Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Responder
T.Grave
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 28 jul 2015, 17:26
Veículos: Golf IV variant 1.9TDI 130CV
Localização: Évora

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por T.Grave »

Olá Mário e Lfmm  estive aqui a ver este tópico e parece estar acontecer o mesmo o que o Mário descreveu e o gráfico que colocaste o fiz um log com o vcds e o meu carro faz igual a n75 tenta que o turbo ganhe pressão, tem um desvio muito grande comparado com o especificado depois faz um pico quando já devia estar estabilizado, quanto aos tubos do meu não me parecem ter sido alterados são ainda os de origem, mas noto que o turbo demora a responder, exemplo em 2°mudança  rotação já alta 3mil se tirar o pé do acelerador e depois voltar a colocar devagar sinto que o carro ainda perde mais vou acelerando e já com o pé bem carregado começo a sentir o turbo a encher é uma sensação esquisita parece que acelero em vão até o turbo começar a ganhar pressão é o melhor que consigo descrever e ainda nao consegui dar conta do carro, o carro estava parado muito tempo e sem bateria quando o fui buscar levei a bateria a distribuição era para ter sido trocada em 2014 foi só trocada em 2021 em agosto, o turbo tinha a geometria presa foi reparado levou de seguida sensor maf sensor map e intercooler e n75 filtro de gasoleo foi colocado a ponto e os injetores não foram retirado mas foram afinados a 180°, a bomba tandem luk tinha fuga de vácuo no tubo de saída internamente coloquei a da Bosch com a referência certa para está motor tubos de vácuo todos novos mesmo assim me faz um lag tremendo só dispara as 2mil tenho os consumos super altos, 10litros faz 120km andar a desejo, em estrada a descer para manter os 100km/h sinto carro um pouco em esforço e vai com o consumo a 6/7 litros a tentar manter a velocidade dos 100km/h, neste momento já não sei o que poderá ser os valores dos injetores no vcds parecem estar bons pelo menos do que já li neste fórum e muitas coisas do Mário já fiz testes como ele vai dizendo parece estar bem, não faz fumo nenhum seja apertar bem com ele ou não não faz fumo nenhum. Alguma ideia ?
T.Grave
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 28 jul 2015, 17:26
Veículos: Golf IV variant 1.9TDI 130CV
Localização: Évora

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por T.Grave »

Desculpem o post ser extenso 😅
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Olá T.Grave, um problema como descreves tem de aparecer num log bem feito.
O que fizeste aos injetores pode ter sido uma má ideia, se forem injetores antigos com 180 graus + usados sem renovar nada, as chances de eles partirem ou causar outro tipo de danos é grande.
Os valores no vcds são valores de referência, pois o injetor em si não tem nenhum sensor que esteja a medir seja o que for no próprio injetor, há casos em que o injetor está completamente destruído e da valores "bons", no entanto podes ter um injetor impecável a dar valores péssimos se houver um simples problema na cabelagem, ou lixo do oleo, o valor só serve para referência auxiliar em outras coisas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
T.Grave
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 28 jul 2015, 17:26
Veículos: Golf IV variant 1.9TDI 130CV
Localização: Évora

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por T.Grave »

Obrigado pela resposta por acaso quando foram afinados não notei quase nada só ficou mais suave a trabalhar ao relantim de resto tudo na mesma. Fiz um log que vou colocar pode não ser com os campos certos. O Log é 3° mudança baixo regime até onde consegui a rotunda estava aproximar-se muito depressa 😅
Imagem

Entre as 1mil e 2mil rpm está mesmo esquisito na sua progressão parece que perde pressão ar ou então injeta mais gasóleo e a mistura não é certa. Onde se nota muito é quando chego a um cruzamento reduzir de 3° para 2° e logo de seguida ao acelerar a descrever a curva parece que acelero em vão continua a perder velocidade mesmo a carregar no acelerador. Aqui na minha zona não tenho ninguém para me ver ao certo o carro já o levei à VW expliquei o que está a consumir muito e tudo o resto foram experimentar disseram que o ligaram a máquina não dá erros os valores estão normais.

Mario sugeres então que mande ver os injetores cabelagem vedantes dos injetores?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

Mais 0,1bar e o teu carro tinha entrado em safe mode nesse teste, provavelmente até da para provocar safe mode se fizeres o mesmo teste a puxar com mais esforço uma quarta e quinta desde baixa rpm, tem de facto ai algo que não está ok.
Os injetores, é sempre uma boa ideia fazer a manutenção deles, a manutenção preventiva é periodicamente ajustar até ao ponto em que os afinadores tem de ser renovados, também é boa ideia quem tem os afinadores antigos de 225graus passar para os novos de 180, num carro com muitos kms deve-se medir a pressão e renovar os vedantes se necessário, num carro que não fez a manutenção regular, que é a grande maioria, é boa ideia refazer logo tudo.
Teu valor de maf também começa bem, mas há ali uma zona que o valor devia estar mais alto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
T.Grave
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 28 jul 2015, 17:26
Veículos: Golf IV variant 1.9TDI 130CV
Localização: Évora

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por T.Grave »

Também me disseram o mesmo dos 220° na afinação dos injetores mas quem fez o serviço seguio o que manda a marca, a maf não é da marca Bosch pode estar aí à diferença que dizes bem vou arranjar umas coroas para mandar arranjar os injetores entre outras coisas so nao sei onde mando fazer isso aqui na minha zona ou zona de lisboa /setubal é o mais próximo e não quero aventurar a fazer uma viagem com ele sempre em esforço como o sinto.

Obrigado pelas dicas forte abraço e bom trabalho
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por Mario_Marques »

A marca manda fazer 225 nos injetores de 225 e 180 nos de 180, e antes de se ajustar tem de se verificar o estado das peças, preferencialmente deve-se fazer a conversão para o conjunto de 180, se um injetor de 225 tiver o afinador e pino muito gastos vai causar problemas sérios que geralmente não têm cura viável, danifica obviamente o injetor e também a sede do injetor na própria cabeça do motor fazendo com que nunca mais vede pois a zona fica deformada/rompida/danificada, deve-se medir a pressão antes de tomar uma decisão pois um serviço desses realmente bem feito ultrapassa largamente 1000€.
Se a maf não é original explica a quebra, mas mesmo assim tens aquele desvio de pressão grande que pode estar relacionado muito provavelmente com o próprio turbo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
T.Grave
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 28 jul 2015, 17:26
Veículos: Golf IV variant 1.9TDI 130CV
Localização: Évora

Re: Tubo vermelho turbo ASZ / ARL

Mensagem por T.Grave »

A ver se entendi Mário mandar reparar injetores e se calhar melhor seria arranjar um kit de arvore de cames já com tudo não ?
Como é essa situação de conversão dos 225° para 180° no caso de os injetores serem 225° como sei quais são os meus? Sei que a referência dos meus são 038130073al
Responder