Bateria - mudar em casa?

Responder
Speculabilis
Rookie
Rookie
Mensagens: 70
Registado: 09 out 2013, 14:44
Veículos: Golf VII 1.6 TDI Confortline

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Speculabilis »

Boas pessoal,

ınfelizmente, a minha bateria morreu e tive que a substituir numa Norauto aqui perto de casa.
Coloquei uma Varta Silver E39 que, segundo sei, é adequada como OEM ao modelo do Golf... o problema está na ligação ao software de diagnóstico e reinicialização. Todos os erros que surgiram foram apagados, mas existe um que volta a aparecer "Avaria: iluminação do botão do travão eléctrico"... deixei também de ter o meu vidro como automático (o chefe de oficina não conseguiu voltar a reprogramá-lo).

Alguém sabe de que se trata? Será que só consigo resolver esta questão na Volkswagen? Pelo que percebi a máquina da Norauto não era uma VAG-COM, mas uma daquelas multimarca / multsistemas...

Um abraço,
S.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por gongasfrs »

o caso do vidro tenta descer todo de uma vez e depois voltar logo a subir sempre a pressionar o botão no maximo.
quanto a outra avaria tens luzes de travão?
Speculabilis
Rookie
Rookie
Mensagens: 70
Registado: 09 out 2013, 14:44
Veículos: Golf VII 1.6 TDI Confortline

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Speculabilis »

gongasfrs Escreveu: 25 out 2020, 17:39 o caso do vidro tenta descer todo de uma vez e depois voltar logo a subir sempre a pressionar o botão no maximo.
Certo. Vou tentar fazer isso... obrigado pela dica.
gongasfrs Escreveu: 25 out 2020, 17:39 quanto a outra avaria tens luzes de travão?
Sim, tenho luzes de travagem nos stops (se era isso que perguntavas).
A luz do botão é que desaparece... mas o travão continua a funcionar e o carro fica travado.
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Danidasanic »

Speculabilis Escreveu: 25 out 2020, 18:06
Sim, tenho luzes de travagem nos stops (se era isso que perguntavas).
A luz do botão é que desaparece... mas o travão continua a funcionar e o carro fica travado.
Normalmente os erros que ficam no veículo após desligar a bateria , são automaticamente corrigidos\calibrados em 50metros de estrada , a juntar a isso tens os módulos das portas que perdem a configuração das janelas de conforto mas consegues adaptar como já foi dito, abrindo e fechando de forma contínua cada janela (tens de fazer a cada janela para poder usar o fecho\abertura dos vidros com o comando), acho que não me estou a esquecer de mais nenhum erro . A luz do botão é algo estranho porque eu já desliguei várias vezes a bateria e nunca tive problemas .

Se fores da zona Oeste posso te configurar isso na boa e consigo ver esse botão
Speculabilis
Rookie
Rookie
Mensagens: 70
Registado: 09 out 2013, 14:44
Veículos: Golf VII 1.6 TDI Confortline

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Speculabilis »

Danidasanic Escreveu: 27 out 2020, 20:41 Normalmente os erros que ficam no veículo após desligar a bateria , são automaticamente corrigidos\calibrados em 50metros de estrada , a juntar a isso tens os módulos das portas que perdem a configuração das janelas de conforto mas consegues adaptar como já foi dito, abrindo e fechando de forma contínua cada janela (tens de fazer a cada janela para poder usar o fecho\abertura dos vidros com o comando), acho que não me estou a esquecer de mais nenhum erro. A luz do botão é algo estranho porque eu já desliguei várias vezes a bateria e nunca tive problemas.

Se fores da zona Oeste posso te configurar isso na boa e consigo ver esse botão
Obrigado, Danidasanic, pelo teu tempo e disponibilidade.
Este erro, infelizmente, não foi automaticamente calibrado e continua persistente o que me deixa a pensar se, de facto, não é mesmo uma avaria que (por alguma razão) não estava a ser indicada antes da troca de bateria.
Uma pesquisa google por "Golf mk7 EPB fault" devolve imensos resultados e possíveis causas:
https://cutt.ly/BgRFTAb

Francamente, não sei mas acho que é impossível perceber o que se passa sem ligar a uma boa máquina de diagnóstico.
Eu não moro na zona oeste, mas se não conseguir resolver por aqui nos próximos tempos envio-te DM.

Abraço,
S.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Golf_4_TDI »

Coincidências à parte, muito provavelmente é o interruptor avariado. Acontece, ainda apanhei alguns com esse tipo de sintomas. Cumps
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Danidasanic »

Speculabilis Escreveu: 28 out 2020, 16:45
Obrigado, Danidasanic, pelo teu tempo e disponibilidade.
Este erro, infelizmente, não foi automaticamente calibrado e continua persistente o que me deixa a pensar se, de facto, não é mesmo uma avaria que (por alguma razão) não estava a ser indicada antes da troca de bateria.
Uma pesquisa google por "Golf mk7 EPB fault" devolve imensos resultados e possíveis causas:
https://cutt.ly/BgRFTAb

Francamente, não sei mas acho que é impossível perceber o que se passa sem ligar a uma boa máquina de diagnóstico.
Eu não moro na zona oeste, mas se não conseguir resolver por aqui nos próximos tempos envio-te DM.

