Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

VWD-40
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2007, 15:00
Veículos: Golf III GTD 75cv, Passat CC 170cv DSG

Park Assist Retrofit (PLA 1.5)

Mensagem por VWD-40 »

Sendo o CC um carro com péssima visibilidade traseira e com uma traseira que não sei onde acaba, era um certo filme saber em que lugar conseguiria enfiar o carro e isso pesou na decisão de retrofitar o PLA.

Para começar a espalhar veneno aqui vão alguns detalhes do meu 2º retrofit (o 1º foi o bletooth mas aquilo é para meninos)... isto sem nunca ter mexido em coisas deste tipo. Se eu consegui, qualquer um consegue.


Imagem
PDC vs PLA 1.5

Imagem
Imagem
Troca do botão

Imagem
Teste a seco do sistema... nervoso miúdinho...

Imagem
Desmontagem

Imagem
Sensor instalado

Imagem
Fiarada

Imagem
Imagem
Manobras :D


Notas:
- Kit comprado: http://www.carsystems.pl/vw-passat-3c0- ... d2349.html (mas desconfio que teria sido melhor ter comprado http://www.cars-equipment.com/www/en/sh ... vw-passat/);
- As instruções fornecidas pelo vendedor foram pobres... se não fosse um guia de instalação feito por um camone que encontrei na net não me teria safado;
- A cablagem fornecida é razoável e trás os pinouts, se bem que decidi melhorar a robustez;
- O acesso ao controlador do PDC-> PLA é desaconselhado a pessoas com mão grandes;
- O corte dos furos dos sensores requer alguma perícia (maior do que a minha, por exemplo);
- Apesar do MFD ser branco, aparecem informações a vermelho... coisa que nunca tinha visto até à data em que montei isto :o ....


Bons retrofits!
Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
Passat CC 170cv DSG Retro viewtopic.php?f=101&t=115012&p=1835121#p1835121
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por AugustoT »

Até fico "paneleiro dos olhos" com o que tu fazes ao carro! :lol: :lol: :lol:

Brutal, sempre a inovar. ;)
VWD-40
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2007, 15:00
Veículos: Golf III GTD 75cv, Passat CC 170cv DSG

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por VWD-40 »

Ahahahha, isto é informação recessa com pelo menos 2 anos... só estou a partilhar para incentivar aos retrofitólicos.
Se reparares o volante, o quadrante e a manete da caixa são os originais :lol:
Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
Passat CC 170cv DSG Retro viewtopic.php?f=101&t=115012&p=1835121#p1835121
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por AugustoT »

De facto não reparei nesses pormenores... :lol: :lol:

Um dia destes perco a cabeça e começo a inventar também. 😅
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por smdp23 »

AugustoT Escreveu: 11 jul 2019, 23:42 Um dia destes perco a cabeça e começo a inventar também. 😅
Na Passat? O que existe ainda para inventar? :roll:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por AugustoT »

Uiiiii. Tanta coisinha que pode ser feita na Passat! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por smdp23 »

AugustoT Escreveu: 12 jul 2019, 11:37 Uiiiii. Tanta coisinha que pode ser feita na Passat! :mrgreen:
Estou a ver que só estás a pensar em coisas muito caras :lol: :lol: :lol: :lol:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por AugustoT »

Sim, de barato infelizmente não há muito que se possa fazer… :lol:

Desculpa o off-topic VWD-40. :mrgreen:
VWD-40
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2007, 15:00
Veículos: Golf III GTD 75cv, Passat CC 170cv DSG

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por VWD-40 »

Mas não vale espicaçar a malta é depois não desvendar o plano... conta o que te vai na mente... conta...
Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
Passat CC 170cv DSG Retro viewtopic.php?f=101&t=115012&p=1835121#p1835121
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por smdp23 »

VWD-40 Escreveu: 12 jul 2019, 21:54 Mas não vale espicaçar a malta é depois não desvendar o plano... conta o que te vai na mente... conta...
Concordo 8)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
VWD-40
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2007, 15:00
Veículos: Golf III GTD 75cv, Passat CC 170cv DSG

MFD Color 3D Retrofit (3C8 920 880 R)

Mensagem por VWD-40 »

Enquanto o homem não se decide a desvendar a informação aqui vai mais um relato recesso...

