Boas a todos,
Este tópico vai ser provavelmente o tópico com a pergunta mais parva de sempre mas prefiro parecer parvo do que ir à oficina e levar gato por lebre.
A situação é a seguinte:
Ontem levei o carro à oficina para me trocarem um tubo de vácuo que estava a rasgar e deixava-me sem travões. Aproveitei o balanço e mandei trocar o óleo de travões. Como tinha o motor bastante sujo mandei lavar o motor completo visto ter babas de óleo e querer saber se tinha alguma fuga devido a perder óleo, que descobri que o turbo está a fazer passagem, mas o problema não é esse.
Saí da oficina e travões top e motor limpinho e surge o problema:
Nunca tive problemas em engatar nenhuma mudança, exceto a marcha atrás (às vezes tenho q andar ali a tentar, mas entra) até sair da oficina, por coincidência ou não. Acontece que não me engata a 3ª nem a 5ª normalmente. Eu meto ambas e ou ela entra ou sinto que ela fica presa e tenho que voltar ao ponto morto e a voltar engatar. Acontecia-me raramente numa 5ª, mas NUNCA tanta vez nem nunca me tinha acontecido na 3ª em 1 ano e meio de carro. E, sinto (mas usei poucas vezes para ter a certeza) que a marcha atrás me entra melhor
A minha pergunta é: Não tendo eles (acho eu) mexido no seletor de mudanças ou caixa, é possível com a lavagem de motor ou de alguma forma me terem desafinado alguma coisa? O carro em questão é um GOLF IV PD100 de 2003.
Irei à oficina de qq forma hoje porque se ele não estava assim não ficará assim, mas queria saber antes se é possível ter sido na lavagem por exemplo.
Obrigado e boas curvas.
Problema em engatar mudanças - pós serviço
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Pela tua descrição, a tua embraiagem e selector já devem estar a trabalhar mesmo pelas pontinhas.
Provavelmente isso deve precisar de renovar casquilhos do selector(a lavagem interfere com isso se estiverem já muito maus e pela tua descrição não há qualquer duvida de que isso deve estar ai algo muito mau pois estes sistemas em bom estado são bastante suaves e precisos de operar), uma afinação ao selector, e talvez embraiagem, mas quando mudaste o oleo dos travões devias também ter trocado o da embraiagem.
Comando de mudanças, á mínima coisa ou dificuldade em engrenar mudanças deve-se rever logo, isso é daquelas coisas que é péssima ideia dar jeitinhos ou deixar andar\adiar, e geralmente rever não é sequer caro enquanto não está muito mau.
Provavelmente isso deve precisar de renovar casquilhos do selector(a lavagem interfere com isso se estiverem já muito maus e pela tua descrição não há qualquer duvida de que isso deve estar ai algo muito mau pois estes sistemas em bom estado são bastante suaves e precisos de operar), uma afinação ao selector, e talvez embraiagem, mas quando mudaste o oleo dos travões devias também ter trocado o da embraiagem.
Comando de mudanças, á mínima coisa ou dificuldade em engrenar mudanças deve-se rever logo, isso é daquelas coisas que é péssima ideia dar jeitinhos ou deixar andar\adiar, e geralmente rever não é sequer caro enquanto não está muito mau.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Antes de mais obrigado pela resposta!Mario_Marques Escreveu: ↑14 ago 2020, 09:57 Pela tua descrição, a tua embraiagem e selector já devem estar a trabalhar mesmo pelas pontinhas.
Provavelmente isso deve precisar de renovar casquilhos do selector(a lavagem interfere com isso se estiverem já muito maus e pela tua descrição não há qualquer duvida de que isso deve estar ai algo muito mau pois estes sistemas em bom estado são bastante suaves e precisos de operar), uma afinação ao selector, e talvez embraiagem, mas quando mudaste o oleo dos travões devias também ter trocado o da embraiagem.
Comando de mudanças, á mínima coisa ou dificuldade em engrenar mudanças deve-se rever logo, isso é daquelas coisas que é péssima ideia dar jeitinhos ou deixar andar\adiar, e geralmente rever não é sequer caro enquanto não está muito mau.
A embraiagem não deveria dar sintomas? O pedal está normal, não me patina, engato mudanças na boa (antes disto) exceto a marcha atrás, mas isso pode mt bem ser problema entre o volante e o banco
Liguei para o mecânico e ele diz que não tem referência de ter mexido em algo que me pudesse a acontecer isso, a verdade é que ficou assim depois de lá sair. Diz que poderia mudar o óleo da caixa. Mas, hoje n me pode ver o carro portanto não posso ir lá para tirar as teimas...
