Motor Golf 3 1.9D não pega

Responder
pjmv
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 01 mar 2016, 21:55
Veículos: VW Gol 3 1.9D Comercial

Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por pjmv »

Olá a todos

Bem depois de o motor andar a engasgar/soluçar durante uns tempos, situação aparentemente resolvida de há dois meses a esta parte, eis que hoje, e do nada, um carro que pega sempre à primeira, não quis pegar.

Tentei muitas vezes por o motor a trabalhar sem sucesso. Abro o capot pancada para aqui e ali, abro a caixa de fusíveis e dou um toque, verifico o fusível da bomba de combustível, tudo bem. Tento mais umas vezes e não pega.
De repente, do nada, o motor pega. Parei o motor, voltei e tentar uma dezena de vezes e nada. Não pega. O combustível chega à bomba.
Alguém tem alguma proposta de tentativa de solução?

Obrigado desde já
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde, mudou recentemente a distribuição do motor?. O ponto do motor estará bem e o da bomba injetora? Sem ver o carro aparenta ter a ver com isso. Caso esteja okay aponto para parte elétrica e ou alternador. Depois coloque o que obteve.
pjmv
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 01 mar 2016, 21:55
Veículos: VW Gol 3 1.9D Comercial

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por pjmv »

Não mudei distribuição recentemente mas o motor há uns tempos atrás, de vez em quando soluçava, quase parecia que lhe faltava força. Isso depois passou... e não me preocupei mais.
Bem, o curioso mas não muito engraçado é que no dia em que, assim do nada, o carro decidiu não pegar tentei vária vezes e apenas numa pegou para logo a seguir amuar pensei que de vez...
Como estava em casa dos pais pedi-lhes carro emprestado e segui a minha vida. O meu pai nos dois dias seguintes tentou por várias vezes por o carro em funcionamento e pegou sempre à primeira. Fui buscar o carro e pegou várias vezes. Ao fim de dois dias quase a chegar a casa morreu do nada. Consegui que trabalhasse logo de seguida e está na garagem...
Pensei nas alternativas:
- removei a relé da bomba injetora -nº67 - e mesmo sem ela o carro trabalha - tem ligação direta após um acidente há uns anos atrás... esta rera a minha esperança, só teria de substituir a relé...
- este fim de semana vou testar o solenóide na bomba injetora - o tal da ligação direta - pois sei que quando fecha corta o combustível e parece-me que o problema está aí
- o alternador? nunca pensei nessa possibilidade, mas...
- pensei num filtro de combustível muito sujo? Vou substituir...
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por golf31996 »

Pelo que descreve sem ver e difícil mas aponto para circuito de combustível,injeção,bom injetora e parte elétrica isto sem ver. Tente verificar isso e o ponto da bomba injetora e do motor também
pjmv
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 01 mar 2016, 21:55
Veículos: VW Gol 3 1.9D Comercial

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por pjmv »

Bem
O problema persiste. Substitui filtro de gasóleo. Testei o solenóide de corte de combustível (ligando ao positivo da bateria e oiço um clique). Troquei o relay 67 (bomba injetora) e o carro até vinha a andar normalmente há vários dias. Ontem, de um momento para o outro, andei aí 50m, parei para uma conversa. A seguir tentei por em funcionamento, o motor roda mas não funciona.
Tenho de pedir ajuda para verificar se, quando o carro não pega chega corrente ao
Poderá ser o interruptor da ignição (peça no fundo do canhão de ignição?
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por golf31996 »

Se puder teste um novo canhão pode ser que tenha dado o berro. Mande testar o seu
pjmv
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 01 mar 2016, 21:55
Veículos: VW Gol 3 1.9D Comercial

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por pjmv »

Problema, potencialmente, resolvido:
Depois de muito procurar, de tentar colocar o motor em funcionamento por mais de 40 vezes, a bateria já em baixo, eis que li num forum qualquer coisa sobre o pedal de travão (note-seb que o problema aconteceu sempre que parei o carro, e travei, e uma vez junto a uma curva apertada quando travei).
Sentei-me pressionei o pedal de travão dei à chave e voilá: o motor funcionou, limpinho...

Pode ter sido sorte...
Como é que um problema neste sensor impede o motor de funcionar??
Mistério
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por golf31996 »

Pjmv parabéns. Sei bem o que e a arrelia de um problema no carro e de termos isso a matraquear a cabeça. Tentei sempre ajudar e fico muito contente que tenha resolvido. Mas tenha presente que e difícil ajudar sem ver um carro nem ter um diagnóstico feito... Compreenda que e difícil e acredite que e. Já passei por isso e sei bem do que falo. Às vezes apontam certas coisas e são outras. ....
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por Cidades »

Viva, no Golf 3 1.9D o circuito eléctrico é relativamente simples. O meu primeiro palpite seria o contacto 15 do interruptor de ignição, quando o carro não pegar podes facilmente usar um fio de cobre rígido para ligar o terminal 30(positivo) ao 15 para testar e depois rodar a chave para accionar o motor de arranque. Se pegar imediatamente testa mais algumas vezes com e sem o fio para confirmar.

Podes ver o esquema do interruptor no anexo.
Se não estou enganado o 30 é Vermelho solido e o 15 Preto.

Edit:
Quase me esquecia de dizer que convém tirares as forras da coluna de direcção junto ao volante.
Anexos
polo-mk3-1465.png
polo-mk3-1465.png (8.04 KiB) Visto 998 vezes
pjmv
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 01 mar 2016, 21:55
Veículos: VW Gol 3 1.9D Comercial

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por pjmv »

Bem, as forras já tinha tirado para dar umas pancadinhas, e pulverizar com WD40o interior do canhão de ignição do qual também suspeitava. Consegui remover esta peça que mostras no anexo mas a minha é um pouco diferente e não quis arriscar estar a provocar um curto-circuito. Assim pulverizei os contactos com WD40 voltei a montar e dar uns ajustes e voilá: o carro funcionou. Só pode/podia ser um problema aqui... Obrigado
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por golf31996 »

Bom dia pode ser isso que refere sim tal como já lhe tinha referido antes de ter colocado o problema. No entanto não se poderia dizer nada 100%.
pjmv
Beginner
Beginner
Mensagens: 19
Registado: 01 mar 2016, 21:55
Veículos: VW Gol 3 1.9D Comercial

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por pjmv »

Só para encerrar este tópico: o problema estava mesmo no solenóide da bomba injetora. Muito embora fizesse click ao dar à chave a verdade é que não abria, não deixando passar o gasóleo.
Solenóide substituído e carro a funcionar na perfeição...
Xmicron
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 10 abr 2021, 11:59
Veículos: Volkswagen Golf

Re: Motor Golf 3 1.9D não pega

Mensagem por Xmicron »

Boas pessoal, conseguem mandar foto do sitio onde se tem de fazer ligaçao direta para abrir a valvula do solenoite, estou com esse problema e quero so por o carro a funcionar para levar ao electricista, estou sem plafond de reboque. Abraço! ^^
Responder