Mais um Polo 9N

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miaugato
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Mais um Polo 9N

Mensagem por miaugato »

Fica aqui então a página do projecto.

Que nada mais é que um restauro, por assim dizer. Com alguns lamirés de modificação aqui e ali.

Este Polo 9N 1.2 Comfortline AC de Maio/02 teve uma vida normal de carro diário de uma senhora no Alentejo, desde novo até ter ido parar a um stand aqui perto no Algarve no final do mês de maio, onde a minha mãe, depois de ter passado por ele, perguntou ao homem (foi o mesmo onde compramos a Accord de família) quanto fazia por ele.

Estava por 1350, entretanto consegui puxar para 1200 e ainda me descontou 20€ por ter o carro na reserva. Portanto ficou por 1180€. Um carro que ainda se encontra nos OLX e CJ desta vida por 1500€ com 200.000+ km em cima.

Este tinha 180.000

Comprei-o mesmo sabendo dos defeitos, dos afazeres, porque olha apaixonei-me pelo carro. Já tinha andado num destes em miúdo quando eram novos, e no meu circulo de familia e amizades houve sempre um Skoda, Seat ou VW pelo que conheço a qualidade alemã. E quando andei nele caiu a ficha - este carro é (quase) tudo aquilo que procuro num carro. Só ficou a faltar o computadorzito do consumo, até porque tou a achar o consumo exagerado, mas também, ele é 200kg mais pesado do que o 106, tem mais cilindrada, tenho andado com AC o tempo todo, e noto que puxo mais por ele até porque o 1.2 parece-me um pouco morto antes das 2000rpm...se calhar é feitio e não defeito...

Sendo um carro que me foi garantido que estava ótimo de mecânica, foi fácil a decisão.

Adiante, por agora só tenho a foto que pus na apresentação que volto a pôr aqui para não parecer uma parede de texto:

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E eis aquilo que tenho planeado para fazer no carro:
  • Pintura. A foto está tirada do lado melhor. O outro lado tem muitos defeitos assim como teto e capô estão todos queimadinhos. No capô ainda passei um polish que melhorou a parte do queimado (e irei fazer o mesmo no tecto até pintar) mas o verniz descascado continua lá, ainda que disfarçado.
  • Fechadura da porta do passageiro traseira esquerda bloqueada. Ao que parece é problema comum.
  • FC marado (talvez por causa do problema em cima) resultado tenho de trancar tudo á mão e com a chave. Mas ás vezes funciona.
  • Recirculação de ar desliga sozinha, não sei porquê
  • O pedal da embraiagem está a "morder" um pouco abaixo. Tipo quase no tapete. Não é algo que eu não me habitue mas para descobrir que tinha que me sentar mais à frente que o normal foi um bocado como tirar a carta outra vez :P
  • Rádio aftermarket Blaupunkt o painel tá marado, quero meter um Sony DSX-A410BT e talvez colunas se achar necessário, não sei quais são as potências das colunas frontais (os Sony costumam mandar 55w por canal e eu até sou um gajo de ouvir música alto e com bass por isso convém não rebentar as colunas xD)
  • Meter colunas atrás
  • Nova manete de mudanças e fole
  • O carro apita para mim 3 vezes em andamento sem acender nada. Quero ver o que se passa.
  • Apesar de ter levado revisão do circuito de refrigeração antes da compra, tem uma questão que não sei se é feitio ou não, que é - em cidade chega aos 90ºC mas se vir um pouco de estrada aberta passa logo para os 60ºC ou menos - quase no inicio do termómetro
  • Barulho de pneus entre os 70 e os 90km/h. Talvez qualidade dos pneus, talvez algo desalinhado.
  • Quando for altura de trocar pneus vou por a medida padrão (165/70 R14). Eu sou daqueles que prefere conforto ao "estilo" e o carro já é bem bonito de qualquer das formas. Está a calçar de momento uns 195/55 R15 mas de marca branca, e foram postos hà meses.
  • Indeciso se compro jantes de liga leve ou se mando pintar as jantes de ferro. LL de 14 polegadas com 5 furos é algo um pouco dificil de encontrar, mas se eu ficar com a mesma medida já tenho mais escolha. Continuar com tampões, só se estiverem muito bem agarrados e não me apetece andar com braçadeiras nas rodas como já vi xD
  • Novas óticas frontais. As actuais estão amareladas e baças e têm de ser mudadas até à próxima inspeção (Maio '21)
  • Bancos da frente têm rasgos. Meto uma capa e dou isso por feito :P
  • Soft touch descascado no painel central. Outra coisa aparentemente comum, mas não "morro" se raspar essa gosma toda e ficar com o plástico nú. A não ser que não se recomende tal coisa.
  • Talvez dar um lamiré de tinta nos plásticos internos que estão um pouco gastos.
  • Talvez também meter película nos vidros traseiros
  • Pintar/forrar os puxadores a prateado
  • Meter matriculas do novo modelo - a matricula deste polo é toda composta de caracteres largos, e tenho gostado de ver em carros com a mesma condição. Mas só alguns. Há por aí outros muita mal feitos. Além disso, as placas, a de trás está suja por dentro e com bolhas, e a da frente estava partida, e o vendedor fez uma nova, mas está desalinhada e cada vez que reparo morro um bocadinho por dentro xD
E é isto. Ao longo do tempo irei por algumas imagens do carro ao longo do projecto á medida que trabalhe nele.
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por Mario_Marques »

