Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Responder
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por rui 130 »

Parabens pelo projeto. Muitas horas, dinheiro e conhecimento investido.
Em relação às letras. É usado vinyl na cor do aluminio?
Obrigado
Imagem
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Hoje foi dia de mais umas obras. Agora tem andado mais devagar as coisas....
Consegui arranjar uma alcatifa preta, está +- em bom estado, foi também colocada alguma insonorização por baixo.

O tabuleiro da mala também já está no sítio e está em bastante bom estado
Anexos
IMG_20200725_095233_copy_1600x1200.jpg
IMG_20200725_121745_copy_1600x1200.jpg
IMG_20200725_122155_copy_1600x1200.jpg
IMG_20200725_220347.jpg
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

rui 130 Escreveu: 20 jul 2020, 00:20 Parabens pelo projeto. Muitas horas, dinheiro e conhecimento investido.
Em relação às letras. É usado vinyl na cor do aluminio?
Obrigado
Usei mesmo fita de alumínio. Daquela que se usa para segurar tubos de alumínio dos esquentadores. É mais fino que o vinyl.

O aspeto não ficou mau. Mas não está perfeito. Vou tentar pintar a ver se fica melhor.
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por rui 130 »

joaodh92 Escreveu: 27 jul 2020, 07:46
rui 130 Escreveu: 20 jul 2020, 00:20 Parabens pelo projeto. Muitas horas, dinheiro e conhecimento investido.
Em relação às letras. É usado vinyl na cor do aluminio?
Obrigado
Usei mesmo fita de alumínio. Daquela que se usa para segurar tubos de alumínio dos esquentadores. É mais fino que o vinyl.

O aspeto não ficou mau. Mas não está perfeito. Vou tentar pintar a ver se fica melhor.
Ok. Essa fita tem cola?
Os contornos cortou com um bisturi ou x-acto?
Obrigado
Imagem
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

rui 130 Escreveu: 27 jul 2020, 13:04 Ok. Essa fita tem cola?
Os contornos cortou com um bisturi ou x-acto?
Obrigado
Sim tem cola, eu usei o x-acto. Mas provavelmente com um bisturi consegues um corte melhor.

Entretanto chegou o manometro de 10bar de pressão de óleo. Vou testar, pintar o aro e substitui o acrílico.
Anexos
IMG_20200727_181715_copy_1200x1600.jpg
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por rui 130 »

joaodh92 Escreveu: 28 jul 2020, 23:53
rui 130 Escreveu: 27 jul 2020, 13:04 Ok. Essa fita tem cola?
Os contornos cortou com um bisturi ou x-acto?
Obrigado
Sim tem cola, eu usei o x-acto. Mas provavelmente com um bisturi consegues um corte melhor.
Obrigado. Vou tentar fazer isso.
Imagem
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Bem, não tenho do muitos updates, mas as coisas têm andado.
Neste momento o carro já tem inspeção e saiu a tua para começar a identificar alguns problemas.
Neste momento coloquei umas jantes que gosto de ver no mk1, sei que nem toda gente gosta e que tira um pouco a originalidade. no entanto vou restaurar a jantes 13 de ferro para quando quiser ter o carro original.

Problemas identificados:
-Pequeno grilar quando o motor está um pouco em esforço, não sei o que é. Pode ser a ignicao? Foi acertada ao relantim com uma pistola estroboscópica.

- mistura parece um pouco rica, tenho de afinar direito. Alguem com máquina na zona de Famalicão/Braga/porto que me ajude ou deixe ajustar a mistura?

- as molas pro kit rebaixaram bastante o carro e as rodas de trás se tiver gente a trás pegam por dentro, penso que estava melhor servido se tivesse as molas originais em bom estado.

Deixo uma foto do estado atual do carro ;)
Anexos
IMG_20200823_130601_copy_2000x1500.jpg
Avatar do Utilizador
Catarina GolfI GTI
Beginner
Beginner
Mensagens: 26
Registado: 29 jun 2011, 00:35
Veículos: Golf I GTI
Localização: Vila Nova Famalicão

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Catarina GolfI GTI »

joaodh92 Escreveu: 23 ago 2020, 12:49 Bem, não tenho do muitos updates, mas as coisas têm andado.
Neste momento o carro já tem inspeção e saiu a tua para começar a identificar alguns problemas.
Neste momento coloquei umas jantes que gosto de ver no mk1, sei que nem toda gente gosta e que tira um pouco a originalidade. no entanto vou restaurar a jantes 13 de ferro para quando quiser ter o carro original.

Problemas identificados:
-Pequeno grilar quando o motor está um pouco em esforço, não sei o que é. Pode ser a ignicao? Foi acertada ao relantim com uma pistola estroboscópica.

