barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 08 fev 2020, 22:20 Problema crônico? O problema não é nada um problema crônico.
O problema é, os rolamentos não sao vitalícios mas geralmente duram mais de 250mil o que é muito bom até, o problema fica crônico quando o pessoal ao mudar a primeira vez não faz o serviço bem ou o pessoal não os muda quando deve depois sobreaquece eestraga as caixas deformando-as, agora crônico não tem rigorosamente nada, digo mesmo, o sistema até é muito bom, não dura é para sempre, únicos carros que vi com esse problema tinham sinais bem visíveis de maus serviços ou falta de cuidados.
O problema dos rolamentos tirando casos de desgaste normal e os casos que referi em cima que estão mal e o pessoal deixa andar, começa quando o pessoal troca suspensão e depois não dá o aperto correto ou quando danifica as caixas ou o próprio rolamento na montagem por não terem ferramentas adequadas, já para não falar as vezes na qualidade do próprio rolamento, muita gente ainda usa espacadores, não faz limpeza ao sistema de travagem a vida toda do carro, o lixo vai todo parar ao cubo.
SuperGolf Escreveu: 08 fev 2020, 23:45 OS rolamentos foram metidos a menos de 2 anos e são novos....
Agora, como e se foram bem montados, já não sei......

As vezes, ao subir um passeio devagar, noto uma pancadinha na roda esquerda....
também se for muito devagar a andar e rodar o volante de um lado para o outro muito radicalmente também noto uma pancadinha pequena...

Em andamento na AE nada noto ou circunstâncias normais.
Mas isto, é altamente subjectivo de explicar na net. Não é dos problemas que me precupam mais.

Mario, segundo dizes, a troca de rolamentos deveria ser feita periodicamente? Isso para mim é uma novidade. Também nao sabia. Qual a quilometragem recomendada? Disse que é algo crónico porque em todos os fóruns VAG que participo vejo pessoal a queixar-se disso. E mesmo depois de trocarem dizem que volta a fazer barulho passado alguns Km. Eu tenho um Ibiza 6K2 e faz esses barulhos praticamente desde novo. Troquei mangas de eixo para aumentar a travagem e vinham com o mesmo problema. Troquei há cerca de 5M Km um rolamento e desse lado porque fazia barulho ao curvar e também deixou de fazer esse estalo, mas estou para ver quantos Km vai durar sem fazer. O rolamento meti SNR.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não disse que se deve mudar periodicamente, eu disse que não duram a vida toda e que muitas vezes estão ko e o pessoal deixa andar ou porque não sabem que está ko ou então é o "deixa andar".
Eu não sei se sabes mas trabalho á anos em mecânica especialmente golf 4 e conheço bem a diferença entre casos particulares ou o cenário geral destes carros, e também sei quando o pessoal não cuida dos carros ou os serviços não são bons.
Para montar um rolamento não é preciso ir tirar uma licenciatura, mas mesmo assim há quem os mude á pedreiro e dê cabo deles logo ao montar, depois é só uma questão de tempo.
Os fóruns, num fórum é tipo " o meu carro tem um problema, em vez de o resolver vou pedir opinião em 50 sítios diferentes e provavelmente ao fim de 6 meses vou seguir os piores conselhos possíveis e tentar em casa sem qualquer ferramenta, conhecimento técnico resolver"

Já agora uma nota, eu dei em cima ex de 250, há carros que fazem muito mais com rolamentos ok, porém já ia vi com menos irem á vida, os kms são subjetivos pois depende do uso do carro, importante é que na manutenção quando há oportunidades isso seja verificado, por ex nas mudas de travões, mudas de pneus, é normal verificar-se folgas, isto se forem a uma oficina em condições.
Última edição por Mario_Marques em 09 fev 2020, 11:05, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Martins SDI »

Eu não conheço o caso do Golf 4 em particular, mas a batida ao fazer marcha atrás com a direção virada pode ser ou não originada pela deslocação do rolamento na manga de eixo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Mario_Marques »