Abraço,
S.
okapa

Sim , o que tens aí é claramente um problema , não é um erro comum de perda de memória ...pode ter sido coincidência ou algo mal feito por quem mexeu no carro.
Suponho que esse led tem monitorização por ser importante saber o estado do travão de mão" ... se fosse meu eu iria tirar para testar esse led\botão, e por acaso até já desmontei toda a consola central do meu mas reconheço que não é viável fazê lo para quem tem um problema com o botão e quer lá um a trabalhar rapidamente
Speculabilis
Rookie
Rookie
Mensagens: 70
Registado: 09 out 2013, 14:44
Veículos: Golf VII 1.6 TDI Confortline

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Speculabilis »

Golf_4_TDI Escreveu: 28 out 2020, 17:31 Coincidências à parte, muito provavelmente é o interruptor avariado. Acontece, ainda apanhei alguns com esse tipo de sintomas. Cumps
Também começo a achar que seja isso.
Reparei ontem que além da msg de "Problema: Travão de estacionamento eléctrico" existe outra que é "Problema: Iluminação do veículo" apesar de, no exterior, não existir nenhuma deficiência visível na iluminação (stops, presença, médios, máximos, etc.). Suponho que eventualmente possam estar interligados. :?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Golf_4_TDI »

"Problema: Iluminação do veículo" não estou a ver a que se refere esse aviso.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Speculabilis
Rookie
Rookie
Mensagens: 70
Registado: 09 out 2013, 14:44
Veículos: Golf VII 1.6 TDI Confortline

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Speculabilis »

Golf_4_TDI Escreveu: 29 out 2020, 21:07 "Problema: Iluminação do veículo" não estou a ver a que se refere esse aviso.
Na máquina de diagnóstico o problema do travão eléctrico estava descrito, se bem me recordo, como um problema de *iluminação* do botão. Não estará relacionado com isso?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Golf_4_TDI »

Põe imagem dos avisos que estão no painel de instrumentos e do infotainment se puderes.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Speculabilis
Rookie
Rookie
Mensagens: 70
Registado: 09 out 2013, 14:44
Veículos: Golf VII 1.6 TDI Confortline

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Speculabilis »

Golf_4_TDI Escreveu: 30 out 2020, 13:17 Põe imagem dos avisos que estão no painel de instrumentos e do infotainment se puderes.
Aqui estão os erros tal como aparecem no infotainment:
Imagem Imagem

Estes são os erros no painel de instrumentos:
Imagem Imagem

Acabei por tirar também umas fotos do selector de iluminação porque reparei no facto, algo curioso, de ter os médios sempre ligados e não os conseguir desligar. Parece que ele entra num modo em que ignora o selector.. estive a investigar online o assunto e parece que este erro pode ser também originado pelos sensores de luminosidade e/ou de chuva. Já alguém se deparou com avarias nestes sensores?

Imagem Imagem
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Golf_4_TDI »

É assim vamos ser realistas numa coisa, num automóvel a única coisa que nunca vai avariar é algo que ele não tenha equipado certo 😅 Tudo o resto é uma questão de probabilidades e outros factores que fazem com que algo avarie no carro. Agora lá está outros com mais frequência e outros problemas muito raramente e excepcionalmente acontecem. De facto é estranho essa avaria da iluminação do veículo mas tudo tem que ter explicação. E a isso deve de estar associado um registo de avaria no endereço 09 e/ou 19. Até lá o diagnóstico fica muito amplo e sem grande suspeitos por onde começar. Nem sei se a iluminação desse comutador de luzes deve de mostrar dessa forma mas pronto.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por Danidasanic »

Pois , aí estão 2 problemas detectados . Nas luzes é preciso ver se dão todas (inclui marcha-atrás,reforço traseiro,piscas,luzes de matricula ,etc)
lfguicho
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 24 out 2020, 12:07
Veículos: Golf III GL

Re: Bateria - mudar em casa?

Mensagem por lfguicho »

Boas.

Confirma se tens todas as lâmpadas a funcionar corretamente (podes ter uma lâmpada a funcionar mas a passar massa).

Sugiro que vejas os relés e fusíveis também.

Pelo jeito deve ser algo a ver com corrente elétrica (massa ou falta dela).

Há uns anos mudei a bateria num carro (saxo) e um relé que controlava a direção assistida deu o berro. Resultado: na altura fiquei sem direção assistida e nem sabia porque.
Responder