Consumo óleo 1.9 tdi 105

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costafjtiago
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Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

Boa noite golfistas

O meu golf tdi 105 partiu o turbo e tive problemas no primeiro turbo que era reconstruído depois coloquei um turbo usado e consumia muito óleo pensando que era do turbo usado levou um turbo novo garret e o consumo de óleo exagerado e fumarada meia branca contínua. Pedi para ser feito o teste de compressão ao motor e disseram que estava ok. Mas a fumarada e o consumo de óleo contínua e a ponta do escape está sempre com óleo.
O mecânico diz que já não sabe mais o que fazer.
Na saída do turbo para o escape está com óleo a admissão tanbem tem um pouco de óleo a mais. Quando retiro o tubo de respiro da tampa das válvulas que vai para a admissao está bastante oleado escorrendo mesmo óleo. Mas se andar com ele desengatado da admissão não sai qualquer salpico de óleo volto a engatar já está lá o óleo outra vez parece que a admissão pucha o óleo da tampa das válvulas.
Isto é normal passar tanto óleo por aquele tubo?
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Escusavas ter aberto outro tópico da mesma coisa.
Sim, obviamente o turbo gera um vácuo significativo e puxa óleo e vapores de óleo, é precisamente para isso que esse respiro está ligado a admissão, mas o que puxa podes ficar descansado que não é o suficiente para te causar fumarada.

Perguntas se é normal passar tanto óleo por aquele tubo, agora vou perguntar, sabes qual é a quantidade exata que passou para dizeres que é tanto?

A não ser que tenhas a admissão com o filtro de ar completamente obstruído e esteja a gerar um vácuo completamente louco nao passa óleo nada de especial, ou os vedantes de válvulas e guias completamente desfeitos mas isso notava-se bem....
Já o facto de ainda não teres metido um turbo novo original é mais que motivo para teres 1001 problemas.

É muito "fácil" ver se o fumo que vês vem do motor ou do turbo, se vier do motor os coletores de escape entre o turbo e o motor vão estar cheios de óleo e o teu carro teria de ter problemas muito graves, se tiver óleo só na zona da turbina para trás é o turbo, isto se não estiver a sair óleo na parte fria, que não é normal mas pode acontecer.
Um motor para consumir óleo ao ponto de fumar muito e pingar o escape teria de estar completamente rebentado e iria fazer mais coisas que isso, o mais provável como já foi dito é ser o turbo e se continuares muito um dia destes será turbo e motor.

Quanto mais deixares andar pior, e se tinhas catalisador ou dpf tenho uma má notícia, se não foram já á vida, vao em breve, e é mais uma despesa.
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

Mario_Marques Escreveu: 07 jul 2020, 23:09 Escusavas ter aberto outro tópico da mesma coisa.
Sim, obviamente o turbo gera um vácuo significativo e puxa óleo e vapores de óleo, é precisamente para isso que esse respiro está ligado a admissão, mas o que puxa podes ficar descansado que não é o suficiente para te causar fumarada.

Perguntas se é normal passar tanto óleo por aquele tubo, agora vou perguntar, sabes qual é a quantidade exata que passou para dizeres que é tanto?

A não ser que tenhas a admissão com o filtro de ar completamente obstruído e esteja a gerar um vácuo completamente louco nao passa óleo nada de especial, ou os vedantes de válvulas e guias completamente desfeitos mas isso notava-se bem....
Já o facto de ainda não teres metido um turbo novo original é mais que motivo para teres 1001 problemas.

É muito "fácil" ver se o fumo que vês vem do motor ou do turbo, se vier do motor os coletores de escape entre o turbo e o motor vão estar cheios de óleo e o teu carro teria de ter problemas muito graves, se tiver óleo só na zona da turbina para trás é o turbo, isto se não estiver a sair óleo na parte fria, que não é normal mas pode acontecer.
Um motor para consumir óleo ao ponto de fumar muito e pingar o escape teria de estar completamente rebentado e iria fazer mais coisas que isso, o mais provável como já foi dito é ser o turbo e se continuares muito um dia destes será turbo e motor.

Quanto mais deixares andar pior, e se tinhas catalisador ou dpf tenho uma má notícia, se não foram já á vida, vao em breve, e é mais uma despesa.
Não eu não consigo saber qual é a quantidade de óleo que sai pelo respiro da tampa das válvulas até poder ser só um pequeno resíduo como descreves. Neste motor 1.9 tdi 105 gasta aquela menbrana na tampa das válvulas para reter o óleo para não sair pelo respiro.?

O turbo que o mecânico agora colocou é novo e original ao menos foi isso que eu pedi e acho que foi o que foi colocado ao menos eu dei a diferença do valor do antigo recondicionado para o novo.

