Bomba tandem

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Acho que vou oferecer uma bomba no natal ao carro...ehehe
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Bomba tandem

Mensagem por sflopes »

Já não funciona com uma carta ao Pai Natal?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Naa......

Bons tempos!!!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

Super, devias ver primeiro se precisas realmente de substituir a tal bomba, pessoalmente ,como já te disse, o teu tremer nada tem a ver com a bomba, muito possivelmente o teu problema está nos injetores e comando dos injetores u no balanço do motor e volante do motor que são as coisas que tem potencial muito grande de provocar isso, a bomba só alimenta os injetores e alimenta em excesso, grande parte do gasóleo que a bomba mete sai pelo retorno, logo tem uma enorme margem, a não ser que tenha muito desgaste ou fugas, mas isso dá para testar como já expliquei em milhentos tópicos.
Eu não sou apologista de andar a gastar dinheiro e meter peças á sorte sem necessidade.
Com os anos os cilindros também vão alterando o valor de compressão, se tiveres um ou 2 cilindros com valores muito diferentes provoca uma queima diferente e logo, provoca oscilação no funcionamento.
E isto tudo são coisas muito mais prováveis de acontecer do que propriamente a bomba.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Mário, obrigado pelo warning.
Ainda hoje fiz 100k e notei uma pequeníssima falha quase imperceptível. Carregando na embraiagem, melhora, mas está lá.
Valores do 1 e 4 injector, +36 e -36 e os outros dois no 0, e isto por alto.
O balanço do motor o que envolve?
Os cilindros já conheces o bloco e levaram segmentos novos e já fizeram uns 140k....
Abc
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Bomba tandem

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde, estou a seguir este tópico, como ficou resolvido? Comprou a bomba de alta pressão? Ficou resolvido' Ou era mais o que dizia o Mario "injetores e comando de injeotres"? Qual o resultado do trabalho?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 07 nov 2020, 18:38 Mário, obrigado pelo warning.
Ainda hoje fiz 100k e notei uma pequeníssima falha quase imperceptível. Carregando na embraiagem, melhora, mas está lá.
Valores do 1 e 4 injector, +36 e -36 e os outros dois no 0, e isto por alto.
O balanço do motor o que envolve?
Os cilindros já conheces o bloco e levaram segmentos novos e já fizeram uns 140k....
Abc

O vag-com tem as suas limitações no que toca a fazer diagnósticos de injetores, só serve como referência, ou claro, se for algo muito grave ele detecta, mas no geral não é fiável para esses casos pois aquilo que consegue ver é muito reduzido.
O balanço do motor envolve tudo, desde as peças todas estar tudo em equilíbrio como a injeção estar equilibrada nos 4 cilindros, e a compressão também estar equilibrada, basta teres 1 cilindro com um valor de compressão mais baixo para o motor vibrar logo.
É inevitável com a idade ganhar alguma vibração, os cilindros sofrem desgastes diferentes, a não ser que gastes uma fortuna a rever tudo prai de 5 em 5 anos, o que obviamente não faz sentido nenhum.

Normalmente num motor desses, coisa que resolve uma grande parte dos problemas de vibrações é injeção impecável e bimassa bom, se tiveres uma injeção má o bimassa vai á vida, se tiveres um bimassa mau, a ecu tenta compensar na injeção
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Não ponho de parte até serem os dois, mas via net e do pouco que já conheces do carro:

A frio treme.

A quente não treme. Por alto, acusavas mais o bi-massa ou a injecção?

Outro facto curioso: basta tocar milimetricamente no acelerador a frio, que já não treme......

Tenho de pensar em arranjar outro motor e reconstruir aos poucos nos próximos 5 anos.....eheh
Avatar do Utilizador
pmgoncalves
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 15 jul 2014, 13:47
Veículos: Golf V 1.9 Tdi Van
Localização: Lisboa

Re: Bomba tandem

Mensagem por pmgoncalves »

SuperGolf Escreveu: 08 nov 2020, 22:06 Não ponho de parte até serem os dois, mas via net e do pouco que já conheces do carro:

A frio treme.

A quente não treme. Por alto, acusavas mais o bi-massa ou a injecção?

Outro facto curioso: basta tocar milimetricamente no acelerador a frio, que já não treme......

Tenho de pensar em arranjar outro motor e reconstruir aos poucos nos próximos 5 anos.....eheh
Boas .. nao percebo muito de mecânica .
Mas pela experiencia no meu carro .. à uns 6 meses
Também começou com uns tremeliques a frio , a quente passava tudo.
com tempo e kms começou ficar pior , a quente ja só parava tremeliques carregando na embraiagem.
Mecânico com ele , volante motor nas coves , embraiagem ainda estava +/- levou kit completo e o carro parece outro muito certo também foi verificado avanço , estava salvo erro 1 e agora esta 0.
posso dizer que carro agora esta com trabalhar muito certo.