- mistura parece um pouco rica, tenho de afinar direito. Alguem com máquina na zona de Famalicão/Braga/porto que me ajude ou deixe ajustar a mistura?

- as molas pro kit rebaixaram bastante o carro e as rodas de trás se tiver gente a trás pegam por dentro, penso que estava melhor servido se tivesse as molas originais em bom estado.

Deixo uma foto do estado atual do carro ;)
Boas!

O motor ficou a trabalhar bem? Temos de fazer um comparativo :D

Muito bom restauro, parabéns!!

cump.
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Catarina GolfI GTI Escreveu: 28 ago 2020, 16:20
Boas!

O motor ficou a trabalhar bem? Temos de fazer um comparativo :D

Muito bom restauro, parabéns!!

cump.
O motor está a trabalhar bem, mas ainda andou pouco, quero confirmar primeiro que a mistura está correta. O motor tem de fazer rodagem +-1000km porque levou muita coisa nova "pistões, válvulas, sedes, ....".
Pelo que ainda não convém puxar muito por ele.

Mas podemos sempre combinar um comparativo com umas minis :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

joaodh92 Escreveu: 23 ago 2020, 12:49
Problemas identificados:
-Pequeno grilar quando o motor está um pouco em esforço, não sei o que é. Pode ser a ignicao? Foi acertada ao relantim com uma pistola estroboscópica.

- mistura parece um pouco rica, tenho de afinar direito. Alguem com máquina na zona de Famalicão/Braga/porto que me ajude ou deixe ajustar a mistura?

- as molas pro kit rebaixaram bastante o carro e as rodas de trás se tiver gente a trás pegam por dentro, penso que estava melhor servido se tivesse as molas originais em bom estado.
Boas João, o que descreves é boa ideia teres cuidado, posso estar enganado mas isso se for o que penso será detonação ou pré ignição, os motivos de uma e outra são diferentes mas os sintomas são parecidos e acontece especialnente mais em situações de esforço alto em que o cilindro vai em carga por algum tempo, tipo médios/baixos regimes em baixa rpm, tipo uma reprise em que a pressão é alta nos cilindros e o tempo alto.
Supondo que não tens pré ignição, deves ver o ponto do distribuidor em todas as condições, pode não estar a fazer o avanço correto por algum motivo ou ter sido apenas mal ajustado e estar demasiado avançado quando não devia, outra coisa que provoca isso é mistura demasiado pobre e não rica, o ponto do motor também pode influenciar mas muito menos.
A pre ignição tem causas diferentes, pontos quentes diversos inclusive de velas com grau incorreto, taxa de compressão muito alta, combustível de má qualidade.
Eu não te posso ajudar com máquina de Co pois vendi a minha, hoje em dia corrijo sempre o Co em banco de potência ou no centro de inspeções, não te vale a pena tentar corrigir CO sem primeiro garantires a ignição, tem muito cuidado com isso, isso escangalha motores.

A suspensão traseira, verifica se tens os topos de molas ok, os batentes de fim de curso ok, em último caso podes corrigir vô problema com batentes de dureza diversa, progressivos ou com limitadores de curso de mola da eibach, não é o ideal, nada chega na verdade as molas originais com uns koni lá metidos, ou umas molas feitas por encomenda.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 29 ago 2020, 17:09
Boas João, o que descreves é boa ideia teres cuidado, posso estar enganado mas isso se for o que penso será detonação ou pré ignição, os motivos de uma e outra são diferentes mas os sintomas são parecidos e acontece especialnente mais em situações de esforço alto em que o cilindro vai em carga por algum tempo, tipo médios/baixos regimes em baixa rpm, tipo uma reprise em que a pressão é alta nos cilindros e o tempo alto.
Supondo que não tens pré ignição, deves ver o ponto do distribuidor em todas as condições, pode não estar a fazer o avanço correto por algum motivo ou ter sido apenas mal ajustado e estar demasiado avançado quando não devia, outra coisa que provoca isso é mistura demasiado pobre e não rica, o ponto do motor também pode influenciar mas muito menos.
A pre ignição tem causas diferentes, pontos quentes diversos inclusive de velas com grau incorreto, taxa de compressão muito alta, combustível de má qualidade.
Eu não te posso ajudar com máquina de Co pois vendi a minha, hoje em dia corrijo sempre o Co em banco de potência ou no centro de inspeções, não te vale a pena tentar corrigir CO sem primeiro garantires a ignição, tem muito cuidado com isso, isso escangalha motores.

