Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

Alguem sabe onde comprar o tubo vermelho da sfs performance?

A referencia é THS213-2R.

Entrei em contacto por email mas não respondem.

Este tubo é de 51mm em todo o seu comprimento e na saida do turbo não é tão restrito. Proprio para o pancake dos 1.8T.

https://www.dropbox.com/t/SdT47dTOuUyRRAOV
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Essa empresa não tem revendedores, tens de comprar na loja online, algumas empresas estão com dificuldades de resposta por causa do covid.
O tubo original dos TDI não é restrito, não te serve de nada ter tubos muito mais largos que a própria saída do turbo, o motivo do 1.8t ter o tubo largo nada tem a ver com restrições de fluxo/caudal.

Tu para montares isso tens de ou modificar o tubo metálico, ângulo e diâmetro, o que não faz muito sentido, ou fazer uma tubagem específica como fiz na altura.

Em baixo deixo fotos da medida típica da saída de um turbo com a/r46 de admissão e da entrada de um 1.8t
Anexos
IMG_20210211_114231_2.jpg
IMG_20210211_114207_2.jpg
IMG_20210211_112730_8.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

No meu caso agora tenho um motor ARL com o intercooler e tubagem do 115 com o pancake muito restrito.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Fé e engenharia são duas coisas que geralmente não andam de maos dadas :mrgreen:

Imagina uma mangueira de água de 20mm de diâmetro, se tu meteres essa mangueira dentro de uma de 50 ou 60mm sai mais água?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 11 fev 2021, 12:49 Fé e engenharia são duas coisas que geralmente não andam de maos dadas :mrgreen:

Imagina uma mangueira de água de 20mm de diâmetro, se tu meteres essa mangueira dentro de uma de 50 ou 60mm sai mais água?
Mário sempre aplicas-te este pancake no teu Golf? Utilizas-te um bocal do turbo e algun tubo mais largo?

O pessoal em UK diz que com o tubo da SFS Performance com o bocal mais largo notava mais disponibilidade no carro.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Esse que está nas fotos tive montado á anos no meu golf por causa de estar a usar, primeiro um turbo gr28rs e um holset hx35 que mais tarde ficou acoplado num sistema bi turbo, por curiosidade testei com um gt1749vb e outros turbos de baixa capacidade do gênero e posso garantir que o resultado nao é bom apesar do carro ficar notoriamente diferente, fica lento em baixas e quando o turbo finalmente consegue pressurizar o aumento de cubicagem dispara de forma descontrolada até estabilizar.
O motivo dos carros a gasolina terem tubos largos em algumas zonas ou corrugados com mola á volta nada tem a ver com ter mais fluxo, esses tubos largos em algumas zonas são para formar câmaras de expansão e serve para quando vais em carga e se desacelera bruscamente não Saltarem peças nem tubos, é uma zona de absorção de choques.
A tua zona de restrição num circuito de gases ou líquidos é sempre o ponto mais estreito que não é com toda a certeza esse tubo mas sim a minúscula saída e capacidade do turbo.

Muita gente diz que muita coisa é boa, mas primeiro, ninguém vai contrária as leis da física, depois, fazem medições a olho e a ouvido, não tem medições nem números a comprovar resultados de nada.
Esse tubo vai fazer isto que vou colocar agora, que é no fundo muito semelhante ao que acontece quando um carro tem uma fuga ou problemas de controlo de pressão, que é ora não faz o que devia, tenta compensar, faz pico descontrolado e mais tarde estabiliza.
Nunca vais passar mais ar que aquele que sai, meter um tubo gigante antes ou depois do turbo não te vai fazer aumentar a capacidade do turbo
Anexos
image_2021-02-11_21-55.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

Experimentei a adaptar o Pancake do 1.8T e realmente fica um pouco mais lento a responder a partir das 1500rpm mas às 2000 rpm noto que o carro tem muita mais genica que com o pancake que tinha do 115cv e vai até ao corte num apice e sempre com muita mais genica como se fosse um carro a gasolina 16V. Testei por duas ou 3 vezes a esticar em sitios que passo diariamente e posso garantir que com esta alteração chega lá a quase 10km/h a mais e em qualquer situação desde que ande por volta das 2000rpm ao pisar responde muito mais rapidamente. Também o consumo verifiquei que aumentou ligeiramente. Garantidamente vou manter esta alteração. Experimentei depois com um tubo vermelho do turbo da Forge que tem a saida do turbo menos restrita mas como a alteração do turbo passa de uma medida estreita para larga abruptamente notei melhoria em baixas mas a partir das 2000rpm perde em relação ao tubo original e assobia o turbo devido à resonnancia que faz à saida do turbo. O adaptador da forge deveria ir aumentando progressivamente o canal tipo funil de modo a amortecer o som. O ideal seria o tubo da SFS como já mostrei no 1º post mas com um adaptador da MerkaTDI que vai aumentando o orifio de saida.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

