Bomba desferra

Responder
Banana 7
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 19 jan 2018, 23:46
Veículos: Vp 110
Localização: Porto

Bomba desferra

Mensagem por Banana 7 »

Boas tenho tdi 110 fui reprogramar carro e acontece que bomba desferra alguem sabe me dizer se problema e mesmo bomba injetora e quais sao motivos da bomba desferrar?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba desferra

Mensagem por Mario_Marques »

Para a bomba desferrar realmente tem de haver uma fuga/entrada de ar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Bomba desferra

Mensagem por Golf_4_TDI »

Verifica a válvula de retorno se está conforme, localizada em cima do filtro de combustível.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Banana 7
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 19 jan 2018, 23:46
Veículos: Vp 110
Localização: Porto

Re: Bomba desferra

Mensagem por Banana 7 »

Ja troquei vavula anti retorno comprei original . A partida quando bomba desferra e ar nos tubos de gasoleo pelo que falei com meu amigo que trabalha com bombas raramente o problema esta na bomba. Mas segunda feira vou voltar afinar carro e vou ver ae ficou bom.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba desferra

Mensagem por Mario_Marques »

Se tens um amigo que trabalha com bombas ele pode fazer um teste de estanquicidade e verificar se a bomba está ok, bem como ponto e injectores.
É que desferrar nada tem a ver com estar reprogramado ou não, porém reprogramar se algo mecanicamente ou componentes não estiverem bem começa a queixar-se, há problemas que dão para disfarçar na reprogramação mas isso é o pior caminho a seguir pois mais tarde é ainda pior.
É sempre aconselhável antes de reprogramar rever tudo quando não são carros novos, eu pessoalmente não mexo num único carro sem o rever e corrigir tudo para std, não aceito sequer o serviço pois já sei o final.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Banana 7
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 19 jan 2018, 23:46
Veículos: Vp 110
Localização: Porto

Re: Bomba desferra

Mensagem por Banana 7 »

Resolvido vavula anti retorno 😉😉
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Bomba desferra

Mensagem por Golf_4_TDI »

Mas já não a tinhas trocado antes e ficou ma mesma??
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Banana 7
Rookie
Rookie
Mensagens: 87
Registado: 19 jan 2018, 23:46
Veículos: Vp 110
Localização: Porto

Re: Bomba desferra

Mensagem por Banana 7 »

Era da concorrencia vinha com filtro de gasoleo comprei original e resolveu.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba desferra

Mensagem por Mario_Marques »

Banana 7 Escreveu: 27 jul 2019, 15:11 Era da concorrencia vinha com filtro de gasoleo comprei original e resolveu.
Ah, OK, isso é mesmo para esquecer :)
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Bomba desferra

Mensagem por Golf_4_TDI »

Ahh POIS. Trocar essas válvulas desses filtros pela original velhinha é um epílogo de futuros novos problemas. O que interessa é que está tudo em forma com a máquina! 😉
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Bomba desferra

Mensagem por ruipsantos »

alguem tem o "esquema" dessa valvula ? ou como funciona?(senao tenho de a tirar para olhar para ela)
estou como mesmo problema,mas a valvula é original e foi substituida ,"algures"à uns 10 anos atraz...
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Bomba desferra

Mensagem por gongasfrs »

ruipsantos Escreveu: 01 nov 2021, 21:00 alguem tem o "esquema" dessa valvula ? ou como funciona?(senao tenho de a tirar para olhar para ela)
estou como mesmo problema,mas a valvula é original e foi substituida ,"algures"à uns 10 anos atraz...
É a válvula que está no filtro de gasóleo que une 2 tubos. Essa válvula só funciona para um lado, mas já vi umas da concorrência a funcionarem para os 2 eheh.

Os orings custumam ser trocados quando trocas o filtro?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba desferra

Mensagem por Mario_Marques »

gongasfrs Escreveu: 01 nov 2021, 21:13
ruipsantos Escreveu: 01 nov 2021, 21:00 alguem tem o "esquema" dessa valvula ? ou como funciona?(senao tenho de a tirar para olhar para ela)
estou como mesmo problema,mas a valvula é original e foi substituida ,"algures"à uns 10 anos atraz...
É a válvula que está no filtro de gasóleo que une 2 tubos. Essa válvula só funciona para um lado, mas já vi umas da concorrência a funcionarem para os 2 eheh.

Os orings custumam ser trocados quando trocas o filtro?
Essa válvula não é como uma válvula anti-retorno unidirecional convencional, essa válvula tem função ligeiramente diferente, quando o filtro está cheio, ela fecha o retorno ao filtro e encaminha o gasóleo para o tanque, quando o filtro não está cheio, faz recirculação no filtro, mas essa válvula fica na linha de retorno, uma válvula anti-retorno unidirecional deve ficar sempre na linha de alimentação e essa é que previne desferrar o sistema, não a do retorno, quando a do retorno faz diferença é porque algo de errado.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Bomba desferra

Mensagem por ruipsantos »

É isso mesmo,obrigado.
Á ~talvez 10 anos atraz por ver muitas bolhas de ar no tubo transparente e um problema que de momento nao me lembro bem,comprei essa valvula nova(original),que nada resolveu, e lembro-me de na altura ter desmontado a antiga e visto o funcionamento dela.
Apesar da bolhas ,sempre funcionou bem,até agora,que basta algumas horas parado(10) o tubo transparente fica vazio.
Reparei no parafuso purga de agua do filtro que estava estalado(talvez por ter sido demasiado apertado) e vertia gasoleo,tapei e melhorou bastante,mas a fuga(entrada de ar)mantem-se.
Já cá tenho um filtro de ar novo,mas nao queria mexer em nada até ver onde é a "fuga".
Queria injectar pressao na entrada do circuito,de preferencia logo no inicio(saida do deposito),mas parece que os tubos sao encaixados por "fichas" entao tenho de ver se arranjo um adaptador...talvez numa sucata mas como vejo (ebays,olxs...) , pedem mais que na origem por novo :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Bomba desferra

Mensagem por Mario_Marques »

Vais sempre ter algum ar no tubo de alimentação, pois muito do ar que lá aparece é resultado do retorno da bomba ao filtro e todo o processo de injeção, se colocares um filtro convencional, que só tem 1 entrada vinda do depósito e uma saída do filtro á bomba, e que o retorno ficar direto ao depósito, muito provavelmente essas bolhas desaparecem todas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder