Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Isso de dar chatices a meio de uma grande viagem já me aconteceu. O ano passado fui neste carro a Marrocos fazer uma roadtrip. 3000 km previstos ir e voltar. E mesmo no fim da viagem em Marrocos, o alternador avariou. Nada fazia prever porque tinha sido reparado e tinha cerca de de 3000km feitos apenas desde a reparação.

Claro que uma reparação destas é algo que nunca compensaria fazer numa oficina pelo custo da mão de obra. Só para remover a junta foi um biscato que demorou quase 2h. E tenho noção que as juntas da concorrência nunca têm a qualidade das originais. Vai ser algo para testar e para ir controlando.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 05 jun 2020, 14:26 Sim, eu percebo bem o teu ponto de vista, a diferença de preço é muito grande, mas como já estou escalado de por ex, "as juntas de concorrência nos motores afn nunca vedam" , para um cliente que quer eliminar uma fuga eu não posso cravejar um motor de silicone e de meio em meio ano o carro voltar á oficina pelo mesmo motivo.
Está aqui o resultado de uma oficina que fez um serviço do gênero, o óleo saiu todo numa viagem, resultado, motor gripado por falta de óleo, o óleo saiu todo por uma abertura, agora por causa de uma junta de 30e ou 40e vai uma troca de motor de prai 1000.
Aquelas coisas que toda a gente acha que nunca acontece.
Na foto não se vê bem mas saíram 3 litros de óleo por esse sítio, o dono do carro mandou trocar a junta e meteram silicone e junta concorrência, foi levantar o carro e arrancou para uma viagem grande, durante a viagem o óleo ia ficando para trás até o motor fazer KaBuM!
A probabilidade disto acontecer é extremamente reduzida mas pelos vistos é possível.
Aproveitando este caso, aproveito para perguntar: Tendo o motor perdido tanto óleo, não devia ter acendido a luz da pressão do óleo do motor?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Mario_Marques »

Acendeu depois de já estar o mal feito, quando se vai devagar e acende dá tempo de parar sem danos muito graves por vezes, quando vais mais depressa rapidamente perdes óleo e com a rpm alta gripas muito rápido e a pressão de óleo demora mais tempo a cair, alem de que quanto menos óleo, mais ele aquece, que foi a única coisa que o dono notou antes do desastre mas nada de muito estranho, ia nos 110graus e costumava andar nos 90 segundo ele, mas 110 ou que fosse 120 são valores normais para um carro destes logo daqui não se tiraria grandes conclusões, este carro tem no quadrante manómetro de temperatura de óleo de origem.
Mesmo que percas muito óleo, durante algum tempo tens pressão, só perdes a pressão no momento que a bomba não estiver mais a chupar óleo e aí é quase instantâneo, se vieres a rolar a 4500rpm ou na casa disso já se sabe o que vai acontecer, se juntares a isso um motor já com alguns kms é receita para prejuízo.
Provavelmente se o motor tivesse poucos kms talvez os danos tivessem sido menores aí ponto de se meter óleo e ficar a trabalha de novo mas gripou mesmo a cambota e com sinais de sobreaquecimento (está toda azul/vermelha na zona dos bronzes), as chumaceiras da cabeça/árvore de cames também ficaram todas desfeitas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Ok. O funcionamento do quadrante do meu carro é diferente. A temperatura sobe e depois de aquecer fica fixa nos 90°C, por isso qualquer alteração, mesmo pequena é logo de estranhar. Salvo erro, o intervalo para o ponteiro sair dos 90°C, ronda os 80-100°C.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Mario_Marques »

Não sei se percebeste bem, estou a falar em temperatura de óleo, nos Audi o ponteiro da temp de óleo é relativamente sensível, já o de água podes ir a 130graus que vai a marcar 90.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Realmente não tinha lido temperatura de óleo. O meu carro não tem esse sensor, apenas do anticongelante.
FabioBessa
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 22 set 2016, 00:28
Veículos: Vw Bora Highline 1.9Tdi 110cv 05\99

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por FabioBessa »

Bom dia, qual o aperto da tampa das valvulas de um VP 110cv? Tou a trocar a minha e nao consigo por o autodata a trabalhar
Obrigado
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por joaodh92 »

FabioBessa Escreveu: 18 fev 2021, 10:08 Bom dia, qual o aperto da tampa das valvulas de um VP 110cv? Tou a trocar a minha e nao consigo por o autodata a trabalhar
Obrigado
Tampa de alumínio ou ferro?
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por Martins SDI »

Bem pessoal, venho dar o meu feedback. Montei a junta no meu carro. Inicialmente parecia ter resultado, após montagem da junta ficou vedado, mas com o tempo a fuga de oleo na tampa apareceu novamente. Já comprei uma tampa nova e original para aplicar.
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por golf31996 »

Boa noite se tivesse visto o que o Mário escreveu já o tinha feito. Atenção a aplicação da junta. Veja o silicone e material original
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Cola para junta de tampa de valvulas. Motor VP

Mensagem por golf31996 »

Aqui em Lisboa recomendo auto Maria pia
Responder