Não tinha inicialmente planeado fazer este retrofit, mas como encontrei por acaso um camone na Holanda (bg@ic-prog.com) que alterava e vendia MFD´s e, embora tenha tido algum receio de ser enganado e de trocar um MFD com informação branca e simples por um "cheio" de cores espampanantes que pudesse aumentar a confusão visual durante a condução, decidi arriscar neste retrofit.

Desde logo fui avisado que como o novo MFD (2015) não comunicaria bem com a CCM nem com a CECM do meu CC (2009), já que a VW decidiu, algures entre 2010-2011, alterar o protocolo de comunicação destes controladores, eu perderia as opções de "Conforto" e "Iluminação e Visibilidade" do menu... mas como raramente uso estas opções e como estas configs continuam acessiveis por VCDS não dei muita importância.


Imagem
Parte mais difícil já está (€)
Visão espetacular da alta tecnologia da VW a contrastar com cestos de fruta embalada e uma estereofonia bizarra... :lol:

Imagem
Ainda bem que não recebi uma caixa de tijolos...

Imagem
Preparação: Antes de instalar o novo MFD à que sacar as infos importantes do antigo nos canais de adaptação.


Imagem
Desmontagem

Imagem
:idea:

Imagem
Carro novo!!! Km 0 :lol: :lol:


Imagem
Configurado... (ao passar 107654 para o campo da distância ele assumiu 107650... pelo que vi na net, se fosse 107655 ele assumiria 107660 km)

Comparação:
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem



Conclusão:
Embora à partida a diferença entre os 2 MFD's seja "só" o LCD a cores, confesso que é notório o refinamento visual geral do "novo" MFD, seja pelo tamanho e quantidade dos pixels e consequentemente pelo layout das informações, pela maneira como faz a transição entre os menus, pelas cores usadas no LCD ou como o pormenor dos número mais pequenos da escala de velocidade estarem a cinza (menos confusão visual) e que até tem a mesma tonalidade da informação da velocidade cruzeiro quando esta está em "standby". Como os ponteiros azuis "atiram" um pouco mais de luz, depois de baixar um pouco a luminosidade tornam-se completamente toleráveis na condução noturna e os tons azulados captados pela visão periférica dão uma "sensação de frescura" e até parecem manter um pouco mais alerta.

Imagem
Imagem

Outros pontos:
- Resolvida a questão de caracteres marados do bluetooth não reconhecidos pelo MFD antigo
Imagem Imagem

- Novo MFD mostra informações acerca da temperatura do óleo e de litros de combustível necessários para reabastecer por completo o depósito. Mostra também de forma separada os km e tempo para a mudança de óleo e para a inspeção em vez de indicar apenas os km e o tempo para o serviço.
- Novo alerta irritante caso abra a porta com a alavanca de velocidade sem estar na posição "P".
- O RNS510 pediu código depois deste retrofit, por isso é aconselhado ter o código a postos se não se quiser ficar preso nas mesmas músicas durante algum tempo.
- O ponteiro das rotações é agora mais "nervoso", mostrando oscilações no ralenti quando se põe o motor a funcionar ou em andamento quando se alterna entre acelerar ou deixar de acelerar.
- Tenho a ligeira sensação que o novo MFD faz as contas de consumo de uma forma diferente do antigo, já que ando a fazer médias um pouco mais baixas do que o costume... ou serei eu a andar devagar por andar sempre a olhar para o MFD.
- A representação do carro no MFD corresponde ao VW CC e não ao VW Passat CC... mas acho que consigo viver com isso... ou mudar a traseira do carro :lol: :lol:

Bons retrofits
Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
Passat CC 170cv DSG Retro viewtopic.php?f=101&t=115012&p=1835121#p1835121
Avatar do Utilizador
AugustoT
Pro
Pro
Mensagens: 3531
Registado: 08 ago 2012, 19:34
Veículos: Vw Passat B8; Vw Amarok

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por AugustoT »

