Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Afinal conheço que tenha montado uns KAYABA Ultra SR,degundo me disse são uns cepos tanto com ou sem molas de rebaixamento que era o caso dele,acabou por os vender e meter uns Koni str.t,Koni é Koni
- Mario_Marques
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Pela minha experiência, devias expor todo o caso com todos os detalhes, se há coisa que a koni tem, além de óptimos produtos é também um óptimo serviço pós venda e assistência técnica.brucer03 Escreveu: ↑12 nov 2020, 14:31Não, achas que vale a pena? Não estou para me chatear muito com chamadas/e-mail's e coisas do género quando à partida não vai dar em nada.Mario_Marques Escreveu: ↑07 nov 2020, 15:24 Eu no teu caso acho que deves ter algum problema, montei mesmo muitos e nunca vi uma experiência semelhante a tua, muito pelo contrário, tenho clientes já com mais de 300mil em cima deles.
Já tentaste expor o caso á koni?
Só há aí uma nuance, tu tens certeza absoluta que o problema está mesmo nos amortecedores? A montagem foi 100% respeitada/bem executada? Digo isto pois já vi pessoal, em especial nos koni sport dar cabo deles logo ao montarem, sem o carro sequer ter pousado ainda no chão, o pessoal não respeita as instruções, no caso desses é mais difícil dar cabo deles ao montar pois a montagem é "normal" mas há pessoal muito carniceiro, do tipo apertar os amortecedores sem ter as rodas na posição de funcionamento, empenam logo os veios no caso por ex da suspensão traseira.
- brucer03
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Actualmente ando com Koni no eixo dianteiro e stock (sachs) no eixo traseiro, até ver não tenho qualquer problema (o carro está seguro como sempre, como qualquer golf )pmgoncalves Escreveu: ↑12 nov 2020, 16:03 Ok , e relativamente a isto ?
é mesmo assim ?
é algo que quero trocar em breve , questionei antigo dono e trocou os trás porque estavam a babar.
O carro está estável / seguro e passou na inspeção.
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Já não me lembro como foram apertados, mas poderá ser uma hipotese.Mario_Marques Escreveu: ↑12 nov 2020, 20:40 Só há aí uma nuance, tu tens certeza absoluta que o problema está mesmo nos amortecedores? A montagem foi 100% respeitada/bem executada? Digo isto pois já vi pessoal, em especial nos koni sport dar cabo deles logo ao montarem, sem o carro sequer ter pousado ainda no chão, o pessoal não respeita as instruções, no caso desses é mais difícil dar cabo deles ao montar pois a montagem é "normal" mas há pessoal muito carniceiro, do tipo apertar os amortecedores sem ter as rodas na posição de funcionamento, empenam logo os veios no caso por ex da suspensão traseira.
Acho que foram apertados no chão, o que não gostei na altura foi como foram apertados na cabeça da valvula (com pistola), segundo o manual deviam ser apertados com duas chaves.
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- Castiel
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Poderás ter ai o teu problema, NUNCA se usa a pistola para apertar seja ele que amortecedor for.
Desapertar sim, quando os mesmo são para o lixo, caso contrário, nem assim.
Desapertar sim, quando os mesmo são para o lixo, caso contrário, nem assim.
Última edição por Castiel em 16 nov 2020, 17:02, editado 1 vez no total.
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
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- Mario_Marques
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
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Nuns koni sport a seguir a apertar de pneumática, muito provavelmente podes deita-los ao lixo, pois muito provavelmente as válvulas já eram, nesses não, mas bem não lhes faz.
Se há coisa que ficava possuído era quando apanhava isso apertado a pneumática, para tirar sem estragar é quase impossível ou extremamente difícil.
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Nunca me esqueço daquela vez que estive na tua oficina (já lá vão uns bons anos) e tinhas lá aquele golf 4 vermelho que pertencia ao golf25th a trocar a suspensão. Para arrancar o amortecedor do carro lembro-me que tiveste que rebentar a porca do topo do veio com a ajuda de um dremel e um berbequim com fresa, tal era o aperto que a porca tinha...Mario_Marques Escreveu: ↑15 nov 2020, 14:57
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Nuns koni sport a seguir a apertar de pneumática, muito provavelmente podes deita-los ao lixo, pois muito provavelmente as válvulas já eram, nesses não, mas bem não lhes faz.
Se há coisa que ficava possuído era quando apanhava isso apertado a pneumática, para tirar sem estragar é quase impossível ou extremamente difícil.
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Deve ter ficado meia volta antes de partir
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Não já tinha partido mas foi tão bem soldada que ninguém notava.
- Mario_Marques
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Silver, o pessoal tem medo que saia fora, então apertam aquilo até esgaçar a rosca toda, assim sabem que só sai á marretada
O problema é quando fazem isso em amortecedores de válvulas e o carro ainda nem andou sequer e já lhe estroncaram as válvulas de uns amortecedores de 700€+, a vibração bem como o alongamento que o veio sofre no aperto se for muito faz a válvula ganhar folga, aquilo tem uma precisão medida em microns.
Normalmente esses amortecedores trazem avisos em todo o lado a avisar e levam forças de aperto bem baixas, pois depois ao andar a rosca vai reformar ligeiramente e também trazem um bloqueio em nylon ou latão, por ex, uns kW v3 levam 20Nm, que é basicamente a força de uma criança pequena, são cerca de 2kgf
No caso dos koni special/fsd já não será tão grave pois o sistema é diferente, o veio já não é oco por dentro, é maciço, mas se estiver muito apertado um dia que seja preciso tirar pode não ser fácil pois a rosca normalmente sofre deformação.
Já no meu golf 1, quando o comprei, atrás também tive de tirar a rebarbadora pois alguém tinha tentado tirar ou apertar e partiu a chaveta por estarem estupidamente apertados, um dos veios já nem mexia, o amortecedor era praticamente uma barra fixa em vez de andar para cima e para baixo.ehheheh!
O problema é quando fazem isso em amortecedores de válvulas e o carro ainda nem andou sequer e já lhe estroncaram as válvulas de uns amortecedores de 700€+, a vibração bem como o alongamento que o veio sofre no aperto se for muito faz a válvula ganhar folga, aquilo tem uma precisão medida em microns.
Normalmente esses amortecedores trazem avisos em todo o lado a avisar e levam forças de aperto bem baixas, pois depois ao andar a rosca vai reformar ligeiramente e também trazem um bloqueio em nylon ou latão, por ex, uns kW v3 levam 20Nm, que é basicamente a força de uma criança pequena, são cerca de 2kgf
No caso dos koni special/fsd já não será tão grave pois o sistema é diferente, o veio já não é oco por dentro, é maciço, mas se estiver muito apertado um dia que seja preciso tirar pode não ser fácil pois a rosca normalmente sofre deformação.
Já no meu golf 1, quando o comprei, atrás também tive de tirar a rebarbadora pois alguém tinha tentado tirar ou apertar e partiu a chaveta por estarem estupidamente apertados, um dos veios já nem mexia, o amortecedor era praticamente uma barra fixa em vez de andar para cima e para baixo.ehheheh!
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
alguém tem ideia do valor que é este serviço de substituição dos amortecedores num concessionário da marca ?
Cumprimentos Raul Santos
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Eu não sei, mas o mais acertado é consultar um concessionário mas talvez alguém o consiga ajudar.
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
amortecedores bons também tens:
Bilstein b4 (substituto do OE)
Sachs
e meyhle
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
A minha escolha já está feita,KONI STR-T,já estão encomendados,devem chegar no inicio do ano,KONI é KONI,não quero 4 cepos,estes ficam entre a performance e o confortosempre com a garantia KONI,quando os tiver deixo feedback.
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Re: Troca de amortecedores OEM por Koni ou Kayaba
Já agora... na vossa opinião aquando da troca para alem de guarda pós e batentes devo trocar mais alguma coisa?