O carro não te tem mais genica, o carro faz exatamente aquilo que meti no gráfico em cima, não consegue fazer o que devia, faz muito pior, depois descontrola a tentar compensar e volta ao normal, dando a sensação "ai Jesus" a sensação que tu sentes é apenas uma diferença brusca de aceleração, o famoso lag, se fizeres tempos como eu faço, vais perceber rapidamente que está é na verdade mais lento.
Não me leves a mal mas o que estás a tentar fazer já fiz a muitos anos e provavelmente melhor pois tirei medições de tudo, e mesmo que não tivesse feito percebo qualquer coisa de dinâmica de fluidos ao ponto de saber o efeito que faz colocar esse tubo nesse circuito, não vais nunca fazer entrar mais ar que aquele que sai do turbo, podes fazer o que quiseres que isso nunca vai acontecer, quanto muito gabharias era sim em reduzir a cubicagem do circuito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 20 fev 2021, 16:11 O carro não te tem mais genica, o carro faz exatamente aquilo que meti no gráfico em cima, não consegue fazer o que devia, faz muito pior, depois descontrola a tentar compensar e volta ao normal, dando a sensação "ai Jesus" a sensação que tu sentes é apenas uma diferença brusca de aceleração, o famoso lag, se fizeres tempos como eu faço, vais perceber rapidamente que está é na verdade mais lento.
Não me leves a mal mas o que estás a tentar fazer já fiz a muitos anos e provavelmente melhor pois tirei medições de tudo, e mesmo que não tivesse feito percebo qualquer coisa de dinâmica de fluidos ao ponto de saber o efeito que faz colocar esse tubo nesse circuito, não vais nunca fazer entrar mais ar que aquele que sai do turbo, podes fazer o que quiseres que isso nunca vai acontecer, quanto muito gabharias era sim em reduzir a cubicagem do circuito.
Podes ter razão no que dizes mas o pancake original do 150 e toda a tubagem original do intercooler do 150 tem muito mais caudal de passagem que a saida do turbo e o proprio intercooler leva uns 8 l para encher o circuito e o turbo dá sempre conta do recado e com pouco lag. No meu caso o pancake do 115cv tem a largura pouco maior que a saida do turbo e tenho o intercooler pequeno do 115 na cava da roda pelo que encher o pancake do 1.8T demora muito menos tempo que dar a volta a todo o circuito do 150 original. O lag é minimo pois encher o intercooler de 3l que nem chega e muito menos tubagem é rápido. Com este pancake mesmo depois de alguns km a alta velocidade ao parar o pancake está quase frio pelo que também ajuda a que o ar chegue mais frio ao intercooler. São opiniões mas nos foros ingleses e americanos há muitos users que fizeram esta alteração e todos dizem que ganharam em performance e até em velocidade máxima, houve até quem medisse em banco de potencia e diziam haver um ganho de 3 a 4cv.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

O tubo do 1.8t tem quase o quadruplo do volume total do tubo equivalente do TDI 150, podes ter uns tubos do tamanho que quiseres(diâmetro), que só passa o ar que o turbo consegue debitar, depois a questão é só se vai passar rápido ou lento, se vai descomprimir muito ou pouco(quebra de pressão).
Se tiveres o mesmo caudal de ar, num tubo estreito passa rápido, num tubo largo passa devagar, claro que isto é uma explicação mega simplificada, estou a falar num contexto específico de pegar por ex num TDI 150 original ou mesmo reprogramado para extrair o máximo possível e trocar tubos, o 150cv não limita pelos tubos, nem nenhum TDI.
3 ou 4 cavalos é por ex a diferença que te dá se fizeres 3 testes ao mesmo carro seguidos ou quase seguidos.
Isso é física....!🙃 Os tubos nunca vão fazer o ar magicamente multiplicar-se.
Se tu montares o tubo e fizeres o teste(log, com Duty cycle n75, map e rpm, lembra-te que se tiveres realmente mais ar, o teu valor maf tem de subir e o map também, isto é a maneira correta sem ir ao dyno de constatar ganhos, obviamente os sensores tem de estar bons) bem feito que coloque em cima, bem medido, mesmas condições, etc, vais constatar o que disse, que tens uma perda seguida de um pico súbito, que no "dyno de rabo" vai parecer que ganhou powaaa, quando na verdade perdeu.

