Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por johnkk »

Afinal conheço que tenha montado uns KAYABA Ultra SR,degundo me disse são uns cepos tanto com ou sem molas de rebaixamento que era o caso dele,acabou por os vender e meter uns Koni str.t,Koni é Koni ;-)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por Mario_Marques »

brucer03 Escreveu: 12 nov 2020, 14:31
Mario_Marques Escreveu: 07 nov 2020, 15:24 Eu no teu caso acho que deves ter algum problema, montei mesmo muitos e nunca vi uma experiência semelhante a tua, muito pelo contrário, tenho clientes já com mais de 300mil em cima deles.
Já tentaste expor o caso á koni?
Não, achas que vale a pena? Não estou para me chatear muito com chamadas/e-mail's e coisas do género quando à partida não vai dar em nada.
Pela minha experiência, devias expor todo o caso com todos os detalhes, se há coisa que a koni tem, além de óptimos produtos é também um óptimo serviço pós venda e assistência técnica.
Só há aí uma nuance, tu tens certeza absoluta que o problema está mesmo nos amortecedores? A montagem foi 100% respeitada/bem executada? Digo isto pois já vi pessoal, em especial nos koni sport dar cabo deles logo ao montarem, sem o carro sequer ter pousado ainda no chão, o pessoal não respeita as instruções, no caso desses é mais difícil dar cabo deles ao montar pois a montagem é "normal" mas há pessoal muito carniceiro, do tipo apertar os amortecedores sem ter as rodas na posição de funcionamento, empenam logo os veios no caso por ex da suspensão traseira.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por brucer03 »

pmgoncalves Escreveu: 12 nov 2020, 16:03 Ok , e relativamente a isto ?
johnkk Escreveu: 11 nov 2020, 14:48 Julgo que não passam,andar com amortecedores diferentes atrás e á frente também não me parece boa ideia.
é mesmo assim ?

é algo que quero trocar em breve , questionei antigo dono e trocou os trás porque estavam a babar.
O carro está estável / seguro e passou na inspeção.

Cumps
Actualmente ando com Koni no eixo dianteiro e stock (sachs) no eixo traseiro, até ver não tenho qualquer problema (o carro está seguro como sempre, como qualquer golf :lol: )
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por brucer03 »

Mario_Marques Escreveu: 12 nov 2020, 20:40 Só há aí uma nuance, tu tens certeza absoluta que o problema está mesmo nos amortecedores? A montagem foi 100% respeitada/bem executada? Digo isto pois já vi pessoal, em especial nos koni sport dar cabo deles logo ao montarem, sem o carro sequer ter pousado ainda no chão, o pessoal não respeita as instruções, no caso desses é mais difícil dar cabo deles ao montar pois a montagem é "normal" mas há pessoal muito carniceiro, do tipo apertar os amortecedores sem ter as rodas na posição de funcionamento, empenam logo os veios no caso por ex da suspensão traseira.
Já não me lembro como foram apertados, mas poderá ser uma hipotese.
Acho que foram apertados no chão, o que não gostei na altura foi como foram apertados na cabeça da valvula (com pistola), segundo o manual deviam ser apertados com duas chaves.
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por Castiel »

Poderás ter ai o teu problema, NUNCA se usa a pistola para apertar seja ele que amortecedor for.
Desapertar sim, quando os mesmo são para o lixo, caso contrário, nem assim.
Última edição por Castiel em 16 nov 2020, 17:02, editado 1 vez no total.
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por Mario_Marques »

Imagem
share pic
Nuns koni sport a seguir a apertar de pneumática, muito provavelmente podes deita-los ao lixo, pois muito provavelmente as válvulas já eram, nesses não, mas bem não lhes faz.
Se há coisa que ficava possuído era quando apanhava isso apertado a pneumática, para tirar sem estragar é quase impossível ou extremamente difícil.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 15 nov 2020, 14:57 Imagem
share pic
Nuns koni sport a seguir a apertar de pneumática, muito provavelmente podes deita-los ao lixo, pois muito provavelmente as válvulas já eram, nesses não, mas bem não lhes faz.
Se há coisa que ficava possuído era quando apanhava isso apertado a pneumática, para tirar sem estragar é quase impossível ou extremamente difícil.
Nunca me esqueço daquela vez que estive na tua oficina (já lá vão uns bons anos) e tinhas lá aquele golf 4 vermelho que pertencia ao golf25th a trocar a suspensão. Para arrancar o amortecedor do carro lembro-me que tiveste que rebentar a porca do topo do veio com a ajuda de um dremel e um berbequim com fresa, tal era o aperto que a porca tinha... :lol:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por |Guilherme| »

:mrgreen: :mrgreen: Deve ter ficado meia volta antes de partir
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por sflopes »

Não já tinha partido mas foi tão bem soldada que ninguém notava.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por Mario_Marques »

Silver, o pessoal tem medo que saia fora, então apertam aquilo até esgaçar a rosca toda, assim sabem que só sai á marretada :lol:
O problema é quando fazem isso em amortecedores de válvulas e o carro ainda nem andou sequer e já lhe estroncaram as válvulas de uns amortecedores de 700€+, a vibração bem como o alongamento que o veio sofre no aperto se for muito faz a válvula ganhar folga, aquilo tem uma precisão medida em microns.
Normalmente esses amortecedores trazem avisos em todo o lado a avisar e levam forças de aperto bem baixas, pois depois ao andar a rosca vai reformar ligeiramente e também trazem um bloqueio em nylon ou latão, por ex, uns kW v3 levam 20Nm, que é basicamente a força de uma criança pequena, são cerca de 2kgf
No caso dos koni special/fsd já não será tão grave pois o sistema é diferente, o veio já não é oco por dentro, é maciço, mas se estiver muito apertado um dia que seja preciso tirar pode não ser fácil pois a rosca normalmente sofre deformação.
Já no meu golf 1, quando o comprei, atrás também tive de tirar a rebarbadora pois alguém tinha tentado tirar ou apertar e partiu a chaveta por estarem estupidamente apertados, um dos veios já nem mexia, o amortecedor era praticamente uma barra fixa em vez de andar para cima e para baixo.ehheheh!😁
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Raul.santos
Amateur
Amateur
Mensagens: 252
Registado: 30 jan 2011, 10:59
Localização: Espanha - Murcia

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por Raul.santos »

alguém tem ideia do valor que é este serviço de substituição dos amortecedores num concessionário da marca ?
Cumprimentos Raul Santos
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por sflopes »

Eu não sei, mas o mais acertado é consultar um concessionário mas talvez alguém o consiga ajudar.
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por Jackyl »

amortecedores bons também tens:
Bilstein b4 (substituto do OE)
Sachs
e meyhle
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por johnkk »

A minha escolha já está feita,KONI STR-T,já estão encomendados,devem chegar no inicio do ano,KONI é KONI,não quero 4 cepos,estes ficam entre a performance e o confortosempre com a garantia KONI,quando os tiver deixo feedback.
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba

Mensagem por johnkk »

Já agora... na vossa opinião aquando da troca para alem de guarda pós e batentes devo trocar mais alguma coisa?
Responder