[DIY GERAL] - Decapagem electro-química

Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Ovelheiro »

Espectacular.

Uma questão, onde podemos depois verter o lixo todo que fica de forma segura?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Mario_Marques »

O lixo é óxido de ferro, não é um produto muito nocivo e até pode ser usado como fertilizante em frutos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 17 out 2018, 13:51 O lixo é óxido de ferro, não é um produto muito nocivo e até pode ser usado como fertilizante em frutos.
Bem, sendo assim quando tiver algo que tirar a ferrugem já experimento, nem de propósito estou a pensar plantar um pomar num terreno, experimento nas macieiras que já tenho lá, se queimarem depois venho para aqui reclamar :twisted:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Mario_Marques »

António uf Escreveu: 17 out 2018, 03:17 muito bom :wink:
ja ando a tirar a ferrugem a peças pequenas e parece funcionar bem fica meio preto depois de uma escovar temos ferro limpo :D

agora falta o resto o processo de proteger os materiais decapados :mrgreen:

obrigado pela partilha
O preto é á partida manganês, se tivesses água e sal 100% puros essa camada preta não existia, esse preto na realidade está na água em moléculas que nãos e conseguem ver(em especial se for uma água não filtrada nem decantada tipo água da companhia em que os tubos da rede estão cheios de materiais/metais/minerais) mas durante a reacção deposita-se no lado contrário á ferrugem, as pessoas muitas vezes vêm a água translucida mas não fazem ideia do que lá tem, eu trabalhei algum tempo com industria química, programação de controladores e reacções químicas e acreditem, vi cada coisa..... :D :shock: A nossa rede de água civil está cheia de coisas....de alguns litros de água consegue-se tirar umas boas quantidades de materiais sólidos fazendo algumas reacções, os materiais estão lá dissolvidos e por isso não são visiveis as vezes nem mesmo a microscopio, depois de algumas reacçõezitas temos pedrinhas de "coisas" que já lá estavam, nos só as torna-mos visiveis ao junta-las
A camada preta sai fácil se depois da decapagem lavarem com água e uma escova daquelas em bronze/cobre, se depois aquecerem a peça tipo com um maçarico a esfregarem essa mesma escova a peça fica logo protegida, não dá para perceber na foto que coloquei, mas a peça que decapei que está nas fotos está toda dourada por ter feito depois esse processo, utiliza-se maçarico e a escova, ao aquecer a peça abre poros, depois o metal da escova fica cravado no ferro fundido, dá um bom aspecto e protege da corrosão.
Neste momento estou com algumas dificuldades em arranjar uma placa de zinco puro para poder dar continuidade ao tutorial, se alguém souber onde venda zinco puro em barra que dê o toque.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por vwg3gt96 »

Ovelheiro Escreveu: 17 out 2018, 16:30 Bem, sendo assim quando tiver algo que tirar a ferrugem já experimento, nem de propósito estou a pensar plantar um pomar num terreno, experimento nas macieiras que já tenho lá, se queimarem depois venho para aqui reclamar :twisted:
Os citrinos é que dizem gostar de ferro.
Na terra da minha avó costumam enterrar junto das raízes das laranjeiras barras de ferro, segundo dizem quanto mais ferrugem melhor :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Mario_Marques »

Normalmente usa-se mais nas frutas avermelhadas e outras, especial morangos, cerejas, uvas passas, abacate(este não é vermelho curiosamente mas sabe a ferro de caraças), para melhorar o sabor e revitalizar pois melhora as reacções quimicas de troca de oxigénio nas células.
A vantagem da ferrugem´nas plantas é que além de ferro tens oxigenio agarrado(óxido de ferro) e acelera o crescimento e qualidade da planta, nós também temos ferro, se não é porque temos uma bela anemia e mesmo o nosso sistema respiratório tem ferro nos globulos vermelhos sem o ferro morríamos, quase tudo que é vermelho é porque tem ferro, mesmo tintas na industria, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 17 out 2018, 21:37 Normalmente usa-se mais nas frutas avermelhadas e outras, especial morangos, cerejas, uvas passas, abacate(este não é vermelho curiosamente mas sabe a ferro de caraças), para melhorar o sabor e revitalizar pois melhora as reacções quimicas de troca de oxigénio nas células.
A vantagem da ferrugem´nas plantas é que além de ferro tens oxigenio agarrado(óxido de ferro) e acelera o crescimento e qualidade da planta, nós também temos ferro, se não é porque temos uma bela anemia e mesmo o nosso sistema respiratório tem ferro nos globulos vermelhos sem o ferro morríamos, quase tudo que é vermelho é porque tem ferro, mesmo tintas na industria, etc.
Está resolvido. Vai para as cerejeiras :D
Por acaso vou ver o cultivo do abacate e ainda vai ser uma planta que vou tentar plantar par ver se se dá, mas não sei se vai aguentar as temperaturas negativas do inverno.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 17 out 2018, 20:14
Neste momento estou com algumas dificuldades em arranjar uma placa de zinco puro para poder dar continuidade ao tutorial, se alguém souber onde venda zinco puro em barra que dê o toque.
Por acaso aproveitei e liguei a um amigo que trabalha na construção civil e perguntei-lhe onde se poderia comprar, nem de propósito ele perguntou-me logo se não era para este fim e ele diz que costuma fazer a zincagem de peças com restos de chapas ou tubos de zinco que sobram quando tem alguma obra com esse tipo de materiais.
Ele diz que qual casa que venda materias de zinco que em principio consegue arranjar.
António uf
Pro
Pro
Mensagens: 2142
Registado: 24 out 2006, 02:26
Veículos: golf 2 1.3, Megane 2 1.5dci, corsa c 1.2, zundapp z3
Localização: Guimarães