Em relação Bomba tandem
a quando a ida ao mecânico ele detetou um fuga , e disse que a abriu e colocou um kit juntas/reparação.
Ate ver , esta ok.

Cumps
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado.

Esse kit até o tenho no porta luvas, mas já o levou a uns anos, e não tem fugas externas visíveis....
É uma hipótese o bi-massa, embora salvo erro já antes o fazia, mas também a embraiagem era reforçada e estava uma boa treta...

Esta é nova e pouco mais tem de 2 anos....mas não tem nada haver com a do Mário, por exemplo, embora sejam iguais.

O problema é não haver ninguém com paciência e calma que faça todos os testes como deve ser, nomeadamente na cabeça do motor...
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Bomba tandem

Mensagem por brucer03 »

Acho que no teu caso, o mais fácil seria medires a compressão nos 4 cilindros, comparar, e logo percebes se vem ou não da injecção (e o porquê).

Como te tinha dito, no meu caso tenho quase a certeza que é a bomba tandem porque tenho óleo no filtro de gasóleo.
Estou a fazer um segundo teste em que limpei tudo novamente no compartimento do filtro do gasóleo para perceber se volta a ficar contaminado com óleo ou se foi só uma noite de loucura para a bomba e nada mais :lol: .
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Sim, tenho de fazer novamente esse teste.

Se bem que a cablagem das velas esteja uma desgraça.....é um começo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba tandem

Mensagem por Mario_Marques »

Super, não vás pelas as velas não tem nada a ver, pelo menos no teu carro em particular, andei desde 2008 até este ano sem velas no meu carro, só as montei agora porque tirei as sondas e precisava de algo para tapar os buracos, as velas só ligam em ambientes realmente gelados, dificilmente atinges temperatura para elas ligarem sequer, aliás, basta tentares lembrar a última vez que viste a luz de aviso de aquecimento das velas....
Se fosse a tua bomba tinhas problemas bem piores que tremer, geralmente o problema é simplesmente o carro não pegar mesmo ou morrer em altas por não ter alimentação de combustível, não estou a dizer que a tua bomba está nova mas não tens sintomas de uma bomba muito má.

O motor para tremer precisa de ter algum desiquilíbrio em algum lado, e é tipo 50/50 de ser algo no motor ou algo na injecao, basta teres por ex o perfil da cam de um injetor mais gasto que cria logo uma diferença de pressão grande no injetor, por isso que nestes carros, além de se dever afinar a folga do injetor, ao fazer deve-se medir o perfil da cam do injetor.
Uma coisa barata que podes fazer é verificar o contacto das fichas dos injetores, mas pelo que conheço do carro duvido que seja por aí.
E sinceramente, se não for algo assim mesmo muito mau nem me preocupava com isso para já.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Bomba tandem

Mensagem por SuperGolf »

Eu sei Mário.

OS cabos dos injectores são novos.
Falei da cablagem das velas, porque estão a desfazer-se por fora de resto sei que apenas activa com menos de 4º graus...

Para já vou deixar andar.....deve ser mesmo o bi-massa e desgaste natural combinados.....

De resto está um puro bruto....um dia destes tens de o testar...já anda a arrancar paralelos novamente em terceira :mrgreen: :twisted:

O regime de funcionamento está todo ok....e em altas faz 230 relativamente na boa.

Consumos entre os 5 e os seis conforme o andamento e com turbo novo até baixaram. Injectores, foram reconstruidos ou foram a bosh.

Em relação a CAN e afinações é que já tenho algumas dúvidas...

ABC e proteje-te por essas terras :wink:
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Bomba tandem

Mensagem por |Guilherme| »

SuperGolf Escreveu: 13 nov 2020, 13:26 Eu sei Mário.

OS cabos dos injectores são novos.
Falei da cablagem das velas, porque estão a desfazer-se por fora de resto sei que apenas activa com menos de 4º graus...

Para já vou deixar andar.....deve ser mesmo o bi-massa e desgaste natural combinados.....

De resto está um puro bruto....um dia destes tens de o testar...já anda a arrancar paralelos novamente em terceira :mrgreen: :twisted:

O regime de funcionamento está todo ok....e em altas faz 230 relativamente na boa.

Consumos entre os 5 e os seis conforme o andamento e com turbo novo até baixaram. Injectores, foram reconstruidos ou foram a bosh.

Em relação a CAN e afinações é que já tenho algumas dúvidas...

ABC e proteje-te por essas terras :wink:
Percebo a tua dor lool, isso também acontece no meu. E quanto mais desgaste tiver o bi-massa, menos absorve as trepidações. Também não sei o que é no meu, mas deve ser algo relacionado com a idade e algum desgaste mínimo, algum desequilibro mínimo e faz logo diferença. Pode ser que algum dia se perceba do que é mas n vai ser fácil lol. Um abraço
Responder