Depois de uns tempos ausente estou de volta para apresentar o meu carro de dia-a-dia
Trata-se de um Jetta Mk1 CL 1.6D de 1981
Quando veio para a minha mão o carro já contava com coilovers e jantes Porsche Teledial com pneus 165/45 R15
Entretanto o 1.6D tinha morrido por falta de água. Assim sendo o motor foi trocado por um 1.6TD que tinha cá em casa parado, acoplado a uma caixa 4T.
Como eu sei que a malta gosta é de fotos aqui estão as de como estava o carro quando o comprei
Entretanto nos próximos dias já coloco mais fotos para actualizar o estado actual do carro
Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
-
- Amateur
- Mensagens: 392
- Registado: 11 set 2015, 22:05
- Veículos: Polo 6N 1.4 8v Open Air & Golf VII 2.0 TDI Highline
- Localização: Funchal
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Que espectáculo de carro !
Não sou muito fã dessas jantes, mas de resto está soberbo, parabéns.
Não sou muito fã dessas jantes, mas de resto está soberbo, parabéns.
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Obrigado pela opinião.mondeladas Escreveu: ↑19 nov 2018, 19:42 Que espectáculo de carro !
Não sou muito fã dessas jantes, mas de resto está soberbo, parabéns.
Em relação as jantes inicialmente também não eram muito do meu gosto mas entretanto fui-me habituando e não desgosto mas definitivamente não vão ser estas para sempre
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Depois de uns valentes meses a fazer 1500~1800km por mês nele a caixa de velocidades cedeu, fazia tanto barulho que parecia que se ia desmontar; a embraiagem já patinava e o motor já acusava bronzite, por isso a procura por um motor TDI começou. Acabei por comprar uma Passat B4 tdi completa e começou o Swap.
Fotos de como estava durante a remoção do 1.6TD
Entretanto for falta de tempo por estar envolvido noutros projectos o carro ficou um bocado renegado a um canto da garagem por umas semanas
Ao mesmo tempo o 1.9 TDI ia sendo todo recuperado, levou bronzes, juntas todas novas, e junta da cabeça.
O estado em que estavam as válvulas e a cabeça por causa da EGR.
Mandei vir também apoios feitos pela Epytec específicos para este motor. Assim como apoios de borracha todos novos.
Neste momento estou de volta da instalação eléctrica, das coisas que mais gosto de fazer. Brevemente coloco fotos
Fotos de como estava durante a remoção do 1.6TD
Entretanto for falta de tempo por estar envolvido noutros projectos o carro ficou um bocado renegado a um canto da garagem por umas semanas
Ao mesmo tempo o 1.9 TDI ia sendo todo recuperado, levou bronzes, juntas todas novas, e junta da cabeça.
O estado em que estavam as válvulas e a cabeça por causa da EGR.
Mandei vir também apoios feitos pela Epytec específicos para este motor. Assim como apoios de borracha todos novos.
Neste momento estou de volta da instalação eléctrica, das coisas que mais gosto de fazer. Brevemente coloco fotos
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
-
- Pro
- Mensagens: 1613
- Registado: 10 mai 2010, 15:38
- Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
- Localização: Earth.. among the others
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Gosto!
O pormenor da luvinha está muito fixe.
O pormenor da luvinha está muito fixe.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Haha é para manter o nível de classe!
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
De volta com os avanços no carro:
Para montar o acelerador do TDI experimentei várias opções mas no final a que mais agradou foi a de colocar o potenciómetro junto ao servo-freio.
Fiz o molde do suporte em cartão e depois foi passar para uma chapa de alumínio
Depois de quinada como deve ser
Resultado quase final apertado no sítio para testes
Entretanto o suporte foi pintado e apertado no sitio de vez, estou muito satisfeito com o resultado final!
Um dos extras que este carro vai ter é Cruise Control. Com planos de voltar ao VW Days para o ano, desta vez com a máquina, é um extra que é muito bem vindo. Para isso comprei uma manete NOS ao WagenD
Um dos sensores necessários para o funcionamento do mesmo é o sensor de embraiagem. Ao contrário dos mk2, nos mk1 não há suporte para este sensor na pedaleira. Logo tive de fazer mais um suporte feito para o mesmo.
Esta semana devo terminar a instalação eléctrica, se tudo correr bem esta semana já pega a trabalhar!
Para montar o acelerador do TDI experimentei várias opções mas no final a que mais agradou foi a de colocar o potenciómetro junto ao servo-freio.
Fiz o molde do suporte em cartão e depois foi passar para uma chapa de alumínio
Depois de quinada como deve ser
Resultado quase final apertado no sítio para testes
Entretanto o suporte foi pintado e apertado no sitio de vez, estou muito satisfeito com o resultado final!
Um dos extras que este carro vai ter é Cruise Control. Com planos de voltar ao VW Days para o ano, desta vez com a máquina, é um extra que é muito bem vindo. Para isso comprei uma manete NOS ao WagenD
Um dos sensores necessários para o funcionamento do mesmo é o sensor de embraiagem. Ao contrário dos mk2, nos mk1 não há suporte para este sensor na pedaleira. Logo tive de fazer mais um suporte feito para o mesmo.
Esta semana devo terminar a instalação eléctrica, se tudo correr bem esta semana já pega a trabalhar!
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Bom trabalho, está ai um suporte de categoria.
Uma coisa curiosa, normalmente quem faz essa conversão, utilizam sempre esse sensor de pedal, há outras opções que funcionam igual e bastante mais simples e baratas de aplicar, tens por exemplo o da GM que é o que habitualmente uso em conversões, é pouco maior que uma moeda de dois euros e dá para aplicar no pedal original, outra opção, o do mk4, fixa com 3 parafusos.
O carro está muito bonito e com esse motor vai ficar de categoria, estética bonita e motor agradável, uma óptima combinação.
Uma coisa curiosa, normalmente quem faz essa conversão, utilizam sempre esse sensor de pedal, há outras opções que funcionam igual e bastante mais simples e baratas de aplicar, tens por exemplo o da GM que é o que habitualmente uso em conversões, é pouco maior que uma moeda de dois euros e dá para aplicar no pedal original, outra opção, o do mk4, fixa com 3 parafusos.
O carro está muito bonito e com esse motor vai ficar de categoria, estética bonita e motor agradável, uma óptima combinação.
-
- Beginner
- Mensagens: 21
- Registado: 26 ago 2012, 10:56
- Veículos: Golf 2 GQ/Golf2 PX/ Golf2 UH/ Golf2UB/Jetta VB/Jetta Jx
- Localização: Vila Nova de Famalicºao
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
gosto de ver
parece-me que conheço este veiculo de algum lado
parece-me que conheço este veiculo de algum lado
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Obrigado pela dica Mario. Realmente não é a opção mais elegante mas decidi usar o sensor original por ser o mais prático. Ainda pensei em usar um pequeno switch.Mario_Marques Escreveu: ↑04 dez 2018, 19:16 Bom trabalho, está ai um suporte de categoria.
Uma coisa curiosa, normalmente quem faz essa conversão, utilizam sempre esse sensor de pedal, há outras opções que funcionam igual e bastante mais simples e baratas de aplicar, tens por exemplo o da GM que é o que habitualmente uso em conversões, é pouco maior que uma moeda de dois euros e dá para aplicar no pedal original, outra opção, o do mk4, fixa com 3 parafusos.
O carro está muito bonito e com esse motor vai ficar de categoria, estética bonita e motor agradável, uma óptima combinação.
Em relação ao sensor da GM. Em que carro é que isso sai de origem. Em relação aos do Mk4, estive à procura de exemplos que apertassem com 4 parafusos mas não encontrei. Tens fotos disso pf?
Em relação ao motor acho que foi mesmo a melhor opção. É discreto, super fiável e tem potência que chegue e sobre para este chassis.
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Também acho que simSimaoFerreira Escreveu: ↑07 dez 2018, 20:48 gosto de ver
parece-me que conheço este veiculo de algum lado
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
-
- Amateur
- Mensagens: 201
- Registado: 20 jul 2014, 15:14
- Veículos: Golf MK2 GTD 10 Millionen, Jetta MK1 Coupe, Jetta Mk1 Diesel
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Mais umas novidades.
Bem, para o cruise control funcionar é necessário que a Unidade de motor tenha a informação da velocidade do veículo.
No caso dos modelos Gti com MFA o sensor de velocidade do veículo já vem montado no quadrante para o cálculo de consumos, mas esse não é o meu caso sendo o carro diesel. A ligação eléctrica no quadrante já existe mas o sensor não está lá. E como vim a descobrir mais tarde, foi precisa uma boa dose de paciência e uma broca de 6mm para o encaixar no sítio.
O sensor em questão é este:
A referência é 321 907 345 B
Neste momento custa cerca de 70€ na Mecatechnic. Acabei por comprar um quadrante de Mk2 Gti por metade do preço e tirar o sensor.
Fotos do quadrante durante o processo de desmontagem
Este é o disco que é acionado pela "bicha" do conta km, a roda é magnetizada e por sua vez faz o conta km rodar e ao mesmo tempo envia a informação ao sensor.
Como referi acima não foi fácil encaixar o sensor no sítio porque o conta rotações não estava totalmente preparado, foi necessário furar a carcaça de alumínio para o sensor entrar.
Durante o processo
Já montei o quadrante todo novamente, limpei tudo direitinho e lubrifiquei as roldanas todas, testei tudo e funciona na perfeição. A central lê os km sem problema. O desvio é de cerca de 8km/h acima, ou seja a velocidade real do carro e não a velocidade de quadrante.
Para a semana já posto mais fotos do sistema montado.
Bem, para o cruise control funcionar é necessário que a Unidade de motor tenha a informação da velocidade do veículo.
No caso dos modelos Gti com MFA o sensor de velocidade do veículo já vem montado no quadrante para o cálculo de consumos, mas esse não é o meu caso sendo o carro diesel. A ligação eléctrica no quadrante já existe mas o sensor não está lá. E como vim a descobrir mais tarde, foi precisa uma boa dose de paciência e uma broca de 6mm para o encaixar no sítio.
O sensor em questão é este:
A referência é 321 907 345 B
Neste momento custa cerca de 70€ na Mecatechnic. Acabei por comprar um quadrante de Mk2 Gti por metade do preço e tirar o sensor.
Fotos do quadrante durante o processo de desmontagem
Este é o disco que é acionado pela "bicha" do conta km, a roda é magnetizada e por sua vez faz o conta km rodar e ao mesmo tempo envia a informação ao sensor.
Como referi acima não foi fácil encaixar o sensor no sítio porque o conta rotações não estava totalmente preparado, foi necessário furar a carcaça de alumínio para o sensor entrar.
Durante o processo
Já montei o quadrante todo novamente, limpei tudo direitinho e lubrifiquei as roldanas todas, testei tudo e funciona na perfeição. A central lê os km sem problema. O desvio é de cerca de 8km/h acima, ou seja a velocidade real do carro e não a velocidade de quadrante.
Para a semana já posto mais fotos do sistema montado.
Projecto: viewtopic.php?f=18&t=99959
-
- Amateur
- Mensagens: 686
- Registado: 18 jun 2017, 11:21
- Veículos: Golf IV
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Não estou a gostar, estou a adorar este projeto. Embora não entenda muito do que estás a fazer (só entendo alguma coisa da plataforma mk4 e mk5), aprecio muito o trabalho que estás a ter para deixar tudo um espetáculo e explicar tudo muito bem aqui no fórum!
Quero ver isso concluído com montes de fotos como tu sabes!
Forte abraço e boa sorte com a máquina e com as mods!
Quero ver isso concluído com montes de fotos como tu sabes!
Forte abraço e boa sorte com a máquina e com as mods!
-
- Pro
- Mensagens: 1099
- Registado: 30 jul 2015, 08:45
- Veículos: '96 VW Golf GT
- Localização: Lisboa
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Muito bom, grande atenção aos detalhes
Continuação de umas boas horas de trabalho!
Continuação de umas boas horas de trabalho!
-
- Rookie
- Mensagens: 100
- Registado: 12 mai 2016, 21:36
- Veículos: Volkswagen Golf II
- Localização: Viseu
Re: Jetta MK1 1.6D --» 1.6TD --» 1.9 TDI
Muitos parabéns pelo projeto!
Adoro as alterações e vou seguir!
Adoro as alterações e vou seguir!