VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec

Responder
Nugget
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 03 mai 2015, 18:51
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv

VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec

Mensagem por Nugget »

Olá a todos! Apesar de estar registado no clube há cerca de 5 anos, a minha participação no mesmo tem sido quase nula. Durante esse tempo fui acompanhando alguns carros. Bem sei que os fóruns já não são o que eram, mas como este ainda se mantém +/- ativo, decido assim abrir este tópico.

Assim sendo e após ter tido um acidente com o meu primeiro carro (um Polo 6n que vai deixar saudades), é com muito gosto que vos apresento o carro que sempre quis ter e que espero manter durante muitos e bons anos.

Comprei-o há cerca de 1 mês, tal e qual como está, com cerca de 310.500 Kms.

Trata-se dum VW Golf IV 1.9 TDI AJM 115cv Highline de julho de 2001.

Para os 19 anos que tem, encontra-se em muito bom estado, tanto de exterior como de interior. Tem alguns defeitos de pintura e pequenos desgastes no interior, bem como os habituais barulhos parasitas destes modelos, mas no geral está muito bom.

A compra do carro não começou lá muito bem, visto que meia hora após o ter comprado, o turbo entregou a alma ao criador e o carro entrou em autocombustão. Felizmente consegui mandar logo o carro abaixo não causando danos mais graves.

Principais extras de fábrica:
  • Computador de bordo;
  • Rádio Gamma;
  • Porta Cds;
  • Climatronic;
  • Apoio de braço dianteiro;
  • Fecho central com comando;
  • Alarme;
  • Teto de abrir.
Provavelmente alguns de vocês irão reconhecer o carro pois o mesmo já teve tópico aberto aqui no clube. Assim sendo, sintam-se à vontade para partilhar o que eventualmente saibam e achem conveniente acerca do carro.

Modificações:

Exterior
  • Faróis frontais Jubi - OEM;
  • Farolins traseiros GTI/R32 US Spec - OEM;
  • Piscas laterais escurecidos - OEM;
  • Side Markers cinzentos;
  • Pilares B forrados com película preta;
  • Grelha frontal pintada de preto fosco;
  • Lip frontal Golf V6 - OEM;
  • Spoiler traseiro Golf V6 - OEM;
  • Ponteira oval IEPower;
  • Braços e escovas frontais Aerotwin - OEM;
  • Escova traseira Golf V - OEM;
  • Antena Shark;
  • Símbolo da mala VW Sharan.
Interior
  • Volante VW Scirocco - OEM;
  • Capas dos pedais em aço inoxidável - OEM;
  • Apoio de pé em aço inoxidável - OEM;
  • Manete das mudanças Audi S-Line;
  • Comutador das luzes Polo 6R - OEM;
  • Yatour-M06 (Aux In + USB + Cartão SD).
Ligação ao solo
  • Coilovers Weitec Hicon GT;
  • Jantes Santa Mónica 17"x7j - Réplicas Italianas;
  • Pneus Bridgestone Potenza S001 225/45 R17;
  • Espaçadores Momo 20 mm nas rodas traseiras.
Motor
  • Panela final mais estreita.
Opiniões, críticas e principalmente sugestões e dicas são muito bem vindas!

Vou atualizando o tópico com as intervenções que entretanto levou e vai levar nas minhas mãos.

Para terminar, deixo-vos algumas fotos, a maioria retiradas do anúncio.

Cumprimentos a todos. :wink:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No dia da compra:

Imagem
Última edição por Nugget em 16 fev 2024, 20:56, editado 12 vezes no total.
VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec: viewtopic.php?f=20&t=116134
Trucas
Amateur
Amateur
Mensagens: 257
Registado: 26 mar 2017, 23:34
Veículos: Vw

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Trucas »

Muito bonito o carro :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Mario_Marques »

Obrigado pela participação e partilha desse carro Nugget, de facto o carro não me é de todo estranho, mas hoje em dia já está quase tudo alterado que já não se sabe onde vão alguns carros e se são os mesmos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por smdp23 »

Bom aspeto. Primeiras fotos tiradas no cais de Alhos Vedros.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Nugget
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 03 mai 2015, 18:51
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Nugget »