Porque motivo ao mudar 1 devia der mudado o outro? Eu por acaso ia fazê-lo, mas tive um problema e o meu budget para o carro teve que ser alterado...
Os casquilhos é algo fácil de ser mudado / preço porreiro ou estamos a falar de algo que demora o seu tempo?
Porque eu aponto para desgaste de algo também. Digo eu...
O mecânico também disse que podia ter sido esquentamento de alguma coisa ao lavar o carro, mas frisei logo que, o mecânico quem é? Lavam o motor tão quente sabendo que isso pode acontecer? Não percebo e é bom que não me tenham lixado nada... Também referiu que podia existir uma fissura na caixa que com a lavagem cedeu.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
A marcha atrás é uma mudança não sincronizada, é a primeira mudança que se queixa logo quando a embraiagem não está muito boa por precisamente não ser sincronizada.
A embriagem pode ter vários problemas, por ex, patinar, ou o oposto, não embraiar bem, no pedal não se nota geralmente muito pois o sistema é hidráulico e a prensa faz pequenas compensações.
O motivo de se mudar o óleo todo é porque o óleo vem do mesmo reservatório, mudar só dos travões é como ires lavar os dentes e lavares só os de cima.
Os casquilhos são fáceis de mudar e baratos mas o fácil está sempre dependente da habilidade das pessoas e conhecimento para saber identificar realmente os problemas e soluções.
Não te vou dizer que é difícil que não é e até te posso explicar o processo em maior de detalhe, mas há coisas que se for mais complicado para se perceber o que está mal requer experiência e sensibilidade que isso não posso explicar ou ensinar.
A embriagem pode ter vários problemas, por ex, patinar, ou o oposto, não embraiar bem, no pedal não se nota geralmente muito pois o sistema é hidráulico e a prensa faz pequenas compensações.
O motivo de se mudar o óleo todo é porque o óleo vem do mesmo reservatório, mudar só dos travões é como ires lavar os dentes e lavares só os de cima.
Os casquilhos são fáceis de mudar e baratos mas o fácil está sempre dependente da habilidade das pessoas e conhecimento para saber identificar realmente os problemas e soluções.
Não te vou dizer que é difícil que não é e até te posso explicar o processo em maior de detalhe, mas há coisas que se for mais complicado para se perceber o que está mal requer experiência e sensibilidade que isso não posso explicar ou ensinar.
Última edição por Mario_Marques em 14 ago 2020, 11:18, editado 1 vez no total.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Não fazia ideia que vinha do mesmo reservatório. O mecânico devia-me ter alertado para isso, digo eu... Eu mudei o dos travões porque já que estava a mexer em algo a ver com eles aproveitei a mão de obra...Mario_Marques Escreveu: ↑14 ago 2020, 10:49 A marcha atrás é uma mudança não sincronizada, é a primeira mudança que se queixa logo quando a embraiagem não está muito boa por precisamente não ser sincronizada.
A embriagem pode ter vários problemas, por ex, patinar, ou o oposto, não embraiar bem, no pedal não se nota geralmente muito pois o sistema é hidráulico e a prensa faz pequenas compensações.
O motivo de se mudar o óleo todo é porque o óleo vem do mesmo reservatório, mudar só dos travões é como ires lavar os dentes e lavares só os de cima.
Os casquilhos são fáceis de mudar e baratos mas o fácil está sempre dependente da habilidade das pessoas e conhecimento para saber identificar realmente os problemas e soluções.
Quanto à embraiagem, obrigado pela informação, não fazia ideia.
Não sou eu que vou mudar os casquilhos haha, era mesmo só para ter ideia da mão de obra
Vou ter que ver bem a embraiagem porque já começa a ser muita despesa, já não me bastava o turbo xD
O carro foi lavado à pressão, acho eu, por isso vou rezar para ter desafinado o selector/acabado com os casquilhos!!!
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
A pressão não te desafina nada, já devo ter lavado umas boas centenas de carros desses, o que acontece é que muitas vezes o pessoal tem os casquilhos todos lixados e em vez de meter novos como deviam, andam lá com massas e óleo a tentar disfarçar o problema, ao lavar isso sai.
Obviamente que as massas e óleos a longo prazo só vai levar a problemas muito piores, de uma reparação que nem a 50€ chega vais para uma bem pior, por ex danificar a caixa por causa da folga excessiva.
Mas a marcha atrás, geralmente queixa-se quando um carro já não consegue embraiar totalmente, é dos sintomas mais fáceis de perceber supondo que o problema está mesmo no engrenar e não no comando.
Obviamente que as massas e óleos a longo prazo só vai levar a problemas muito piores, de uma reparação que nem a 50€ chega vais para uma bem pior, por ex danificar a caixa por causa da folga excessiva.
Mas a marcha atrás, geralmente queixa-se quando um carro já não consegue embraiar totalmente, é dos sintomas mais fáceis de perceber supondo que o problema está mesmo no engrenar e não no comando.
Última edição por Mario_Marques em 14 ago 2020, 11:31, editado 1 vez no total.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Na minha mão nunca levou nada disso! Lá está, surgiu-me agora pela 1ª vez e vai já ser para resolver. Se é para por material novo vai levar, já o tubo de vácuo levou original como manda a lei.Mario_Marques Escreveu: ↑14 ago 2020, 11:20 A pressão não te desafina nada, já devo ter lavado umas boas centenas de carros desses, o que acontece é que muitas vezes o pessoal tem os casquilhos todos lixados e em vez de meter novos como deviam, andam lá com massas e óleo a tentar disfarçar o problema, ao lavar isso sai.
Obviamente que as massas e óleos a longo prazo só vai levar a problemas muito piores, de uma reparação que nem a 50€ chega vais para uma bem pior, por ex danificar a caixa por causa da folga excessiva.
É visível se for os casquilhos? Assim até dou um olho, visto que o carro agora só vai para a oficina segunda feira... Tem algum mal andar com ele assim 2 dias? Eu meto as mudanças tranquilo não às 7 pancadas, mal sinto que não vai entrar não insisto.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Dá uma vista de olhos aqui, aqui explica como afinar o mecanismo do selector na maioria dos golf mk4, não é assim em todos, mas no teu será.
Toma atenção á peça que está marcada com as letras "VP" aquela peça é um dos casquilhos que falo:
Este segundo video ele troca a peça, mas devia ter trocado as restantes peças e não trocou, mas mostra outras coisas importantes, mas não mostra uma série de coisas, portanto isto é uma ajuda mas não significa que só com estas orientações se consiga resolver tudo.
Toma atenção á peça que está marcada com as letras "VP" aquela peça é um dos casquilhos que falo:
Este segundo video ele troca a peça, mas devia ter trocado as restantes peças e não trocou, mas mostra outras coisas importantes, mas não mostra uma série de coisas, portanto isto é uma ajuda mas não significa que só com estas orientações se consiga resolver tudo.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
obrigado! vou ver isso e ao sair do trabalho vou dar um olho e dou feedback!Mario_Marques Escreveu: ↑14 ago 2020, 11:49 Dá uma vista de olhos aqui, aqui explica como afinar o mecanismo do selector na maioria dos golf mk4, não é assim em todos, mas no teu será.
Toma atenção á peça que está marcada com as letras "VP" aquela peça é um dos casquilhos que falo:
Este segundo video ele troca a peça, mas devia ter trocado as restantes peças e não trocou, mas mostra outras coisas importantes, mas não mostra uma série de coisas, portanto isto é uma ajuda mas não significa que só com estas orientações se consiga resolver tudo.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Depois de dar um olho no seletor e não conseguir ver nenhum problema, levei o carro a um conhecido também para ver antes de conseguir ir ao mecânico e também não encontrou nada.
Fui então ontem ao mecânico, expliquei que ficou assim após o serviço lá e foram analisar.
Mudaram-me o óleo da caixa, penso que valvulina sintética e o carro realmente ficou como antes.
Disseram que devido à lavagem do motor poderia ter entrado humidade ou algo semelhante e ter acontecido isto, supostamente é muito comum em Renaults.
Andei ontem e hoje cerca de 60km já e entrou-me tudo à primeira sem pancadas.
Fui então ontem ao mecânico, expliquei que ficou assim após o serviço lá e foram analisar.
Mudaram-me o óleo da caixa, penso que valvulina sintética e o carro realmente ficou como antes.
Disseram que devido à lavagem do motor poderia ter entrado humidade ou algo semelhante e ter acontecido isto, supostamente é muito comum em Renaults.
Andei ontem e hoje cerca de 60km já e entrou-me tudo à primeira sem pancadas.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Isso não é comum em nenhum carro, as caixas são seladas e estanques quando estão boas, vai lá ver se não meteram o belo do óleo ou massa no casquilho que disse........
