Bomba tandem

Responder
Rangel
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 28 jun 2020, 07:37
Veículos: golf 1.9 TDI 77kw 2008

Bomba tandem

Mensagem por Rangel »

Bom dia
Tenho a bomba tandem a verter gasóleo e óleo.
Queria comprar uma nova, mas não consigo ver a ref OEM, não está na tampa.
Sei que é uma luk.
Alguém sabe se a junta entre a bomba e o motor é igual para todas? Assim comprava uma, tirava, via a referência e só gastava 7€ sem parar o carro. Depois comprava a bomba e mudava.
Muito obrigado e bem hajam
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

Há 2 modelos, facilmente tiras a referência da bomba, vais á vw e pela referência da bomba compras a junta.
Há 2 bombas luk e uma Bosch, a referência é bem visível na bomba, basicamente há uma que leva vedantes, outra chapa, a tua será já de chapa.
Um conselho, esquece as juntas de concorrência, vais ter 4 trabalhos....
Vê se o teu tubo de água ao lado da bomba na cabeça está ok e é boa ideia caso tenha tido fuga algum tempo rever a flange de água que fica por baixo.
Nas fotos em baixo tens a bomba Bosch e luk, nesse caso ambas já levam junta de chapa pois essa luk já é de 2001 em diante, mas deves sempre desmontar em último caso e confirmar ou pelo número de chassis.
As luk com tampa metalizada levam ainda vedantes em vez de junta de chapa, não saiu nunca no golf mk5.
Anexos
IMG_20200628_115152_8.jpg
IMG_20200628_115206_3.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Rangel
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 28 jun 2020, 07:37
Veículos: golf 1.9 TDI 77kw 2008

Re: Bomba tandem

Mensagem por Rangel »

Bom dia
Obrigado pela rápida rssposta
A minha luk tem o ar dessa embaixo, o logo no mesmo sítio.... Mas a ref OEM.... Nada.
Eu queria mesmo era ter maneira de ter a ref OEM para mandar vir uma nova.
Na vw sabem a ref claro... Mas querem 500+€.
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

Ah, ok, não tinha percebido que querias mesmo era substituir a própria bomba.
Numa bomba original a referência está gravada bem visível.
Essas duas bombas levam vedação diferente, uma leva vedantes, a luk, a Bosch, uma junta em chapa.
Nas luk há também de chapa, tens de ver depois de teres a bomba.
Anexos
IMG_20200628_151503_7.jpg
IMG_20200628_151446_6.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Rangel
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 28 jun 2020, 07:37
Veículos: golf 1.9 TDI 77kw 2008

Re: Bomba tandem

Mensagem por Rangel »

Bom dia
Obrigado, a minha é de origem e está como esta https://ireland.apollo.olxcdn.com/v1/fi ... s=1000x563
Vê-se o luk o BMG e mais nada
A não ser que ma tenham trocado alguma vez em oficina por um qualquer motivo sinistro.
Não há outra maneira de saber a referência da bomba?
Não há kits de reparação de origem? Ou há?
Muito obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

Qualquer uma das bombas que meti em cima da no teu carro, aliás, se vais comprar, era comprares logo a Bosch que coloquei em cima.
De origem vem a referência gravada geralmente para não dizer sempre, de concorrência é que não.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Mário:

Qual a referência da que está montada e se dá no meu.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

As bombas de 8v dão em todos os 8v como escrevi em cima e está lá a referência gravada, penso que está visível, pelo menos eu consigo ver na foto.
Uma coisa importante é ao trocar bomba ou junta rever aquela zona toda pois o gasóleo é uma maravilha em tubos de água e falanges, convém meter claro a junta que lhe corresponde e meter parafusos novos com os apertos corretos.
Todas mais dia menos dia acabam sempre por verter um pouco devido á dilatação/retração a velocidade diferente entre peças.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

A minha acho que não verte, mas parece mais "transpirar" vapor....
De tempos a tempos, dou uma lavadela, mas por debaixo nunca tive fugas.

Ok já vi que a Bosh tem o mesmo numero menos o A
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

Rangel Escreveu: 29 jun 2020, 06:47 Bom dia
Obrigado, a minha é de origem e está como esta https://ireland.apollo.olxcdn.com/v1/fi ... s=1000x563
Vê-se o luk o BMG e mais nada
A não ser que ma tenham trocado alguma vez em oficina por um qualquer motivo sinistro.
Não há outra maneira de saber a referência da bomba?
Não há kits de reparação de origem? Ou há?
Muito obrigado
Eu tenho cá várias bombas dessas dos vários modelos que sairam e todas tem a referência, todas saíram de carros originais, tinha ideia até que vinha sempre, não me recordo de ver sem a referência, mas não posso afirmar que não tenha existido pois nunca andei atento a isso.