O teste a compressão do motor não detecta se existe passagem para o colector de escape?

Vou tentar por eu mãos a obra e verificar se tenho só óleo na turbina e para trás que é a admissão certo?
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

O teste de compressão detecta se tens falha de compressão nos cilindros, ou seja, se os segmentos estão a vedar, se os pistões não têm danos, se as válvulas estão a vedar, mas não te diz por ex se as guias e retentores estão a vedar.
Se tiveres problemas de compressão algum óleo entra na queima e muito óleo é cuspido pelo respiro do cárter.

Todos os carros, em especial turbo mandam por natureza algum óleo pelo respiro, a admissão como gera pressão negativa, ou seja vácuo, aspira esse óleo e queima-o pois num motor saudável a quantidade de óleo expelido é muito reduzida apesar de visualmente parecer muito pois o óleo espalha-se e cobre uma área generosa.
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

Mario_Marques Escreveu: 09 jul 2020, 23:31 O teste de compressão detecta se tens falha de compressão nos cilindros, ou seja, se os segmentos estão a vedar, se os pistões não têm danos, se as válvulas estão a vedar, mas não te diz por ex se as guias e retentores estão a vedar.
Se tiveres problemas de compressão algum óleo entra na queima e muito óleo é cuspido pelo respiro do cárter.

Todos os carros, em especial turbo mandam por natureza algum óleo pelo respiro, a admissão como gera pressão negativa, ou seja vácuo, aspira esse óleo e queima-o pois num motor saudável a quantidade de óleo expelido é muito reduzida apesar de visualmente parecer muito pois o óleo espalha-se e cobre uma área generosa.
Hoje levantei o carro e desmontei a saída para o escape, e a turbina está babada de óleo, para trás para a admissão tanbem se nota algum óleo.
No colector de escape entre o turbo e o motor não consegui ver porque tinha que tirar o turbo fora.
Amanhã vou arranjar um tubo para ver se faço um oil catch cam e assim já elimino a hipótese de vir da tampa das válvulas. Tenho forma de ver se este turbo é mesmo novo se não me voltaram a pôr um turbo rectificado?
O quê que pode provocar passagem de óleo pela parte fria do turbo?
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, para veres tens de remover o turbo como é óbvio.
Tem cuidado com o oil catch, se não tiver caudal suficiente ainda vais é criar outros problemas e geralmente não é preciso instalar isso para fazer um diagnóstico tão simples.
O que te pode provocar passagem de óleo, além do óleo que sai do respiro naturalmente, se tiveres o turbo mesmo todo escanado pode não vedar bem e deixar passar mas é raro acontecer, o mais habitual é pelo escape pois no escape tem um segmento de vedação de óleo no veio de turbina.
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

Fiz o oil catch cam mas com o tubo mais largo do que saí da tampa das válvulas já tinha aqui em casa porque o meu pai utilizava no passat dele tdi 115.
Em 80 km nem uma pinga de óleo saiu pelo oil catch cam.
Foi ver o turbo usado que tinha saído de lá e o colector de escape não está com óleo mas sim só com aquele típico carvão. Por isso anula a hipótese de fuga de óleo por lá.
Sendo assim só pode ser mesmo pelo turbo certo? Pelo retentor do escape.
Se o turbo é novo e original como eu pedi para pôr não estou a perceber isto. Três turbos diferentes e sempre passagem de óleo mesmo no novo.
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, como tinha avisado desde o início, com base na descrição de tudo o que fizeste, muito provavelmente seria o turbo pois a tua história toda já é bastante frequente em muitos carros.
É por uma questão de lógica, se tens óleo depois da turbina que é o ponto que normalmente falha, se antes não tens.... :wink:
Já vi carros que tirei o escape ficando logo a saída do turbo á vista e metendo o motor a trabalhar via mesmo o óleo a escorrer logo uns tempos depois de ligar a frio, foi um dos muitos motivos pelos quais já á muitooooooos anos me fez deixar de usar turbos que não fossem originais e novos, ou apenas reconstruído na fábrica original onde tem um controlo rigoroso que nenhuma casa de turbos por muito boa que seja consegue replicar pois nem sequer usam as mesmas pecas originais ou sabem as tolerâncias corretas pois não tem acesso a essas e outras informações.
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