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por António uf »

Ovelheiro Escreveu: 18 out 2018, 15:12
Mario_Marques Escreveu: 17 out 2018, 20:14
Neste momento estou com algumas dificuldades em arranjar uma placa de zinco puro para poder dar continuidade ao tutorial, se alguém souber onde venda zinco puro em barra que dê o toque.
Por acaso aproveitei e liguei a um amigo que trabalha na construção civil e perguntei-lhe onde se poderia comprar, nem de propósito ele perguntou-me logo se não era para este fim e ele diz que costuma fazer a zincagem de peças com restos de chapas ou tubos de zinco que sobram quando tem alguma obra com esse tipo de materiais.
Ele diz que qual casa que venda materias de zinco que em principio consegue arranjar.
mas que tipo de material que sobra nas obras!!
não tem de ser zinco puro :roll: tipo numa loja de ferragens ou drogaria ou casa de materiais de construção como pedimos!!?
se for assim tão simples de arranjar eu também quero :D

ja fiz umas experiências com o cobre e estanho de soldar com agua e acido muratico e por electrolisasse não ficou nada de especial mas um parafuso ate ficou com bom aspecto com o estanho com a voltagem de 6v 250ma , fiz em parafusos velhos e numa faca velha primeiro com cobre e depois estanho 2 camadas de cada ate ver a faca ainda não ganhou ferrugem :lol: :lol:
estou a espera do Mario :D pois ele ta muito mais dentro deste assunto eu fui fazendo com vídeos daqui e dali :lol: :lol:
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Ovelheiro »

António uf Escreveu: 02 nov 2018, 02:41
Ovelheiro Escreveu: 18 out 2018, 15:12
Mario_Marques Escreveu: 17 out 2018, 20:14
Neste momento estou com algumas dificuldades em arranjar uma placa de zinco puro para poder dar continuidade ao tutorial, se alguém souber onde venda zinco puro em barra que dê o toque.
Por acaso aproveitei e liguei a um amigo que trabalha na construção civil e perguntei-lhe onde se poderia comprar, nem de propósito ele perguntou-me logo se não era para este fim e ele diz que costuma fazer a zincagem de peças com restos de chapas ou tubos de zinco que sobram quando tem alguma obra com esse tipo de materiais.
Ele diz que qual casa que venda materias de zinco que em principio consegue arranjar.
mas que tipo de material que sobra nas obras!!
não tem de ser zinco puro :roll: tipo numa loja de ferragens ou drogaria ou casa de materiais de construção como pedimos!!?
se for assim tão simples de arranjar eu também quero :D

ja fiz umas experiências com o cobre e estanho de soldar com agua e acido muratico e por electrolisasse não ficou nada de especial mas um parafuso ate ficou com bom aspecto com o estanho com a voltagem de 6v 250ma , fiz em parafusos velhos e numa faca velha primeiro com cobre e depois estanho 2 camadas de cada ate ver a faca ainda não ganhou ferrugem :lol: :lol:
estou a espera do Mario :D pois ele ta muito mais dentro deste assunto eu fui fazendo com vídeos daqui e dali :lol: :lol:
Ele falou-me em chapas de zinco de bocados que sobravam, quando lhe perguntei onde comprar ele perguntou-me logo se era para fazer isto e disse-me que normalmente aproveitava sobras, portanto acho que numa casa de materiais de construção penso que se pedirem chapa de zinco eles devem saber o que é.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Mario_Marques »

Este ano já não vou poder acabar isto, agora só estou de volta com isto em 2019, vou estar ausente uns tempos em trabalho.
Uma coisa importante, fazer trabalhos químicos, trabalhos de metalurgia com materiais pouco puros nunca dá resultados bons, a pureza dos materiais e controlo é a chave para bons resultados.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 05 nov 2018, 18:13 Este ano já não vou poder acabar isto, agora só estou de volta com isto em 2019, vou estar ausente uns tempos em trabalho.
Uma coisa importante, fazer trabalhos químicos, trabalhos de metalurgia com materiais pouco puros nunca dá resultados bons, a pureza dos materiais e controlo é a chave para bons resultados.
Isso é bem verdade, o material convém ser bom.
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por carrizog60 »

Qual o tempo medio de banho?
Tenho aqui uns coils kw que precisam de amor,se os conseguir manter direitos n ha problema certo?
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por Mario_Marques »

carrizog60 Escreveu: 07 nov 2018, 07:37 Qual o tempo medio de banho?
Tenho aqui uns coils kw que precisam de amor,se os conseguir manter direitos n ha problema certo?
É subjectivo pois depende de muita coisa, como não vamos ter nada devidamente calculado(área, condutividade pureza dos materiais usados, alimentação electrifica, etc) a única forma é ir controlando visualmente.
Só deves mergulha a are que pretendes tratar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carrizog60
Master
Master
Mensagens: 9317
Registado: 05 dez 2004, 15:08
Veículos: golf mkII g60,volvo v70 t5, rabbit westmoreland,terrano 1 ,vmax,tdm850,yz80
Localização: troviscal - oliveira do bairro

Re: [DIY Geral] Decapagem electro-química

Mensagem por carrizog60 »

Conhecia esse metodo mas sem o uso de outro ferro.
Nao tens um valor de tabela p x sal para x agua?
VW Diesel: Darkness is spreading...
Imagem
Old school ...my way of life
Responder