nada. O certo é depois de desligar o circuito de refrigeração do radiador o líquido de refrigeração não baixou mais.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 10:29Isso seria a opção correta, mas o nosso amigo como explica em cima, só o desativou para testes(na minha opinião bastava terem feito um teste de pressão ao componente fora do motor), ele de uma maneira ou outro ou vai ter de o reparar ou substituir pois se deixar andar assim muito tempo só vai piorar os problemas.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
É o chamado furo mágico então....que fica tímido quando é testadoML Dany Escreveu: ↑03 abr 2021, 15:05O mecânico fez o teste de pressão ao radiador e não encontrou nada. Fez teste a quente a frio e nada. O certo é depois de desligar o circuito de refrigeração do radiador o líquido de refrigeração não baixou mais.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 10:29Isso seria a opção correta, mas o nosso amigo como explica em cima, só o desativou para testes(na minha opinião bastava terem feito um teste de pressão ao componente fora do motor), ele de uma maneira ou outro ou vai ter de o reparar ou substituir pois se deixar andar assim muito tempo só vai piorar os problemas.
É assim, tu das duas uma, ou tens um furo ou não, e se tivesse dava para testar(teste submerso com pressão), podem é não ter usado os melhores métodos para o fazer, pois as vezes é preciso ser um bocado persistente e paciente, muito acima do "normal", bem como ter bom equipamento ou conhecer quem tenha.
Uma coisa, eu em cima escrevi intercooler, por ser o mais "normal" mas de facto, quando se trata do sistema particular destes carros o nome mais correto é aftercooler, ou á tuga, para não haver confusões de inglês, permutador ar/água.
A vw em alguns documentos chama de intercooler, outros heat exhanger e outros ainda aftercooler.....pois na verdade é um intercooler, mas quando se escreve intercooler tem de se escrever air to water intercoooler ou definir o contexto ou situação exatos, tal como na imagem em cima, caso contrario o termo correto é aftercooler, logo mais vale a opção portuguesa
-
- Rookie
- Mensagens: 91
- Registado: 02 nov 2019, 12:20
- Veículos: Golf VII
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
O problema é que o carro teve em teste de pressão em 12 horas e nada. Fez teste a toda a tubagem e nada.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 15:23É o chamado furo mágico então....que fica tímido quando é testadoML Dany Escreveu: ↑03 abr 2021, 15:05O mecânico fez o teste de pressão ao radiador e não encontrou nada. Fez teste a quente a frio e nada. O certo é depois de desligar o circuito de refrigeração do radiador o líquido de refrigeração não baixou mais.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 10:29Isso seria a opção correta, mas o nosso amigo como explica em cima, só o desativou para testes(na minha opinião bastava terem feito um teste de pressão ao componente fora do motor), ele de uma maneira ou outro ou vai ter de o reparar ou substituir pois se deixar andar assim muito tempo só vai piorar os problemas.
É assim, tu das duas uma, ou tens um furo ou não, e se tivesse dava para testar(teste submerso com pressão), podem é não ter usado os melhores métodos para o fazer, pois as vezes é preciso ser um bocado persistente e paciente, muito acima do "normal", bem como ter bom equipamento ou conhecer quem tenha.
Uma coisa, eu em cima escrevi intercooler, por ser o mais "normal" mas de facto, quando se trata do sistema particular destes carros o nome mais correto é aftercooler, ou á tuga, para não haver confusões de inglês, permutador ar/água.
A vw em alguns documentos chama de intercooler, outros heat exhanger e outros ainda aftercooler.....pois na verdade é um intercooler, mas quando se escreve intercooler tem de se escrever air to water intercoooler ou definir o contexto ou situação exatos, tal como na imagem em cima, caso contrario o termo correto é aftercooler, logo mais vale a opção portuguesa
-
- Rookie
- Mensagens: 91
- Registado: 02 nov 2019, 12:20
- Veículos: Golf VII
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Achas com os 1000 mil k fiz pode ter estrago alguma coisa? Estes kms foram feitos só praticamente em cidade.ML Dany Escreveu: ↑03 abr 2021, 17:22O problema é que o carro teve em teste de pressão em 12 horas e nada. Fez teste a toda a tubagem e nada.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 15:23É o chamado furo mágico então....que fica tímido quando é testadoML Dany Escreveu: ↑03 abr 2021, 15:05O mecânico fez o teste de pressão ao radiador e não encontrou nada. Fez teste a quente a frio e nada. O certo é depois de desligar o circuito de refrigeração do radiador o líquido de refrigeração não baixou mais.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 10:29Isso seria a opção correta, mas o nosso amigo como explica em cima, só o desativou para testes(na minha opinião bastava terem feito um teste de pressão ao componente fora do motor), ele de uma maneira ou outro ou vai ter de o reparar ou substituir pois se deixar andar assim muito tempo só vai piorar os problemas.