Com o MFD nesse estado acho que tens mesmo que optar pela traseira do CC... :lol: :lol:

Quanto a mods na Passat, o que eu tinha em mente até à duas semanas atrás era começar com o kit estético ABT. Coisa que infelizmente já não é possível, pois após uma troca de e-mails com a marca e com o representante da mesma para a península ibérica, e já com o material todo escolhido para avançar com a encomenda foi -me dito que o kit exterior para a Passat já estava descontinuado.... :|
Agora talvez pense no kit R-line, visto que não há mais nada no mercado para a Passat B8, mas ainda é algo que está em "banho maria"... :lol: :lol:
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por n4s »

Quanto ao Passat CC no MFD, eu consigo perceber isso. Quando meti o MFD colorido no meu Tiguan também acabei a trocar a traseira por causa da confusão.

Quanto à Passat B8, o ideal agora é esperar pelo restyle para ver o que ai vem, pode ser que esse kit rline seja mais interessante.
VWD-40
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2007, 15:00
Veículos: Golf III GTD 75cv, Passat CC 170cv DSG

Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por VWD-40 »

Opá, isso de B8 restyle parece ser boa ideia... vale a pena esperar, talvez...

@n4s, já vi desculpas melhores, já vi sim senhor...
Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
Passat CC 170cv DSG Retro viewtopic.php?f=101&t=115012&p=1835121#p1835121
VWD-40
Beginner
Beginner
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2007, 15:00
Veículos: Golf III GTD 75cv, Passat CC 170cv DSG

CAN Gateway Upgrade (7N0 907 530 Ax)

Mensagem por VWD-40 »

Em 2017, com alguns retrofits em vista já começava a justificar uma CAN mais recente.

Imagem
Na altura mandei vir uma 7N0 907 530 AN H56 S1642 (supostamente com deteção de fadiga) da china...

Imagem
Recolha de dados da original...


Imagem
Em busca da CAN original (desligar a bateria, por precaução... sacar o porta cenas do lado esquerdo do volante, desapertar 3 parafusos e sacar a ficha de diagnóstico da tampa inferior, desapertar um parafuso para sacar uma conduta de ar)


Imagem
Lá estava ela...

Imagem
Afinal também foi feita na Ásia... :/


Imagem
Codificar a CAN nova... que afinal era uma AJ H51 S1634... :shock:


Imagem
Isto era novo :/ mas após pesquisa escolhi a plataforma PQ46. O resto dos bits que faltam são referentes à lista de instalação mas à primeira vista parece que faltava algo, lol


Imagem
Imagem
Depois dos items da lista estarem ativados fomos dar uma espreitadela nas Adaptations e lá estava o Rest Assist



Imagem
Depois de ativar fui ao quadrante ativar o "Pause recommendation" e... nada de assistente de pausa no visor!

E como seria de esperar, depois de tirar a chave da ignição lá aparece o famoso erro do ELV :oops:. Vou deixar o shunt à "broken" para outras núpcias, até porque não sei se não devolvo esta CAN caso não consiga com que apareça a caneca do café no visor.

O módulo 4F (tecto de abrir) é virtual e muda com a CAN, por isso há que codificá-lo de novo (no meu caso foi com o mesmo código do anterior).


Imagem
Imagem
Entretanto descobri, graças ao n4s, que é possível ativar a caneca com os ficheiros xml criados para o propósito + ODIS-E/VCP


Imagem
Após 6 meses de ter ativado a caneca, eis que me aparece pela primeira vez o aviso, durante uma viagem pela autoestrada às 1h30 da manhã e 30 minutos após arrancar. Estranho que esta não foi a altura em que dormitei mais ao volante... lembro-me de fazer o mesmo percurso às 19h depois de ter estado 36h seguidas numa empresa, algumas vezes alertado pelo lane assist que me aproximava demasiado dos limites da faixa de rodagem durante aqueles microsonos traiçoeiros e... nessa altura nada de caneca aos saltos.

Bons retrofits :wink:
Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
Passat CC 170cv DSG Retro viewtopic.php?f=101&t=115012&p=1835121#p1835121
Responder