1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Responder
hicnicbook
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 17 jul 2019, 23:17
Veículos: Polo 6C 1.4 TDI

1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Mensagem por hicnicbook »

Boas!

Tenho um Polo 1.4 TDI 75cv de 2015, motor CUSA. Para começar, devo dizer que estou satisfeito com a desempenho do motor. Gosto muito do binário a baixa rotação, que torna o carro divertido de conduzir, mesmo com a baixa potência que tem. No entanto, a fazer ultrapassagens ou em subidas em autoestrada nota-se a limitação dos 75cv.

Pelo que estive a ver, e posso estar errado, a versão de 90cv deste motor (CUSB) difere apenas na centralina. Na prática tem só ligeiramente mais binário, mas até mais alta rotação, exactamente o que eu queria. Sendo assim, seria possível flashar um mapa original do CUSB na minha centralina? Ficaria igual ao original?
E, segunda questão, faz sentido? A minha ideia com isto era ter o ganho de performance de uma repro e ao mesmo uma boa margem de segurança porque foi feito pelo fabricante.

Agradeço qualquer opinião dos mais entendidos!
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: 1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Mensagem por gongasfrs »

Mais vale ires a uma casa conceituada e fazer uma ligeira repro do que apenas trocar a centralina ou copiar o mapa da outra. Certamente que a diferença entre eles ade ser bem mais que apenas a centralina.
Aproveita e passa na secção das apresentações sff e apresenta te.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Mensagem por Mario_Marques »

hicnicbook como o gongasfrs disse e bem, reprograma o teu, menos trabalho, menos chatices, o trabalho de arranjar o ficheiro, mais fazer o clone, programar immo, etc, mais te vale logo reprogramar, eu pessoalmente ou reprogramava ou nem fazia era nada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
hicnicbook
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 17 jul 2019, 23:17
Veículos: Polo 6C 1.4 TDI

Re: 1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Mensagem por hicnicbook »

Percebo a ideia, obrigado Mário e gongasfrs. Já desisti da ideia de trocar centralinas!
Vou aproveitar então para esclarecer uma coisa que já pesquisei muito e ainda não percebi: quando se reprograma estes carros, o programador rescreve o software da centralina com um novo, ou vai directamente à memória e altera só os parâmetros (limites de combustível, pressão do turbo, etc)? Espero não estar a fazer uma pergunta parva, mas dito de outra forma: todas as funções que centralina traz de origem mantêm-se, só altera mesmo o mapa, ou aquilo está feito pela VW de tal forma obscura que eles rescrevem o software todo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: 1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Mensagem por Mario_Marques »

hicnicbook o que fazem é mexer no que já está feito, alterar tendo por base o ficheiro original.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
hicnicbook
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 17 jul 2019, 23:17
Veículos: Polo 6C 1.4 TDI

Re: 1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Mensagem por hicnicbook »

Obrigado Mário, já percebi.
hicnicbook
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 17 jul 2019, 23:17
Veículos: Polo 6C 1.4 TDI

Re: 1.4 TDI - Flashar mapa de origem 75cv -> 90cv

Mensagem por hicnicbook »

Fica aqui só um pequeno update. Segui a recomendação do gongasfrs e do Mário e este foi o resultado:

Imagem
Responder