Trucas Escreveu: 16 mar 2020, 12:53 Muito bonito o carro :D
Obrigado. :)
Mario_Marques Escreveu: 16 mar 2020, 16:58 Obrigado pela participação e partilha desse carro Nugget, de facto o carro não me é de todo estranho, mas hoje em dia já está quase tudo alterado que já não se sabe onde vão alguns carros e se são os mesmos.
Ora essa. :)
É verdade, apesar de estar bonito (na minha opinião), não tem assim nada que o diferencie dos demais, o que não é necessariamente mau.
smdp23 Escreveu: 16 mar 2020, 18:32 Bom aspeto. Primeiras fotos tiradas no cais de Alhos Vedros.
Obrigado. :)
Sim, o carro era desses lados.
VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec: viewtopic.php?f=20&t=116134
Nugget
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 03 mai 2015, 18:51
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Nugget »

Tal como já referi, o turbo partiu logo no primeiro dia :roll:. Foi enviado para a HPTurbo, onde foi reparado e convertido a 1749vb + MFS (foi-me aconselhado a fazê-lo, já que tinha que se mexer).

Aqui o turbo partido. Nas fotos não se percebe bem, mas as pás estavam todas comidas:

Imagem

Imagem

Turbo já reparado:

Imagem

Material que levou (falta trocar a junta da bomba de combustível):

Imagem

Enquanto esperava pelo material:

Imagem

Material que levou aquando da intervenção:
  • Óleo Castrol Edge Titanium 5W-40;
  • Filtro de óleo;
  • Filtro de combustível;
  • Junta do coletor de admissão;
  • Junta do coletor de escape;
  • Junta da tampa das válvulas;
  • Junta da tampa do bocal de enchimento de óleo.
Entretanto já foram trocadas mais umas coisinhas, ainda esta semana atualizo.

Abraços. :)
VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec: viewtopic.php?f=20&t=116134
Trucas
Amateur
Amateur
Mensagens: 257
Registado: 26 mar 2017, 23:34
Veículos: Vw

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Trucas »

Nugget Escreveu: 16 mar 2020, 23:54 Tal como já referi, o turbo partiu logo no primeiro dia :roll:. Foi enviado para a HPTurbo, onde foi reparado e convertido a 1749vb + MFS (foi-me aconselhado a fazê-lo, já que tinha que se mexer).

Aqui o turbo partido. Nas fotos não se percebe bem, mas as pás estavam todas comidas:

Imagem

Imagem

Turbo já reparado:

Imagem

Material que levou (falta trocar a junta da bomba de combustível):

Imagem

Enquanto esperava pelo material:

Imagem

Material que levou aquando da intervenção:
  • Óleo Castrol Edge Titanium 5W-40;
  • Filtro de óleo;
  • Filtro de combustível;
  • Junta do coletor de admissão;
  • Junta do coletor de escape;
  • Junta da tampa das válvulas;
  • Junta da tampa do bocal de enchimento de óleo.
Entretanto já foram trocadas mais umas coisinhas, ainda esta semana atualizo.

Abraços. :)
Estes carros direitinhos duram uma vida
E as linhas dele conseguem ser tão atuais passado quase 20 anos :D
Vai atualizando para a malta ver
Nugget
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 03 mai 2015, 18:51
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Nugget »

Trucas Escreveu: 17 mar 2020, 10:50 Estes carros direitinhos duram uma vida
E as linhas dele conseguem ser tão atuais passado quase 20 anos :D
Vai atualizando para a malta ver
É o meu objetivo, deixá-lo/mantê-lo todo direitinho, com o material mais original possível, para que me dure uns bons anos.
Sem dúvida, são carros que envelheceram muito bem.
Vou dando novidades. :wink:
VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec: viewtopic.php?f=20&t=116134
RABBIT GTI
Expert
Expert
Mensagens: 997
Registado: 04 jan 2010, 22:56
Veículos: VW Golf IV TDI / Golf III GTI 20th
Localização: algures neste país
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por RABBIT GTI »

Boas, tens aí um carro bem catita; se queres manter a originalidade do carro, devias pensar em meter o volante de origem do modelo, esse volante não encaixa nada bem na minha opinião... outra sugestão, deverias tirar essa ponteira réplica cupra e meter as 2as ponteiras do V6, daria aquele toque OEM... Quanto aos teus consumos elevados, quando o teu carro partiu o turbo em andamento e começou a autocombustão, apesar de teres conseguido evitar algo pior, poderia algumas partículas de metal do turbo terem entrado para o motor,fazendo estragos internos... Se calhar não teria sido nada má ideia teres aberto o motor a ver como está.... vai vigiando consumos de óleo, agua etc...boa sorte com isso cumps
Nugget
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 03 mai 2015, 18:51
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Nugget »