Agora isso é a solução temporária e não te repõe o que está gasto e que precisa ser trocado, trocar o óleo disfarça muita coisa, nomeadamente o esforço nas anilhas sincronizadoras por uns tempos.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Eu não os vi a mexer em zona nenhuma do carro sem ser no sitio que entra e sai o óleo, mas qual é a zona mesmo que falaste? No 46 ou 47? Para eu dar um olho.Mario_Marques Escreveu: ↑18 ago 2020, 20:13
Isso não é comum em nenhum carro, as caixas são seladas e estanques quando estão boas, vai lá ver se não meteram o belo do óleo ou massa no casquilho que disse........
Agora isso é a solução temporária e não te repõe o que está gasto e que precisa ser trocado, trocar o óleo disfarça muita coisa, nomeadamente o esforço nas anilhas sincronizadoras por uns tempos.
De qualquer forma eu já ia mudar o óleo da caixa, já ficou. Agora como vou trocar de mecânico também lhe vou pedir então para me rever isso tudo!
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Quando lavas o motor/caixa a água não entra nunca dentro da caixa, a caixa é uma coisa vedada, mas passa água na torre seletora e o que está em contato com ela e por vezes também passa pela embraiagem se não tiver já a tampa do orifício de inspeção, tirando isto não tens mais nada que a lavagem possa ter influenciado, é uma questão de lógica.
Ora se tu já antes tinhas problemas com a marcha atrás, quer dizer que o carro não está a embraiar totalmente pois a marcha atrás é não sincronizada, e portanto é a mudança que se queixa logo, supondo que o problema é só engrenar, se não é ao engrenar, é ao comandar, então tens folgas na torre/mecanismo seletor.
Ao trocares o óleo vai sempre ajudar algo, até porque nem sabes o estado em que ele estava antes provavelmente, ou se tinha a quantidade correta, mas nada tem relação com a lavagem, as únicas coisas que tem são o que expliquei, são as únicas coisas que estariam em contacto com a água.
Ora se tu já antes tinhas problemas com a marcha atrás, quer dizer que o carro não está a embraiar totalmente pois a marcha atrás é não sincronizada, e portanto é a mudança que se queixa logo, supondo que o problema é só engrenar, se não é ao engrenar, é ao comandar, então tens folgas na torre/mecanismo seletor.
Ao trocares o óleo vai sempre ajudar algo, até porque nem sabes o estado em que ele estava antes provavelmente, ou se tinha a quantidade correta, mas nada tem relação com a lavagem, as únicas coisas que tem são o que expliquei, são as únicas coisas que estariam em contacto com a água.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Mario_Marques Escreveu: ↑18 ago 2020, 20:46 Quando lavas o motor/caixa a água não entra nunca dentro da caixa, a caixa é uma coisa vedada, mas passa água na torre seletora e o que está em contato com ela e por vezes também passa pela embraiagem se não tiver já a tampa do orifício de inspeção, tirando isto não tens mais nada que a lavagem possa ter influenciado, é uma questão de lógica.
Ora se tu já antes tinhas problemas com a marcha atrás, quer dizer que o carro não está a embraiar totalmente pois a marcha atrás é não sincronizada, e portanto é a mudança que se queixa logo, supondo que o problema é só engrenar, se não é ao engrenar, é ao comandar, então tens folgas na torre/mecanismo seletor.
Ao trocares o óleo vai sempre ajudar algo, até porque nem sabes o estado em que ele estava antes provavelmente, ou se tinha a quantidade correta, mas nada tem relação com a lavagem, as únicas coisas que tem são o que expliquei, são as únicas coisas que estariam em contacto com a água.
Acredito plenamente no que disseste, como não percebo de mecânica limitei me a ir lá reclamar e eles fizeram isso. Mas, ao ir ao novo mecânico vou mandar verificar isso e trocar os casquilhos do selector.
Queria meter aqui uma foto mas não sei meter, as 2 molas que estão visíveis não levaram óleo, nem vi óleo em lado nenhum. O casquilho penso que seja o 47 do vídeo (branco) parece também estar ok.
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Re: Problema em engatar mudanças - pós serviço
Após isso que foi feito, a marcha atrás entra perfeita?
O óleo ou massa não é nos afinadores que metem, é na guia onde o casquilho anda.
O óleo ou massa não é nos afinadores que metem, é na guia onde o casquilho anda.