É assim, tu das duas uma, ou tens um furo ou não, e se tivesse dava para testar(teste submerso com pressão), podem é não ter usado os melhores métodos para o fazer, pois as vezes é preciso ser um bocado persistente e paciente, muito acima do "normal", bem como ter bom equipamento ou conhecer quem tenha.
Uma coisa, eu em cima escrevi intercooler, por ser o mais "normal" mas de facto, quando se trata do sistema particular destes carros o nome mais correto é aftercooler, ou á tuga, para não haver confusões de inglês, permutador ar/água.
A vw em alguns documentos chama de intercooler, outros heat exhanger e outros ainda aftercooler.....pois na verdade é um intercooler, mas quando se escreve intercooler tem de se escrever air to water intercoooler ou definir o contexto ou situação exatos, tal como na imagem em cima, caso contrario o termo correto é aftercooler, logo mais vale a opção portuguesa
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
O problema secalhar foi esse mesmo, este tipo de testes faz-se no próprio componente, remove-se e faz-se um teste em imersão e não no carro todo, se for uma fuga pequena não se consegue detectar ao fazer o teste no carro, e neste caso particular a fuga pode até só se manifestar não quando se mete a zona de líquido sobre pressão mas sim a zona de arrefecimento do ar.
Atenção, eu não estou a desvalorizar o que fizeram, eu sei bem o trabalho que dá as vezes encontrar este tipo de problemas, já são uns anos a trabalhar nisso, muitas vezes não é simples e de certeza o teu é um desses casos.
Eu no teu caso tratava disso quanto antes, saúde não vai dar acredita, e é fácil comprovantes isso, se te ligares por obd e monitiruzares as temperaturas vais ver que estão no geral todas altas, eu pessoalmente não recomendo nada mesmo, muita coisa depende mesmo dessa refrigeração, não só o ar claro, mas as próprias peças estruturais vão sofrer bastante, como claro, também o dpf.
Atenção, eu não estou a desvalorizar o que fizeram, eu sei bem o trabalho que dá as vezes encontrar este tipo de problemas, já são uns anos a trabalhar nisso, muitas vezes não é simples e de certeza o teu é um desses casos.
Eu no teu caso tratava disso quanto antes, saúde não vai dar acredita, e é fácil comprovantes isso, se te ligares por obd e monitiruzares as temperaturas vais ver que estão no geral todas altas, eu pessoalmente não recomendo nada mesmo, muita coisa depende mesmo dessa refrigeração, não só o ar claro, mas as próprias peças estruturais vão sofrer bastante, como claro, também o dpf.
-
- Rookie
- Mensagens: 91
- Registado: 02 nov 2019, 12:20
- Veículos: Golf VII
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Pois é verdade. Perguntei ao mecânico se isso não ia estragar nada, ele disse para não apertar mt com ele. Este radiador estão a pedir me 900 para substituir. Achas normal este preço?Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 17:31 O problema secalhar foi esse mesmo, este tipo de testes faz-se no próprio componente, remove-se e faz-se um teste em imersão e não no carro todo, se for uma fuga pequena não se consegue detectar ao fazer o teste no carro, e neste caso particular a fuga pode até só se manifestar não quando se mete a zona de líquido sobre pressão mas sim a zona de arrefecimento do ar.
Atenção, eu não estou a desvalorizar o que fizeram, eu sei bem o trabalho que dá as vezes encontrar este tipo de problemas, já são uns anos a trabalhar nisso, muitas vezes não é simples e de certeza o teu é um desses casos.
Eu no teu caso tratava disso quanto antes, saúde não vai dar acredita, e é fácil comprovantes isso, se te ligares por obd e monitiruzares as temperaturas vais ver que estão no geral todas altas, eu pessoalmente não recomendo nada mesmo, muita coisa depende mesmo dessa refrigeração, não só o ar claro, mas as próprias peças estruturais vão sofrer bastante, como claro, também o dpf.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Se puderes coloca cá o part number dele, há mais que um modelo desses coolers nos golf mk7 tdi, não sei de cabeça qual é o teu, mas creio que consegues comprar "cá fora" com qualidade sem ficar depenado, por exemplo da valeo ou behr, pelo que sei houve pelo menos 2 versões desse cooler, não sei se são fisicamente diferentes ou se um é apenas uma revisão do outro, cheguei a montar alguns do genero da valeo, já passaram alguns anos, até agora tudo tranquilo, sei que há um modelo que mesmo "cá fora" da valeo, custa 800euros e um muito semelhante custa pouco mais de 200, isto da mesma marca, para o mesmo carro, como não comprei o mais caro não te sei dizer qual é a diferença, mas o que veio da valeo era exatamente igual, era tão igual que o original que saiu era também valeo, na verdade mais tarde consegui recuperar esse danificado, era uma pequena fissura numa união mas era de muito dificil acesso, foi preciso cortar todo e soldar, não é sequer economicamente viavel fazer isso, pois so o trabalho de cortar e soldar é imenso, fiz "em nome da ciencia".
Mas acho que mesmo assim, devias fazer um teste de imersão, imagino que já estejas farto disso, mas se o problema não for realmente dai vais gastar dinheiro para nada, se o teu mecanico não tiver equipamentos para fazer teste de imersão, podes por exemplo ir a um especialista em radiadores, o teste são prai 25euros.
Eu custa-me a crer que tenhas ai uma fuga, pois geralmente quando há fugas ai a coisa fica mesmo brava, bem pior que o que descreves e sei que o pessoal farta-se de dizer mal, mas na verdade o sistema desses carros é muito bom, a vw só falhou foi em meter tudo a trabalhar num, por exemplo a Ford tem os dois circuitos de refrigeração independentes, é muito mais fácil para diagnosticar.
Mas acho que mesmo assim, devias fazer um teste de imersão, imagino que já estejas farto disso, mas se o problema não for realmente dai vais gastar dinheiro para nada, se o teu mecanico não tiver equipamentos para fazer teste de imersão, podes por exemplo ir a um especialista em radiadores, o teste são prai 25euros.
Eu custa-me a crer que tenhas ai uma fuga, pois geralmente quando há fugas ai a coisa fica mesmo brava, bem pior que o que descreves e sei que o pessoal farta-se de dizer mal, mas na verdade o sistema desses carros é muito bom, a vw só falhou foi em meter tudo a trabalhar num, por exemplo a Ford tem os dois circuitos de refrigeração independentes, é muito mais fácil para diagnosticar.
-
- Rookie
- Mensagens: 91
- Registado: 02 nov 2019, 12:20
- Veículos: Golf VII
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Já não sei o que fazer com o carro. Aqui parece uma bruxa. Vou lhe ligar os tubos e vou andar com ele mais uns tempos. Se perder água vendo o carro.Mario_Marques Escreveu: ↑03 abr 2021, 18:21 Se puderes coloca cá o part number dele, há mais que um modelo desses coolers nos golf mk7 tdi, não sei de cabeça qual é o teu, mas creio que consegues comprar "cá fora" com qualidade sem ficar depenado, por exemplo da valeo ou behr, pelo que sei houve pelo menos 2 versões desse cooler, não sei se são fisicamente diferentes ou se um é apenas uma revisão do outro, cheguei a montar alguns do genero da valeo, já passaram alguns anos, até agora tudo tranquilo, sei que há um modelo que mesmo "cá fora" da valeo, custa 800euros e um muito semelhante custa pouco mais de 200, isto da mesma marca, para o mesmo carro, como não comprei o mais caro não te sei dizer qual é a diferença, mas o que veio da valeo era exatamente igual, era tão igual que o original que saiu era também valeo, na verdade mais tarde consegui recuperar esse danificado, era uma pequena fissura numa união mas era de muito dificil acesso, foi preciso cortar todo e soldar, não é sequer economicamente viavel fazer isso, pois so o trabalho de cortar e soldar é imenso, fiz "em nome da ciencia".
Mas acho que mesmo assim, devias fazer um teste de imersão, imagino que já estejas farto disso, mas se o problema não for realmente dai vais gastar dinheiro para nada, se o teu mecanico não tiver equipamentos para fazer teste de imersão, podes por exemplo ir a um especialista em radiadores, o teste são prai 25euros.
Eu custa-me a crer que tenhas ai uma fuga, pois geralmente quando há fugas ai a coisa fica mesmo brava, bem pior que o que descreves e sei que o pessoal farta-se de dizer mal, mas na verdade o sistema desses carros é muito bom, a vw só falhou foi em meter tudo a trabalhar num, por exemplo a Ford tem os dois circuitos de refrigeração independentes, é muito mais fácil para diagnosticar.
- smdp23
- Pro
- Mensagens: 2983
- Registado: 27 set 2017, 09:57
- Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
- Localização: Azeitão / Barreiro
- Contacto:
Re: Radiador Aftercoller TDI 1.6 de105 cv
Com esse orçamento dá para substituir duas vezes esse intercooler. De origem custa a rondar os 270€ mais mão de obra da oficina e anticongelante. Dificilmente passa dos 400€. Estou a dizer isto, porque já substitui a duas viaturas e o valor foi igual, não quero teimar, pois pode haver mais que um modelo mas acho uma diferença grande demais...