Bem vindo miaugato, uma ajuda, não, não é normal os 60graus, a função do termostato é impedir que tal aconteça, a temperatura de funcionamento deve ser mantida caso contrário não funciona corretamente e vai acabar por te causar problemas possivelmente no catalisador entre outras coisas.
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por miaugato »

Obrigado pela dica.

Entretanto deixou de fazer isso tão frequentemente. Agora só numa situação específica é que o faz.

A acelerar a fundo dos 40-60 até aos 90 a entrar na N125 e depois meter a 5a e (quase) largar o acelerador xD

Como isso não é ecológico nem económico irei passar esta semana a ser mais suave (dentro do possivel claro) e ver qual é.

Mas já me disseram que tenho algum problema no quadrante porque durante experimentação em AE os ponteiros estavam um pouco presos, sobretudo na subida 80-120km/h, parecido a um Renault 19 que houve por cá com quadrante puramente analógico

Entertanto pela hora do almoço vou fazer um foto-shoot ao menino e depois colocarei aqui
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por miaugato »

Ora aqui vão as imagens do antes. Exceto que quando veio para mim a tinta estava bem mais queimada - dei um polish geral e resolveu por completo a tinta queimada, mas o verniz estalado ainda está presente e já me mentalizei que só pintando é que resolve de vez. Mas com a tinta queimada tirada o aspecto está bem melhor. Aquela antena comprei por 7.95 na norauto - o carro veio sem ela.

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Algumas fotos do interior. A porta está desmontada por estar em processo de desbloqueio (o famoso deadlock encravado da porta traseira).
Apesar dos riscos o soft touch parece, excetuando aquela gaveta por baixo do rádio, estar em bom estado, pelo que não lhe vou mexer. A gaveta vai eventualmente desaparecer para dar lugar aos porta-copos do Lupo

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E pronto por agora é isto. Mais desenvolvimentos assim que acontecerem.
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por Martins SDI »

Tens aí algum trabalho pela frente, mas algumas oisas são de fácil resolução:

-O termostado está morto. Morreu aberto. Coisa comum nos carros VW.
- As óticas, se o interior estiver ok, podes optar por mandar polir. Há muitas casas que fazem isso.
- Os bancos, deves mandar estofar apenas as laterais que estão rotas, caso contrário vais dar cabo das esponjas. Não fica caro.
- O rubber touch do tablier, aconselho a removeres e depois pintares com tinta para plásticos matte. Ficas com um acabamento mais uniforme do que se removeres apenas.
- A pintura exterior, podes perguntar numa empresa que faça detalhe, mas aparentemente não parece ter solução. Só pintando mesmo.
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por miaugato »

Pois isso do termostato chateia-me, pois supostamente o carro foi vendido com o sistema de refrigeração revisto, pois acendia luz vermelha da temperatura permanentemente e desde o início da marcha.

Entretanto tenho andado mais com ele e acho que já estabilizou, agora anda sempre entre os 80 e 90, sendo que eu não ando assim depressa para justificar aquecer mais do que isso mesmo com o AC sempre ligado (nestes dias é regra, só de manhã dá para ir apenas com a ventilação ligada.
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por Mario_Marques »

Tu não estás a perceber uma coisa, o termostato obriga o motor a estar e permanecer nos 90, é uma peça que regula a temperatura de forma a manter naquela zona, e é independente de como tu andas, a única coisa é se não der tempo, mas esses carros aquecem relativamente rápido, 5 minutos é suficiente para chegar lá.
Agora o problema pode realmente não ser de lá ou ser apenas isso apesar de que é comum acontecer e pela tua descrição é mesmo isso, mas mplica sempre testar para não se fazerem coisas á sorte.
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por miaugato »

Então da próxima que for ao mecânico vou pedir para verem o que se passa.