Depois de uns meses sem dar noticias andei a testar o turbo garret novo que o carro levou. O carro continua a consumir óleo, diminui muito mas mesmo assim ( do máximo da vareta até ao mínimo faz 4000 km) Acho um consumo bastante exagerado apesar do mecânico dizer que é normal.
O carro já não aparece óleo no escape está seco. Fumo parece normal não noto fumo branco. O tubo da tampa das válvulas está para um recepiente (oil catch cam) e tem meia duzia de pingas.
A única coisa que notei foi que o óleo desaperece mais rápido do máximo da vareta até meio ( e aí sim parece que faz um pouco de fumo mais branco) e depois do meio da vareta até ao mínimo demora muito mais.
Um exemplo do máximo até ao meio da vareta faz 800 km e do meio até ao mínimo faz o resto dos km até aos 4000.
Preciso de conselhos se devo continuar a insistir no turbo ou pode ser o motor com problemas.? Neste momento tem 184000 km reais.
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por golf31996 »

Boa noite, a passagem que tinha de óleo para o escape vinha do turbo. Se já está resolvido óptimo. Eu também via a egr a ver se está okay . Sobre o consumo de óleo não e normal. Se tem esses consumos aponto para o motor...
Esse carro com esses klms está novo , e isso não e normal. Procure alguém que conheça esse tipo de carros. De que zona e?
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

costafjtiago Escreveu: 02 mai 2021, 19:55 Depois de uns meses sem dar noticias andei a testar o turbo garret novo que o carro levou. O carro continua a consumir óleo, diminui muito mas mesmo assim ( do máximo da vareta até ao mínimo faz 4000 km) Acho um consumo bastante exagerado apesar do mecânico dizer que é normal.
O carro já não aparece óleo no escape está seco. Fumo parece normal não noto fumo branco. O tubo da tampa das válvulas está para um recepiente (oil catch cam) e tem meia duzia de pingas.
A única coisa que notei foi que o óleo desaperece mais rápido do máximo da vareta até meio ( e aí sim parece que faz um pouco de fumo mais branco) e depois do meio da vareta até ao mínimo demora muito mais.
Um exemplo do máximo até ao meio da vareta faz 800 km e do meio até ao mínimo faz o resto dos km até aos 4000.
Preciso de conselhos se devo continuar a insistir no turbo ou pode ser o motor com problemas.? Neste momento tem 184000 km reais.
Cuidado com o oil catch can, não sei se é o caso, mas já vi muito pessoal colocar alguns baratos universais que têm muito pouco caudal e o óleo some-se todo, não para o tanque mas pelos pistões acima, é preciso respeitar as medidas todas de diâmetro interno original do motor e o tanque em si tem de ter muito bom vazão, muita gente mesmo por desconhecimento não respeita isto.

O consumo que descreves a não ser que andes a fazer muita rpm e a não ser que vejas mal o nível ou tenhas uma fuga, está um pouco elevado.
O turbo é das principais coisas que faz um motor destes ter consumo de óleo elevado, seguido de problemas de compressão graves, problemas de vedantes de válvulas.

-Não respondeste em cima se o carro tem catalisador ou dpf, é que tiveste uma falha no turbo, se tinhas dpf ou kat quase de certeza estão com problemas graves e podem originar muita coisa má.

-Fizeste o teste de compressão?

é que se não fizeres nada ninguém te pode ajudar
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por costafjtiago »

O oil catch cam está com um tubo largo e virado para baixo. Só tem é um recepiente para se cair alguma pinga de óleo não cair para o chão. O tubo não volta a admissão.
O carro não tem Dpf só tem catalisador.
Já foi feito o teste de compressão e dizeram que estava tudo ok.
O carro não tem feito km a grandes rpm o óleo que estou a usar é o 5w30 Castrol Edge. O carro anda bem e tem um trabalhar sereno. Só se nota mesmo o excesso de consumo de óleo. O óleo é sempre colocado ao nível e verificado o nível no mesmo local.
Será que devo fazer um novo teste de compressão?
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Se tens catalisador, devido aos problemas que tens recomendava mesmo seriamente ver o estado dele.
O teste de compressão ok, que valor deu em cada cilindro, tens o relatório?
Meses o óleo sempre como indica no manual? Se medires uma vez a frio, outra a quente acabado de parar ou quase vai logo dar níveis diferentes, se a tua vareta do óleo for daquelas manhosas que saiu em alguns mk5, só por isso já não é muito fácil controlar.
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por ers49_k »

Mario_Marques Escreveu: 04 mai 2021, 19:02 ... se a tua vareta do óleo for daquelas manhosas que saiu em alguns mk5, só por isso já não é muito fácil controlar.
Oi?
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Re: Consumo óleo 1.9 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

ers49_k Escreveu: 04 mai 2021, 19:07
Mario_Marques Escreveu: 04 mai 2021, 19:02 ... se a tua vareta do óleo for daquelas manhosas que saiu em alguns mk5, só por isso já não é muito fácil controlar.
Oi?
Quem não percebeu ao que me refiro que se considere feliz :-D
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