Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Responder
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 17 set 2020, 23:41 Eu nestas coisas só informaçao de fabrica...
Boas Mário, obrigado pelos dados.
Já estive a ver essa info, apesar de estar em frances deu uma ajuda.
Conjuguei tambem alguma informação disponivel no website "workshop manual", e fiz um resumo dos procedimentos que tenho de fazer.
Podes verificar se está correcto?

Penso que será isto:
  • 1- Verificar avanço estatico
    a. Acertar relantim
    b. todos os tubos de vacuo ligados
    c. verificar com a pistola que a ignicao ocorre a 0ºtdc
  • 2- Verificar avanço centrifugo
    a. Remover tubos vacuo do distribuidor, tapar tubos
    b. Acertar relantim 950rpm
    c. Tomar nota dos graus com a pistola ( X )
    d. Acelerar e verificar inicio de avanço entre 1050-1400rpm [intervalo da tabela EG]
    e. Acelerar até 2200rpm e ver os graus (Y)
    f. Calcular o avanço as 2200; Y – X => 15,20º [intervalo da tabela EG]
    g. Efectuar o procedimento e,f para as restantes RPM
  • 3- Verificar avanço com vácuo
    a. Remover apenas o tubo de atraso, e tapar o tubo
    b. Acertar relantim
    c. Tomar nota dos graus com a pistola ( X )
    d. Fazer vacum e com a pistola verificar que deve começar a avançar quando temos entre 260-330mbar
    e. Colocar 470mbar e tomar nota dos graus (Y) [intervalo da tabela EG]
    f. Verificar que com mais de 470mbar já não avança mais
    g. Calcular graus “at the end”, Y – X => 11,15º [intervalo da tabela EG]
  • 4- Verificar atraso
    a. Remover apenas o tubo de vácuo de avanço, e tapar o tubo
    b. Repetir os procedimentos do step2, mas usar os valores da tabela para o atraso
Duvidas:
1- Ao remover os tubos de vacuo para os testes, o valor de ignição irá alterar. existe algum risco para o motor?
2- Ao alterar o avanço/atraso com o recurso a uma pistola de vacuo no relantim, para verificar o funcionamento do distribuidor. existe algum risco ao fazer o teste?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, basicamente é isso, confere é pelo teu modelo exacto de distribuidor, na info que coloquei tem as referências deles.
Se fizeres algo mal durante o processo não há perigo, ou apanhas um susto ou o carro desliga-se, como isto é feito sem carga o motor está solto, não há os perigos de quando se vai a andar em carga, além de que vais ajustar para valores seguros definidos pelo fabricante.

Para teres noção daquilo que falei antes, das diferenças do antigamente para o agora, tens uma ignição ajustada em banco com carga para verificar qual é realmente o ajuste que rende mais, no meu cabriolet de fabrica é recomendado 6graus btdc as 2500e cerca de 30 as 3000rpm, isto com a gasolina da época, eu já vou atualmente em 9btdc as 2500 o desempenho aumentou significativamente e já vi que ainda tem margem para mais com outro escape diferente, isto com gasolina 95, 98 para já nem me vale a pena pois ainda estou longe do limite de detonação, na altura isto este carro foi desenvolvido para 91 octanas da época, daí ainda ter muita margem de manobra, com outro coletor de escape e mais pequenos ajustes ainda vou ali buscar na boa pelo menos 10cv, isto sem me empenhar muito.

Neste vídeo tens um indivíduo a fazer básicamente isso, mas acredito que tenha mais coisas a favor.
https://youtu.be/lw-cKu8eIIU
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Excelente teste. Também gostava de ter o conhecimento para tal, mas neste momento vou-me focar nos valores de fábrica xD

O meu distribuidor é 067 905 205, não tem qualquer letra na parte final. No etka aparece essa referência para o motor EG

No meu caso estou a desconfiar que os pistões que tenho são de alta compressão, só encontrei pistões wossner de alta compressão 11.6 para os motores 1.6. Pelo que tenho metido gasolina 98.

Como fazes para ver os graus às 2500rpm? Tens alguma pistola/ferramenta especial?

Possivelmente vou ter de engendrar uma forma de ver os graus fora da marca de tdc. Talvez faça uma espécie de autocolante graduado e cole no volante do motor para conseguir ver os outros graus.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

A minha pistola permite verificar qualquer ângulo e também permite ver o delay da bobine até chegar á vela, bem como rpm e outras coisas, é semelhante ao equipamento de diagnóstico original usado na época pela VW mas mais compacta, faz funções tipo um "dwell gauge".
O teu motor de origem tem uma taxa baixa se não estou em erro e na casa dos 9:1, 11 é muita fruta, aí já terias de usar avanços bem diferentes, o meu motor de origem é na casa dos 10:1, daí ser recomendado 6graus btdc estático, se meter a zero o motor morre para a vida, faz tudo normal mas não dá rendimento.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 18 set 2020, 22:33 A minha pistola permite verificar qualquer ângulo e também permite ver o delay da bobine até chegar á vela, bem como rpm e outras coisas, é semelhante ao equipamento de diagnóstico original usado na época pela VW mas mais compacta.
O teu motor de origem tem uma taxa baixa se não estou em erro abaixo de 9:1, 11 é muita fruta, aí já terias de usar avanços bem diferentes, o meu motor de origem é na casa dos 10:1, daí ser recomendado 6graus btdc estático
Acho que vou ter de ir à retificadora que refez o motor para confirmar a referência dos pistões que colocaram. Estou a ver que já vou ter aqui um berbicache para acertar com a ignição :?
Imaginemos que tenho a compressão a 11.6:1 e tenho o avanço de origem, é motivo para me gerar aquele grilar que falo em torno das 2500 quando fica em esforço o motor?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

A compressão alta faz o combustível inflamar com muito mais facilidade, até certo ponto pode aumentar bastante o rendimento do motor mas é preciso que tudo esteja a par, em especial a ignição, se há mais facilidade em inflamar geralmente o avanço e retardado tal como num carro turbo onde há mais facilidade de inflamar, e depois tens outra coisa, isso também aumenta o vácuo gerado, logo isso diretamente também te vai afetar ainda mais o avanço do distribuidor.
Mas digo-te já, se a taxa subiu para esse valor, isso direito vai ser mesmo um pocket rocket, era agora uma cam a acompanhar. :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Bem, para já vou deixar o carro parado, quero primeiro ter a certeza que não vou dar cabo do motor.
Amanhã vou tratar de confirmar os pistoes que foram colocados. Mas tenho quase a certeza que foram de alta compressão, apenas a marca wossner tem pistoes para o motor EG, e não encontrei nenhuma referência que tivesse a compressão original.
Já estou a ver que isto não vai ser fácil, obrigado pelas dicas Mário, acho que ainda vou precisar de mais ajuda xD

Edit: pelo que vejo na fatura, se colocaram mesmo a referência certa são pistões com 11.7 :(
Anexos
IMG_20200918_231700_copy_1024x768.jpg
Gringo
Rookie
Rookie
Mensagens: 74
Registado: 08 ago 2020, 10:15
Veículos: VW caddy
Localização: Aveiro

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Gringo »

Boas João,
Qual é o diâmetro do tua barra estabilizadora da frente se for a de origem?
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Gringo Escreveu: 31 out 2020, 10:09 Boas João,
Qual é o diâmetro do tua barra estabilizadora da frente se for a de origem?
A minha barra da frente é de origem e tem 17mm
Gringo
Rookie
Rookie
Mensagens: 74
Registado: 08 ago 2020, 10:15
Veículos: VW caddy
Localização: Aveiro

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Gringo »

joaodh92 Escreveu: 31 out 2020, 18:13
Gringo Escreveu: 31 out 2020, 10:09 Boas João,
Qual é o diâmetro do tua barra estabilizadora da frente se for a de origem?
A minha barra da frente é de origem e tem 17mm
Obrigada João.
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Bem, hoje foi dia de tentar criar algo.
Ainda não está terminado, falta ainda algumas ligações e ajustar os valores dos componentes.

Alguém advinha para o que será? :lol:
Anexos
2020-11-06_20h33_55.png
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Não faço ideia, mas á primeira vista parece algo para o quadrante/computador de bordo pelas ligações.
Não te respondi em cima, mas se o carro está com 11,7:1 já é preciso realmente alguns cuidados, esquece por ex usar 95 e de certeza irás ter de retardar a ignição um pouco em relação ao valor de fabrica, por outro lado, isso vai dar uma personalidade jeitosa a esse motor e foi pena não teres feito logo um trabalho na cabeça, cam e coletor
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 06 nov 2020, 21:19 Não faço ideia, mas á primeira vista parece algo para o quadrante/computador de bordo pelas ligações.
Não te respondi em cima, mas se o carro está com 11,7:1 já é preciso realmente alguns cuidados, esquece por ex usar 95 e de certeza irás ter de retardar a ignição um pouco em relação ao valor de fabrica, por outro lado, isso vai dar uma personalidade jeitosa a esse motor e foi pena não teres feito logo um trabalho na cabeça, cam e coletor
É mesmo para o quadrante, a ideia é remover aquela foil azul, não está no melhor estado e ja tive problemas nos contactos da ficha. Neste momento está funcional mas sei que + tarde ou mais cedo vai dar problemas. Vou antecipar e preparar uma placa para quando algo deixar de funcionar :lol:

Quanto ao motor, neste momento o carro tem estado parado. No entanto falei com a retificadora e vou passar lá com o carro para eles darem uma vista de olhos no ponto de ignição. Eu não tenho as ferramentas necessárias para saber o quanto atrasar a ignição. Este carro não tem lambda nem sensor de knock, pelo que me dificulta ainda mais. Em termos de gasolina só levou gasolina de 98 octanas.
Na ultima vez que peguei no carro, desliguei o tubo do avanço por vacuo, deixando apenas o avanço centrifugo, e notei que deixei de ouvir aquele barulho estranho. Acho que indica que é mesmo uma questão de avanço.

Quanto aos pistões estes foram colocados porque já não existem para este motor de origem, o intuito de quando mandei reparar não era preparar o motor para performance, mas agora que estão lá os pistoes talvez um dia arranje uma colaça suplente a bom preço :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Tens mais detalhes disso? A minha fita também não anda famosa, aliás, vou ter de a reparar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 07 nov 2020, 14:05 Tens mais detalhes disso? A minha fita também não anda famosa, aliás, vou ter de a reparar.
O que pretendes saber exatamente?
Neste momento a placa não é compatível com MFA ou conta km com indicador de consumo.
Penso que com os restantes será compatível.
Infelizmente não tenho nenhum conta km com MFA para poder analisar o seu funcionamento.
Quando terminar o desenho do PCB vou mandar fazer 5 para testar.

Caso tenhas interesse podemos falar.
Responder