Reparar ou não, a minha experiência é, muitas vezes dá e vale a pena reparar, outras tantas dá para eliminar as fugas visíveis mas internamente a bomba está já muito gasta e apesar de não ter fugas e ficar toda bonita não vai nunca mais ter o rendimento que devia por estar já muito gasta, outras vezes, metes vedantes e fica ainda pior que o que estava.


Isto acontece porque na verdade a bomba tem duas bombas a trabalhar em modo tandem, tem uma bomba a pressurizar combustível, outra a pressurizar ar(gera vácuo), e como são várias camadas a temperatura e pressão bem diferente a velocidade de dilatação e retração é diferente especialmente ao arrefecer, depois as peças mexem entre si e gera fugas, isto acontece ainda mais nas luk pois a tampa exterior é de aço e a forma da própria bomba não ajuda muito nisso, nas Bosch acontece muito menos pois é tudo em alumínio e o próprio desenho da bomba distribui a força de maneira diferente.
As luk para ficarem bem reparadas as vezes tem de se retificar as faces(e devem ser medidas)mas se não tiverem muito desgaste ficam ok, as bosch avariando ou fugas é mandar vir outra, no fundo quem quiser algo perfeito é sempre a melhor opção.

Se passar um bocadinho de lixo na troca de junta, bomba ou da própria reparação há sérias hipótese de os injetores não gostarem muito disso, isso deve ser um trabalho tipo cirurgia pois não há nada a filtrar lixo daí para a frente.

Na origem não há kits de reparação, já houve um vedante mas deixaram de vender pois quase sempre o problema não era o vedante em si mas empeno que fazia o vedante não vedar e depois já sabem o resto da história.....loja de peças, reclamar.....

Hoje em dia há kits que são de concorrência.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Bomba tandem

Mensagem por brucer03 »

Realmente como diz o mestre Mário elas acabam mais cedo ou mais tarde por "ceder", desta vez foi a minha vez.
Nível do óleo desceu, filtro do gasóleo com óleo. Será a bomba tandem com desgaste e a não conseguir separar óleo/gasóleo devidamente?

PS: Não percebo muito bem como o óleo pode fazer um percurso inverso, uma vez que o injector recebe gasóleo (certamente misturado com óleo).
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Malta:

Ando a pensar trocar a minha, pois ainda não resolvi os tremeliques a frio,e por descargo de consciência...

Este preço e proveniência, é de confiança?
E é compatível com um AJM?

https://www.auto-doc.pt/bosch/765287
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Bomba tandem

Mensagem por brucer03 »

SuperGolf Escreveu: 30 out 2020, 18:16 Malta:

Ando a pensar trocar a minha, pois ainda não resolvi os tremeliques a frio,e por descargo de consciência...

Este preço e proveniência, é de confiança?
E é compatível com um AJM?

https://www.auto-doc.pt/bosch/765287
Normalmente é compativel (pelo que estive a ver), no entanto tens que ter confiança é de onde mandas vir a peça. Não estou a dizer que o auto-doc ou outro qualquer pior/melhor mas convém ter confiança quando é uma peça importante.

PS: Por descargo de consciência, liga-o ao VCDS e verifica o torsion value. Digo-te isto porque eu também tinha tremeliques a frio, como sabia do problema da possível fuga na tandem nunca fiz caso pois sabia que tinha que a mudar. Na semana passada numa rotunda o motor empapou todo, sorte/azar desligou-se, encostei, o parafuso que segura o tensor da correia da distritbuição tinha ficado sem aperto (comeu por dentro a rosca no bloco do motor), e claro, sem tensão a correia deverá ter saltado um ou mais dentes.

Por estes lados chora-se :( uma brincadeira que poderá ficar bem cara. Dependendo de quantos dentes saltaram pode dar algumas valvulas empenadas até mesmo à cabeça.
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Boas.
A correia foi mudada pelo Mário em 2017, pelo que tenho toda a confiança no serviço e material. O avanço anda nos 0/0.5

POdes dizer qual essa opçao no VAG?

A mim aconteceu pior: motor novo e o veio da bomba de agua partiu, Sorte minha a chapa segurou a correia no sitio.....enfim.....
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Bomba tandem

Mensagem por brucer03 »

SuperGolf Escreveu: 03 nov 2020, 13:34 Boas.
A correia foi mudada pelo Mário em 2017, pelo que tenho toda a confiança no serviço e material. O avanço anda nos 0/0.5

POdes dizer qual essa opçao no VAG?

A mim aconteceu pior: motor novo e o veio da bomba de agua partiu, Sorte minha a chapa segurou a correia no sitio.....enfim.....
Normalmente encontra-la nos "measuring blocks", campo/canal 004. No entanto, se me dizes que está entre 0~0.5 então está tudo ok.
Fix the problems, not the symptoms :)
Responder