Por alguma razão atualmente não tenho no meu carro agora montadas tubagens de grande caudal, pois o meu turbo atual, não tem grande caudal, as tubagem de origem dão mais que bem conta do recado, mesmo com por ex um gt2052 ou outros do gênero chegam perfeitamente e fica com uma resposta rápida.
Anexos
IMG_20210220_175559_2.jpg
IMG_20210220_175445_0.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 20 fev 2021, 17:56 O tubo do 1.8t tem quase o quadruplo do volume total do tubo equivalente do TDI 150, podes ter uns tubos do tamanho que quiseres(diâmetro), que só passa o ar que o turbo consegue debitar, depois a questão é só se vai passar rápido ou lento, se vai descomprimir muito ou pouco(quebra de pressão).
Se tiveres o mesmo caudal de ar, num tubo estreito passa rápido, num tubo largo passa devagar, claro que isto é uma explicação mega simplificada, estou a falar num contexto específico de pegar por ex num TDI 150 original ou mesmo reprogramado para extrair o máximo possível e trocar tubos, o 150cv não limita pelos tubos, nem nenhum TDI.
3 ou 4 cavalos é por ex a diferença que te dá se fizeres 3 testes ao mesmo carro seguidos ou quase seguidos.
Isso é física....!🙃 Os tubos nunca vão fazer o ar magicamente multiplicar-se.
Se tu montares o tubo e fizeres o teste(log, com Duty cycle n75, map e rpm, lembra-te que se tiveres realmente mais ar, o teu valor maf tem de subir e o map também, isto é a maneira correta sem ir ao dyno de constatar ganhos, obviamente os sensores tem de estar bons) bem feito que coloque em cima, bem medido, mesmas condições, etc, vais constatar o que disse, que tens uma perda seguida de um pico súbito, que no "dyno de rabo" vai parecer que ganhou powaaa, quando na verdade perdeu.

Por alguma razão atualmente não tenho no meu carro agora montadas tubagens de grande caudal, pois o meu turbo atual, não tem grande caudal, as tubagem de origem dão mais que bem conta do recado, mesmo com por ex um gt2052 ou outros do gênero chegam perfeitamente e fica com uma resposta rápida.
Neste momento tens as tubagens de serie do 150? Tubo vermelho e pancake? Tens 1 intercooler Eurojet na cava da roda não é? Gostava de testar com o pancake do 130 ou 150 pois o pancake do 115 é muito limitado logo à entrada.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

O ideal seria 1 tubo à medida de 51mm.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Eu neste momento tenho as tubagens e IC originais e faço isto:
viewtopic.php?f=20&t=4411&start=1500

Eu compreendo que achas que vais ganhar algo nisso, muita gente acredita nisso pois julgam as coisas pelo seu aspecto e acham que tudo que é maior é melhor, mas como te disse, é física, o teu caudal está sempre restrito pela zona de menor caudal, não te serve de nada ter tubos com caudal superior ao do próprio turbo, só vais perder essencialmente velocidade do ar e gastar dinheiro numa coisa que não te vai trazer ganhos, os tubos de origem tem caudal mais que suficiente mesmo que não acredites que tem, mesmo com turbos maiores dá bem conta do recado.
Os tubos não podem ser muito estreitos mas também não podem ser muito largos, qualquer uma das duas situações cria perdas, existe um valor ideal de velocidade de ar dentro das tubagens.
Se fores ver um carro potente de fabrica, com turbo grande ou até biturbo as tubagens não são muito mais largas que as de um golf 4, ex, uma tubagem de um BMW 335d de 286cv: que tenho cá ao lado da tubagem de um TDI 150, acho que não preciso de explicar que se chega para 286cv chega muito mais facilmente para 150, que é quase metade.
Anexos
IMG_20210227_221529_2.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18481
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Usando por ex este map flow como exemplo, e fazendo os cálculos de caudal, que hoje em dia até calculadoras online há, já não tem de se fazer tudo á unha como antigamente, vais perceber que não é preciso tubagens por aí além, também dá para saber a potência máxima que numa situação ideal uma compressora de turbo consegue fazer.
Da para ver também outras coisas interessantes, como por ex, que a partir de um certo ponto aumentar a pressão começa a ter perdas em vez de ganhos, contrariamente também ao que muita gente acredita, quanto mais pressão melhor, isso também é errado, a partir de um determinado momento só se está a criar aquecimento desnecessário e a compressora nunca consegue meter mais ar que a que o seu desenho permite.

Muitas alterações alteram o comportamento do carro em situações específicas e algumas más, por vezes dão a sensação de ter havido ganhos, quando na verdade se for tudo bem medido o que há é uma perda seguida de uma normalização brusca.
Anexos
VW_1_9T_Compmap_reduced.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Lfmm »

Mario_Marques Escreveu: 27 fev 2021, 22:19 Eu neste momento tenho as tubagens e IC originais e faço isto:
viewtopic.php?f=20&t=4411&start=1500
Originais do 115 ou do 150?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Responder