Martins SDI Escreveu: 09 fev 2020, 11:04 Eu não conheço o caso do Golf 4 em particular, mas a batida ao fazer marcha atrás com a direção virada pode ser ou não originada pela deslocação do rolamento na manga de eixo?
É extremamente improvável :lol:
Para isso acontecer terias de ter um rolamento de medida errada, a manga de eixo roda lixada, o freio que fixa o rolamento de medida errada, o cubo desapertado.
Eu deduzi que nunca montaram um rolamento mas aquilo entra na caixa de rolamento e leva um freio, ele não anda para lado nenhum, e como se não bastasse, ele para ser instalado/removido é preciso uma força muito superior àquela que o carro faz nessa situação
O pessoal da cabo dos rolamentos ao instalar na manga ou ao instalar o cubo no rolamento, bem como se se deixar andar muito um rolamento velho pode danificar a caixa como expliquei Antes.
Se tiverem o rolamento todo estourado ele vai mexer mas o que mexe não é o rolamento na caixa da manga de eixo, é mesmo as duas extremidades do rolamento por estar danificado.
Tenho cá uma manga com um rolamento danificado que o dono não sabia que esrava, e até se tiver paciência para tal vou fazer um vídeo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Martins SDI »

Obrigado pela correção. Sempre a aprender. 😉
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9410
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por SuperGolf »

O meu caso vai continuar um mistério....ainda hoje de manha, marcha-atrás, e pac, duas estaladecas em seco.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Mario_Marques »

Não há grande mistério, quando metes marcha atrás o que acontece?
-a força aplicada nos braços muda de sentido
-a força aplicada nas transmissões muda de sentido
-a força aplicada no charrion muda de sentido
-a força aplicada na caixa de direção e seus componentes muda de sentido.
-a força aplicada nos apoios de motor muda de sentido em especial no apoio pendular da caixa

Logo tem de ser algo numa destas coisas e não tem muitas coisas para ver, se fosse um carro com suspensão multi link ou dupla trave era bem pior.

Também há a situação das pastilhas poderem estar a andar no carril, mas é bastante improvável e fácil de ver também.

É um ferro, paciência, força de braços, boa iluminação e com certeza se encontra o problema, ele há-de estar bem á vista.

Uma coisa que posso não ter sido muito explícito, os rolamentos danificados internamente em casos muito severos, podem fazer barulho mas dificilmente acontece aquilo de andar a mexer na manga de eixo, isso pode até fazer sentido para quem nunca na vida trocou um rolamento mas não faz sentido pois ele se tiver as dimensões corretas tem um freio a bloquear alem de precisar de uma força imensa para se poder mover e tem ainda a homocinética a trava-lo, agora claro que se as coisas forem mal feitas muita coisa "estranha" pode acontecer, mas não é culpa do material, apenas foi é mal feito e por isso leva a problemas.

Se tiverem um problema num rolamento e ele ande até sobreaquecer, a caixa da manga de eixo pode ficar deformada, mas isso é coisa que mais uma vez, ao montar o novo deteta-se fácil e é extremamente improvável, já danificar o rolamento novo durante a montagem é habitual quando não se usa técnica/ferramentas corretas.
Última edição por Mario_Marques em 09 fev 2020, 16:02, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9410
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por SuperGolf »

Humm....deve ser simples....

Quase tudo que referiste, já vi ou meti novo. Talvez o charrion, pois há parafusos que não tive acesso.
Caixa de direcção foi por ti metida, presumo que não seja daí....

Bem um dia destes com calma, chateio-te, so para localizar o mistério.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Mario_Marques »

O facto de teres a caixa de direção boa não quer dizer que esteja bem fixa, que as rótulas que ligam nela, da ponteira e veio estejam boas, não quer dizer que o charrion não se mova...
Essas coisas é a ver que se descobre...
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9410
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por SuperGolf »

Praticamente já so me falta ver isso.
Apenas acontece as vezes e mais ao retirar o carro da garagem.

Em andamento, acho que nunca andou tão bom (finalmente).
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Jackyl »

ontem foi para o mecanico.
segundo ele são os rolamentos.

obrigado
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 492
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: barulho tipo pedra no pneu, mas só a curvar?

Mensagem por Jackyl »

só um pequeno update. em 2020 inicialmente seria rolamentos, mas depois já não era... ou seja, não descobriu nada.

agora, noutro mecanico, (no mes passado), e com o barulho cada vez mais presente... efetivamente era o rolamento da roda do pendura.
já sem ressonancias a curvar.
:D
Responder