Entretanto, já fiz polimento das óticas, ficaram quase novas, e comprei uns tampões que estavam a 10€ os 4 no jumbo. São é pretos, mas já me elogiaram por ficarem bem, eu pessoalmente não gosto muito de roda preta mas tenho vindo a apreciar.E a 10€ o pack se (quando) cairem não se perdeu muito dinheiro xD
Os outros que tenho visto são de 20 euros para cima, 15 em promo.
Isto será até gastar os pneus 195/55 R15 para reverter para 165/70 R14.

Se tudo correr bem amanhã irei buscar o rádio e a fechadura, se compensar ir ao centro de abate. Nova vi no misterauto a 60 euros :P

Fotos em breve
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por miaugato »

Ora então eis atualização do projecto:

A porta já abre!

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Mas a fechadura ainda não veio, nem o rádio, pelo que por agora a fechadura abre apenas por dentro!

Como disse anteriormente, poli os faróis

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comprei tampões de roda pretos a 10€ os 4 no jumbo

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dei uma limpadela ao interior (plásticos e bancos, subentenda-se. A tapeçaria vem depois :P)

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arrumei a tapeçaria traseira que revelou este suporte - alguém faz ideia do que é que era suposto estar aqui?
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e fiz um quick fix: Os pinos que seguram a chapeleira estavam partidos. 2 parafusos resolveram o problema de forma excelente. Só falta pintar da mesma cor.

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Agora o que ficou a faltar foi a alcatifa, inclusivé esta de cima - que raio aconteceu neste carro para isto estar assim? :P e em Mértola?

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Entretanto já vi o termostato. Não estava morto mas estava a morrer, tendo alturas que funciona e outras que não. Curiosamente, o carro aquecia mais com o AC ligado - talvez pela bomba estar a mandar o calor para dentro do compartimento do motor, sei lá. O que importa é que já foi resolvido.

Continua a fazer-me espécie o líquido verde no lugar do G13. O motor estraga com esses anticongelantes do intermarché e norauto?

Outra coisa, já me disseram que era normal, mas fica a questão para os especialistas - é normal que o carro, após parar por umas largas horas, tipo do final da noite ao inicio da manhã, ou desde o inicio ao final do turno, ao arrancar, faz um barulho do género BRRRRRRRRRR mas que dura apenas nunca mais do que 5 segundos, exceptuando uma vez que fez isso e ainda cheguei a andar 300m com isso assim mas parei e desliguei o carro. Não sei se teve a ver algo com isso, mas ter me esquecido do carro com a marcha atrás engatada e ter tentado arrancar com o travão de mão posto, aqueles 2-3 coices para trás que o carro fez (pois este carro tenta ligar, não vai totalmente abaixo como o peugeot) na altura resolveram o problema.

Corrente não é, ou eu já não tinha carro. Um inculto disse-me que era por ser 3 cilindros :| Outra pessoa disse que tinha a ver com a pressão dos injectores.

O mais engraçado é que fora esse barulho o carro porta-se lindamente. Dentro da característica dele, que entretanto á medida que o conduzo naturalmente vou aprendendo a conduzir este.

E diga-se de passagem, desaprender a conduzir o outro. Ter passado do Polo para o Peugeot parecia um camião e notei as passagens de caixa mais violentas - é que naquele carro tudo é directo.

Como bónus - eis o Peugeot ao lado do Polo, a passar testemunho.

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O peugeotzito tomou bem conta da minha fase de recém encartado, mas está na hora de partir para outra. Principalmente uma com ar condicionado e um excelente som - ou pelo menos, potencial para isso - o rádio ainda está para vir. O outro era, apesar dos parcos 50cv, enérgico, e puxava por um gajo principalmente com o escape que tinha um buraco algures e aquele som arcaico mas muito prazeroso de um motor que só não é a carburador porque lhe meteram um injector pra lá. . O Polo, é mais calmo e ponderado, elegante, um verdadeiro pequeno executivo - ou não fosse um VW ;P

Mas também conto mais tarde quando já tiver um á vontade de condução no Polo de me divertir algumas vezes!

Por agora é tudo. A ver se recebo a fechadura e rádio na semana que vem e depois logo se vê o que se pode fazer mais!
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Re: Mais um Polo 9N

Mensagem por JMC1977 »

Boa noite
Removeste o Soft touch com quê?
Neste vídeo é removido com o líquido do ambientador Nigrin VANILLE.
Depois pintou mas não sei com que tipo de tinta não consegui ver, mas ficou impecável.

https://www.youtube.com/watch?v=LC4TnEF7KJ8

Estou a pensar em testar, mas se alguém por aqui já esperimentou isto que diga se resoltou.
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