A suspensão traseira, verifica se tens os topos de molas ok, os batentes de fim de curso ok, em último caso podes corrigir vô problema com batentes de dureza diversa, progressivos ou com limitadores de curso de mola da eibach, não é o ideal, nada chega na verdade as molas originais com uns koni lá metidos, ou umas molas feitas por encomenda.
O que me levou a dizer que tinha a mistura rica, foi através das velas que estavam pretas, no entanto o carro ainda só tinha estado ao relantim. Após umas voltas curtas e reparar no grilar voltei a ver as velas e estão mesmo brancas foto em anexo. A mistura está realmente pobre e posso estar a ter detonações. Eu sei que isto é bastante mau para o motor pelo que a próxima vez que pegar nele é para ir afinar isto.
O fulano do centro de inspeções não me deixou afinar lá disse que estava bom :roll:

A ignicao está a 0° tdc, ajustada com pistola de ponto. No entanto apenas foi ajustado ao relantim. Como posso verificar noutras situações?

Relativamente ao raspar dos pneus traseiros. Vou trocar as jantes traseiras, as jantes de trás são ET28, vou colocar et37 e penso que vai ficar resolvido.
Anexos
IMG_20200823_191755_copy_1500x2000.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

A vela, não fosses tu estares-te a queixar de problemas, assim de aspecto pelo que se percebe na foto, parece na realidade até mesmo muito boa, não consigo é perceber o estado da cerâmica nem a coloração do polo, mas até parece muito boa na verdade.
Eu tenho o manual de fabrica de ajuste dessas ignições, só tenho é ou em francês ou em alemão, se quiseres posso-te enviar.
Vês alguma erosão na cerâmica? O pólo está todo á mesma cor ou tem duas cores distintas como no eletrodo?
Outra coisa, quando refizeste o motor, ele foi cubicado para saberem a taxa de compressão real dele? A quanto esta?
Foi feita alguma alteração no motor? Tipo retificar cabeça ou face do bloco?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 01 set 2020, 22:34 A vela, não fosses tu estares-te a queixar de problemas, assim de aspecto pelo que se percebe na foto, parece na realidade até mesmo muito boa, não consigo é perceber o estado da cerâmica nem a coloração do polo, mas até parece muito boa na verdade.
Eu tenho o manual de fabrica de ajuste dessas ignições, só tenho é ou em francês ou em alemão, se quiseres posso-te enviar.
Isso era porreiro, não entendo francês mas devo arranjar quem me ajude.
Vês alguma erosão na cerâmica? O pólo está todo á mesma cor ou tem duas cores distintas como no eletrodo?
Outra coisa, quando refizeste o motor, ele foi cubicado para saberem a taxa de compressão real dele? A quanto esta?
Foi feita alguma alteração no motor? Tipo retificar cabeça ou face do bloco?
A cerâmica está branca, estava à espera de uma cor acastanhada, mas não vejo qualquer irosao. Quando dizes polo refereste ao eléctrodo que está junto da cerâmica?

Quanto ao motor, ele foi todo reparado na retificadora de Guimarães e montada a cabeca por eles, não sei fizeram cálculos da taxa de compressão. Penso que tanto o bloco como a cabeça foram facejados, pois estava no orçamento.

Estes motores já não existem pistões originais e sei que levou uns pistões novos da wossner, na altura que o motor veio dava para ver a referência dos pistões pelos buracos das velas, mas já não me lembro da referência ao certo.
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 01 set 2020, 22:34 A vela, não fosses tu ....
Boas Mário, arranjei esta info no autodata. Como disse tenho o carro afinado ao relantim com o óleo a 80° a 0°tdc. Esta afinação pelo que entendi é feito com o vácuo ligado no distribuidor. Certo?

Relativamente à verificação dos restantes avanços que estão marcados a vermelho na imagem, tenho de desligar os tubos de vácuo?
Calculo a distância do tdc para estes graus e faço uma pequena marca no volante do motor para ver se está a bater certo?

Obrigado pela ajuda
Anexos
IMG_20200915_074431~2.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Eu nestas coisas só informaçao de fabrica, como vais ver, copiado de manuais originais da própria VW, há diferenças, mesmo os próprios distribuidores não são todos iguais, no Autodata é tudo chapa 5, coisa que na realidade não é.
Até com o ano muda as configurações, já no meu cabriolet é a mesma coisa e é no entanto recente, há muitas peças mecânicas que mudam com o ano, pelo que internet, Autodata e afins as vezes não é a melhor opção em algumas situações particulares.
Eu quando tiver oportunidade, o meu carro, tanto mistura como distribuidor vou afinar em banco de potência, vou alugar o banco um dia ou dois e fazer como se fosse tudo novo, hoje em dia óleo, gasolina, até às próprias velas e cabos são diferentes de antigamente.
Anexos
Screenshot_20200917-233908.png
Screenshot_20200917-233903.png
Screenshot_20200917-233856.png
Screenshot_20200917-233815.png
Screenshot_20200917-233809.png
Screenshot_20200917-233752.png
Screenshot_20200917-233725.png
Screenshot_20200917-233658.png
Screenshot_20200917-233640.png
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder