Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Ah, ok, já percebi, estás a desenhar uma de raiz, pensei que fosse algo que já houvesse no mercado.
Eu no meu carro não te sei dizer ao certo como é de compatibilidade, pois tenho injeção eletronica e tenho os menus "secretos" no meu mfa que vão buscar info á ecu(ignição, rpm, pressão atmosférica e vaf) , mas atualmente tenho problemas para resolver, a minha fita está em mau estado e já tenho cá até material para a reparar, mas se houvesse uma solução mais robusta era gaijo de tentar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Boa noite, apesar de o carro já estar calçado.
Reparei na mesma as jantes originais para quando me apetecer colocar com um look mais original.
Fica agora a faltar os pneus
Anexos
IMG_20200919_102043_copy_2000x1500.jpg
IMG_20200919_121500_copy_2000x1500.jpg
IMG_20201207_190923_copy_2000x1500.jpg
IMG_20201207_190839_copy_2000x1500.jpg
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Alguém sabe se a peça 9A da imagem é comum sair nos golfs mk1 cabrio? Queria ver se arranjava um conjunto para montar no GTI.
Anexos
IMG_20210502_145217.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Supostamente sim, agora exatamente se sai em todos ou só alguns não te sei responder, e saiu nos GTI tanto golf como Scirocco e nos Jetta equivalentes, há umas aftermarket também bastante interessantes.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Só saiu em alguns cabrios, mais especificamente em versões especiais do cabrio como a Classic Line e a Sportline.

O partnumber é o 155407211 para carros manuais.

https://golf1wiki.de/index.php/Querlenkerstrebe

Tenho no meu GTI, aconselho vivamente a sua montagem.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Rodolfo Pereira Escreveu: 02 mai 2021, 19:13 Só saiu em alguns cabrios, mais especificamente em versões especiais do cabrio como a Classic Line e a Sportline.

O partnumber é o 155407211 para carros manuais.

https://golf1wiki.de/index.php/Querlenkerstrebe

Tenho no meu GTI, aconselho vivamente a sua montagem.
Boas Rodolfo, após o teu comentário fiquei na dúvida e fui confirmar, a referência é 155407211 ou também 533407211 descrição, front support axle, e saiu de origem em alguns cabriolet e Scirocco, isto 100% confirmado, alguns cabriolet partilham grande parte das peças com os Scirocco, nos outros não consegui confirmar com certeza, mas o componente e posição aparece nos desenhos apenas do último ano de produção e apenas 1.8 mas não tem a descrição, pelo que não consegui confirmar com 100% certeza nos outros, mas a verdade é que já vi vários com elas, mas podem eventualmente ter sido aplicadas.
Uma coisa que eu fiz e recomendo vivamente é montar com parafusos/fêmea de aba larga e bem grossa em vez das medidas originais, porque como vem de origem a fêmea/parafuso começa a querer furar/marcar a chapa toda, muita força e tensão aplicada num ponto muito pequeno, no geral troquei quase tudo no carro para aba larga com autoblocante em nylon e pude assim remover as horríveis anilhas de tensão originais que na época era o que existia de melhor, mas hoje em dia há bem melhor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Entretanto troquei os injetores, por uns novos também usados nos Mercedes, pelo que andei a ler em alguns fóruns estrangeiros dizem que aprova bem nos MK1.
Aproveitei para ver a diferença de quantidade entre os injetores e está dentro das tolerâncias.

Instalei uma wideband para ver como se comporta a mistura, mas ainda não consegui tirar muitas conclusões.

O carro continua com alguma dificuldade a pegar a frio, já verifiquei quase tudo e única coisa que me pareceu menos bem foi o controlo da pressão a frio que me parece estar um pouco baixa. A ver se nos próximos dias confirmo se o 5° injetor ainda está funcional.
IMG_20210624_114224_copy_1600x1200.jpg
IMG_20210619_110132_copy_1600x1200.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Alguns Mercedes e outros carros usavam os mesmos injetores que a VW.
Na foto da a sensação que tens a wb muito próxima da traseira do carro.
Qual foi o modelo que escolheste? Eu ainda não me decidi com a minha a 100%
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Sim coloquei junto ao eixo traseiro antes da panela final. O meu escape apenas fica em 1 tubo junto ao seletor de velocidades e lá não tinha muito espaço.

Neste momento está temporária a wideband pois é emprestada por 1 colega.
O modelo em questão é esta:
https://ldperformance.co.uk/product/wid ... ontroller/

Neste momento vejo que o carro anda com um AFR ao relantim de 13.9 em andamento anda perto disto também, apenas fui até às 3500rpm.
O kjet, pelo que vejo tem tendência a deixar a mistura pobre conforme a rotação tende a subir.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Montar no fundo do escape tem vantagens e desvantagens, a principal vantagem é que o risco de danificares a sonda é menor, a desvantagem é que o tempo de resposta é menor, numa situação de andares a fundo ou rpm constante lê bem, mas em alterações de regime rápidas a sensibilidade é menor.
Qual o teu feedback desse sistema? Não consegues alterar a medição para lambda em vez de afr? Tem data log para PC? Tem alguma saída programavel?
13.9 afr é sensivelmente 0,95 lambda, nesse carro, para performance, estando todo original, consegues melhores resultados geralmente com lambda na casa de 0.87(isto a fundo apenas).
Eu não gosto de trabalhar com valores afr pois são sensíveis ao tipo de combustível, lambda é sempre lambda seja com que combustível for.
A minha maior curiosidade desse equipamento e desses equipamentos no geral, que é o motivo de ainda não ter decidido é o funcionamento do modo simulado 0-1v que preciso disso para a minha centralina, que me faz para já estar mais inclinado para a innovate lc2.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Pelo que estive a ver ele permite ter uma saída como narrowband, de 0-1V.
Infelizmente o ecrã apenas mostra AFR e não faz qualquer tipo de data log.
Já andei a ver e num futuro sou capaz de fazer um projeto para fazer um controlador meu. Não gosto do display que o este sistema trás, queria algo mais discreto.

Sim, eu agora tenho o ponto de ignição atrasado devido ao problema que me parecia estar a acontecer devido à compressão dos pistões. Vou voltar a por o ponto original e colocar a mistura um pouco mais rica, pois ao ter a mistura mais rica também tem tendência a ter menos probabilidade de detonação.

A mistura no carro é ajustada pelo próprio sistema kjet, não tem ECU, como é que eu consigo fazer uma mistura + rica apenas a fundo? Ter valores de 0.87 era bom, mas para isso preciso de alterar o valor também ao relantim o que não me parece que vá encontrar um meio termo para ser bom em ambas as situações.

Raio do carro parece as obras da sagrada família :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Só a fundo sem truques manhosos não consegues, mas consegues enriquecer a mistura de forma geral, ideal seria ajustes para o máximo legal possível.
Chegaste a confirmar a taxa de compressão real/cubicagem com que ficou quando o motor foi reconstruído?
Eu sei que esse não tem ecu :lol:
Mas no meu caso particular tenho e preciso dessa saída de sinal para a minha ecu mas tem de ter já alguma programação possível, preciso de poder ajustar a escala e a frequência de atualização do sinal, pelo que não me restam muitas opções no mercado sem ter de estar a fazer algo de raiz.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 30 jun 2021, 12:33 Só a fundo sem truques manhosos não consegues, mas consegues enriquecer a mistura de forma geral, ideal seria ajustes para o máximo legal possível.
Chegaste a confirmar a taxa de compressão real/cubicagem com que ficou quando o motor foi reconstruído?
Eu sei que esse não tem ecu :lol:
Mas no meu caso particular tenho e preciso dessa saída de sinal para a minha ecu mas tem de ter já alguma programação possível, preciso de poder ajustar a escala e a frequência de atualização do sinal, pelo que não me restam muitas opções no mercado sem ter de estar a fazer algo de raiz.
Não medi, basta medir com um daqueles manómetros de colocar nas velas com o motor a frio?

Entretanto resolvi o problema dele pegar mal a frio. Como a instalação original do carro tinha alguns problemas na caixa dos fusíveis "típico", usei a cablagem ce1 de um motor a gasolina a carburador e refiz tudo o que era necessário a nível de sensores para o sistemas cis.
Ora desconhecia eu totalmente que os sistemas a carburador o fio que vai da caixa dos fusíveis à bobina tem uma resistência específica de cerca de 1ohm. Isto fez com que a bobine não tivesse quase faísca nenhuma quando dava ao motor de arranque e mesmo a trabalhar ao relantim era fraca.
Passei um fio novo "normal" da caixa de fusíveis e o problema está resolvido, pega de estalo agora.

Um problema que para quem sabe é simples e podia ter sido logo resolvido quando refiz a instalação. :lol:

Ainda tenho o relantim a frio um pouco baixo, tenho de arranjar um manometro calibrado para confirmar as pressões do cold start.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Não João, estou a falar da taxa de compressão e não no valor de compressão, a taxa é a diferença entre o volume inicial e o volume final, para saber quantas vezes é comprimido o que está dentro dos cilindros.
Não sei se estamos a falar da mesma coisa, mas um sistema de ignição por pontos/platinados, tem de ter uma resistência/balastro em cerâmica, caso contrario vai acabar por fritar as bobines, pois as bobines não podem trabalhar a 12v nos carros antigos(vai sobreaquecer e danificar-se), depois tem uma relé para o arranque que faz bypass a essa resistência no momento de arranque apenas ou faz o bypass diretamente do canhão no momento de arranque por um circuito diferente.
Sensivelmente uma coisa deste gênero, sem a resistência a bobine irá sobreaquecer e falhar prematuramente.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mas nesta instalação esse tal balastro não existe, pude ver isso quando tive a instalação toda fora do carro. Neste caso o próprio fio é a resistência. O próprio esquema elétrico refere também a designação "Wire resistor".
Em baixo podes ver as fotos da resistência do fio e do novo que coloquei. O fio em questão é branco e lilás.

Na net encontra-se alguma info muito vaga sobre isso:
https://vwgolfmk1.org.uk/forum/index.ph ... -electrics

edit
Foto do fio descarnado
Anexos
IMG_20210705_182613_copy_750x1000.jpg
IMG_20210703_113954_copy_750x1000.jpg
IMG_20210703_113921_copy_1000x750.jpg
IMG_20210703_113843_copy_1000x750.jpg
IMG_20210703_123328~2_copy_1000x750.jpg
Responder