RABBIT GTI Escreveu: 21 mar 2020, 17:41 Boas, tens aí um carro bem catita; se queres manter a originalidade do carro, devias pensar em meter o volante de origem do modelo, esse volante não encaixa nada bem na minha opinião... outra sugestão, deverias tirar essa ponteira réplica cupra e meter as 2as ponteiras do V6, daria aquele toque OEM... Quanto aos teus consumos elevados, quando o teu carro partiu o turbo em andamento e começou a autocombustão, apesar de teres conseguido evitar algo pior, poderia algumas partículas de metal do turbo terem entrado para o motor,fazendo estragos internos... Se calhar não teria sido nada má ideia teres aberto o motor a ver como está.... vai vigiando consumos de óleo, agua etc...boa sorte com isso cumps
Olá Rabbit. Obrigado :)

Quanto ao volante e para ser muito sincero ainda estou indeciso se mantenho este ou se coloco o original, mas o mais certo é colocar o original. A ponteira até gosto de a ver, mas as 2 ponteiras não estão fora de questão.
Sim, o trabalho para ficar bem feito era ter aberto o motor mas o carro estava a fazer-me falta para as deslocações, portanto acabou por não se fazer.
Consumos de óleo para já nada. De água, após ter mudado uma falange que estava rachada, também me parece que esteja ok.
Para já e até ver apenas precisa de tuches novas.

Cumprimentos. :wink:
VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec: viewtopic.php?f=20&t=116134
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por sflopes »

Só a minha simples opinião eu mantinha o original.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Silver_Ajm »

Bom exemplar aí tens, parece muito estimadinho. ;-)
Tens aquele manípulo de rebatimento do banco do lado do condutor ao contrário, não sei se já reparaste... Essas médias que andas a fazer estão muito exageradas para um pd115, a não ser que tenhas o carro com alguma reprogramação. Posso dizer-te que o meu pd115 com cerca de 320000kms faz-me medias entre 5l e 5.4l.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Mario_Marques »

Silver, depende dos percursos que faz e as jantes 17 nesses carros não perdoam nos consumos, o meu com muito cuidado anda na casa dos 6l/100, a média piorou bastante pois meti novamente travagem 312mm, meti 4 Michelin pilot sport 4 e faz muita cidade, antigamente fazia facilmente 5,5, agora é impossível, o melhour que consigo com muito cuidado é 6l de média num depósito, não estou a falar em consumos/médias no instantâneo.
Onde me lixa as médias todas é cada vez que paro e arranco, se fizer uma viagem sempre a rolar faço 5 até no instantâneo fácilmente.
É certo que tenho o carro modificado mas como controlo os consumos á anos e ao pormenor com o auxílio do spritmonitor, qualquer diferença que haja consigo logo relacionar com o motivo e no meu caso, pneus+travões+tipo de uso arruinou completamente as minhas medias comparativamente ao que estava antes disso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Silver_Ajm »

Não tinha reparado na jante 17... Eu também monitorizo os consumos à anos no meu carro, e quando me refiro a consumos é também sempre à media geral acumulada, nunca a consumos instantâneos. O meu trajeto é de serra como tu sabes, embora o que subo ao fim do dia desço de manhã... hehe
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Nugget
Beginner
Beginner
Mensagens: 35
Registado: 03 mai 2015, 18:51
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv

Re: VW Golf IV 1.9 TDI 115cv Highline

Mensagem por Nugget »

Silver_Ajm Escreveu: 23 mar 2020, 11:12 Bom exemplar aí tens, parece muito estimadinho. ;-)
Tens aquele manípulo de rebatimento do banco do lado do condutor ao contrário, não sei se já reparaste... Essas médias que andas a fazer estão muito exageradas para um pd115, a não ser que tenhas o carro com alguma reprogramação. Posso dizer-te que o meu pd115 com cerca de 320000kms faz-me medias entre 5l e 5.4l.
Obrigado silver. :)

Por acaso não tinha reparado, obrigado pelo aviso! Como é que troco aquilo de posição?

Não faço ideia se o carro está reprogramado, o antigo proprietário diz que não mas nunca se sabe... De qualquer forma é para levar uma reprogramação soft no futuro (tem mesmo que ser devido ao turbo que tem agora), portanto não estou muito preocupado com isso.

Os consumos também me parecem algo elevados, mas a verdade é que 90% da minha condução é em cidade e muitas vezes no para-arranca. A aliar a isso e tal como o Mário Marques referiu, as jantes 17" também não devem ajudar.

A minha maior preocupação com os consumos nem é tanto o gasto em si mas sim a possibilidade do motor estar com algum problema que não se está a conseguir detetar.
VW Golf IV 1.9 TDI 115cv | US Spec: viewtopic.php?f=20&t=116134
Responder